Porque as despesas com os nossos animais não entram no IRS??

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

domingo ago 03, 2003 5:29 pm

Rapidamente,

A Fidelidade tem um seguro bom para os cães, não só engloba a saúde como despesas com o cão no caso de ele se perder, ou de canil se não tiveres onde colocar o cão se estiveres enternada e contra terceiros... todos sabem, se o cão estragar alguma coisa!!!
Em relação às despesas veterinárias não é tudo, é só se o cão estiver doente. Não se referem às vacinas ou consultas periódicas. É cerca de 45€ por ano.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda ago 04, 2003 9:08 am

Olá

Eu sei que os animais são considerados luxo. Não é por eu gostar deles que não entendo o conceito é só porque um ser vivo não deve ser considerado um luxo. E se há uma lei que protege os animais este conceito deixa de ter lógica...

Beijokas
kathleen
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda ago 04, 2003 11:53 am

em relação ao desparazitante para humanos, eu sei, pois cá em casa toda a gente é obrigada a tomar uma vez por ano (arrgh - que horrível sabor a banana), mas o que me espantou é que o desparazitante sendo próprio para gatos (animais), tem iva a 5%. :)
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda ago 04, 2003 2:09 pm

;) Buzio, já há desparizitante em comprimidos. Tomam-se dois de uma vez e já está!!! Não há sabor!
Actualiza a familia , embora banana seja bom...
MartaF
Membro
Registado: terça jul 15, 2003 4:17 pm

sexta ago 15, 2003 12:42 pm

SEA:
Concordo contigo, pois apesar de amar-mos os nossos bichinhos e pensar-mos neles como seres com sentimentos essa não é (para os maiorais do nosso país) um argumento válido.
Alguém com sentimentos tão baixos em relação aos animais, alguém que é capaz de abatê-los sem sequer pensar,tal como no caso dos pombos de Lisboa, dos canis municipais e mtos outros... Essas pessoas são incapazes de perceber, façamos o que fizermos! O melhor a fazer é recorrer á boa vontade de algumas pessoas sem nos envolver-mos demasiado com esses estúpidos inssenciveis!!!

beijinhos,
Marta
catw
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 3:17 pm
Localização: 1 cão, 5 gatos residentes , 1 visitante, 2 penduras
Contacto:

sexta ago 15, 2003 1:47 pm

[quote=Sweetcookie]

A minha mãe na altura teve que pedir o dinheiro emprestado porque não tinha, e ouvi o seguinte comentário de uma vizinha:
- Deus me livre! Gastar 30 contos numa operação para um cão??? Com tanto cão que para aí há?
Fiquei chocada e ainda ouvi um responso da minha mãe porque fui mal educada para a dita senhora :evil:

[/quote]

Sinceramente, oportunidades de ser mal-educado com pessoas que merecem, não se devem perder... Eu cá ainda lhe tinha dito: "A senhora vai ao médico? Trata-se? Que desperdicio! Com tanta besta que há por aí..."
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 18, 2003 9:54 am

buzio Escreveu: em relação ao desparazitante para humanos, eu sei, pois cá em casa toda a gente é obrigada a tomar uma vez por ano (arrgh - que horrível sabor a banana), mas o que me espantou é que o desparazitante sendo próprio para gatos (animais), tem iva a 5%. :)
Pode tomar em comprimidos, da mesma marca e assim ja não sente o sabor a banana ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

terça ago 19, 2003 9:38 am

Olá a todos:

Fui eu que referi o facto de algumas pessoas considerarem que os animais de estimação são considerados um luxo, num tópico relativo a este mm assunto.

Dizia eu que como tal (e por não terem objectivo nenhum a não ser acompanhar os donos) essa deveria ser a razão encontrada pelo nosso governo de não aceitar as ditas despesas no IRS.

Nessa altura tb me manifestei contra isto, e ainda argumentei dizendo que manter um animal saudável, doméstico ou pecuário, era do foro da saúde pública, razão pela qual as despesas de medicamentos deviam ser, se não comparticipadas, pelo menos dedutíveis nos impostos.

Tb nessa ocasião lancei o desafio de se fazer uma petição à AR nesse sentido...mas fala-se fala-se...e nada se faz!
Aqui tb me incluo :oops:

Relativamente ao IVA dos medicamentos...a maior parte deles são a 5%.
Se os comprarmos numa farmácia podemos tentar incluir a despesa no IRS...desde q tb sejam de utilização humana :o
Enfim, já será uma ajuda.

