Plantas naturais no aqua

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
MaryR
Membro Júnior
Registado: sábado ago 01, 2009 7:10 pm

segunda ago 03, 2009 7:54 pm

Como já disse por aqui pretendo ter um aqua e já pesquisei bastante (embora ainda haja muito mais para pesquisar e na prática ainda vão surgir mais dúvidas), e por agora para começar como vou ter de me acostumar com aqueles testes todos, com a manutenção e assim não ia por plantas naturais por enquanto.
Depois eu pensei "caso mais tarde as queira por vou ter imenso trabalho a tirar tudo do aquário para as plantar" e li aqui uns tópicos sobre plantas mais simples, quer dizer, menos exigentes em termos de substratos, iluminação e assim como as anúbias, elodeas e etc A minha dúvida aparece na parte do CO2, li por aqui que há sistemas de Co2 para os aquas e isso é por causa das plantas (corrijam-me se estou errada), também admito que não estou minimamente dentro do assunto, a minha questão é: para essas ditas plantas pouco exigentes e fáceis de manter também é necessário esse sitema??

Não sei se ajuda dizer que o aqua terá cerca de 110lts.

Obrigada
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 03, 2009 7:57 pm

Tenho anúbias, valisnérias, musgo e feto de java em 2 aquas sem qualquer sistema de CO2.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MaryR
Membro Júnior

segunda ago 03, 2009 8:06 pm

Mas elas precisam de um substracto específico não?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 03, 2009 8:07 pm

Sim, coloca-se antes da última camada de areão ou areia, compra-se facilmente nas lojas da especialidade.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MaryR
Membro Júnior

segunda ago 03, 2009 8:10 pm

Substracto fértil não é assim?

E de resto não necessitam de mais nada, só podá-las de vez em quando?

Ficam muito mais bonitas plantas naturais do que artificiais.

Obrigada :D
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda ago 03, 2009 8:12 pm

Boas

Tou a gostar de "ver" :wink:

Há até bastantes plantas pouco exigentes que podes manter sem co2 e sem substratos ferteis, entre as mais conhecidas e fáceis de encontrar, as que já foram referidas.
MaryR
Membro Júnior

segunda ago 03, 2009 8:16 pm

Chegado a fazer, que saia uma coisa em condições e para os peixinhos só faz bem plantas naturais :wink:
element
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 8:27 pm

Muito sinceramente, não estás de todo preparada para plantas que requiram co2, substractos ferteis, fertelizações e etcs...
Usando esses materiais vais pelo menos quadriplicar a quantidade de testes a fazer, a sério, plantados são um bom bocado mais para a frente...

Para as plantas referidas, podes perfeitamente plantar depois de já teres o aqua montado.

EDIT: "...peixitos e plantas naturais só faz é bem..."

Não necessáriamente, plantas exigentes requerem co2, os peixes não, em excesso mata-os. Os peixes requerem O2, as plantas não... :wink:
MaryR
Membro Júnior

segunda ago 03, 2009 8:40 pm

Sim sem dúvida! Nem eu me metia em sistemas de CO2 e coisas do género, ainda tenho de aprender tudo direitinho para os peixes quanto mais ainda para plantas!

Mas se essas tais pouco exigentes não precisarem de grande trabalho, tudo bem.

O que eu queria dizer é que dentro do aquário para os peixes é melhor haver plantas naturais do que artificiais, reproduzem mais fielmente o seu habitat natural. Daí preferir as naturais.

Resumindo, as ditas plantas pouco exigentes só necessitam de um substrato, iluminação e poda, é assim?
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda ago 03, 2009 8:45 pm

tenho um grande plantado e nunca usei substractos ferteis. areao vulcanico é muito bom para as enterrar e uma fertilização eficiente basta. tambem nao uso sistema de CO2 mas é facil fazer
MaryR
Membro Júnior

segunda ago 03, 2009 8:49 pm

"e uma fertilização eficiente basta"

não entendi :?: :?:
element
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 8:51 pm

Sim, plantas pouco exigentes como valisnérias, elodeas, anubias, musgos, alguns fetos, algumas crypto, basta qualquer substracto com granumetria há volta de 3/6mm e alguma iluminação (não natural). A poda... cada planta gere outra de forma diferente, logo tem uma técnica de poda diferente, não penses nisso por enquanto :lol:

CO2, substractos e fertelizações, sempre podes depois arranjar um aqua mais pequeno só com plantas para ires fazendo experiências 8)
element
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 8:52 pm

cris17 Escreveu:tenho um grande plantado e nunca usei substractos ferteis. areao vulcanico é muito bom para as enterrar e uma fertilização eficiente basta. tambem nao uso sistema de CO2 mas é facil fazer
Grande ou exigente? É completamente diferente :roll:
Que plantas é que lá tens?
MaryR
Membro Júnior

segunda ago 03, 2009 8:54 pm

Sim, apanhei tudo direitinho

Obrigada
Responder

Voltar para “Peixes”