Obrigada
_____
Duda
Moderador: mcerqueira
A minha vet é que fez a avaliação da "raça" da minha Rita...É comum a prática de registo para fins veterinários de felinos rafeiros como Europeus, isto devido ao amplo leque de cores permitido pelo estalão e também porque os Europeus Comuns se desenvolveram em liberdade, muito semelhante à forma de vida da maioria dos gatos sem raça definida. Para ajudar a esta confusão entre gatos de rua e o Europeu, a FIFé aceita ainda registos iniciais destes gatos, devido à raridade da raça. Isto quer dizer, que as pessoas podem recolher um gato da rua e desde que tenha uma conformação semelhante à do Europeu, podem registá-lo como tal. Contudo, isto é raro acontecer, devido às exigências do estalão.
Mas os gatos sem raça definida não são Europeus Comuns. Este não pode ser fruto de cruzamentos de raças diferentes, nem ter ascendentes de outras raças. Para além disso, o Europeu tem de obedecer à conformação descrita no estalão para que seja aceite como tal.
A raça Europeu ainda é relativamente desconhecida. Por um lado, a confusão entre Europeus e gatos sem raça definida, fez com que o nome se banalizasse e consequentemente que poucos criadores se interessassem pela raça.
Com certeza.Um gato de raça, para ser considerado como tal, tem de ter um documento que certifique a pureza do animal, onde mostre que os pais e avós eram todos da raça em questão...
Se Europeu comum é uma raça, então também tem de estar sujeito a esse documento... a mim parece-me impossível atribuir uma raça a um animal que descende de gatos "de rua", que têm cruzado entre si...