Se estiver, também me está a escapar a mim, pois tenho as mesmas dúvidasNhamNham Escreveu:Faz sentido o que estou a escrever ou está me a escapar algo?

Moderador: mcerqueira
Atenção que embora os maiores criadores, ao que parece, defendam esse complemento estranho com areia, continuam a afirmar que esta, como substrato, é perigosa!gekkos Escreveu:Pelo que começa a parecer a areia não é prejudicial aos nossos animais, mas muito pelo contrario parece trazer benefícios!
Se regulam a quantidade de areia que ingerem na natureza também o fazem no terrário!Stark Escreveu:Atenção que embora os maiores criadores, ao que parece, defendam esse complemento estranho com areia, continuam a afirmar que esta, como substrato, é perigosa!gekkos Escreveu:Pelo que começa a parecer a areia não é prejudicial aos nossos animais, mas muito pelo contrario parece trazer benefícios!
O que nos está a escapar é a parte da argumentação de que os geckos leopardo na natureza regulam a quantidade de areia ingerida (enquanto esta é prejudicial aos animais em cativeiro).
Penso (vaga ideia) que em cativeiro acontecem casos de impactação porque, como disse o Alberto na Natureza recebem mais vitaminas e nutrientes, pois ingerem mais variedade de alimentos, logo "necessitam" de menos areia para ingerir os nutrientes necessários. Como em cativeiro eles apenas (normalmente) se alimentam de 2 variedades de alimentos precisam de ingerir mais quantidade de areia para receber o resto das vitaminas e minerais da areia. Logo se tiverem areia como substrato irao ingerir mais areia do que no estado natural, daí a impactação.gekkos Escreveu:PedroC10 Escreveu:Aqui é que eu coloco a questão. Muitos desses criadores desaconselham a usar areia como substrato, mas se os geckos sabem na natureza até onde podem ir, então porque não o fazem em catieiro, existindo tantos casos de compactação?NhamNham Escreveu:A minha dúvida agora é mesmo só, "até que ponto isso é verdade e está comprovado?"
E se realmente for, há alguma razão para se defender o não uso de areia como substrato?
Sim porque se eles tiverem noção dos limites de areia a ingerir, qual o contra?
Fiz esta pergunta ao Alberto (A&M Geckos)
"In the wild they have a much larger variety of insect and food items which give the geckos most of the nutrients they need, in captivity they are only feed 1-2 kind of insects, like crickets and mealworms the most, this is why in captivity we need also to add calcium and vitamins to their diet to assure they get it all, in the wild they do get all those nutrients from the food items they find so they just take a small amount of sand when they need to add a little minerals to the diet and it also helps cleaning up the digestive system.
Alberto"
É de salientar que muitos deles só usam tenebrio como base, e nao mais que 2 tipos de alimento. O que me intriga mais ainda.rglove Escreveu:Penso (vaga ideia) que em cativeiro acontecem casos de impactação porque, como disse o Alberto na Natureza recebem mais vitaminas e nutrientes, pois ingerem mais variedade de alimentos, logo "necessitam" de menos areia para ingerir os nutrientes necessários. Como em cativeiro eles apenas (normalmente) se alimentam de 2 variedades de alimentos precisam de ingerir mais quantidade de areia para receber o resto das vitaminas e minerais da areia. Logo se tiverem areia como substrato irao ingerir mais areia do que no estado natural, daí a impactação.gekkos Escreveu:PedroC10 Escreveu:Aqui é que eu coloco a questão. Muitos desses criadores desaconselham a usar areia como substrato, mas se os geckos sabem na natureza até onde podem ir, então porque não o fazem em catieiro, existindo tantos casos de compactação?NhamNham Escreveu:A minha dúvida agora é mesmo só, "até que ponto isso é verdade e está comprovado?"
E se realmente for, há alguma razão para se defender o não uso de areia como substrato?
