Os meus chinchilas - Tchintcho e Betty

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta jul 30, 2009 2:52 pm

Concordo que seja a 1ª. alem de ser nova é alta. a outra nada tem a ver com uma gaiola para chins. O meu Teco está numa igual à 1ª. Como é só para ele, dá perfeitamente :D
Quanto ao que disse a kitten, claro que um cão é muito diferente de um chin, Aos fins-de-semana tenho um caozito em casa dos meus pais e mato saudades dele.
Mas, como disse a amsobral, para quem passa semana num apartamento, não me era possível ter cão em viseu, pelo que optei pelo chin. Não o levo a passear mas faço mimos e tudo e adoro quando ele vira a cabecita para receber mais mimos no pescoço. é fantástico! :wink:
Posso dizer que foi paixão assim que o vi e é como um filhote para mim. claro que sao animais diferentes, mas ambos têm o mesmo carinho e mimos, muitos mimos :D
hfmg
Membro Júnior
Registado: terça jul 28, 2009 8:56 am

segunda ago 03, 2009 9:10 am

Olá,

Tenho novidades. :lol:

Esta quarta já vou buscar o meu chin. :D

Já comprei os acessórios todos na Petmanias, bem mais em conta que nas lojas de animais.

Quando eu o tiver tiro umas fotos para meter no petsites.

Cumps
amsobral
Membro
Registado: domingo fev 26, 2006 9:36 pm

terça ago 04, 2009 2:32 pm

Muito bem ficamos então a aguardar essas fotos e por mais novidades. :D
hfmg
Membro Júnior

quarta ago 05, 2009 8:53 am

Boas,

Para a chinchila comprei comida vitakraft pellets sem guloseimas.

Que outros alimentos lhe poderei dar?

Cumps
amsobral
Membro

quarta ago 05, 2009 10:26 am

hfmg Escreveu:Boas,

Cumps
É importante que tenha sempre feno à disposição diariamente na gaiola, cubos de alfafa de 2 em 2 dias ou em rama 3 vezes por semana (mas utiliza só uma das situações), 1 passa de uva 1 vez por semana, existe há venda nas lojas de animais uns Crocks da Versele-laga de ervas e alfafa e contém omega-3, também podes dar só uma vez por semana e só 1 crock. :)
Não te esqueças de ter também na gaiola uma pedra de cálcio para desgastar os dentes.
hfmg
Membro Júnior

quarta ago 05, 2009 10:39 am

amsobral Escreveu:
hfmg Escreveu:Boas,

Cumps
É importante que tenha sempre feno à disposição diariamente na gaiola, cubos de alfafa de 2 em 2 dias ou em rama 3 vezes por semana (mas utiliza só uma das situações), 1 passa de uva 1 vez por semana, existe há venda nas lojas de animais uns Crocks da Versele-laga de ervas e alfafa e contém omega-3, também podes dar só uma vez por semana e só 1 crock. :)
Não te esqueças de ter também na gaiola uma pedra de cálcio para desgastar os dentes.
Boas,

A pedra de cálcio é que ainda não encontrei. Vi no jumbo, tipo em formato comprimido, cálcio é isso que estás a falar?
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta ago 05, 2009 11:11 am

Não, não é isso. Se for a uma loja de animais e pedir uma pedra de cálcio para roedores, eles decerto saberão o que é. Se não houver numa, procura-se noutra :wink: .

A pedras de cálcio que tenho encontrado são cubos brancos (bem leves), que não têm arame para prender na gaiola. Ou seja, os chinchilas andam ali a bailar com elas. Aproveitam para brincar.

Também tenho cálcio em forma de comprimido, da Vitakraft, mas eles não vão muito à bola com aquilo. O mais velho ainda comia, mas depois deixou de comer. Esquisitos, pá!

Também não me parece que esses comprimidos desgastem os dentes deles, por isso era mais um complemento do que uma forma de desgastar os dentes. Já a pedra serve para as duas coisas.
amsobral
Membro

quarta ago 05, 2009 1:12 pm

A Gsfanatic já respondeu e bem à tua questão. :D
Se perguntares numa loja de animais pedra de cálcio para chinchilas ou roedores eles sabem o que é.
Eu comprei uma pedra branca em formato quase de um sabonete mas não te sei dizer a marca penso que seja alemã. :D
Genmaken
Membro Júnior
Registado: quinta abr 16, 2009 4:56 pm

quinta ago 06, 2009 12:18 am

Dei hoje um chinchila ao hmfg e ele trouxe uma gaiola de hamster para transporte, toda arranjada :)

Agora aguardo fotos e histórias sobre o teu novo companheiro. Ele adora tostas! Dá-lhe metade de uma daquelas pequenas (nunca integrais, sempre aquelas "normais") de 3 em 3 dias que ele passa-se :lol:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta ago 06, 2009 2:29 am

