Não sei se existe algum topico identico, admito que não fiz ainda muita pesquisa, mas de qualquer forma, aqui vai:
Numa parte do meu jardim tenho um monte de rochas, e entre essas rochas, no meio das cavidades criadas pelo amontoado e em alguns tuneis que ele próprio escavou na terra, vive um belissimo lagarto, ainda não consegui identificar a especie, e tirar fotos muito menos pois ele é muito esquivo...tem um porte bastante grande e não é o lagarto de agua que é muito comum por cá...
O problema é que com as remodelações no jardim, as rochas vão ser deslocadas, e a ultima coisa que queria era que tão belo animal fosse esmagado durante o processo

Desta forma, acho que o melhor seria tentar captura-lo e liberta-lo num local mais afastado de pessoas, pois como me parece um animal bastante invulgar (nunca tinha visto um igual) temo que seja alguma especie ameaçada...

Assim, se alguem tiver alguma ideia de como o posso capturar, digam pois não deve faltar muito tempo para que as pedras tenham mesmo que ser movidas