Curiosidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça ago 04, 2009 5:20 pm

nel Escreveu:Sabia que o Rottweiler, cão do tipo molosso, também é chamado “cão de boieiro alemão”?
Este nome está ligado à sua história: antigamente, o Rottweiler era um aliado indispensável na guarda das manadas de vacas.
Segundo parece, este cão descende da famosa raça dos dogues do Tibete descritos por Marco Polo no século XIII, aquando das suas viagens pela China. Estes molossos, verdadeiros cães de guerra, guardavam os campos na antiga Roma. Provinham, segundo parece, da Germânia e acompanharam as legiões romanas durante a expansão do império. Assim chegaram a Rottweil, uma importante guarnição situada em Wurtemberg. Aqui, sucessivos cruzamentos com cães locais originaram a raça tal como a conhecemos hoje, vindo, assim, a tomar o nome daquela cidade.
No século XVII, a cidade de Rottweil fervilhava de mercadores procedentes de toda a Europa. Entre eles havia comerciantes de gado e carniceiros. Quando se aperceberam de que o Rottweiler era um animal inteligente, forte e astuto, começaram a utilizá-lo como animal de trabalho. Então, o Rottweiler tornou-se um ajudante perfeito para conduzir as manadas de bovinos, protegendo também o dono dos maus encontros, pois as deslocações, nessa época, eram muito arriscadas. Para se defenderem dos roubos, os comerciantes tiveram uma ideia magnífica: metiam o dinheiro numa bolsa de couro e penduravam-na ao pescoço do cão.
Em 1900, foi proibido por lei o transporte de gado por estrada e o Rottweiler deixou de ser útil. Os amantes destes cães mobilizaram-se, tendo sido criado um clube da raça. Mais tarde, em 1904, estipulou-se um estalão.
Mas o impulso decisivo teve lugar a partir de 1910, quando se viu que este dogue podia ser treinado para fins policiais ou militares. O Rottweiler está hoje em terceiro lugar nos EUA. Na Europa, onde foi descoberto em 1970, o interesse por ele tem aumentado de maneira lenta, mas firme.
Cão de guarda intrépido e eficaz, o Rottweiler pode mostrar-se muito disciplinado se tiver um dono autoritário que goste de o treinar. É afectuoso com as crianças, mas cuidado!, muito feroz com os estranhos.
Se se sente ameaçado, o Rottweiler põe imediatamente o seu sistema de defesa em marcha, pois tem um instinto de combate e um sentido de protecção extremamente desenvolvidos.
Equilibrado, o Rottweiler nunca ladra sem razão. Fiel ao dono, muito apegado ao lar e aos seus costumes, pode converter-se num companheiro muito agradável se for bem dirigido.
Presentemente, este cão molosso está muito na moda. Vê-se cada vez mais, sobretudo nas ruas das cidades e na periferia. Seja pelo prazer de passear à trela um cão impressionante, seja pela crescente necessidade de segurança, o seu número cresce constantemente. Tem muito êxito na Europa, mas também nos EUA, na África Austral e no Japão.
Tamanho: 60 a 68cm o macho; 55 a 63cm a fêmea
Peso: de 42 a 50kg
Duração média de vida: 13 anos
Fonte:Planeta de Agostini (excertos)

Imagem

Imagem
nem mais está tudo dito sobre esta raça maravilhosa. :lol:
e quando vem de uma boa linagem é tudo :lol: :lol:
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 05, 2009 1:49 pm

E a curiosidade da raça Whippet? O que é que eles têm a dizer?
Este tópico está muito bom, parabéns!
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta ago 05, 2009 5:42 pm

Que bom :D O Nel está de volta :lol:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
n3ka
Membro Veterano
Mensagens: 1147
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta ago 05, 2009 7:16 pm

Já tinha saudades... :D
<p>Cumprimentos</p>
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta ago 07, 2009 5:39 pm