Relativamente à "roubalheira" dos Vets...
Bem, como todos os prestadores de serviços, são obrigados a passar facturas. É só pedi-las! Se não as passaram...reclamação para cima na IGAE! :o

Qto ao preço praticado pelos medicamentos lá vendidos, a questão é q os laboratórios farmaceuticos já de si cobram preços elevadíssimos.
Aliás, o mm acontece com os restantes medicamentos, daí o aparecimento dos medicamentos genéricos para tentar combater esta situação.

Mtas vezes encontra-se medicamentos nos vets a preços mais baixos do q nas farmácias...qdo estes compram directamente aos laboratórios e têm acordos com estes.

O ideal seria encontrarmos medicamentos de uso duplo (humano e animal), o q é difícil pois mtas vezes, embora o princípio activo seja igual, os medicamentos para animais contém dosagens bem mais baixas (os nossos amigos são geralmente mais pequenotes q nós :( )

Digam coisas.
Bjs :p
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

sexta set 05, 2003 1:25 pm

Só gostava de fazer uma pergunta!!!

Porque é que comprar roupa desportiva é uma necessidade e não um luxo??? É algo indispensável à vida humana???

Porque ir ao museu é algo idespensável à vida humana?? Conheço muita gente que nunca entrou num museu e continua saudavel...

Porque é estacionar num parque privado ou onde se têm de pagar uma necessidade e não um luxo??? Andar mais uns quarteirões faz mal à saúde????

Alguém me explica porque são estas coisas dedusiveis no IRS??? Afinal também tudo isto pode ser considerado um luxo.. ou não????

Por favor expliquem-me porque eu devo ser mesmo muito burrinha para ainda não ter entendido...

(Acreditem que isto de não puder deduzir os tratamentos dos meus animais no IRS deixa-me fula!!! Ainda agora ando a gastar mais de 60 contos por mês para tratar a minha cadela... e já há uns anos foram quase 200 contos numa semana...)

Desde já obrigada!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta set 05, 2003 11:58 pm

Cara Bonekita, é um luxo porque adquirir um cão não é uma necessidade a menos que seja um cão guia...

A roupa desportiva é incluída erradamente numa rubrica que a não refere mas que a não exclui.

Quanto aos museus, sim é uma necessidade, a de nos cultivarmos para avançarmos, é com estas pessoas que avançamos e não com os cronhos que desprezam a cultura.

O parque privado, pode estar implicito na função da pessoa....

Maga, o problema com os custos dos medicamentos de uso veterinário "excessivos" deve-se a que as pessoas na farmácia pagam uma parcela infima do valor, o restante é suportado pelo Estado e a pessoa que oaga 3 euros por um medicamento não faz muitas vezes ieias que o preço real do mesmo é 15 euros. Como os medicamentos veterinarios não são comparticipados a pessoa paga o valor REAL e por isso acha qeu são mais caros, o que é falso. Apenas não têm comparticipação como os humanos. Isso é que custa a pessoa entender.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

sábado set 06, 2003 12:13 am

Desculpe mas não me convenceu!!

Em relação aos museus até pode ter uma certa razão... mas foi só mais um exemplo...

Em relação à roupa desportiva, não me venham com tretas, porque se esta não é considerada um luxo, então porque o é a roupa normal?? No meu ponto de vista(e ainda mais agora, depois dessa sua explicação!!), o facto de a roupa "normal" não ser uma necessidade, presupõem, como já muita gente me disse, que não é um bem de primeira necessidade... No entanto se andar nua na rua sou presa... Este é só mais um dos contracensos das nossas (e possivelmente de muitas outras) leis!!!

E por favor, vão-me querer convencer que para alguém ir para o trabalho tem que pagar um parque privado para estacionar??? Por muito complicado que seja arranjar estacionamento, não acredito que não consiga, nem que seja um pouco mais longe do local de trabalho!!!

