Racao e comida normal...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda ago 11, 2003 8:25 pm

Olá
Eu concordo com a nynf e gostaria de acrescentar um aspecto que não referi na minha mensagem anterior. Aliás, não referi muitas mais coisas, mas esta parece-me importante.

Se perguntarem ao cão o que ele prefere, entre a ração e a nossa comida, claro que ele prefere a nossa comida. Há aqui de facto um problema que ainda não foi resolvido pelos fabricantes de rações, que é conceberem uma ração equilibrada e completa, mas que seja tão apetitosa como a nossa comida. Aliás, o que acontece é que as rações melhores normalmente são as menos apetitosas e isso, segundo a explicação do veterinário, deve-se ao processo de "esterilização" a altas temperaturas a que determinados ingredientes são sujeitos. Isto a bem da saúde do cão. Numa ração barata não existem estas preocupações e quem sofre a médio ou a longo prazo é o cão.
Mas voltando à preferência do cão pela nossa comida, nisso somos parecidos, o cão e os humanos. Então nós também não gostamos daquilo que nos faz mal?

Reforçando a ideia, o ideal é não dar ao cão a oportunidade de ele saber quão gostosa é a nossa comida e habituá-lo apenas à ração. É que o problema é quase irreversível. Se lhe dermos comida do tipo carne com arroz ou com massa, ele habitua-se, começa a fazer caretas à ração e não tarda que nos mande a nós comê-la. Eu disse que o problema é "quase" irreversível. Pode ser corrigido, mas dá muito trabalho, demora muito tempo e depois temos pena do bicho e vamos compactuando com a manha dele.
Eu passei por essa experiência. Ainda hoje lhes misturo na ração, diariamente, um pouco (cada vez menos) de carne cozida com massa. Mas se soubesse o que sei hoje, nunca teria caído nessa armadilha.

Também é importante saber o que se pode dar e, principalmente, aquilo que não se deve dar por ser muito prejudicial.

Depois de muito debater, de ouvir o veterinário e as opiniões de pessoas entendidas aqui no fórum, de facto dar apenas uma boa ração é o ideal. Para o bem estar e saúde deles.
Quanto a dar coisas como guloseima, isso é outra história. Também tem muito que se lhe diga.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta ago 15, 2003 8:09 pm

sandrobernardo Escreveu:ladyxzeus, pode sempre abrir um negócio de comida caseira para cães. Quem sabe a moda pega? Se tiver sucesso quero a minha comissão, tá? As ideias não são de borla.
Falando sério, uma vez por outra, julgo que não existe problema, na comida caseira, agora sistematicamente e com esses argumentos de ser melhor a nivel de ingredientes...!!!!
A n~so ser que se tenha especializado em dietética canina!
Talvez faça isso sim! :D ;)
A comidinha caseira é útil, apesar de tudo o que disseram. Em que situações?
1ª Cadelas prenhas ou a amamentar precisam de reforço. Acho que há rações especiais de corrida, mas não vale a pena gastar uma nota preta por um alimento xpto, que pode perfeitamente ser substituido por uma coisa mais simples.
2ª Imaginem que chega a hora de dar comida ao(s) cão(s) e que acabou? Para além disso, a casa fica longe da cidade e o minimercado da aldeia já fechou? É sempre bom improvisar uma receitazinha...
nel Escreveu:Se lhe dermos comida do tipo carne com arroz ou com massa, ele habitua-se, começa a fazer caretas à ração e não tarda que nos mande a nós comê-la.
A sério? Com os meus cães é diferente. Com eles é mais "ou comem ou não. se não quiserem, azar o vosso" Mostram o mesmo apetite tanto com ração, comida caseira ou qualquer bicho que apanhem no mato. (sim, os meus cães comem coelhos, ouriços cacheiros e ratos quando estão soltos. Não percebo porquê, se eles não passam fome...)
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

sexta ago 15, 2003 10:21 pm

Olá, sea. Se isso aconteceu, só podemos tirar uma conclusão - a ração que lhe dava não tinha ácidos gordos na quantidade necessária. Uma boa ração dispensa suplementos, a não ser por motivos de doença.

