Criar Papagaio Africano a mao

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
pedrom3
Membro
Mensagens: 62
Registado: segunda set 23, 2002 9:54 am

segunda ago 03, 2009 11:21 am

Estou a pensar adquirir um papagaio africano de cauda vermelha bebe, ou seja que ainda come a mao.
A minha duvida e se e muito dificil de o alimentar?

obrigado
109876543210
Membro
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm
Localização: Scooby, Nina e Polly

segunda ago 03, 2009 12:53 pm

Eu aconselho a que compre um papagaio já criado à mão, porque se você for inexperiente, mesmo com todos os conselhos dados, ele com certeza pode morrer. É minha opinião, mas se mesmo assim quiser comprar um bebé para criar à mão... cada um sabe de si :roll:
Editei para dizer:
Criar à mão não é fácil, até porque tem que acordar muitas vezes durante a noite e não é lá muito aconselhável se estiver a trabalhar :?
Cumprimentos! :)
Pekeka
Membro Veterano
Mensagens: 610
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

segunda ago 03, 2009 10:19 pm

Boas

Não. Com o tempo habitua-se. Mas primeiro tem que aprender a dar. Que tal fazer uma visita em quem lhe vai vender para ver como se alimenta e da maneira que essa pessoa faz :wink: Depois pede antes de comprar para experimentar alimentar para ver se já se desenrasca e é sempre melhor ter alguem experiente ao seu lado nas primeiras vezes para ganhar experiencia. :wink:

Cumprimentos,
Ricardo

___________________________________________________________

Boas Criações para todos!!!!

Visitem o meu blog:

Http://passarosecompanhia.blogspot.com
JoaoFran
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta abr 10, 2009 1:54 pm

terça ago 04, 2009 8:56 pm

Eu alimentei os meus dois à mão e não notei dificuldade nenhuma, é ter apenas alguns cuidados:

Temperatura:
Quando a ave for para a sua mão convém que já não precise de calor. não expor a ave a correntes de ar, mudanças de temperatura, os meus ficaram num quarto.

Alimentação:
Dar apenas papa quando o papo estiver vazio,
Papa morna, não passar a temperatura do animal ( ver de baixo da asa com mão)
Limpar o bico após todas as refeições,
A ave estará sempre a pedir comida mesmo com o papo cheio, ter em atenção.

Nota- Nunca dei comida a meio da noite, sempre pelas 9 - 13.30 - 18 - 22.30 sensivelmente. aconselharam-me 3 a 4 vezes ao dia, não me dei mal com estas indicações, penso que não seja muito difícil.
João Lourenço

http://cantinhodabicharada.blogspot.com/
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

terça ago 04, 2009 10:18 pm

JoaoFran Escreveu:Eu alimentei os meus dois à mão e não notei dificuldade nenhuma, é ter apenas alguns cuidados:

Temperatura:
Quando a ave for para a sua mão convém que já não precise de calor. não expor a ave a correntes de ar, mudanças de temperatura, os meus ficaram num quarto.

Alimentação:
Dar apenas papa quando o papo estiver vazio,
Papa morna, não passar a temperatura do animal ( ver de baixo da asa com mão)
Limpar o bico após todas as refeições,
A ave estará sempre a pedir comida mesmo com o papo cheio, ter em atenção.

Nota- Nunca dei comida a meio da noite, sempre pelas 9 - 13.30 - 18 - 22.30 sensivelmente. aconselharam-me 3 a 4 vezes ao dia, não me dei mal com estas indicações, penso que não seja muito difícil.
Essas 3 a 4 vezes por dia e os horários das tomas dependem da IDADE da ave em questão, como é óbvio... Uma ave quando começa a ser alimentada à mão, necessita de uma toma de 3 em 3 horas, por vezes mais, outras vezes menos, e de dia e noite. Com a idade é que as tomas e respectiva quantidade começam a ser espaçadas...

E no Inverno, precisam de lãmpadas de aquecimento e de regular a humidade. No Verão nem tanto mas, depende novamente da idade da ave. A temperatura da papa deverá ser medida com termómetro ou no NOSSO pulso, como o biberon de um bebé. Ter em atenção se o papo tem ou não papa ainda, para que não "azede" com a adição de uma nova toma, o que, em geral, mata a ave... Esterilizar os utensílios (seringas, colheres, etc). Pode acontecer a ave sufocar com a papa por não se estar a alimentá-la convenientemente, principalmente com sonda.

São inúmeros os cuidados a ter com a criação à mão e os problemas que surgem e, embora corra bem muitas vezes, também corre mal outras tantas... O meu conselho, para quem não tem qualquer experiência é o de adquirir uma ave em fase de desmame ou a comer já sózinha. Porquê? Porque o resultado é o mesmo em termos de domesticação, o preço também não costuma diferir muito (tendo em conta a despesa com papas e outros acessórios, pode até ser superior), os riscos são menores, se houver algum problema com a ave pode sempre queixar-se ao criador enquanto que, muitas vezes, quando o comprador decide criar ele próprio a ave, se surgem problemas o criador pode sempre afirmar que o motivo foi um erro/problema na criação à mão, o que, é bem possível que aconteça.

Mas é apenas um conselho de quem embora já tenha criado aves à mão, considera que, quando não se tem experiência, não vale a pena correr o risco porque embora, como disse antes, corra bem muitas vezes é muito duro quando se perde algum e isso acontece mesmo a quem tem miuita experiência, logo, mais fácilmente acontece a novatos e o desgosto e até a despesa acabam por ser grandes porque além do desgosto perde também o dinheiro "investido"...
Cumprimentos
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça ago 11, 2009 10:50 pm

O meu conselho é que adquira a ave na fase em que come duas vezes por dia e já começa a pegar em comida sólida durante o dia, alimentar via seringa não é complicado, como referiu o forista, visite e acompanhe a criação da ave no criador e depois de já o ter alimentado algumas vezes com o criador a supervisionar, está apto a faze-lo. O trazer nesta fase de comer apenas duas vezes por dia é o ideal pois ainda está numa fase em que começa a prender as coisas da vida e acaba de o criar você, o que cria laços bastante diferentes do que se comprar já criado. Na mesma são mansos, na mesma são dados, mas não são "doidos" pelo dono como quando é o dono a desmamar e a ensinar os priemiros passos da vida. Mas isto é a minha opinião pessoal, há até quem prefira comprar quando já falam....
Responder

Voltar para “Aves”