Europeu Comum ou Gato Rafeiro?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
DudaSeguro
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 7:58 am

terça ago 04, 2009 10:11 pm

Olá. Eu já andei a pesquisar e não consigo perceber as diferenças entre o europeu comum e o gato rafeiro. Já li que quando a raça não é definida muitos veterinário consideram-nos Europeu comum,mas também sei de casos em que consideram gato rafeiro. E sempre tive esta dúvida,pois não sei se o meu Simba(petsite para confirmar) se é gato rafeiro ou europeu comum. Eu no petsite dele pus rafeiro,por via das dúvidas.
Imagem
Imagem

Obrigada

_____
Duda
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

terça ago 04, 2009 10:25 pm

Ola!
Bom,eu acho que gato rafeiro tem a raça de Europeu comum,para englobar tudo o que é rafeiro na Europa.lolol...
ou seja é como quando deram o nome de técnica de superfície às funções de empregadas domésticas :)
Mas fica estiloso,tenho uma gata rafeira que afinal é de raça Europeu Comum.

Jocas felinas
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça ago 04, 2009 10:26 pm

Aqui mesmo na Arca nos artigos sobre as raças, tem esta pequena explicação:
É comum a prática de registo para fins veterinários de felinos rafeiros como Europeus, isto devido ao amplo leque de cores permitido pelo estalão e também porque os Europeus Comuns se desenvolveram em liberdade, muito semelhante à forma de vida da maioria dos gatos sem raça definida. Para ajudar a esta confusão entre gatos de rua e o Europeu, a FIFé aceita ainda registos iniciais destes gatos, devido à raridade da raça. Isto quer dizer, que as pessoas podem recolher um gato da rua e desde que tenha uma conformação semelhante à do Europeu, podem registá-lo como tal. Contudo, isto é raro acontecer, devido às exigências do estalão.

Mas os gatos sem raça definida não são Europeus Comuns. Este não pode ser fruto de cruzamentos de raças diferentes, nem ter ascendentes de outras raças. Para além disso, o Europeu tem de obedecer à conformação descrita no estalão para que seja aceite como tal.

A raça Europeu ainda é relativamente desconhecida. Por um lado, a confusão entre Europeus e gatos sem raça definida, fez com que o nome se banalizasse e consequentemente que poucos criadores se interessassem pela raça.
A minha vet é que fez a avaliação da "raça" da minha Rita... :wink:

A sua gatinha é linda... e vejo que já a está a habituar à trela, eu também habituei a minha e foi muito engraçado agora nas férias! :P
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

terça ago 04, 2009 10:31 pm

Obrigada Pathelen.
Nao conhecia essa explicação.Quando for a vet,hei-de perguntar por isso,se dá para reconhecer a Tweenie como Europeu comum ou nao.
Jocas felinas
sandra1985
Membro
Registado: quinta abr 24, 2008 7:02 pm

terça ago 04, 2009 10:39 pm

Pois :? ...
Também andei a pesquisar, até devo ter lido os mesmos artigos que a Eduarda e as conclusões também não foram nenhumas :cry: .

Gato Rafeiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafeiro

Gato Europeu Comum
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_comum_europeu

De qualquer modo, o Simba sendo Rafeiro ou Europeu Comum é um gatinho lindo :wink: .
<p><u><strong>Podem visitar o Ivan aqui:</strong></u></p>
<p>http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/ivanho ... _/42750</p>
DudaSeguro
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 7:58 am

terça ago 04, 2009 10:50 pm

Pois,já andei a ler alguns artigos e nãochego a conclusão nenhuma. Quando for ao veterinário dirvos-ei o que me disseram.

Obrigada a todos,o Simba agradece os elogios!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta ago 05, 2009 7:12 am

Um gato de raça, para ser considerado como tal, tem de ter um documento que certifique a pureza do animal, onde mostre que os pais e avós eram todos da raça em questão...
Se Europeu comum é uma raça, então também tem de estar sujeito a esse documento... a mim parece-me impossível atribuir uma raça a um animal que descende de gatos "de rua", que têm cruzado entre si...

No boletim da minha gata, a veterinária também escreveu Europeu... mas quando vêm um gato peludo também dizem logo que é persa...
Enfim... Em caso de dúvida, ou falta de documento comprovativo, são todos rafeiros, ou sem raça definida... :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 05, 2009 7:58 am

DudaSeguro, o termo rafeiro é usado só para canídeos, pelas pessoas. Até no boletim de saúde dum cão rafeiro, não lê essa palavra mas sim "Raça indefinida" :wink:

Nos gatos "rafeiros" como alguns lhe chamam indevidamente, lê-se "Europeu Comum" nos boletins de saúde mas, também erradamente! Porque “EUROPEU COMUM”, actualmente, é mesmo uma raça reconhecida pelos Clubes de Felinicultura :wink:
Nos gatos “Zés dos telhados” como a brincar os apelido ou até de “rafeirosos”; os nossos de casa, sem raça definida, deveria ler-se nos boletins de saúde, escritos pelos Veterinários, “Gato doméstico sem raça definida”

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta ago 05, 2009 8:59 am

Um gato de raça, para ser considerado como tal, tem de ter um documento que certifique a pureza do animal, onde mostre que os pais e avós eram todos da raça em questão...
Se Europeu comum é uma raça, então também tem de estar sujeito a esse documento... a mim parece-me impossível atribuir uma raça a um animal que descende de gatos "de rua", que têm cruzado entre si...
Com certeza.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Gatos”