Que cão aconselham? (ja esta escolhido - pag4)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sábado ago 01, 2009 12:34 pm

Nunca se pode garantir nada, mesmo com todas as precauções. Há sempre um dia em que o cão mais pacífico rosna ou vira o dente, porque está mal disposto, porque tem uma dor qualquer, etc., ou em que há um descuido sobre a vigilância da criança, etc. Faz parte da vida, as pessoas têm é de ser informadas e alertadas para essas possibilidades.

Por outro lado, essa recusa de dar cães adultos para casas onde há crianças com menos de seis anos também não ajuda nada, pois as pessoas saiem da associação e vão arranjar o cão noutro lado, desta vez sem controlo nem esclarecimento...
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado ago 01, 2009 12:47 pm

doglover80 Escreveu:Vamos imaginar o seguinte:

O senhor adquire um rottweiler que aos 6 meses começa a demonstrar um comportamento de defesa da comida (protecção do objecto). Quando o dono se aproxima ele fica tenso, o dono não repara porque não tem experiência e afasta-se, criando sem querer um reforço ao comportamento.

Isso evolui para rosnar e ai o dono assusta-se e afasta-se do cão com medo, porque já tem um tamanho consideravel com 6 meses.

Ter um dono sem experiência em casa é ter uma pessoa que poderá não conseguir observar comportamentos, que embora subtis, importantes em termos futuros e isso faz a diferença entre ter um cão bem educado e um com comportamentos deslocados.

Aconselharia sem sombra de dúvidas um cão com menos de 20 Kgs e não de raças com personalidades fortes.
Vamos imaginar então que eu tinha um rottweiler e não percebia nada de cães, ele ficava tenso quando eu me aproximava da comida e eu não percebia, a situação evoluia para um rosnar, e ai eu já ia perceber que algo errado se estava a passar...o que eu faria era ir para a net, para uma biblioteca, etc, pesquisar os motivos que causam esse comportamento e as formas de o resolver...caso não conseguisse resolver a situação, o proximo passo seria procurar um bom treinador ou uma boa escola de treino para ter ajuda na resolução do problema (hoje em dia não há motivo para deixar os cães ficarem a vida toda com problemas graves a nivel de educação pois há muitos recursos e informação) :wink: Agora, sei que nem toda a gente pensa assim, muita gente resolvia o problema fechando o cão no canil a hora da refeição e atirando-lhe a comida la para dentro...mas penso que não seja o caso, pois o forista em questão até se mostrou preocupado em saber qual o cão que mais se adequa a ele e possivelmente tambem ira querer saber como lidar com o cão de forma correcta, digo eu :wink:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado ago 01, 2009 12:52 pm

E eu não posso concordar com a ideia de escolher um cão com menos de 20 kgs para uma casa onde há crianças.

Isto porque acho por exemplo os terriers sem tolerancia para as traquinices infantis, enquanto que um serra da estrela ou um pastor alemão por exemplo toleram muita coisa e dificilmente agridem crianças. Antes pelo contrário, às vezes tornam é dificil aos pais castigarem os putos.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado ago 01, 2009 1:11 pm

LucNun Escreveu:Nunca se pode garantir nada, mesmo com todas as precauções. Há sempre um dia em que o cão mais pacífico rosna ou vira o dente, porque está mal disposto, porque tem uma dor qualquer, etc., ou em que há um descuido sobre a vigilância da criança, etc. Faz parte da vida, as pessoas têm é de ser informadas e alertadas para essas possibilidades.

Por outro lado, essa recusa de dar cães adultos para casas onde há crianças com menos de seis anos também não ajuda nada, pois as pessoas saiem da associação e vão arranjar o cão noutro lado, desta vez sem controlo nem esclarecimento...
Mas posso avaliar o temperamento de um cão e peceber que esse cão tem má inibição da mordida e nunca o daria a ninguém, principalmente a quem tenha crianças.

Nunca se tem a certeza e a responsabilidade está do lado da associação e nós levamos isso a sério.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:13 pm

c_saraiva Escreveu:
doglover80 Escreveu:Vamos imaginar o seguinte:

O senhor adquire um rottweiler que aos 6 meses começa a demonstrar um comportamento de defesa da comida (protecção do objecto). Quando o dono se aproxima ele fica tenso, o dono não repara porque não tem experiência e afasta-se, criando sem querer um reforço ao comportamento.

Isso evolui para rosnar e ai o dono assusta-se e afasta-se do cão com medo, porque já tem um tamanho consideravel com 6 meses.

Ter um dono sem experiência em casa é ter uma pessoa que poderá não conseguir observar comportamentos, que embora subtis, importantes em termos futuros e isso faz a diferença entre ter um cão bem educado e um com comportamentos deslocados.

