Bom dia
Será que alguém me saberá dizer como avaliar qual das minhas cadelas será a alfa???
Há alguma espécie de teste para avaliar, será apenas pela observação???
É que normalmente quem me parece mandar é a dálmata que por acaso também é seis mesitos mais velha mas ainda não consegui perceber se ela realmente manda ou apenas quer mandar e como a Rott é muito bonacheirona vai deixando.......
Obrigada
Alfa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Só uma pequena correção, a sua cadela será é Beta, Alfa aplica-se aos machos, se não estou errado
De qq modo também estou interessado nesse tema, apesar de no meu caso eu saber quem é a Beta, é a mais velha, pq quando se chateia é a melhor a Dálmata fugir... mas sinceramente penso que isto vai mudar... a ver vamos...
Quem puder dar uma ajudar,
Obrigado
Baixo

De qq modo também estou interessado nesse tema, apesar de no meu caso eu saber quem é a Beta, é a mais velha, pq quando se chateia é a melhor a Dálmata fugir... mas sinceramente penso que isto vai mudar... a ver vamos...
Quem puder dar uma ajudar,
Obrigado
Baixo
Uma boa forma de observar a dominância é dar-lhes de comer num único recipiente e ver qual delas se impões para comer primeiro.
Tambem com brinquedos pode verificar isso - uma única bola, atira-a às duas cadelas e vê quem ganha normalmente a posse da bola.
Estas experiências requerem bastante atenção porque se a hierarquia ainda não está definida possivelmente vai haver escaramuça. Nesse caso, intervenha só em caso de a coisa se pôr mesmo feia. Os cães necessitam de estabelecer uma hierarquia bem definida e penso que deve favorecer essa "organização", até porque evitará confrontos permanentes.
Só uma achega ao que foi dito neste tópico - realmente nas matilhas há machos Alfa e fêmeas Alfa - dominantes - e machos e fêmeas Beta, que são os que em cada sexo ocupam os escalões hierárquicos a seguir aos Alfa.
Cumprimentos
José Carlos
Tambem com brinquedos pode verificar isso - uma única bola, atira-a às duas cadelas e vê quem ganha normalmente a posse da bola.
Estas experiências requerem bastante atenção porque se a hierarquia ainda não está definida possivelmente vai haver escaramuça. Nesse caso, intervenha só em caso de a coisa se pôr mesmo feia. Os cães necessitam de estabelecer uma hierarquia bem definida e penso que deve favorecer essa "organização", até porque evitará confrontos permanentes.
Só uma achega ao que foi dito neste tópico - realmente nas matilhas há machos Alfa e fêmeas Alfa - dominantes - e machos e fêmeas Beta, que são os que em cada sexo ocupam os escalões hierárquicos a seguir aos Alfa.
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
oopsjcsousa Escreveu: ... realmente nas matilhas há machos Alfa e fêmeas Alfa - dominantes - e machos e fêmeas Beta, que são os que em cada sexo ocupam os escalões hierárquicos a seguir aos Alfa.
...
Jcsousa, obrigado pelo esclarecimento.

Cmpt
Baixo
[quote=bbaixo]
[oops
Cmpt
Baixo
[/quote]
Realmente foi só um pequeno erro de pormenor e sem importância. Todos os cometemos de vez em quando.
Cumprimentos
José Carlos
[oops

Cmpt
Baixo
[/quote]
Realmente foi só um pequeno erro de pormenor e sem importância. Todos os cometemos de vez em quando.
Cumprimentos
José Carlos
Olá
Penso e, no caso dos meus cães, a idade não conta. O meu labrador, com 5 anos, é dominado pelo meu fila, que tem 9 meses (faz hoje, parabéns
), desde que este tinha aproximadamente 5 meses. E digo isto porque, quem bebe água primeiro é ele; quem pôe quem na linha é ele (pequenas dentadas nas orelhas e cachaço, como que o avisar); nas brincadeiras, seja bola ou outro, caso o labrador apanhe primeiro, o outro tira-lho de imediato; quem está em primeiro em tudo é ele; nos passeios de trela que vai á frente é ele, entre outras. Á hora da refeição, estão separados.
Tento, como foi dito em outro tópico, não intervir, até porque eles terão de chegar a um consenso (se é que já não chegaram
Penso e, no caso dos meus cães, a idade não conta. O meu labrador, com 5 anos, é dominado pelo meu fila, que tem 9 meses (faz hoje, parabéns

Tento, como foi dito em outro tópico, não intervir, até porque eles terão de chegar a um consenso (se é que já não chegaram

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
A hierarquia dos cães não se define pr idades mas sim por aquele que tem amis capacidade e personalidade para ser o líder.
O José Carlos deu alguns exemplos de pequenos testes afim de termos a percepção de quem é o alfa. Há outros como ver quem passa primeiro nas portas, quem cumprimenta primeiro os donos , etc. Só é preciso um bocadinho de atenção aos comportamentos para nos irmos apercebendo.
Parece simples mas ás vezes é um bocado complicado quando são vários cães.Um cão A pode ser submisso ao B e no entanto ter ascedente sobre o C que por sua vez tem ascendente sobre o B. As definições hierárquicas dentro de uma matilha nem sempre são lineares.
Saudações
O José Carlos deu alguns exemplos de pequenos testes afim de termos a percepção de quem é o alfa. Há outros como ver quem passa primeiro nas portas, quem cumprimenta primeiro os donos , etc. Só é preciso um bocadinho de atenção aos comportamentos para nos irmos apercebendo.
Parece simples mas ás vezes é um bocado complicado quando são vários cães.Um cão A pode ser submisso ao B e no entanto ter ascedente sobre o C que por sua vez tem ascendente sobre o B. As definições hierárquicas dentro de uma matilha nem sempre são lineares.
Saudações