E no entanto, se eu tiver um comprovativo em que algum médico me aconselhou a ter um cão para meu bem, seja lá porque for (e sei de muitos médicos que o fazem a crianças traumatizadas, que se pode dizer q foi o que me aconteceu na 1ª vez q tive um cão) então aí já posso descontar?? Um cego precisa de um cão guia, eu poso precisar do cão para manter a minha sanidade mental.. Quem sabe???
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado set 06, 2003 12:17 am

Também não estou aqui para convencer ninguém. Se quiser acreditar, acredita, se não quiser, é igual Não estam,os aqui para lhe explicar os fundamentos do sistema fiscal. Pergunte ao seu pai, com calma, sobre isso e ele com a sua experiência vai explicar tudo.

Fique bem.
MagaPatalogika
Membro Veterano

segunda set 08, 2003 9:27 am

CasadeAnaval Escreveu: Maga, o problema com os custos dos medicamentos de uso veterinário "excessivos" deve-se a que as pessoas na farmácia pagam uma parcela infima do valor, o restante é suportado pelo Estado e a pessoa que oaga 3 euros por um medicamento não faz muitas vezes ieias que o preço real do mesmo é 15 euros. Como os medicamentos veterinarios não são comparticipados a pessoa paga o valor REAL e por isso acha qeu são mais caros, o que é falso. Apenas não têm comparticipação como os humanos. Isso é que custa a pessoa entender.
Pois, é isso mesmo!

A "Maga" é Examinadora de Patentes no INPI...e sabe muiiito bem o "valor real" dos medicamentos quer de uso humano, animal ou fotofármacos...como se processa todo o percurso de um medicamento, desde que está na cabeça do inventor, até que passa pelo laboratório farmacêutico que o produz, até à sua colocação no mercado, incluindo passagem pelo INFARMED, DGV e DGPC...
...e claro, chegando às farmácias, depois ao consumidor através do receituário médico ou veterinário...e os €€€ a saírem do nosso bolso!

A "Maga" tb está muito a par do que se passa com a introdução dos genéricos no mercado: razões, fundamentos, causas e consequências...

E é por isso que posso afirmar com segurança que o problema reside na indústria farmacêutica...e claro, na nossa legislação!

Claro que entendo que as pessoas, de uma forma geral, não conhecem todo este processo com tanta profundidade como eu, e o que nos revolta a todos, no fundo, é a injustiça das despesas que temos com os nossos meninos não poderem ser comparticipadas, até pq são bem elevadas (eu q o diga...com 3 cães e um gato:roll: :roll: :roll: ...ainda por cima 75% deles são séniores :roll: :roll: - mais despesas) :x :x :x

Afinal, como eu dizia desde o início desta conversa, TRATA-SE DE UMA MATÉRIA DE SAÚDE PÚBLICA, quer os nosso governantes achem ou não que os animais domésticos são um luxo!!! Eles existem, estão aí, e TÊM de ser tratados e cuidados!

Capisce?? ;)

Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta out 31, 2003 2:58 pm

Olá a todos!

Muitos medicamentos utilizados em clinica veterinária são vendidos nas farmácias. Quando vou ao vet e ele me dá determinados medicamentos para eu dar aos meus animais, a primeira coisa que eu lhe digo é: Dr, éu já tenho esses remédios em casa e como tal não preciso de levar, escreva - me só num papel quais as dosagens que lhes tenho que dar.
Porque os medicamentos são os mesmos e na farmácia são mais baratos, têm IVa a 5% e podes pôs os recibos no IRS, porque não está lá descriminado que são medicamentos para animais ;) ... só trás o nome do medicamento.....

Tenho uma colecção de medicamentos em casa, nem vos digo.... :) :)

Beijinhos

Susana
MagaPatalogika
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 2:50 pm

Tchinho Escreveu: Olá a todos!

Muitos medicamentos utilizados em clinica veterinária são vendidos nas farmácias.

Porque os medicamentos são os mesmos e na farmácia são mais baratos, têm IVa a 5% e podes pôs os recibos no IRS, porque não está lá descriminado que são medicamentos para animais ;) ... só trás o nome do medicamento.....

Beijinhos

Susana
Olá Susana.

Compro os medicamentos na farmácia sempre que os preços são iguais, porque é como tu dizes, pode-se deduzir no IRS.

No entanto, isto não é sempre verdade, i.e. nem sp os medicamentos são mais baratos na farmácia. Isso depende quer da farmácia quer do Vet onde podem tb ser vendidos ;)

há que ter um trabalhinho extra a pesquisar...

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”