Ordem de despejo! Mudar o bicharoco de casa...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda ago 03, 2009 7:38 pm

Olá a todos!

Não sei se existe algum topico identico, admito que não fiz ainda muita pesquisa, mas de qualquer forma, aqui vai:

Numa parte do meu jardim tenho um monte de rochas, e entre essas rochas, no meio das cavidades criadas pelo amontoado e em alguns tuneis que ele próprio escavou na terra, vive um belissimo lagarto, ainda não consegui identificar a especie, e tirar fotos muito menos pois ele é muito esquivo...tem um porte bastante grande e não é o lagarto de agua que é muito comum por cá...

O problema é que com as remodelações no jardim, as rochas vão ser deslocadas, e a ultima coisa que queria era que tão belo animal fosse esmagado durante o processo :?
Desta forma, acho que o melhor seria tentar captura-lo e liberta-lo num local mais afastado de pessoas, pois como me parece um animal bastante invulgar (nunca tinha visto um igual) temo que seja alguma especie ameaçada... :?

Assim, se alguem tiver alguma ideia de como o posso capturar, digam pois não deve faltar muito tempo para que as pedras tenham mesmo que ser movidas :?
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

segunda ago 03, 2009 7:51 pm

Nao tens que te preocupar muito, quando ele sentir as pedras a mexerem-se, pira-se.
Brake
c_saraiva
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 7:55 pm

Será que sim :? É que ainda são rochas grandes...amanha durante o dia tiro foto ao local e se conseguir ao bicho :wink: acho que já sei qual é...parece-me este: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagartixa-de-bocage

Como eu previa, é considerada uma especie ameaçada :?
Última edição por c_saraiva em segunda ago 03, 2009 7:56 pm, editado 1 vez no total.
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

segunda ago 03, 2009 7:56 pm

Brake Escreveu:Nao tens que te preocupar muito, quando ele sentir as pedras a mexerem-se, pira-se.
Sim na boa porque para apanhares um lagarto nao deve ser muito facil nao eles alem de rapidos sao bastante ageis :D
ja agora se conseguires tirar umas fotos meta aqui fiquei com curiosidade :wink:
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda ago 03, 2009 7:56 pm

[quote="Brake"]Nao tens que te preocupar muito, quando ele sentir as pedras a mexerem-se, pira-se.[/quote]

x2
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
c_saraiva
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 7:59 pm

Obrigado pelas respostas :wink: Já me sinto um pouco mais descansado :D

Amanha vou fazer-lhe uma espera de maquina fotográfica em punho pra ver se consigo umas boas fotos :D
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

segunda ago 03, 2009 8:05 pm

atenção, convem ter uma saida para o lagarto presentir e fugir, senao nao consegue fugir e fica preso na "morte"
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda ago 03, 2009 8:56 pm

Antes de começares as tais obras, retira ou descola as pedras com cuidado que ele foge, e uma lagartixa de bocage não é propriamente um "lagarto" de grande porte :wink:
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda ago 03, 2009 9:21 pm

element Escreveu:Antes de começares as tais obras, retira ou descola as pedras com cuidado que ele foge, e uma lagartixa de bocage não é propriamente um "lagarto" de grande porte :wink:
Realmente quando li até pensei no Lagarto ocelado (Timon lepidus) ... De certeza que é uma lagartixa de bocage(Podarcis bocagei)?? É que é tudo menos de porte grande...

Podarcis bocagei:

Imagem

Timon lepidus:

Imagem
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
c_saraiva
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 9:35 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
element Escreveu:Antes de começares as tais obras, retira ou descola as pedras com cuidado que ele foge, e uma lagartixa de bocage não é propriamente um "lagarto" de grande porte :wink:
Realmente quando li até pensei no Lagarto ocelado (Timon lepidus) ... De certeza que é uma lagartixa de bocage(Podarcis bocagei)?? É que é tudo menos de porte grande...

Podarcis bocagei:

Imagem

Timon lepidus:

Imagem
É capaz de ser mais o segundo...as lagartixas de bocage devem ser aquela praga que aparece em todo o lado, são pequeninas bastante comuns?

Ele realmente tem o dorso assim pintalgado, mas parece mais escuro :?

Desculpem a minha ignorancia, mas não percebo muito de lagartos...eheh...Mas gosto deles :D

Não me importava de ter um destes:

Imagem

Estou a brincar :wink:
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda ago 03, 2009 9:43 pm

AlunoBioGeo Escreveu:

Podarcis bocagei:

Imagem

Timon lepidus:

Imagem

Bem!!! Esse sardão :o Lindo, tanto azul. Timon lepidus é a nova nomenclatura para Lacerta lepida, certo? É que disso não tou mesmo a par :oops:
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 9:44 pm

element Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:

Podarcis bocagei:

Imagem

Timon lepidus:

Imagem

Bem!!! Esse sardão :o Lindo, tanto azul. Timon lepidus é a nova nomenclatura para Lacerta lepida, certo? É que disso não tou mesmo a par :oops:
Sim, é... Mas também só soube ontem que tinha sido aceite... Sabia da proposta de alteração, mas não sabia que já tinha sido aceite...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

segunda ago 03, 2009 9:45 pm

Saraiva eu tb gostava de ter um destes Imagem sonhar e gratis ne?

Vai dando noticias sobre o bicho que se ele é assim tao lindo com essas cores era mesmo uma pena que ficasse nas pedras :S
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça ago 04, 2009 9:11 am

chelonia Escreveu:atenção, convem ter uma saida para o lagarto presentir e fugir, senao nao consegue fugir e fica preso na "morte"
Ia reforçar precisamente essa ideia, é que para fugir, disso ninguém tem dúvidas que ele faz, é preciso ter por onde, e ter a certeza que nenhuma pedra lhe cai em cima...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 7:09 pm

c_saraiva Escreveu: É capaz de ser mais o segundo...as lagartixas de bocage devem ser aquela praga que aparece em todo o lado, são pequeninas bastante comuns?

Ele realmente tem o dorso assim pintalgado, mas parece mais escuro :?
As Podarcis bocagei realmente são comuns, mas daí a serem consideradas pragas... Não são pragas, não provocam qualquer desequilíbrio a nível ecologico (tanto quanto se sabe) logo, apenas são animais comuns e muito adaptáveis a determinados ambientes :wink:

Se o animal possui essas "pintas" em forma de olho (por isso no meio científico, é chamado de lagarto ocelado como nome comum), se é mais escuro ou claro são variações normais entre individuos ;)

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”