Quanto a casos de impactação como vcs dizem, não posso falar muito pois nunca tive problemas nesse campo, nem nunca me morreu nenhum gecko leopardo e provavelmente nao morrerá porcausa da areia pois não a uso. ( mas quanto a substractos, nunca digo nunca )gekkos Escreveu:Este tópico não está a ter o debate que gostava, sinceramente gostava de ouvir a opinião de todos aqueles que já cá andam a muito tempo que sempre ou quase sempre disseram que a areia era prejudicial a vida dos nossos animais, neste caso dos geckos leopardo!
Pelo que começa a parecer a areia não é prejudicial aos nossos animais, mas muito pelo contrario parece trazer benefícios!
Gostava de ler as vossas respostas!
Porém já usei areia como substracto, na verdade por muito pouco tempo , mas tempo suficiente para ter tido um problema com a areia. Não por o gecko ter ingerido, mas porque afectou a muda de pele.
A humidade nas tocas humidas ou taça de agua ( seja o que for ) fica temporariamente nas patas dos geckos quando estes estão em contacto e quando vão para a areia é natural que esta fique colada Às partes molhadas.
O que aconteceu com um dos meus geckos, foi que durante a muda de pele na zona dos dedos, entraram grãos para dentro das peles a descolar e depois de secar tornou-se difícil de retirar. nao reparei logo, mas quando reparei ainda fui a tempo de salvar a maior parte dos dedos mas perdeu algumas pontas de dedos das patas dianteiras, coisa que actualmente nao afecta a alimentação, nem a reprodução nem nada, mas é um gecko que nao tem algumas unhas.
na minha opinião a culpa foi da areia, ou melhor foi minha porque fui eu que a coloquei no terrario.
tenho a certeza que se nao tivesse usado areia nesse terrário hoje esse gecko teria os dedos todos completos como os meus outros geckos e nao teria passado pelas obvias dores que passou quando os dedos estavão a inchar e a ser literalmente cortados pela pele junto com areia.
Daí fica a minha apreciação negativa da areia. nao quer dizer que aconteça com todos os que a usam, conteceu comigo e conto nunca mais repetir o uso de aria em geckos leopardo.