Sabia que, há muitos milhares de anos, o basenji era o companheiro preferido dos Pigmeus?
Este atleta de olhar penetrante é originário da África negra e viveu no Egipto no tempo dos faraós. Percorreu um longo caminho antes de se tornar cão de companhia na Europa.
O bonito nome do basenji vem do de uma tribo africana que habitava a região do rio Congo: os Bashingi. No entanto, este animal apareceu pela primeira vez há milhares de anos mais para o leste da África Central no coração da selva equatorial do Ituri. Os Pigmeus utilizavam-no na caça, havendo uma lenda contando que ele combatia sem esforço o leão. Na realidade, o seu modesto tamanho não lhe permite lutar com animais de grande porte, pois o que ele perseguia implacavelmente eram aves e antílopes. E também defendia a casa dos ladrões e dos maus espíritos. Os africanos atribuem-lhe poderes mágicos: protege-os do mal.
Os Egípcios descobriram o basenji durante as suas visitas à África negra, tendo-o levado consigo. Adoptaram-no e adoraram-no até o converterem num cão sagrado. Acreditavam que acompanhava os mortos na sua viagem para o Além. Em 3600 a.C., os pintores e escultores egípcios representaram-no insistentemente. Quando, mil anos mais tarde, Keops, segundo faraó da IV Dinastia, mandou construir a grande pirâmide de Gizé, o basenji não tinha perdido a sua aura, muito pelo contrário. Chamavam-lhe “cão de Keops”, sem dúvida porque o ilustre faraó devia ter vários.
Corria o ano de 1870. Colonos ingleses encontraram o basenji numa região que corresponde à actual República Centro-Africana, a norte do rio Congo. Encantados com a raça, levaram exemplares para Londres e apresentaram-nos aí com grande pompa. Mas a implantação deste cão na Grã-Bretanha foi impossibilitada pela doença de Carré: os cães morreram todos antes de se terem reproduzido. A esgana era desconhecida em África e os animais vindos deste continente não tinham nenhuma resistência ao vírus. Mas os ingleses empenharam-se e em 1937 conseguiram finalmente implantar o basenji na Grã-Bretanha.
Pela sua autonomia, asseio, discrição e recusa à obediência, o basenji lembra o gato. No entanto, este caçador de animais menores detesta os felinos.
O basenji é uma sentinela que está em alerta contínuo e é extremamente voluntarioso.Com um basenji em casa, uma pessoa sente-se segura. Ainda hoje, dificilmente o desligamos das suas origens remotas, aquela época em que protegia os Africanos das forças do mal e acompanhava os Egípcios até à casa da morte. Esta dimensão quase mágica do basenji ainda hoje se intui. Aparece sempre envolto numa aura de mistério, e o seu dono sente-se feliz por tê-lo escolhido para companheiro. Tranquiliza e traz serenidade ao lar, apesar dos seus defeitos. E não há dúvida de que os defeitos não faltam a este malandrete.
Não se esqueça de que se trata de um cão-gato. Fazer com que obedeça é uma verdadeira proeza, mesmo que o dono o tente com doçura, à força ou por persuasão. Nenhum método parece resultar. Compreende as ordens, pois é muito esperto, mas não lhe apetece obedecer. É orgulhoso, independente e insubmisso. Mas muitos donos escolhem-no precisamente por esta sua personalidade. O seu comportamento livre faz parte do seu encanto.
Em casa, devem reforçar-se as barreiras. Gosta da liberdade e não é uma pequena vedação que irá detê-lo se decidir escapar-se. Mas tranquilize-se, ele nunca vai para demasiado longe e regressa sempre, pois adora o dono. Só quer é tratar dos seus assuntos à vontade.
O basenji nunca ladra. É mais uma originalidade deste cão único. Para lhe ligarem, tem um truque: emite uns trinados expressivos, que lembram uma gargalhada ou o canto tirolês. Eis uma vantagem importante, que pode compensar os desgostos que por vezes dá.
Dado o seu tamanho, pêlo curto, discrição vocal e sua costela de felino, o basenji pode viver num apartamento. Não se pode dizer que aprecie esta situação por aí além, mas conforma-se com ela, desde que o levem a passear com frequência. a um local tranquilo, longe do trânsito, de lojas, de gente e da confusão.
Uma das qualidades do basenji é a de adorar as crianças. Tem uma paciência de Job com os mais pequenos. Até parece preferir divertir-se com os miúdos do que com outros cães. Aliás, quando se cruza com outros cães, passa dignamente diante deles sem sequer os olhar.

Tamanho: cerca de 42,5cm o macho; 40cm a fêmea
Peso: cerca de 10,8kg o macho, um pouco menos a fêmea
Fonte:Planeta de Agostini (excertos)

Imagem

Imagem
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta ago 07, 2009 5:52 pm

:D :D :D

Eu diria que nunca há provas e que a Justiça portuguesa sofre de torcicolo permanente: custa-lhe como o raio quando tem de olhar para cima!
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 07, 2009 6:01 pm

Imagem Obrigada Nel.

