Constipação, antibiótico e vacinas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta jul 30, 2009 5:42 pm

Nita77 Escreveu:Só mais uma questão, li algures que as vacinas agora são administradas na pata e não no "cachaço" para evitar problemas. O Osky levou a vacina no "cachaço"... Devo pedir ao vet para que as próximas sejam administradas junto à pata?

Obrigada uma vez mais :wink:
Muitos Vets. Já administram as vacinas na patinha alternando a patinha de ano para ano. Situações em que surjam tumores é mais fácil de curar o animal porque há a possibilidade de amputação do membro, erradicando assim o tumor na totalidade.

Normalmente em gatinhos bébés não são aplicadas as vacinas na patinha porque se torna muito mais doloroso para o animal.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 30, 2009 10:10 pm

LuMaria Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Agora, o que me causa alguma estranheza é o gatito ter que andar a levar injectáveis, pelo menos de AB. Porquê injectáveis e não via oral? Ainda se fosse um injectável único em que a dose é a total numa só injecção, vá, lá que vá...! Mas tantos... porquê?

Nenhum animal deve ser vacinado quando está doente ou em tratamento e ou até em recuperação de doença...!

Leo
Leo,

O meu também levou injectáveis. O efeito é mais rápido e não provoca problemas de estomago. Além disso era muito pequeno e vómitos e diarreias não se pretendiam podendo agravar o seu estado já frágil.

Na altura a vacina foi a forma de terminar com as corizas sucessivas.

Penso que não devemos aqui colocar em causa o trabalho do veterinário, até porque não parece haver motivos para isso.

Vá contando novidades :wink:
Não coloquei nenhum Vet em causa! Simplesmente perguntei o porquê...? Sendo que o animal é pequenino?!

Em todos os gatitos que por aqui passam, tomam o AB via oral porque EU é que pago e eu é que sei bem o que já aconteceu com um determinado AB injectável... Fui eu que tive que andar a pagar os pensos, por dois meses seguidos, e a passar as passas do Algarve por causa do AB injectável, já que houve uma reacção adversa e que, ninguém me garante que um dia o animal não venha a demonstrar o que mais temo... já que a reacção foi tanta que ainda hoje, passados Anos, não tem pelo nas zonas onde foi injectado!

Se existem hipóteses de dar um AB a um animal bebé, via oral, porque razão via injectável? Foi esta a minha questão!!!
Até porque, normalmente, se o animal está bem "atacado", leva SIM uma injecção de AB com efeito de 24 horas, e segue tratamento via oral.
Claro que há casos e casos mas, não se sabendo o "peso" do caso... foi lógica a questão que coloquei, ou não?

Continuo a dizer:

Animal a meu cargo, bebé, só mesmo em última instância levará injectáveis! E, EU, NUNCA permitirei ser vacinado estando doente, estando a ser tratado a doença ou a estar em recuperação de qualquer enfermidade!!!

Nita77:

Se tem confiança no seu Vet, força! Cada um confia no seu Vet como eu confio nos meus até que algo aconteça em que eu deixe de confiar :wink:. Faço votos para que tal nunca venha a acontecer.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 31, 2009 8:05 am

leonildecarvalho Escreveu:Se existem hipóteses de dar um AB a um animal bebé, via oral, porque razão via injectável?
Porque o veterinário assim decidiu :wink:

Nita77, como está o gatinho?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 31, 2009 10:24 pm

LuMaria Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Se existem hipóteses de dar um AB a um animal bebé, via oral, porque razão via injectável?
Porque o veterinário assim decidiu :wink:
Esta resposta é para mim, LuMaria?
Pensei que soubesse que não sou "Loira"... Claro que todos perceberam que foi decisão do Vet...! Será que não há Vets e Vets...? E não será que em certas decisões, "acertadas", de alguns Vets, com toda a certeza que quando não são assim tão “precisas ou acertadas”, não são eles os prejudicados, pois não?

