Olá
Tenho uma Chinchila macho com cerca de 2 anos, sempre foi saudável, está a comer bem, brinca, mas neste momento está-lhe a cair muito pelo, vejo rolinhos de pelo espalhados pela casinha dela, deixa pelo pelo chão, e quando lhe passo a mão por cima fico com pelo nas mãos. Isto nunca antes tinha acontecido.
Gostaria de saber se é normal, se esta é a epoca deles perderem e nascer outro, ou se ele pode estar com alguma doença de pele.
Obrigada pela ajuda.
Chinchila - Perda de pelo
Olá,
Penso que essa queda é normal. Se não tiver alguma pelada, vermelhidão ou escamação na pele à partida não tem fungos.
Em relação ao banho de areia, costumas dar? Com que frequência?
É importante eles tomarem bangho pelo menos de 2 em 2 dias duante 10 minutos ajuda a manter o pêlo saudável e bonito.
Sei que às vezes elas largam pêlo quando nós as tentamos pegar e elas não querem, é uma forma de defesa delas.
A minha também está a largar algum pêlo e penso que deve ser pela época do ano.
Mas acho que se ele está com o comportamente normal, activo, come bem e tem aspecto saudável não te deves de preocupar.
No entanto vai o viginado nos próximos dias e se vires que não é normal a queda do pêlo aconselho-te a ires a um Vet de exóticos.
Boa sorte e vai dando notícias do teu pequenote.
Penso que essa queda é normal. Se não tiver alguma pelada, vermelhidão ou escamação na pele à partida não tem fungos.
Em relação ao banho de areia, costumas dar? Com que frequência?
É importante eles tomarem bangho pelo menos de 2 em 2 dias duante 10 minutos ajuda a manter o pêlo saudável e bonito.
Sei que às vezes elas largam pêlo quando nós as tentamos pegar e elas não querem, é uma forma de defesa delas.
A minha também está a largar algum pêlo e penso que deve ser pela época do ano.
Mas acho que se ele está com o comportamente normal, activo, come bem e tem aspecto saudável não te deves de preocupar.

No entanto vai o viginado nos próximos dias e se vires que não é normal a queda do pêlo aconselho-te a ires a um Vet de exóticos.
Boa sorte e vai dando notícias do teu pequenote.

Como já disseram, desde que não haja pelada não deve haver problema.
No verão noto sempre um aumento de queda de pêlo e penso ser normal.
Pode também ser consequência de stress. Certifique-se que não factores novos que possam estar a perturbar o animal.
No verão noto sempre um aumento de queda de pêlo e penso ser normal.
Pode também ser consequência de stress. Certifique-se que não factores novos que possam estar a perturbar o animal.