Fiz esta pergunta ao Alberto (A&M Geckos)
"In the wild they have a much larger variety of insect and food items which give the geckos most of the nutrients they need, in captivity they are only feed 1-2 kind of insects, like crickets and mealworms the most, this is why in captivity we need also to add calcium and vitamins to their diet to assure they get it all, in the wild they do get all those nutrients from the food items they find so they just take a small amount of sand when they need to add a little minerals to the diet and it also helps cleaning up the digestive system.
Alberto"
Não sei se estou certo, mas foi o que percebi...
Pois, a alimentação base dos meus é tenébrio, mas complemento com baratas e grilos, precisamente porque não me agrada a ideia de tenébrios só.Nazgul93 Escreveu:É de saleintar que muitos deles só usam tenebrio como base, e nao mais que 2 tipos de alimento. O que me intriga mais ainda.rglove Escreveu:Penso (vaga ideia) que em cativeiro acontecem casos de impactação porque, como disse o Alberto na Natureza recebem mais vitaminas e nutrientes, pois ingerem mais variedade de alimentos, logo "necessitam" de menos areia para ingerir os nutrientes necessários. Como em cativeiro eles apenas (normalmente) se alimentam de 2 variedades de alimentos precisam de ingerir mais quantidade de areia para receber o resto das vitaminas e minerais da areia. Logo se tiverem areia como substrato irao ingerir mais areia do que no estado natural, daí a impactação.gekkos Escreveu:Fiz esta pergunta ao Alberto (A&M Geckos)PedroC10 Escreveu:Aqui é que eu coloco a questão. Muitos desses criadores desaconselham a usar areia como substrato, mas se os geckos sabem na natureza até onde podem ir, então porque não o fazem em catieiro, existindo tantos casos de compactação?NhamNham Escreveu:A minha dúvida agora é mesmo só, "até que ponto isso é verdade e está comprovado?"
Alberto"
Não sei se estou certo, mas foi o que percebi...
Como disse no inicio, até prova contraria, eu não pretendo dar areia nem usar como substracto (em nenhum animal, menos artropodes), só quando vir um estudo fidedigno que comprove que o uso é realmente benéfico.
De geckos não entendo nada...mas no site eles só têm relatos dos "Best of" deles a partir de 2005, não sei realmente os criam á mais de 30 anos nem sei se outro qualquer criador já o faz desde essa altura com geckos ou com qualquer reptil,(a não ser iguana farms na America do Sul para consumo de carne de iguana) também não sei quanto tempo vive cada adulto criado e mantido por eles, visto que os geckos começam a procriar bastante jovens é facil utilizar fases recentes pelo menos para algumas posturas para tirar o pretendido desse cruzamento mesmo que não vivam mais de alguns anitos, eu acredito mais em quem tem poucos a viver muitos anos do que em quem tem centenas de forma comercial e não mostra os velhotes que tem nem fala deles. Também não faço a minima de quanto é a esperança normal de vida de um gecko saudável em cativeiro.gekkos Escreveu:Bem realmente é preciso sorte, mais de 30 anos e alguns milhares de geckos, realmente é preciso sortechelonia Escreveu:ha pessoas que têm sorte, até ao dia...
Por isso mesmo é que fiquei sem compreender o uso desta mistura. Até parece que o interesse principal é o de facilitar a digestãoPedroC10 Escreveu:Quanto à questão da areia para lhe dar as vitaminas e minerais que não ingerem na alimentação variada, com isso não concordo, para isso temos os complementos vitaminicos, cada vez mais completos.
É claramente isso se nao optavam por suplementos e nao por areia para os ditos minerais, eles como criam milhares, utilizam coisas para caes e gatos como vimos no video que provavelmente deve ser bem mais barato que para repteis e usam a areia para isso tb.Stark Escreveu: Será que isto se trata apenas de uma manobra de minimização de custos?
Dar um suplemento mais barato, mas que faz o mesmo, embora o risco associado seja maior?
Não me surpreendia...