Ajuda - Duvida sobre Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
ejoao75
Registado: terça jul 28, 2009 12:08 pm

terça jul 28, 2009 12:41 pm

Olá a todos,
Sou membro recente neste forum.
Precisava de alguma ajuda, se alguem me pudesse ajudar.

Recentemente ofereceram-me um Pastor Alemão (cadela) com 2 meses, deram-me um certificado com LOP que julgo ser o pedigree???, nomes dos pais com LOP e nome do criador.

Acontece que após uma consulta com o veterinário para saber se está tudo bem e colocar um microchip o mesmo me diz ao olhar para as patas que sofre de raquitismo. Já tinha reparado que "ela" queixava-se constantemente das patas ao andar e tambem numa das orelhas que parece estar "partida", apenas com 3 meses???

Nunca tive um cão com LOP ou pedigree??? Mas acho estranho, pois após algumas pesquisas, vi que a intenção do registo é precisamente saber a descendencia dos animais, mesmo até ao bisavô, saber se é puro de raça, possiveis doenças, etc e que se estas condições não estiverem reunidas, não é possivel a criação de animais por um criador, pelo menos com pedigree.

A pessoa que me ofereceu diz-me que o criador oferece garantia e posso trocar, mas não é bem assim, como é obvio já não sou capaz de me "desfazer" da minha nova companheira.

Pergunto se isto pode acontecer?
Poderá o criador ter enganado a pessoa que me ofereceu?
Se sim, como é possivel se eu proprio tenho o certificado do clube portugues de canicultura comigo?

Obrigado a todos
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

terça jul 28, 2009 10:19 pm

Boa Noite a todos os foristas....

ejoao75:

Parabéns pela sua nova "aquisição"....

Será mesmo raquitismo?????? Terá mesmo a orelha partida??????
Aconselho visita a outro Vet.... É sempre bom termos uma segunda opinião. Isto sem querer duvidar do que quer que seja......

Efectivamente o LOP(pedigree) é o atestado de pureza de raça!
É nele que está contida a ascendência e não a descendência do animal em causa. E é com ele que se prova que um determinado cão ou gato é puro em determinada raça. Sem LOP não há como provar a pureza..... Quanto a doenças.... não sei se se refere ao controlo da displasia da anca....

Pode acontecer tudo e mais alguma coisa.... Mas você diz que o criador se prontificou a trocar..... Se o criador oferece garantias, não estará a "enganar" ninguém! Pelo menos assume...... o que já é muito bom!
Quanto a certificados.... valem o que valem..... Não será possível ao CPC verificar todas as ninhadas de todas as raças criadas em Portugal.....
Sabe que às vezes de pais perfeitos, saem filhos imperfeitos......

Agora o que deve fazer é ter certezas...... Sabe se é raquitismo??????
Tem a certeza se a orelhas está partida??????
Isso é que é importante saber....

Sorte é o que lhe desejo!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
patafundo
Membro Júnior
Registado: quinta dez 04, 2008 8:41 pm

quinta jul 30, 2009 8:04 am

Caro Ejoao75

Tenho algumas duvidas de que o seu veterinário possa dar um veredicto desses só com observação visual. A orelha partida, se é que é mesmo partida ? pode ser recuperada, fale com o seu veterínário. Eu aconselhava-o a ir a outro veterinário para já.
Quanto ao LOP, este não isenta cachorro nenhum de apresentar qualquer doença ou anomalia genética, apenas lhe garante que o cachorro é puro, ou seja provém de um cruzamento em que ambos os progenitores estão identificados como cães de Pastor Alemão.
Quem detem o Livro de Origens Português é o CPC, mas o CPC não faz o controlo das ninhadas ( devia fazer), nerm tão pouco dos cruzamentos. Se o seu cachorro foi proveniente de um cruzamento de estreita consanguinidade ( proibido por ex pelo Clube da Raça PACP), ou de um cruzamento de progenitores onde não há despiste de doenças genéticas, podem aparecer anomalias, mas a culpa será sempre sua por não se ter informado devidamente, ainda que possa ir sacar alguma responsabilidade ao criador.
O seu cachorro é tatuado ? è que se não é está mesmo por sua conta e risco. A tatuagem dos cachorros de cão de Pastor Alemão, é neste momento uma forte garantia de que pelo menos os progenitores estão certificados como aptos para poder criar. Não há cruzamentos de estreita consanguinidade, a ninhada foi verificada pelos técnicos do Clube da raça, e se tudo estiver conforme os cachorros são tatuados.
Mesmo com cachorros tatuados há que verificar os pedigrees e a qualidade da criação. Há mães gestantes a serem alimentadas com rações de subprodutos animais ( as tais sacas a 10€ 15Kg), e cachorros a fazerem o desmame com a mesma ração. As sequelas desta má alimentação vêm a aparecer nos cachorros. Já nem vou falar das condições sanitárias em que certos cachorros são criados porque se vamos por aí ...!
É por isso que há no mercado cachorros á venda que vão dos 50 € aos 1.500 € alguma diferença devem ter.
Por isso aconselho-o a fazer o seguinte :
Peça uma opinião a outro veterinário.
Fale com o Criador ( depois de falar com o veterinário)
Faça-se sócio do Clube da raça, e vá falando com gente que já leva muitos anos com o cão de Pastor Alemão, talvez o possam ajudar.

Patafundo
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”