Será também que não se pode questionar os Vets dos "nossos animais", sobre este ou aquele procedimento? Eu questiono SEMPRE aos a que vou, quando os procedimentos podem ser divergentes do que outros Vets possam ter aplicado em situações iguais ou idênticas, com resultados positivos! Sou eu que pago, o animal é meu, portanto tenho esse direito! Seja para ficar informada ou seja em protecção do que estimo; o animal! E, até agora, NENHUM Vet a que eu vá, se ofendeu que eu coloque questões...muito até pelo contrário!!! Percebem que estão na presença de alguém que se quer informar, para além de estarem na presença de alguém que zela ao máximo a saúde e a vida do seu animal!

Continuação das melhoras do gatinho, Nita77 e vá dando notícias.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda ago 03, 2009 9:11 am

Antes de mais obrigada a todos os foristas pelas Vossas respostas.

Como não voltei ao vet após a vacina, não tive oportunidade de o questionar sobre o assunto dos injectáveis.

O Osky está a reagir bem, embora o narizito ainda demonstre alguma sujidade. No entanto, desde a vacina que tem andado a comer melhor :) e continua o traquina caprichoso de sempre.

Questionei sim o vet sobre o aparecimento de "uma coisa branca" nos olhitos, visível principalmente quando acorda. Esta "coisa" será a 3ª pálpebra :oops:, pois como o pequenito passou por um processo de coriza ainda estão a desaparecer os efeitos. Entretanto li num livro sobre gatos, que tenho lá por casa, que o aparecimento da 3ª pálpebra significa que algo não está bem com o animal... :?

Realmente começo a questionar se devia ter aguardado mais um pouco para o vacinar...

Irei aguardar alguns dias mas caso a 3ª pálpebra continue visível, passa novamente pelo vet para ver o que se passa.

Entretanto reparei também uma pequenissíma falha de pêlo onde levou a vacina e o AI mas a pele está normal, sem alterações.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 9:46 am

Nita77 Escreveu: (...)
Questionei sim o vet sobre o aparecimento de "uma coisa branca" nos olhitos, visível principalmente quando acorda. Esta "coisa" será a 3ª pálpebra :oops:, pois como o pequenito passou por um processo de coriza ainda estão a desaparecer os efeitos. Entretanto li num livro sobre gatos, que tenho lá por casa, que o aparecimento da 3ª pálpebra significa que algo não está bem com o animal... :?

Realmente começo a questionar se devia ter aguardado mais um pouco para o vacinar...

Irei aguardar alguns dias mas caso a 3ª pálpebra continue visível, passa novamente pelo vet para ver o que se passa.

Entretanto reparei também uma pequenissíma falha de pêlo onde levou a vacina e o AI mas a pele está normal, sem alterações.
Sobre a terceira pálpebra, como o questionou, foi ele que disse que o aparecimento da mesma, ainda é pelos efeitos da recente coriza? E, não disse mais nada em relação a isso, como cuidados a ter, ao que deve estar atenta, etc...?

Sobre a pele, se tem aspecto normal, não se aflija :wink: Cair pelo na zona, chega a acontecer mas desde que não fique lesão na pele e que essa lesão não infecte ou alastre, acho que não há problema mas, pode sempre colocar-lhe essa questão (falta de pelo na zona), também.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nita77
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 10:08 am

Leo:

Não, disse simplesmente que eram ainda efeitos da coriza e que desapareceriam com o tempo... :? Devo ficar preocupada?

Em relação ao pêlo vou ficar atenta mas para já parecem apenas 2 pontinhos sem pêlo que mal se notam.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 10:26 am

Nita77 Escreveu:Leo:

Não, disse simplesmente que eram ainda efeitos da coriza e que desapareceriam com o tempo... :? Devo ficar preocupada?

