Lipidose Hepática - O Napoleão retirou a sonda :)) Pág. 8

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
apcribeiro
Membro
Registado: quarta jul 29, 2009 2:03 pm
Localização: 2 gatos, o Napoleão e a Neka, que virou anjo dia 11/12/2009

quarta jul 29, 2009 2:23 pm

Olá a todos
O meu nome é Ana e tenho 2 amiguinhos de 4 patas...a Neka (15 anos) e o Napoleão (9 anos).
Infelizmente, o motivo que me trás aqui não é dos melhores.
O meu 'menino' está internado com uma lipidose hepática :( .
Quem o viu e quem o vê agora não acredita que é o mesmo gato...
Ele sempre foi cheio de energia, super brincalhão e um comilão de 1ª.
O estado dele é bastante sério e estou muito, muito preocupada :cry: .
Estou a escrever um pouco à pressa porque vou sair agora para ir vê lo e saber novidades...
Depois direi como tudo se passou e as novidades tb, claro.
O que queria saber é se alguém já passou o mesmo com o seu animal e qual o resultado.
Obrigada,
Última edição por apcribeiro em terça ago 25, 2009 6:14 pm, editado 2 vezes no total.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quarta jul 29, 2009 2:34 pm

Boa tarde apcribeiro,

A lipidose hepática é grave mas poderá depender de quanto tempo ele esteve sem comer.

Infelizmente perdi um gatinho com 13 anos com essa doença :cry: ... No entanto era um gato "já sofrido", devido a alguns problemas de saúde que já tivera antes.

Não desanime... Se ele já está internado, tudo deve estar a ser feito em prol da sua recuperação, que esperemos seja para breve.

Se me permite um conselho, quando ele fôr para casa, preste dupla atenção ao seu comportamento com a comida, por vezes há reincidências e quanto mais cedo as percebermos mais depressa poderemos agir.

As melhoras do Napoleão e vá dando notícias sobre o estado dele.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
apcribeiro
Membro

quarta jul 29, 2009 4:04 pm

Obrigada pela resposta Nita77
Acabei de chegar do Vet e o Napoleão parece me melhor...tem brilho nos olhos...coisa que não tinha.
Ontem e hoje não vomitou, o que é bastante bom :D
A vet disse me que ele está com melhor aspecto e parece estar a recuperar...
O Napoleão não deixou de comer...simplesmente vomitava sempre após comer...
A médica ontem disse me que o facto dele querer comer é bom sinal...tinham eram de tentar parar os vómitos...
Para já, está a resultar...
Vai ficar mais esta noite internado, a soro e se amanhã continuar como hoje, vem para casa...com vigilância...ao 1º sinal de alarme, teremos de voltar com ele à clínica...
É complicado saber se ele come ou não pq tenho outra gata e a comida é dividida...mas vou estar muito atenta a ele...
Lamento muito saber que perdeu um gatinho com esta doença :(

Fica uma foto dele

Imagem
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 29, 2009 4:23 pm

o napoleão é mesmo um senhor gato. devia perder peso. e tb. devia separá-lo do outro para controlar o que come. provavelmente vem com dieta.
as melhoras do grandalhão :D
anjjazul
Nita77
Membro Veterano

quarta jul 29, 2009 4:32 pm

Não tem nada que agradecer. Eu passo a vida a colocar dúvidas aqui no Fórum e acho que, principalmente em alturas difíceis umas palavrinhas podem ajudar :wink:

De facto a lipidose hepática é mais provável em gatos obesos mas o meu não o era e também teve esta doença :cry:

Se o seu Napoleão nunca deixou de comer, já é meio caminho andado para a recuperação.

As melhoras para o seu gatinho lindo :)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
apcribeiro
Membro

quarta jul 29, 2009 5:20 pm

Ele era, efectivamente, gordinho...mas nunca foi considerado obeso...
Mas agora, em termos de peso...perdeu demais até...
Quanto ao separá los...é difícil...não tenho como...mas falei com a vet acerca da alimentação...e o que ele trouxer para comer...é o que ela comerá tb...
Voltei à clínica, com a família, que o quis ver e a médica disse me que voltou a comer e não vomitou...
O meu marido tb o achou com melhor ar e ficou muito mais descansado (ele não demonstra muito...mas estava muitíssimo preocupado)...
Os meus filhos gostaram muito de o ver e ele a eles...
Mais uma vez obrigada e amanhã voltarei para dar mais notícias sobre ele...
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 29, 2009 6:59 pm

Tome tambem atençao á gata que tem em casa.
Se está a comer ou nao com saudades do irmão.

