Os meus cães ladram à passagem de outros - Que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sexta jul 31, 2009 11:27 pm

Boa noite,
Ou seja, quando algum cão está a passar do lado de fora, e pelo sinal é sempre o mesmo do meu vizinho, a cadelita começa a ladrar, e o meu Husky decide ladrar com ela, então fazem um frenesim os dois, porque depois ele coloca-se de pé, num dos muros para ver, ela morde-lhe as patas traseiras (é mais baixa que ele) para ele sair e ela poder ir para lá, e zás.... lançam-se os dois na alta "ladrada" e "rosnada".
Isto até é engraçado, mas eu acho que já é hora de terminar com estes abusos deles todos.
Dos meus, que parecem tolinhos, do do vizinho, que depois de ter tanto espaço no passeio contrário, decide deixar o cão solto na minha rua, a fazer xixi nos carros, e junto ao meu portão. E não, eu não deixo e os meus cães não fazem, porque assim os ensinei, xixi nos carros dos outros, e evito sempre que façam nos muros dos meus vizinhos e outros, porque temos pinhal junto de casa, e alguns lotes livres e portanto têm espaço aí.
Um dos meus vizinhos, que passeia regularmente o cão, pratica a mesma politica, mas este outro que anda solto ainda não aprendeu isso.
A vocês gostava de perguntar o que fazer para corrigir os meus cães, pois incomoda-me que eles façam barulho assim dado que é à meia noite que o "solto" :wink: passa por aqui.
Eu sei que poderia prendê-los mas não queria fazer dessa forma.
Será que eles têm "inveja" do que vai a passar?
Também já pensei levar os meus alternadamente a passear nessas horas, pois assim podia ser que eles tivessem contacto com o que se passa do lado de lá do portão, e o meu vizinho começasse a ter algum cuidado quando passeia o cão de não o deixar solto a vaguear de um lado para o outro e a marcar território junto da minha entrada.

Para que não seja alvo de criticas, gostaria de deixar claro que entendo perfeitamente os animais. os meus e o do meu vizinho, no entanto, não tendo todos eles culpa, cabe-nos a nós donos minimizar o impacto que eles têm perante os outros habitantes da zona.
Eu pelo menos penso assim.

Obrigada pelo vosso tempo e opiniões
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jul 31, 2009 11:54 pm

Bem, pode começar por informar o seu vizinho que o cão não pode andar pela rua a passear sem trela...se ele não ligar, e o cão dele vier incomodar os seus, se muito bem entender pode chamar a policia para tratar do assunto...
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta jul 31, 2009 11:57 pm

Olá, tenho o mesmo (quase) problema. Meus cães ladram para todo e qualquer cão que passa pela rua (meu portão é de madeira com frestas).

Sinceramente não faço nada. Deixo ladrar, depois passa.

Deve existir técnica para minimizar o problema, alguém mais entendido pode explicar. :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado ago 01, 2009 9:06 am

Este é um problema comum.

Este artigo da clickersolutions é muito bom, fala dos ladridos descontrolados no geral em diversas situações, como já tinha dito aqui, este treino passa muito pela quebra da atenção do cão. Se não se adequar terá de se arranjar outra forma de conseguir o mesmo resultado.

http://www.clickersolutions.com/article ... arking.htm
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
cbraga
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 10:42 am

Eu se chamar os meus eles vêm ter comigo e "desfocam-se" por assim dizer do assunto até eu entrar em casa novamente, e lá vão eles.
Existe um pormenor aqui. Eu gostava que ela desse alarme quando alguém, pessoa, esta junto ao portão ou junto aos muros, não aos cães.
Ainda ontem, eu tinha saído para passear o macho e um rapaz tocou à campainha, e ela não deu sinal. Nem xus nem mus.
Eu não me importo que eles assinalem a passagem de pessoas ou outros cãe.
o que eu pretendo é que eles se controlem os dois dentro de muros, para não andarem feitos doidos a morderem-se um ao outro e às tantas estão a ladrar um ao outro e não aos de fora.

Fazer queixa do vizinho é aborrecido, pois apesar de eu não falar com eles, mudaram-se à relativamente pouco tempo, cria mau ambiente.
Nestes casos acho que o melhor mesmo é condicionar o assunto.
Se eu sair à mesma hora com um dos meus, eles já não soltarão o deles. Pode ser até que se cansem de vir pelo passeio do meu lado.
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 11:20 am

Ok, tem a ver com o descontrolo deles um com o outro.