Jcsousa,

Sempre lhe dei Royal Canin, quando digo sempre é sempre, nunca alterei.
Mesmo assim o pêlo dela era baço, com falta de brilho. Agora também já não coloco o fio de azeite, mas ele disse que se o cão não tivesse problemas de excesso de gordura, ou problemas de coração não faria problema.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sábado ago 16, 2003 12:58 am

Olá,

Os meus cães comem ração, e enquanto o meu pai foi vivo, comiam todos os Sabados comidinha caseira (BARF),.......(eu bem tento manter esta "tradição", mas sinceramente não a cumpro com o mesmo rigor e gosto! :roll:)

Esporadicamente costumo temperar a ração com oleo de salmão e mais nada! É que eles não conseguem digerir a comida como nós, a sua flora precisa de adaptar-se a cada forma de ração ingerida, e como é obvio, uma alteração brusca alterará toda a sua funcionalidade.

Escolham uma boa ração, e isso bastará!....e cuidado, não cedam a todos os caprichos! :lol: :roll: ;)
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado ago 16, 2003 8:28 am

[quote=sea]
[b]Olá, sea. Se isso aconteceu, só podemos tirar uma conclusão - a ração que lhe dava não tinha ácidos gordos na quantidade necessária. Uma boa ração dispensa suplementos, a não ser por motivos de doença. [/b]

Jcsousa,

Sempre lhe dei Royal Canin, quando digo sempre é sempre, nunca alterei.
Mesmo assim o pêlo dela era baço, com falta de brilho. Agora também já não coloco o fio de azeite, mas ele disse que se o cão não tivesse problemas de excesso de gordura, ou problemas de coração não faria problema.
[/quote]

Ok, quem sou eu para desmentir o veterinário, que ainda por cima conhece o cão?
O meu raciocínio foi: se foi preciso acrescentar ácidos gordos à ração para se verem resultados no pelo, então à ração faltavam-lhe ácidos gordos, ou tinha-os e por qualquer motivo não eram digeríveis pelo animal.
A mesma ração, e dentro da mesma marca, a mesma gama, podem não dar o mesmo resultado em todos os cães, daí que o mais importante é "descobrir" a ração adequada para cada cão, para que não seja necessário adicionar nenhum tipo de ingrediente.
Cumprimentos

José Carlos
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 16, 2003 9:04 am

Olá

De facto, este tema das rações é inesgotável.
Concordo em absoluto com a observação do jcsousa. Se realmente uma ração é concebida para conter todos os ingredientes necessários, constituindo por isso um alimento completo, alguma coisa não estará certa se "julgarmos" ou "sentirmos" ou "chegarmos à conclusão" que ela ficará melhor se lhe adicionarmos, por exemplo, óleo de milho.

Este assunto do adicionar óleo na ração já aqui foi debatido até à exaustão, de tal modo que eu não consegui seguir parte das intervenções, demasiado aprofundadas com considerações de química orgânica (muita areia para a minha camioneta... :lol: ). Mas, na minha ignorância, fiquei com aquela dúvida: por que motivo não adicionar logo, no fabrico, o óleo de peixe, de milho ou de soja, se realmente a ração fica mais saborosa e até beneficia o pêlo do bicho?

Pela minha experiência, o adicionar um pouco de óleo funciona de forma miraculosa. Durante algum tempo andei a querer mudar de ração porque os meus cães não gostavam dela. O veterinário ia-me contrariando insistindo que aquela era a melhor e que as outras marcas não faziam mais do que ir copiando os processos e os ingredientes da que eu estava a usar. Mas a partir do momento em que passei a temperar a ração, o problema ficou definitivamente resolvido.

Tudo isto para dizer que deixei de me preocupar com rações, ainda por cima sabendo que aque eles estão a comer é de excelente qualidade.
Agora, se de facto o óleo está a mais ou a menos, sinceramente isso também não me preocupa. Já consultei o veterinário sobre isso. Ele disse-me que em vez de usar óleo utilize azeite...
Cansei. Basta. Não brinco mais nesta guerra. Tenho dito. :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado ago 16, 2003 9:25 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 8:49 pm, editado 1 vez no total.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sábado ago 16, 2003 12:39 pm

Boas!!!

