Que dizem disto- Mistura para répteis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

terça ago 04, 2009 12:33 pm

gekkos Escreveu:Este tópico não está a ter o debate que gostava, sinceramente gostava de ouvir a opinião de todos aqueles que já cá andam a muito tempo que sempre ou quase sempre disseram que a areia era prejudicial a vida dos nossos animais, neste caso dos geckos leopardo!
Pelo que começa a parecer a areia não é prejudicial aos nossos animais, mas muito pelo contrario parece trazer benefícios!
Gostava de ler as vossas respostas!
Quanto a casos de impactação como vcs dizem, não posso falar muito pois nunca tive problemas nesse campo, nem nunca me morreu nenhum gecko leopardo e provavelmente nao morrerá porcausa da areia pois não a uso. ( mas quanto a substractos, nunca digo nunca )


Porém já usei areia como substracto, na verdade por muito pouco tempo , mas tempo suficiente para ter tido um problema com a areia. Não por o gecko ter ingerido, mas porque afectou a muda de pele.
A humidade nas tocas humidas ou taça de agua ( seja o que for ) fica temporariamente nas patas dos geckos quando estes estão em contacto e quando vão para a areia é natural que esta fique colada Às partes molhadas.
O que aconteceu com um dos meus geckos, foi que durante a muda de pele na zona dos dedos, entraram grãos para dentro das peles a descolar e depois de secar tornou-se difícil de retirar. nao reparei logo, mas quando reparei ainda fui a tempo de salvar a maior parte dos dedos mas perdeu algumas pontas de dedos das patas dianteiras, coisa que actualmente nao afecta a alimentação, nem a reprodução nem nada, mas é um gecko que nao tem algumas unhas.

na minha opinião a culpa foi da areia, ou melhor foi minha porque fui eu que a coloquei no terrario.
tenho a certeza que se nao tivesse usado areia nesse terrário hoje esse gecko teria os dedos todos completos como os meus outros geckos e nao teria passado pelas obvias dores que passou quando os dedos estavão a inchar e a ser literalmente cortados pela pele junto com areia.

Daí fica a minha apreciação negativa da areia. nao quer dizer que aconteça com todos os que a usam, conteceu comigo e conto nunca mais repetir o uso de aria em geckos leopardo.



Imagem
Última edição por trustz em quarta ago 05, 2009 3:13 pm, editado 1 vez no total.
Ricardo Leitão
Calsonic
geckomorphs
Membro Veterano
Mensagens: 691
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

terça ago 04, 2009 1:34 pm

Minha opinião relativa ao uso desta mistura já foi dada, por isso nem vou voltar a dar a mesma opinião..

Agora coloco uma questão, para que é necessário fornecer aos geckos essa mistura?Se existe complementos vitaminicos completos para as necessidades dos geckos...

Imagem

Description:

Zoo Med Reptivite is a complete vitamin and mineral complex that helps correct stress related and calcium deficient problems in captive reptiles. No artificial additives! Calcium based to ensure healthy bone growth and help prevent rickets. Also protects metabolic functions, helps in skin shedding and aids in preventing liver problems.

Correct 2:1 calcium to phosphorus ratio. Originally developed for the San Diego Zoo for use with soft-shell problems in turtles! Currently used by some of the most respected zoos and animal parks in the U.S. and Europe. All human grade vitamins and minerals used with no added fillers like soy, yeast or sucrose (sugar). This means that you can add Zoo Med Reptivite to your reptiles diet less often.

Amino Acids: Reptivite is the only reptile vitamin with all 16 isolated amino acids. This helps greatly with protein digestion in your captive reptiles.

Agora pergunto, será mesmo necessário utilizar essa mistura? ou será um erro dos grandes utilizar essa mistura?
Ianarosh
Membro Veterano
Mensagens: 414
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm
Localização: 1 corcunda - piri

terça ago 04, 2009 1:38 pm

porque essa e muito mais cara que tres baldes daqueles provavelmente :?
Stark
Membro
Mensagens: 158
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

terça ago 04, 2009 1:42 pm

geckomorphs Escreveu:Agora pergunto, será mesmo necessário utilizar essa mistura? ou será um erro dos grandes utilizar essa mistura?
Necessário para nós, entusiastas, não é, minimamente.

Quanto a ser um erro, depende do que se considerar um erro... Não me parece que fossem vários criadores a cometer o mesmo erro e nenhum se lembrasse de que algo estava mal. Parece-me ser, isso sim, uma questão económica em que entra o factor de estes senhores produzirem em massa e os riscos de usarem esta mistura compensarem o que poupam ao usá-la.
Última edição por Stark em terça ago 04, 2009 1:44 pm, editado 1 vez no total.
C.R.
rglove
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

terça ago 04, 2009 1:43 pm

Faz algum sentido. Reparem que os criadores grandes apenas querem criar em massa. Já que a mistura torna o alimento mais apetecível e ainda diminui o tempo de digestão e facilita-a os geckos irão comer mais, logo engordar mais. Quanto à questao dos minerais também ja tinha lido que eles ingeriam pequenas quantidades de areia no estado natural.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
trustz
Membro Veterano
Mensagens: 1564
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quarta ago 05, 2009 3:30 pm

Imagem

APROVADO







Imagem
Ricardo Leitão
Calsonic
PedroC10
Membro Veterano
Mensagens: 960
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda ago 17, 2009 9:22 pm

Bem para que nunca se esqueçam do mal que a areia como substrato pode ter, deixo aqui uma boa ilustração do que pode acontecer a quem não tiver cuidado e acha que papel é para meninos:


http://www.youtube.com/watch?v=rhOpF2Qy ... re=related
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”