Para saber a quantidade de comida que come cada um estabelece horarios de refeição.
Retira e dá a horas certas em locais separados.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
apcribeiro
Membro

quarta jul 29, 2009 7:57 pm

A veterinária acabou de me ligar...o Napoleão vomitou :( .
Ela diz que, logo de seguida, voltou a comer mas eu sei que o facto de os vómitos terem voltado não é bom sinal...
Estava tão esperançosa que ele amanhã vinha para casa e que iria recuperar...mas agora o medo voltou a instalar se :(
Quanto à Neka (a minha gata), ela tem comido e está bem disposta e activa como sempre...
De qualquer das maneiras, tenho estado mais atenta...
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 29, 2009 8:04 pm

que chatice :( ele não está a tomar um protector gástrico? as melhoras do menino
anjjazul
apcribeiro
Membro

quarta jul 29, 2009 8:08 pm

anjjazul...eu sei que ele está a comer uma comida própria para proteger o estômago...mas a veterinária não me falou em qualquer medicação...
Tenho de ter esperança que ele vai recuperar...mas só o facto de o saber tão doente e não o ter aqui custa me horrores...
Obrigada por todo o carinho
anjjazul
Membro Veterano

quarta jul 29, 2009 8:12 pm

estar fora de casa é bom e mau. pelo menos sabe que está a ser seguido e vigiado. duvido que o menino não esteja a ser medicado. se come é bom sinal. há que ter esperança. tb. depende muito da idade
anjjazul
apcribeiro
Membro

quarta jul 29, 2009 8:17 pm

Eu sei que ele está a fazer medicação para o fígado e para a anemia...isso a vet falou me...
Relativamente ao protector gástrico, sinceramente, não sei...
Sim, eu sei que ele lá tem os cuidados necessários...mas o ideal era ele estar bem de saúde e em casa com a família...
O facto dele querer comer deixa me com muita esperança que recupere...
Ele tem 9 anos...não é novo mas, para um gato, também não é assim tão velho...
A minha menina tem 15 anos e, felizmente, está cheia de saúde e genica :)
Nita77
Membro Veterano

quinta jul 30, 2009 9:36 am

O facto dele estar a comer é bom sinal. Esperemos que os vómitos possam ser controlados rapidamente.

As melhoras do rapazote.
anjjazul
Membro Veterano

quinta jul 30, 2009 2:30 pm

como está omenino?
anjjazul
apcribeiro
Membro

quinta jul 30, 2009 2:38 pm

O meu menino não está mesmo nada bem..
Voltou a vomitar de noite...e tiveram que lhe fazer a eco para ver se não havia mais nada por trás...
Efectivamente não há...mas a vet que lhe foi fazer a eco, disse logo que ele só com soro e injecções acaba por morrer :cry:
A única hipótese que ele para tentar recuperar é colocar um tubo na garganta, durante 1 mês, mês e meio e tudo terá de ser dado por lá...comida, água, medicamentos...e terá de ser alimentado de 2h/2h...
Perguntei à vet quais as chances que ele tem e ela disse me que depende...já viu gatos/cães piores que, no espaço de 1 mês estavam óptimos, outros que nunca recuperaram...também vai depender do gato...como ela diz, ele não é velho...mas já não é novo...na idade humana está perto dos 60 e é como ela diz...há quem morra antes dessa idades, outros depois...
Estou desolada, completamente de rastos...por tudo...pq, além que querer e ir fazer tudo o que possa para salvá lo...não sei como vou conseguir pagar as despesas...deixei lá €114,50 só na 3º...só pôr o tubo + anestesia serão €60, a eco de hoje €45, mais 3 noites de internamento, a €15/cada, mais medicamentos que lhe deram lá e os que terá de trazer para casa...nem ela me sabe dar um orçamento...
Mas alguma coisa hei de arranjar...enquanto me disserem que ele pode recuperar, farei de tudo para que isso aconteça.
<p><strong>&nbsp;&nbsp;</strong><strong>&nbsp;&nbsp;&nbsp; 'O menor entre todos os gatos &eacute; uma obra-prima' - Leonardo da Vinci&nbsp;</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”