Problema

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sábado jun 29, 2002 12:04 pm

Estou com um problema que se pode considerar grave, moro num prédio e a Margot não está habituada a estar sozinha, qd fica chora, arranha as portas, e as vezes ladra. Hoje um vizinho chamou a atenção. Que posso fazer em relação a isto, eles podem obrigar a tirar a cadela de dentro do que é meu??
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado jun 29, 2002 12:51 pm

Olá

Se o condominio tiver regulamento em relação aos animais ou decidirem fazer um pode ser uma situação desagradável. Há sempre um português que gosta de se queixar de tudo, até da cor do sol...

Talvez seja uma ideia começar a fazer um teste deste género para eliminiar esse comportamento

http://www.hospvetprincipal.pt/Ansiedade.htm

Boa sorte


Vasco
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sábado jun 29, 2002 5:09 pm

Esse tipo de problema já foi referido mais vezes aqui no fórum.Refiro-me ao problema dos cães que não estão habitudos a ficar sózinhos e fazem barulho.
Só posso repetir o conselho que foi dado por uma veterinária.
Deixar brinquedos, deixar a televisão acessa, e criar o hábito gradualmente, se fôr possível.Primeiro deixá-lo sózinho por dez minutos e depois por mais tempo, até ao necessário.
Não sei se funciona.
Boa sorte !
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sábado jun 29, 2002 6:47 pm

Eu realmente n sei o k faria se me aparececem aqui para me tirar a Margot...realmente não sei.
Ate porque a frase que mais gostei :evil: que foi dita por esse mesmo vizinho ( o unico que não gosta da cor do sol ) foi: Ainda ganha um passaporte para o canil...PQ É QUE EXISTEM, PESSOAS ASSIM!!!!!!!!!!!!!!????????????QUE ODIO
Nuria
Membro Veterano
Mensagens: 468
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado jun 29, 2002 7:10 pm

Eu cá, se morasse num apartamento, educava os meus cães, mal eles chegassem a casa. Moro numa vivenda, e os meus cães não ladram excessivamente nem se metem a ganir mal alguém sai de casa.
Claro que ao principio o faziam, mas cedo eu ensinei-lhes que não estava correcto.

Os vizinhos são sempre os maus da fita, os cães coitadinhos, nasceram para ganir, não os vamos mudar pois não? Qual é o mal de eles terem saudades?Até provam que são fieis ao dono....Por amor de Deus!

Rosinha, o seu vizinho é maluco, e a única maneira do calar...é calar a margot ;) Porque na verdade os vizinhos, são sempre um problema, mas se os cães não fizerem nada de mal, porque é que eles hão de chatear-nos?
Eu também ia odiar estar em casa a descansar(por exemplo) e começar a ouvir um cão a esgravatar a porta e a ganir.
Com bastante paciencia e muito treino a margot vai mostrar a esse tal vizinho que afinal é uma menina bem educada.

Cumprimentos
Jany
Membro
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 15, 2002 6:41 pm
Localização: Java (Cadela Cocker Spaniel)

sábado jun 29, 2002 7:24 pm

Realmente esse e um problema que tem de ser resolvido quanto antes. Tal como a Nuria tambem eu habituei a minha cadela a estar sozinha logo quando veio para ca com 2 meses. Agora ela fica o tempo necessario sozinha mas no inicio deixava-lhe muitos brinquedos e ate garrafas vazias e coisas que lhe dessem "luta". Mas o que tambem fazia era mesmo eu estando em casa fechava-a um pouco numa so divisao, e so quando ela se calava e que la voltava.

Agora quando alguem sai de casa ela percorre todas as divisoes, se nao acha a pessoa acalma-se.