Em relação ao pêlo vou ficar atenta mas para já parecem apenas 2 pontinhos sem pêlo que mal se notam.
Se deve ficar preocupada? Sinceramente não sei, apesar que o aparecimento da terceira pálpebra é SEMPRE sinal de que algo não está bem na saúde do animal. Sei que, se o gatito fosse meu, eu insistia em questionar sobre essa terceira pálpebra, após o gatito ter sido vacinado pouco tempo depois duma coriza. Isto está sempre ao seu alcance de lhe perguntar. Não se acanhe a questões... o Vet está a prestar-lhe um serviço pelo qual lhe pagou. Certo? :wink: Ao fazer-lhe perguntas, prova a sua preocupação com o que é seu; a saúde do seu animal :wink: e, ele lhe indicará com o que deverá estar atenta... como, p.e. "prostração, falta de apetite, diarreias, vómitos, etc..." caso assim ele o entenda que lhe deva indicar estar atenta...! :wink:

Sobre a pele... pelo que descreve, não tem nada :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nita77
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 11:31 am

Eu tenho estado atenta e continuarei, pois se algum dia notar algum dos sintomas que a Leo indicou irá imediatamente ao vet.
Após a infeliz experiência de lipidose hepática com o meu gatinho (de nome Leo), entretanto já estrelinha, aprendi que qualquer alteração ao comportamento deles deve ser logo examinada.

Assim, se a 3ª pálpebra se mantiver visível durante mais uns dias irei lá seguramente. Agradarei uns dias por indicação do próprio vet - Já que disse que esta situação desapareceria em alguns dias e que ele se mantém sem quaisquer sintomas, aguardo mas se não passar, levá-lo-ei para nova avaliação e esclarecimentos.

Obrigada pelos vossos esclarecimentos. É sempre bom contar com as vozes da experiência :)
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda ago 03, 2009 1:18 pm

Olá Nitta..

Li agora com mais atenção o que se está a passar com o seu gatinho... desejo mesmo que não seja nada e que dentro de dias tudo passe! Realmente essa coisa da 3ª pálpebra sempre ouvi dizer que era quando algo estava errado com eles... é como que um sinal de dor e mau estar:(

As melhoras...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 03, 2009 5:26 pm

Nita77 Escreveu:Leo:

Acho que confia pouco no Vet e demais em nós, a meu ver. Se acha que o gatinho não está bem leve-o novamente à Clinica, onde será avaliado. Pode estar com alguma inflamação ocular ou estar a iniciar uma ligeira coriza, ou nada de mais mesmo. Porque não vai directamente à Clinica?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Nita77
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 9:27 am

Irei sim, caso a situação e mantenha.

Como o vet indicou que eram restos da coriza que passou e que em poucos dias deveríam desaparecer, caso tal não aconteça, levá-lo-ei ao vet para nova avaliação.

Entretanto, quis apenas saber opiniões Vossas, mais experientes que a minha, seguramente. Ao obter respostas para as perguntas que fazemos, em minha opinião, ganhamos conhecimento através da experiência dos outros e acho que o devemos sempre fazer com humildade.
No entanto, se a situação se mantiver ou se houver algum sinal de que algo está menos bem, será ao vet que recorreremos.

Não obstante, decidi perguntar...
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 8:14 am

Como vai o gatinho, Nita77?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nita77
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 8:20 am

Bom dia!

Aparentemente melhorzito. A 3ª pálpebra raramente aparece e o narizito está mais limpo.

Noto que tem dias... Há dias em que nada disto se nota, outros em que tem o narizito mais sujo.

Em relação à disposição está óptimo :D
Corre, pula, salta, brinca, morde... Come bem, não há alterações.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 8:22 am

Nita77 Escreveu:Bom dia!

Aparentemente melhorzito. A 3ª pálpebra raramente aparece e o narizito está mais limpo.

Noto que tem dias... Há dias em que nada disto se nota, outros em que tem o narizito mais sujo.

Em relação à disposição está óptimo :D
Corre, pula, salta, brinca, morde... Come bem, não há alterações.
Boas notícias, então :wink: :D

Continuação de boa recuperação, são os meus desejos :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”