Boas!
Eu também já andei a pesquisar sobre isso... encontrei no livro "O Cão Militar" do Coronel Costa Campos (um livro um bocado antigo) algumas informações sobre como surgiu o Pastor Alemão...
Passo a citar:
"A selecção do actual pastor alemão operou-se entre 1884 e 1899 sob a direcção do capitão Max von Stephanitz, considerado muito justamente como o verdadeiro pai da raça, e foi graças à sua acção que em 1899 se vem a fundar a Sociedade do Cão Pastor Alemão.
Há quem perfilhe a ideia da origem alsaciana do pastor alemão, razão porque na Grã-Bretanha, em França e na América surge a designação «lobo da alsácia» ou «alsaciano». Cumpre no entretanto esclarecer que em toda a Alemanha, mesmo na Alsácia, durante séculos, sempre se encontraram cães com este padrão ou semelhante, tendo Stephanitz calculado que este tipo de canídeo tinha uma existência superior a 6 mil anos.
Na Grã-Bretanha estes cães foram cruzados com pastores da Escócia e chegaram a ser conhecidos como «cães da Abadia de Munster», e depois «cães alsacianos». Presentemente, «cão pastor alemao», «alsaciano» e «lobo da alsácia» são sinónimos, reportando-se à mesma raça, mas a primeira designação não só é a mais correcta como é obrigatória em competições oficiais.
Ao longo de múltiplas vicissitudes, fazendo frente à concorrência de muitas outras raças, sem dúvida hoje o pastor alemão é o cão não só mais divulgado e popularizado mas também o de mais largo emprego, recomendado mais especialmente pelas seguintes razões:
- Ele aprende e pensa rapidamente;
- O seu ouvido é mais apurado do que o de qualquer outra raça;
- É extraordinariamente ágil e rápido.
- É resistente;
- Domina com facilidade quem se lhe oponha.
(...)"
O Pastor Alemão é realmente uma raça muito completa e é relativamente recente...
Em relação ao Labrador, São Bernardo não sei nada sobre a história deles... claro tenho um PA fui procurar informação sobre ele mas em relação às outras duas raças que referiu estou a zero...
Bem espero ter ajudado
Cumprimentos,
Sofia Silva