Boas!
Os Labradores e os Golden Retriever são excelentes cães para companhia... amorosos, amigos dos donos, cheios de energia e óptimos para pessoas que têm um grande jardim em casa pois precisam de gastar a sua energia (que às vezes parece inesgotável). No entanto como quer um cão para dar "sinal" quando vê pessoas estranhas, não me parece que os Labradores ou os Golden sejam a melhor opção... como já disse eles são muito amáveis para as pessoas inclusivé para estranhos
As melhores raças para guarda e para companhia (na minha opinião) são por exemplo o Pastor Alemão (mas claro eu sou suspeita). Este é um cão que se dá muito bem com os seus donos, é um cão com grande coragem, e em geral são bons cães de guarda. No entanto exigem donos que saibam impor o seu domínio sobre estes cães para demonstrar quem é o chefe da matilha. Conheço um caso de um senhor que teve pela primeira vez um Pastor Alemão como presente de aniversário só que este não conseguiu educar o cão da melhor forma... Ele destruia tudo em casa e mal podia sair à rua com ele porque o cão rosnava para qualquer pessoa... Mas existem outras raças que também são excelentes a desempenhar este tipo de tarefa: Dobermann, o American Staffordshire Terrier, o Mastiff, Rottwiler, etc.
Na minha opinião o Pastor Alemão seria a melhor opção. Como a sua esposa já teve experiência com cães rafeiros, decerto que se tivessem um PA iriam conseguir dar-lhe uma boa educação. É de acrescentar que o Pastor Alemão é um cão muito"ligado" aos donos e por isso não deve ser deixado sozinho por longos períodos de tempo (como qualquer cão). Seja qual for a raça os cães precisam de muita companhia. Ainda em relação ao Pastor Alemão é de salientar também que são cães que precisam de muito exercício. Um grande jardim não substitui os passios diários.
Espero ter ajudado
Cumprimentos,
Sofia Silva