Confesso publicamente...
Dou carinhos a torto e a direito, mimo a bicharada até eles pisgarem-se de mim (excepto a Matilde que é um buraco negro para festinhas)...e tb, qdo me dá na bolha, dou-lhe guloseimas
Mas tb digo: são todos uns doces e são mto bem educadinhos.
Como é que consigo, dp de fazer tanta asneira na educação deles?
1 - Estabeleço rotinas (alimentação, passeios, etc)
2 - O "lindo cão" e o "cão feio" funcionam lindamente. NUNCA bati em nenhum!
3 - Eles são Labradores...pois, pois, é batota...mas eles são extraordinários, adoram aprender (desde q pareça brincadeira) e adoram agradar-me
Tenho a tarefa facilitada
Com a Matilde tem sido um pouco mais difícil pois como foi recolhida, e o "#$%&/"# do dono anterior nem "falava" com ela, ao princípio nem podia ralhar com ela que se encolhia toda a tremer. Então, nessas situações (e aproveitando o facto de ser mto carente) ignorava-a durante uns minutos , dependendo da gravidade da situação.
Quando executava qq coisa bem, o fazer-lhe mimos tb não funcionava como estímulo, pois era uma carente-mor e não entendia a relação entre uma coisa e a outra.
Agora, passados 4 meses, a coisa funciona relativamente bem.
Já aprendeu montes de coisas (a brincar, a ir buscar a bola, algumas palavras, alguns procedimentos de rotina - como entrar e sair de casa sem atropelar ninguém, usar o elevador, etc) e sobretudo, a balizar algumas acções.
Ainda há mto a fazer...mas não prescindo de dar moooooooontes de mimo´à minha melga maximus

...que viveu 5 aninhos na penúria afectiva ... e aos outros tb, claro
:p :p :p
Bjs