Genmaken Escreveu:Dei hoje um chinchila ao hmfg e ele trouxe uma gaiola de hamster para transporte, toda arranjada :)

Agora aguardo fotos e histórias sobre o teu novo companheiro. Ele adora tostas! Dá-lhe metade de uma daquelas pequenas (nunca integrais, sempre aquelas "normais") de 3 em 3 dias que ele passa-se :lol:
Ora fizeste muito bem! Parece que vai estar muito bem entregue porque o hfgm parece responsável! Vai-se apaixonar pelo roitostas :lol:

Essa da gaiola de hamster apetrechada está fixe, mas acontece :lol:

Aguardamos então novidades porque nem houve tempo de vir informar o pessoal... lol
amsobral
Membro

quinta ago 06, 2009 8:54 am

Genmaken Escreveu:Da-lhe metade de uma daquelas pequenas (nunca integrais, sempre aquelas "normais") de 3 em 3 dias que ele passa-se :lol:
Eu costumo dar metade de uma mini-tosta integral e não normal, existe algum problema?
Se bem que muito raramente lhe dou pois como contem fermento fá-las engordar e pode provocar obstipação, dado em excesso claro.
hfmg
Membro Júnior

domingo ago 09, 2009 10:09 am

Boas pessoal,

Desculpem não ter vindo antes, mas o chin tem-me "roubado" o tempo para vir à net.

Passados já 3 dias na sua nova casa está-se a dar bem, ainda anda um pouco desconfiado mas é normal, ainda tem pouco tempo com o novo dono.

Mas em apenas 3 dias que está comigo já aprontou das suas. :lol:

Esta noite, era 3 e tal da manha acordei com um barulho estranho, levantei-me e fui ver se era o chincho (é o nome dele) a fazer alguma coisa que não devia quando reparei que ele não estava lá dentro e a porta da gaiola estava aberta. :D ele consegui abrir a porta da gaiola (ainda estou para perceber como :?: ) depois fui andar à procura dele por a casa toda até que o encontrrei debaixo da minha cama. :lol:

Até agora estou a adorar a experiência. Ele é muito giro e já se vai acostumando à minha presença. :lol:

Para o meter na gaiola outra vez é que um castigo mas com paciência e tempo lá consigo.

Ainda não tenho fotos, a minha máquina ainda não veio do arranjo.

Quando tiver posto umas fotos.

Cumps
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo ago 09, 2009 10:25 am

Se a porta da gaiola for daquelas que que abrem para cima, então a única coisa que ele precisou de fazer foi usar a patinha para levantar um pouquinho, depois usar o focinho para abrir mais um pouco. Quando abriu o suficiente para passar a cabecinha, voilá, está passado. Já vi os meus chins a fazer isso. Mesmo à minha frente, os descarados! :twisted:

Se a porta não é dessas... não faço mesmo a mínima ideia como ele conseguiu escapar. Mas com a inteligência que estes animais têm, tudo é possível.

Ainda há-de ter mais cenas engraçadas para contar. Algumas até que não terão piada na altura e passarão a ter mais tarde. Como por exemplo ir à casa de banho por 2 minutos e voltar para encontrar o fio do teclado estragado. Só risos, só risos. :twisted:
Genmaken
Membro Júnior
Registado: quinta abr 16, 2009 4:56 pm

quinta ago 13, 2009 12:21 pm

A parte perigosa de sairem é mesmo os fios eléctricos que eles adoram roer :)

É melhor usares um arame para prender essa porta porque se ele fez 1 vez é provável que o vá repetir :lol:

Uma vez fui de férias e quando voltei tinha 4 chinchilas à solta pela casa... felizmente devem ter estado soltos menos de 48h porque eles provavelmente não conseguiriam voltar à gaiola para beber água e comer.

Roeram uns livros, uns cabos e devem ter adorado :D
hfmg
Membro Júnior

sexta ago 21, 2009 9:04 am

Boas caros amigos,

Infelizmente ainda não tenho fotos do meu menino, mas irei ter em breve. talvez lá para domingo poste umas fotos do chincho.

Encontra-se de boa saúde e muito traquina. Já sabe quais são os horários de saida e sabe quando está na hora de voltar para a gaiola. Não é necessário eu dizer para entrar. :D . Se chega à hora e eu não o liberto é uma barulheira na gaiola. :lol:

Já sobe para o meu colo, inclusivé, gosta de me subir por as costas e depois meter-se na minha cabeça para ver as vistas. 8)

Já comprei uma pedra de cálcio (com sabor a fruta) mas ele não vai à bola com aquilo, será melhor comprar outra sem sabor?

Em relação à alfafa, ele tambem não vai. A alfafa que comprei é da vitakraft em cubo, será melhor comprar de outra marca? qual?

O que vocês fazem para ajudar a chinchila a arrefecer?

Convém ir ao vet pelo menos uma vez por ano, certo?

Cumps
Responder

Voltar para “Exóticos”