Boa sorte
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sábado jun 29, 2002 8:15 pm

apesar de toda a importância a dar ao treino do cão, o comportamento de certa gente só prova a sua frustração. mas deviam-na reconhecer e em caso de ser impossível tratá-la, podiam dar com a cabeça na parede. assim, não chateavam ninguém. tinha uns estafermos de uns vizinhos que fizeram várias reuniões de condomínios para me tirarem os gatos. não havia nada que não inventassem. tive de contactar a deco para saber o que poderiam fazer. segundo a deco, só terem juízo. mas estes até implicavam por eu dar comida a animais abandonados a 1 km da porta. canalha!!! mas sempre é melhor prevenir.
anjaazul
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

sábado jun 29, 2002 9:45 pm

Olá Rosinha,
Temos que pensar racionalmente. Independentemente da estupidez do vizinho, o que está aqui em causa ( e você mesma admite) é que a Margot faz barulho e, pelos vistos, incomoda os vizinhos. A Rosinha, ao decidir ter um cão, tomou a seu cargo uma serie de responsabilidades e fez uma opção de vida. Mas foi algo que a Rosinha assumiu e não pode "impô-lo" a ninguém. Se a Rosinha não se incomoda com o barulho, com as portas arranhadas e com os demais 'inconveninetes' de ter um cão em sua casa, não pode (compreenda que não tem o Direito) de esperar que todos tenham a mesma atitude. Não pode ver as coisas em termos de 'dentro do que é seu', porque o barulho ( por exemplo) não fica dentro do que é seu!
Independentemente das "Leis" do Condominio, existem outras Leis que garantem o bem estar das pessoas, nomeadamente, contra os ruidos. Por esta razão o seu vizinho nem sequer necessita de esperar para que seja incluida nenhuma regra dentro do regulamento do condominio. Basta queixar-se à policia agora.
Pelo que exponho, e peço desculpa se o cenário é negro, a 'bola' está do seu lado. Isto é, a Rosinha tem de fazer algo para que o ruído termine o mais rápido possível. Caso contrário, o seu vizinho pode efectivamente fazer alguma coisa. E, independentemente de ele ser um mau caracter, estão aqui em causa questões que têm de ser vistas para além do 'amor pelos animais'. Aliás, este amor pelos animais passa muitas vezes pela forma como resolvemos estas situações.... sem conflitos e odios desnecessários, mas sim com calma e procurando as soluções mais adequadas e justas.

Um abraço e boa sorte
Paulo C.

P.S. - Leia o artigo do Hospital Veterinário que o Vasco indicou.
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sábado jun 29, 2002 11:36 pm

Paulo eu sei, e tenho consciencia disso, e tento ao poucos que ela se habitue, mas leva o seu tempo
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

domingo jun 30, 2002 12:17 am

Viva,

Só para comentar que estou 100% de acordo com o Paulo C e para dar uma força à Rosinha, no sentido de tudo se resolver pelo melhor.

Obs - Moro numa moradia e felizmente, até à data, os meus cães não incomodam ninguem a ladrar ou a uivar. Contudo, uma moradia junto da minha, tem dois cães que passam 24h a ladrar. Confesso, que me estão a por maluco. Nunca saiem para serem passeados. O unico espaço que tem é o quintal e não tem qualquer tipo de atenção por parte dos donos.
Os vizinhos todos comentam e eu compreendo. É por estas e por outras que muitas vezes as pessoas tomam as atitudes do seu vizinho.
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

domingo jun 30, 2002 2:04 am

Rosinha,

a tua cadela parece estar a sofrer dum problema de ansiedade da separação. Com paciência e determinação esse problema pode ser resolvido de forma rápida.
Infelizmente, os textos que tenho sobre isso estão em papel e não no PC. Mas deves encontrar bastantes textos na net. Senão, diz que eu escrevo um resumo.