Começo por dizer que também eu, tive esse problema com o Golias, mas resolvi pondo primeiro (não se riam oki???) atum misturado na ração, mas pensei que o sal pudesse fazer mal por isso, comecei apenas a por azeite, neste momento meto um pouco de oleo de milho e funciona optimamente!

Já agora, oiço dizer muitas vezes que a ração é um alimento completo, as perguntas que deixo aqui são:

Como é possivel dizerem que a ração é um alimento completo?? pois cada cão é um cão como cada ser humano é um ser humano, o que é bom para um poderá não ser o melhor para outro, ou seja depende muitas vezes não só do proprio cão mas também do ambiente que o rodeia (se gasta ou não energias, se é um cão usado para trabalho etc etc).

Outra pergunta, como poderá a raçao substituir milhares de anos em que os cães comiam proteina animal "in loco"?

Agora em tom de brincadeira!!!!

Se continuarmos assim (com evolução) os cães deixarão de ter caninos, pois estes têm apenas uma função, e essa de certeza que não é a ração, que nome daremos aos cães nessa altura???????

Relembro que eu dou ração a meu cão!!!! e não é minha intenção dizer mal das rações!!!!

Abraços,

Arcanjo
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 16, 2003 4:52 pm

Obrigado Sealords pela explicação. Mais um ponto na consideração e uma nota nos meus conhecimentos ;)

Arcanjo, vou ver se consigo responder.

1º Todas as marcas de rações produzem diferentes tipos conforme a idade, o porte e a actividade do cão.

2º O cão que hoje temos em casa já não é o mesmo que vivia há milhares de anos de forma selvagem, alimentando-se atrvés de proteina animal.
Há uma alimentação defendida e praticada por algumas pessoas (BARF) que se aproxima da que eles tinham em tempos remotos, que consiste em carne crua, ossos incluídos, e vegetais. Este tipo de alimentação já foi amplamente discutido aqui no fórum, normalmente pela mão do PauloC.

3º Claro que os cães deixarão de ter caninos se continuarem a comer ração. Mas isso só acontecerá daqui a uns bons milhares de anos.
Até lá ...

4º Até lá, vamos discutindo qual será a melhor ração e ainda haverá muita gentinha a defender que se deve dar a comidita caseira, que essa é que é boa, não é?
Bem, então passem bem e daqui a 50.000 anos cá estaremos :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 16, 2003 5:33 pm

[quote=nel]

Há uma alimentação defendida e praticada por algumas pessoas (BARF) que se aproxima da que eles tinham em tempos remotos, que consiste em carne crua, ossos incluídos, e vegetais. Este tipo de alimentação já foi amplamente discutido aqui no fórum, normalmente pela mão do PauloC.

3º Claro que os cães deixarão de ter caninos se continuarem a comer ração. Mas isso só acontecerá daqui a uns bons milhares de anos.
Até lá ...

[/quote]

Eu já fiz duas experiências com BARF. Uma baeado no que li. Outra, recentemente, assessorado por uma "expert" em BARF. Não descarto a hipótese de ter havido algum erro meu, mas os resultados de ambas as experiências foram medíocres, pelo que voltei à ração.
Isto a propósito da adaptação do aparelho digestivo do cão às rações. O cão é uma espécie extremamente adaptativa. Negoceia com o homem há 16.000 anos e neste espaço de tempo foi-se adaptando em todos os aspectos e de tal modo que um lobo não seria apto no papel que os seus "sucessores" desempenham entre nós (da mesma forma que um cão não seria apto dentro de uma alcateia).
As pesquisas que fiz não obtiveram resultados. Haverá realmente adaptações do aparelho digestivo canino (maior comprimento do intestino, por exemplo) à digestão de alimentos cozinhados e, posteriormente , às rações comerciais. Se há alguem que disponha de dados comparativos, agradecia-lhe que os expusesse.
Por outro lado, essa dos caninos tem piada e até uma certa lógica, mas a função dos caninos não era apenas a de rasgar as presas, era também uma importante arma nas lutas interespecíficas por fêmeas, por conseguir um "posto" o mais alto possível na manada, etc. Daí que eu me incline pela sua manutenção durante muito mais tempo. Para todos os efeitos, um cão sem caninos não será, penso eu, um cão mais apto nos próximos milénios, e parece-me que estar a reduzir a questão ao lema de "a função faz o órgão" é estarmos a cair num lamarkismo ultrapassado.
Enfim, nel, como você diz, daqui a 50.000 anos veremos quem tem razão...
Um abraço

José Carlos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado ago 16, 2003 6:37 pm

Muito bem.