Poderá adaptar este artigo:

http://www.clickersolutions.com/article ... ession.htm

Se quer que eles dêem sinal numa situação e estejam calados noutra terá de ensinar os cães, senão será dificil eles discernirem sozinhos o que pretende.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
cbraga
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:28 pm

OK.
Obrigada.
Vou fazer a experiência esta semana com os meus malandros.
Carpeju
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:34 pm

Esta noite foi "daquelas". Levantei-me por duas vezes para ver o motivo da artista ladrar tanto. :?
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:36 pm

Carpeju Escreveu:Esta noite foi "daquelas". Levantei-me por duas vezes para ver o motivo da artista ladrar tanto. :?
O problema é quando isso se torna auto-reforçante o cão já ladra só por ladrar nem precisa de estimulo, o ladrar já é um reforço ... ai é muito complicado alterar o comportamento.
Carpeju
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:46 pm

Verdade. :|

Li que em casos como o meu é realmente difícil solucionar (o portão permite contato visual do cão com a rua).

Tem solução sim, a melhor seria comprar um portão fechado. No meu caso esta noite foi atípica, tinha cães brigando na rua de madrugada. Aí ela ficou empolgada. E na casa da frente tem uma ninhada de 1 mês, os cachorros resmungam pelo leite... :lol:

Li que em alguns casos eles latem para ouvir o próprio latido... :lol: Deus me livre! 8)
cbraga
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:52 pm

Não sei se o portão completamente fechado ajuda.
O meu é, e eles ficam a cheirar por baixo dele.
Os meus não vêm nada para a rua, excepto pelos muros laterais, mas ela ladra mais quando não tem visão nenhuma do que se está a passar.
Hoje de manhã o meu vizinho saiu com o cão dele (outro vizinho), ela assinalou, mas nada de mais. calou-se após uns latidos.
Mas o outro....
Provavelmente não gostam do "rapaz" :o
Também não são obrigados a gostar de todos os da sua espécie :D :D :D
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 1:55 pm

Carpeju Escreveu:Verdade. :|

Li que em casos como o meu é realmente difícil solucionar (o portão permite contato visual do cão com a rua).

Tem solução sim, a melhor seria comprar um portão fechado. No meu caso esta noite foi atípica, tinha cães brigando na rua de madrugada. Aí ela ficou empolgada. E na casa da frente tem uma ninhada de 1 mês, os cachorros resmungam pelo leite... :lol:

Li que em alguns casos eles latem para ouvir o próprio latido... :lol: Deus me livre! 8)
Pode ler também estes artigos:

http://www.clickertraining.com/node/1125

Este é especifico de ladridos em muros e redes, que são barreiras. É direccionado para abrigos mas pode ser aplicado por qualquer pessoa.

http://www.clickertraining.com/node/407
Carpeju
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 2:00 pm

Olhe, eu não sei se é correto, mas tenho que os cães podem detestar outros da mesma espécie. :D

Eu pensei nisso do cão cheirar por debaixo do portão. Eles aprendem facilmente. Por exemplo, duas casas antes da minha tem um labrador preto. Quando ele late minha cadela corre para o portão porque sabe que a "coisa" que fez o labrador ladrar passará em fente nossa casa... :lol:

Fico tranquilo porque minha rua tem muitas casas com cães, caso contrário temeria pelos vizinhos, e olhe que minha cadela não é tão barulhenta, tem um latido grave, mas passa normalmente o dia quieta.
Carpeju
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 2:07 pm

doglover80 Escreveu:
Carpeju Escreveu:Verdade. :|

Pode ler também estes artigos:

http://www.clickertraining.com/node/1125

Este é especifico de ladridos em muros e redes, que são barreiras. É direccionado para abrigos mas pode ser aplicado por qualquer pessoa.

http://www.clickertraining.com/node/407
Ok, obrigado.

Verei em que posso melhorar, embora aqui a coisa é branda, o cão por exemplo dorme a noite toda, muito tranquilo, já a cadela faz (ou acha) guarda. Viu um estranho a noite em frente a casa, late!

Acho que tem um pouco de verdade dos cães reconhecerem quem não gosta. Todos meus vizinhos donos de cães são despercebidos pela cadela, mas um em especial que não tem e não gosta de cães, é insuportável para ela... :D
cbraga
Membro Veterano

domingo ago 02, 2009 8:58 am

Os meus também domem a noite toda.
O cão dorme na cozinha, e é um calmo à noite. A cadela dorme na "casita"dela, a jaula tipo quarto que fizemos para ela. Se ela der sinal de algo, é motivo para ir ver. E é só isso que eu pretendo dela. Que alerte para situações anómalas.
E eu acho mesmo que eles também têm as suas preferências.
Responder

Voltar para “Cães”