Como pontos principais que deves prestar atenção é à forma como sais de casa. Não te despeças da Margot, sai como se nada fosse.
Durante o dia sai e entra várias vezes (e.g. no fim-de-semana). Sai de casa e fica do outro lado da porta, se a Margo ladrar entra rapidamente e repreende-a. Se ela não ladrar durante uns minutos volta a entrar em casa. Quando entrares não lhe faças festa, age como se nada fosse. Passados uns minutos brinca com ela. Repete isto várias vezes ao dia, lentamente vai aumentando o tempo que ficas fora de casa, sem que ela ladre (nota: não pode ficar ninguem em casa, senão não vale :) )

A ideia básica é que as entrada e saídas não devem ser "stressantes", por tal nada de despedidas nem de grandes festas na chegadas.
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo jun 30, 2002 5:26 pm

Sim, realmente a única conslusão que eu tiro é realmente ansiedade, porque se por algum motivo a deixo no carro, o resultado é desastroso, ou seja o banco de trás já tem 3 grandes buracos...e outra coisa que já reparei é relativamente ás necessidades, em que se ela ficar sozinha, tem obrigatoriamente que fazer qualquer coisa, por exº no sabado saí para comprar tabaco ( demorei no maximo 5 minutos, tenho apenas que descer as escadas e o cafe é ao lado de casa ) e ela deixou logo a sua marca na cozinha
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo jun 30, 2002 8:46 pm

Rosinha
Siga os conselhos que lhe foram dados e tente resolver a situação o mais rápido possivel pois pode ter graves problemas.

Mimos fora do contexto só agravam e, por muito que por vezes nos custe, uma certa dose de indiferença só ajuda.

Já tive que retomar 2 cachorros por situações semelhantes e não foi nada agradavel ver a angustia dos donos no momento da separação.
Quando me afirmaram que não havia problema, eu acreditei, mas no final não foi bom para ninguem, nem para os cachorros.

Boa Sorte! :D
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Tanika
Membro
Mensagens: 103
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm
Localização: 3 filhos e muitos afilhados

segunda jul 01, 2002 3:31 am

Realmente, é um caso dificil.
A minha cadela, sempre foi habituada a estar em casa. É verdade que vive com gatos, mas quando, por motivos de saúde ( dela ) os tive que separar, ela nunca foi barulhenta. Claro que ladra, e eu não a vou impedir, é a maneira de ela falar. Mas nunca faz grandes alaridos. No outro dia, encontrei uma vizinha à porta do prédio, e ela perguntou.me o que tinha acontecido à minha cadelinha. Respondi-lhe que estava tudo normal. Que nada tinha acontecido. Ela disse-me: - Mas ela está cá consigo ? Claro que sim. Ela está sempre comigo. Tudo isto pelo seguinte: - É que a sua cadela nem se ouve a ladrar. E o cão da minha filha como está todo o dia sozinho em casa faz muito barulho. Seja noite ou dia, ele ladra por qualquer motivo. Inclusivé os vizinhos já tinham marcado uma reunião para falar no assunto.
Se a partir de certa hora ela ladrar, é verdade que me zango com ela. Mas raramente acontece. Trabalho todo o dia. E nada. Será que é por estar só na parte da cozinha ? Ficam com as portas fechadas e nunca sabem se estamos em casa ou não.
O meu conselho ? É dificil para quem ainda não passou por este problema. Mas tente deixar a sua cadela Só numa parte da casa e na outra deixe por exemplo o rádio ligado. Experimente durante o fim de semana. Ela não a vê. Só ouve vozes. E poderá habitua-la a ficar sozinha. Outra solução, esta mais complicada, é arranjar-lhe uma companhia. Uma gata ou outra cadela. Digo-lhe gatas porque são mais amistosas ( falo por experiencia, poderei estar enganada ). Que seja pequena. Vai habituar as duas juntas e entretem-se imenso. A minha gata chora quando a cadela não está. A cadela anda sempre a ver o que a gata anda a fazer e dá-lhe marradas. Dormem juntas. A gata tenta lavar o pêlo da cadela. A cadela começou a dar-nos marradas nas pernas como vê os gatos fazer....enfim.
Vá dando notícias. E muito cuidado com os seus vizinhos.
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda jul 01, 2002 2:11 pm

Tanika relativamente á companhia, ela tem, pq além dela tenho um gato, e brevemente terei outro...
Responder

Voltar para “Cães”