É ou não é um cão espectacular? Estou encantada com eles e nunca vi nenhum ao pé de mim...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 07, 2009 6:02 pm

Eu já vi... toma, toma :D
São canitos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 07, 2009 6:03 pm

dinodane Escreveu:Eu já vi... toma, toma :D
São canitos.
:cry:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

segunda ago 10, 2009 8:15 pm

Sabia que, originalmente, o pastor alemão guardava rebanhos de ovelhas nas montanhas da Baviera?
Na Alemanha, a partir do século VII, chamou a atenção um cão de pastor que se parecia com o actual pastor alemão, embora a sua pelagem fosse um pouco mais clara. As suas qualidades eram as próprias de um bom cão de pastor: tranquilo, obediente, resistente, rústico. Mas estas magníficas qualidades evidenciaram-se no século XIX. Em 1871, o capitão de Cavalaria Max Emile Frédéric von Stephanitz decretou num texto: “É um pastor alemão todo o cão que vive na Alemanha e cujo corpo e psiquismo, graças a um exercício constante das suas qualidades de pastor, chegaram à perfeição, a qual é apreciada somente do ponto de vista da utilidade”.
Em 1899, por ocasião de uma exposição canina, um jovem cão de pastor cinzento e amarelo chamou a atenção daquele capitão. Deu-lhe o nome de Horand von Grafath, criou a raça do pastor alemão e inscreveu-a no Livro de Origens. Na mesma época, fundou a União do Cão de Pastor Alemão e publicou o primeiro estalão da raça. Não tardou a organizar exposições anuais, nas quais fixou os critérios de classificação. Começou-se então a criar uma certa uniformidade.
Depois da Primeira Guerra Mundial, o pastor alemão foi introduzido em França e no Reino Unido. Na época, julgou-se pouco conveniente o nome desse cão, pois evocava o inimigo, e então rebaptizaram-no como lobo de Alsácia.
As suas muitas capacidades têm contribuído muito para a sua fama. É certo que o pastor alemão possui uma “mecânica de alta precisão” e é capaz de se adaptar a qualquer situação. Não há dúvida de que é um dos cães mais inteligentes e mais polivalentes.
Dotado de uma inteligência muito viva e de um sentido inato do dever e uma valentia exemplares, o pastor alemão tornou-se o ajudante mais útil do Homem. Para além das suas qualidades de guarda, é excelente em tarefas de resgate em caso de sismos, acidentes aéreos e desmoronamentos. Não há igual para encontrar pessoas sepultadas na neve e debaixo de escombros. A sua fidelidade e disciplina fazem dele um magnífico cão guia para cegos e deficientes físicos. E também não perdeu as suas qualidades originais: continua a ser um extraordinário cão de pastor.
Soberbo seguidor de pistas, é também um aliado muito apreciado nas forças de segurança, que o utilizam para busca de malfeitores em fuga e pessoas desaparecidas. Nas fronteiras, realiza muitos trabalhos, desde a vigilância até à descoberta de droga nas bagagens dos passageiros nos aeroportos. O seu infalível olfato é também aplicado na detecção de explosivos e armas. É um verdadeiro campeão na luta contra a droga e contra o terrorismo. O pastor alemão adquiriu também uma sólida reputação como cão militar: explorador, guia, descobridor de pistas, detector de minas, patrulheiro, portador de munições, agente de transmissão, socorrista... são incontáveis as missões que leva a cabo.
Pelas suas capacidades, o pastor alemão pode ser ao mesmo tempo um cão de companhia, de defesa, de guarda... mas para tudo isto é necessário que receba um trino sem falhas de uma pessoa que saiba assumir-se como seu senhor absoluto e que possa controlá-lo sempre. Desta aprendizagem dependem as reacções futuras do animal. Quem quiser fazer dele um bom guarda, terá que recorrer sempre a um treinador profissional. Isso evitará acidentes. O pastor alemão tem fama de ser um cão perigoso. Mas a responsabilidade pelo comportamento do animal é sempre do dono. Se tiver sido bem educado desde o princípio, mostra-se um cão tranquilo, doce, afectuoso, em resumo: muito pacífico.
Com um pastor alemão como guarda, nada ameaça as crianças da família. Está sempre disposto a defendê-las contra qualquer perigo. Sempre vigilante, está permanentemente de guarda ao mínimo gesto de um visitante que possa pôr em perigo a segurança dos seus queridos amigos. Avisa os pais se eles fazem asneira e sabe prevenir algumas imprudências.
O pastor alemão pode tornar-se um exemplar nervoso e irritável se não tiver actividade física quotidiana. Não se pode deixar este atleta passar os dias deitado no tapete da sala. Por isso, se já escolheu um cão destes, pratique desporto com ele: ciclismo, corrida, natação...
Altura ao garrote: 60 a 65cm o macho; 55 a 60cm a fêmea
Peso: cerca de 32kg
Fonte:Planeta de Agostini (excertos)