Quando começamos a criar cães, no final dos anos 70, as rações não eram nada do que existe hoje. Daí, rezam as crónicas, que na altura em nada fazia mais que ajudar a levar enormes panelões :) ) a alimentação era na altura a chamada caseira, e aqui refiro-me a comida feita de propósito para os cães, com arroz, carne, hortaliças e ocasionalmente fruta.

Com o passar dos anos e a evolução da alimentação fomos passando gradualmente para ração, faseada com a chamada comida caseira. No entanto levou cerca de 20 anos a ter uma maneira razoável de os alimentar. Não aconselho comida caseira a toda a gente que se incia a ter um cão pela simples razão que tem que haver uma adapatação à raça e um equilibrio com as refeições de eração.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

terça ago 19, 2003 2:00 pm

Olá

Bom, no que diz ao tempo que eles levam a comer a ração, o meu lab, em 5 minutos devora a dele e, contrapartida o meu fila, com 8 meses, leva mais de meia-hora e comê-la. E olhem que foi sempre assim. Come-a, mas muito devagar, como que a tomar-lhe o sabor. É um autêntico "pisco" na alimentação.

Portanto, se eu lhe fosse a tirar a tigela passados 10/15 minutos, o desgraçado não comia nada... claro que, cada cão sua tara!

O meu lab, sendo mais guloso, raramente está farto da ração... é comer, comer e comer... ops, já acabou (pensará ele para os seus botões, quando começa a ver o fundo á tigela). É um encanto vê-lo a comer!
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 19, 2003 8:45 pm

[quote=Bibocas]

Portanto, se eu lhe fosse a tirar a tigela passados 10/15 minutos, o desgraçado não comia nada... claro que, cada cão sua tara!

[/quote]

Experimente tirar-lha ao fim desse tempo, só lha voltando a pôr à hora da refeição seguinte...
Garanto-lhe que ao fim de 3 dias ele vai comer tudo em menos de 10 minutos!

Cumprimentos

José Carlos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 20, 2003 8:12 am

Ó jcsousa,

para quê ?
Eu tenho a casal de periquitos - ela come muito devagar (mas mesmo muito devagar), vai olhando em volta, remói, curte a comida devagarinho, com tempo.
Ele apressa-se ! Atira-se à comida que nem "gato a bofe" e num instante faz uma razia !
Atribuo isto a ela ter sido criada por nós - nunca ninguém lhe disputou a comida, enquanto ele (veio de criador) tinha de comer depressinha antes que viessem os outros roubar-lha !

Porque não há-de um cão levar 1/2 hora a comer ?
Que mal faz ?

A Zorra sempre comeu de repente, esbaforida - mas eu acho que isto é de ser lab (fome ancestral e hereditária).
Até cheguei a dar-lhe a ração aos poucachinhos, para comer mais devagar.
Quando não come é que está doente.
Mas cada cão é um cão e se não faz muita diferença, deixá-los comer como querem.
Acho eu.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 20, 2003 9:23 am

Realmente, se só demora meia hora, para quê? Concordo consigo! Só lhe quis dizer que ele não morria de fome se lhe tirasse a comida ao fim de 10 minutos, antes se adaptava a essa nova rotina de alimentação.

De qualquer modo, há sempre algumas vantagens:

1. Não tem de esperar meia hora para lhe retirar a comida e ir à sua vida. Poupa assim 20 minutos de manhã, antes de ir para o trabalho, e 20 minutos à noite;

2. se lhe deixa a comida na tigela e se vai embora aí já há algumas vantagens para o cão - neste casoele vai petiscando à vontade dele e estará permanentemente em digestão dos bocaditos que vai comendo.

Mas. como lhe disse, meia hora também não é um tempo excessivo.

Cumprimentos

José Carlos
Responder

Voltar para “Cães”