Aconselharia sem sombra de dúvidas um cão com menos de 20 Kgs e não de raças com personalidades fortes.
Vamos imaginar então que eu tinha um rottweiler e não percebia nada de cães, ele ficava tenso quando eu me aproximava da comida e eu não percebia, a situação evoluia para um rosnar, e ai eu já ia perceber que algo errado se estava a passar...o que eu faria era ir para a net, para uma biblioteca, etc, pesquisar os motivos que causam esse comportamento e as formas de o resolver...caso não conseguisse resolver a situação, o proximo passo seria procurar um bom treinador ou uma boa escola de treino para ter ajuda na resolução do problema (hoje em dia não há motivo para deixar os cães ficarem a vida toda com problemas graves a nivel de educação pois há muitos recursos e informação) :wink: Agora, sei que nem toda a gente pensa assim, muita gente resolvia o problema fechando o cão no canil a hora da refeição e atirando-lhe a comida la para dentro...mas penso que não seja o caso, pois o forista em questão até se mostrou preocupado em saber qual o cão que mais se adequa a ele e possivelmente tambem ira querer saber como lidar com o cão de forma correcta, digo eu :wink:
Tudo bem pode ser esse o caso e correrá tudo bem, toda a gente pode aprender como lidar com um cão.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:14 pm

Musky Escreveu:E eu não posso concordar com a ideia de escolher um cão com menos de 20 kgs para uma casa onde há crianças.

Isto porque acho por exemplo os terriers sem tolerancia para as traquinices infantis, enquanto que um serra da estrela ou um pastor alemão por exemplo toleram muita coisa e dificilmente agridem crianças. Antes pelo contrário, às vezes tornam é dificil aos pais castigarem os putos.
Opiniões, eu também disse com uma personalidade mais maleável, mas também não me parece bem um serra da estrela, porque cada cão é um cão.
c_saraiva
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:16 pm

doglover80 Escreveu:
Musky Escreveu:E eu não posso concordar com a ideia de escolher um cão com menos de 20 kgs para uma casa onde há crianças.

Opiniões, eu também disse com uma personalidade mais maleável, mas também não me parece bem um serra da estrela, porque cada cão é um cão.
E porque não um Serra da Estrela?
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:22 pm

c_saraiva Escreveu:
doglover80 Escreveu:

E porque não um Serra da Estrela?
Como é que se sabe que toleraria muita coisa e caso não tolerase que dentada levaria? Com que força? Acho mais perigoso e mais relevante o tamanho que a raça, não me diz nada as questões de raças e mais o tamanho do cão, porque um cão mais intolerante e com má inibição da mordida com 10 kg dá um resultado, com 40kg dá outro resultado completamente diferente.

Mas isto é apenas uma opinião, vale o que vale, um serra da estrela por ser serra da estrela não é mais perigoso que qualquer outro e pode ser mais tolerante que um chihuahua.
c_saraiva
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:57 pm

Eu acho que o tamanho não é o mais importante, nem o que mais nos diz sobre a capacidade do cão de provocar danos...por exemplo, no caso de as coisas correrem para o torto, quem me garante que um staffordshire bull terrier que tem menos de 20kg

Imagem

não provoca tantos ou mais danos que um Pastor Alemão de 40kg?

Imagem

Acho bem possivel que assim seja...
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 2:11 pm

c_saraiva Escreveu:Eu acho que o tamanho não é o mais importante, nem o que mais nos diz sobre a capacidade do cão de provocar danos...por exemplo, no caso de as coisas correrem para o torto, quem me garante que um staffordshire bull terrier que tem menos de 20kg

Imagem

não provoca tantos ou mais danos que um Pastor Alemão de 40kg?

Imagem

Acho bem possivel que assim seja...
Sim no caso é bem possivel.
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 2:19 pm

Sim no caso é um facto.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sábado ago 01, 2009 2:19 pm

Imagem

Desculpe amigo c_saraiva, mas tinha que colocar esta. :wink:

É minha raça escolhida para o futuro. :lol:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 2:24 pm

Carpeju Escreveu:Imagem

Realmente isto das raças potencialmente perigosas só saido da cabecinha de um politico ... que raiva!
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sábado ago 01, 2009 2:27 pm

doglover80 Escreveu:

Realmente isto das raças potencialmente perigosas só saido da cabecinha de um politico ... que raiva!
De um político que nada sabe de cães, nem sequer gosta deles e emprenha pelos ouvidos... :roll:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
c_saraiva
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 2:28 pm

E fez muito bem :wink: Não quis de forma alguma insinuar que o Staff é pior com crianças que o Pastor Alemão, quis sim dizer que é um cão de 20kg com a força de um cão de 40kg :wink:
Responder

Voltar para “Cães”