Imagem

Imagem
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

segunda ago 10, 2009 10:57 pm

Olá,
Obrigado Nel por colocares esta curiosidade, que poderá informar e ajudar actuais e futuros donos de um destes exemplares.
É pena que por um ou outro motivo esteja um pouco "fora de moda", já que como dizes e bem, se correctamente treinado é o cão perfeito para qualquer situação.
Um abraço
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quarta ago 12, 2009 11:36 am

Mai uma curiosidade que encontrei.

Dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Escaparam nos primeiros botes salva-vidas, que levavam tão pouca gente que ninguém se importou que eles lá estivessem.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 12, 2009 12:15 pm

O meu cão de sonho... o cruzamento de Whippet/Basenji e Pastor Alemão... :D
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta ago 13, 2009 1:01 pm

Sabia que o terranova, antes de tornar no cão de salvamento que é hoje, era muito útil como ajudante dos pescadores? Os seus pés espalmados e a cauda, que lhe serve de leme, são o segredo das suas qualidades de nadador.
O terranova tem o nome da península da Terranova, situada no leste do Canadá. Mas as suas mais remotas origens continuam a ser deveras misteriosas. Segundo uns, foi levado para a Terranova por vikings ou por pescadores nórdicos e descenderá de cães escandinavos. Segundo outros, a raça terá sido introduzida durante os séculos XVI e XVII pelos colonos europeus. Poderá descender do dogue do Tibete ou ser um parente próximo do labrador...
Antigamente, no Canadá, o terranova ajudava os pescadores a arrastar as redes e os carros cheios de pescado. Uma tarefa que desempenhava maravilhosamente bem, graças a uma docilidade ilimitada e à sua resistência ao frio. De facto, a sua pelagem impermeável permite-lhe aguentar durante várias horas o frio da água. E se um marinheiro caía à água, trazia-o à tona.
Em 1919, um terranova recebeu uma medalha de ouro por ter salvado vinte pessoas de morrerem afogadas.
Em caso de naufrágio, nadava para a margem, trazendo na boca o cabo que lhe era entregue. Assim conseguia dar o alerta para se socorrer a tripulação.
Introduzido na Grã-Bretanha por bacalhoeiros ingleses, instalou-se ali e não tardou a ser introduzido no continente europeu como cão de pastor, de caça ou de guarda, tendo até feito de carteiro em 1880, transportando o correio através da Terranova.
O terranova é um amante da vida, adora o ar livre, a água e uma boa...gamela.
Mas cuidado, fechado entre quatro paredes neurasteniza. Para estar sempre em forma,e conservar a sua silhueta atlética, o terranova deve fazer exercício regularmente. A sua disciplina preferida é a natação. Mas um bom passeio pelo bosque também lhe convém, especialmente se houver algum charco nas proximidades.
Uma vez na praia, sulcará as ondas para ir buscar a bola que o dono lhe atirar. Mas se tomar banho com ele, não faça gestos bruscos, pois ele pode pensar que está a afogar-se e quererá arrastá-lo para terra a todo o custo.
Como é evidente, o terranova precisa de um jardim, pois ter um animal como este num apartamento seria um grande erro. No entanto, o terranova não é hiperactivo; necessita menos de gastar energia do que um pastor belga, por exemplo, que, no entanto, é de um porte mais modesto. As necessidades físicas de um cão dependem menos da sua massa corporal do que da sua índole nervosa. O terranova não precisa de galopar pelo campo duas horas por dia. Para ele, o ideal é um grande espaço exterior com um lago.
Forte, tranquilo, fiel, valente, generoso, meigo, sempre disposto a socorrer alguém... a sua alcunha “são-bernardo-da-água” assenta-lhe como uma luva.
Altura ao garrote: 71cm no macho; 66cm na fêmea
Peso: 68kg – macho; 54kg - fêmea
Fonte:Planeta de Agostini (excertos)

Imagem

Imagem
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta ago 13, 2009 1:32 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Responder

Voltar para “Cães”