Que cão aconselham? (ja esta escolhido - pag4)
Moderador: mcerqueira
-
okicomputer
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 31, 2009 12:49 pm
Não sei porque alguns criticam a escolha, se lerem no inicio o golden retriever e o labrador eram os preferidos, no entanto por não terem caracteristicas de cão de guarda a minha esposa queria um akita.
Mas como não temos experiencia com cães com instinto de cão de guarda, optámos por este que pelo que tenho lido é um bom companheiro etc.
Quando há noticias de ataques de cães a pessoas, vejo criticas que a culpa é dos donos que não souberam educar os cães. Que este tipo de cães nas mão erradas é que é um perigo. Fiz uma escolha ponderando os pros e contras e com base nalguns conselhos que li aqui e achei que o labrador se adaptava melhor.
Mas como não temos experiencia com cães com instinto de cão de guarda, optámos por este que pelo que tenho lido é um bom companheiro etc.
Quando há noticias de ataques de cães a pessoas, vejo criticas que a culpa é dos donos que não souberam educar os cães. Que este tipo de cães nas mão erradas é que é um perigo. Fiz uma escolha ponderando os pros e contras e com base nalguns conselhos que li aqui e achei que o labrador se adaptava melhor.
-
doglover80
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Okicomputer
leia isto:
http://www.dogstardaily.com/training/af ... your-puppy
Faça download no fundo da página...
é muito bom e resolve o seu problema de falta de conhecimentos (esse é que é o mais importante) ... não é por ter um labrador que não vai ter problemas ... é por pensar assim que os labradores estão a dar problemas em todo o lado.
leia isto:
http://www.dogstardaily.com/training/af ... your-puppy
Faça download no fundo da página...
é muito bom e resolve o seu problema de falta de conhecimentos (esse é que é o mais importante) ... não é por ter um labrador que não vai ter problemas ... é por pensar assim que os labradores estão a dar problemas em todo o lado.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
okicomputer
- Membro Veterano
Obrigado, irei ler com atenção.
Responde-me só a uma coisa, existem raças que são consideradas perigosas e outras nem, certo? Achas que são a escolha ideal para um dono sem experiencia?
Responde-me só a uma coisa, existem raças que são consideradas perigosas e outras nem, certo? Achas que são a escolha ideal para um dono sem experiencia?
A pergunta não é para mim mas gostaria de dizer que, na minha opinião, qualquer cão pode ser perigoso independentemente da sua raça.
Todos os cães têm boca, dentes e podem morder. Existem cães de porte gigante que se agressivos podem facilmente matar ou mutilar uma pessoa e nenhuma delas consta na lista dos potencialmente perigosos definidos por lei. O ano passado um lulu da pomerânia com 5 kgs matou um bébe nos EUA. Até raças consideradas meigas como os labs podem e apresentam problemas de comportamento...
O temperamento do animal depende de duas coisas: da hereditariedade e do meio em que foi criado. Pais agressivos dão descendência agressiva e o modo como se educa o cachorro e as experiências por que passa também formam o seu temperamento. Daí a importância de adquirir um cachorro num criador vendo sempre a sua mãe e os irmãos bem como perceber um pouco de "psicologia" canina e começar o treino, a educação, a definição de limites desde o primeiro momento em que vem para nossas casas.
Todos os cães têm boca, dentes e podem morder. Existem cães de porte gigante que se agressivos podem facilmente matar ou mutilar uma pessoa e nenhuma delas consta na lista dos potencialmente perigosos definidos por lei. O ano passado um lulu da pomerânia com 5 kgs matou um bébe nos EUA. Até raças consideradas meigas como os labs podem e apresentam problemas de comportamento...
O temperamento do animal depende de duas coisas: da hereditariedade e do meio em que foi criado. Pais agressivos dão descendência agressiva e o modo como se educa o cachorro e as experiências por que passa também formam o seu temperamento. Daí a importância de adquirir um cachorro num criador vendo sempre a sua mãe e os irmãos bem como perceber um pouco de "psicologia" canina e começar o treino, a educação, a definição de limites desde o primeiro momento em que vem para nossas casas.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
E associado a tudo isto pode vir o factor surpresa.
Os pais , avós, tios e irmãos de um cachorro podem ser excelentes, ter um temperamento irrepreensivel para a raça , mas o cachorro pode ter algum desvio comportamental e não há treino, nem escola que consiga alterar isso.
Antes de mais temos de estar conscientes que seja qual for a nossa escolha, a partir do momento em que o cão entra na nossa casa , passa a ser parte integrante da nossa vida. E como tal traz consigo bons e maus momentos. Depende de cada um de nós a auto avaliação que fazemos. A nossa responsabilidade começa logo nesse acto: quando avaliamos a nossa disponiblidade e capacidades.
Os pais , avós, tios e irmãos de um cachorro podem ser excelentes, ter um temperamento irrepreensivel para a raça , mas o cachorro pode ter algum desvio comportamental e não há treino, nem escola que consiga alterar isso.
Antes de mais temos de estar conscientes que seja qual for a nossa escolha, a partir do momento em que o cão entra na nossa casa , passa a ser parte integrante da nossa vida. E como tal traz consigo bons e maus momentos. Depende de cada um de nós a auto avaliação que fazemos. A nossa responsabilidade começa logo nesse acto: quando avaliamos a nossa disponiblidade e capacidades.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
TODOS os cães podem ser perigosos, ou amorosos, independentemente da raça e incluindo os chamados rafeiros. Por isso é costume dizer-se que "morde, porque tem dentes".okicomputer Escreveu:Obrigado, irei ler com atenção.
Tudo depende da educação e das condições de vida que os donos lhes dão.
Claro que os cães de caça têm tendencia para serem menos problemáticos com os humanos. Em contrapartida têm outros problemas...
Siga o conselho do Doglover, porque como ele diz e bem, até os labradores estão a dar problemas.
Em princípio, sim. Mas (penso eu de que...) deve haver algo mais profundo do que isso, porque por exemplo um dos meus cães é fruto de uma ninhada de sete, de pais com ascendencia documentada. No entanto, 7 cachorros = 7 temperamentos diferentes!dinodane Escreveu:O temperamento do animal depende de duas coisas: da hereditariedade e do meio em que foi criado.
Por isso acho que a educação e as condições de vida são o mais importante.
Eu não disse que um factor é mais importante que outro, disse que ambos têm influência na definição do temperamento do animal em adulto, claro que também concordo que o factor meio / experiências / educação acaba por ser o mais importante.
-
okicomputer
- Membro Veterano
Musky Escreveu:TODOS os cães podem ser perigosos, ou amorosos, independentemente da raça e incluindo os chamados rafeiros. Por isso é costume dizer-se que "morde, porque tem dentes".okicomputer Escreveu:Obrigado, irei ler com atenção.
Claro que os cães de caça têm tendencia para serem menos problemáticos com os humanos. Em contrapartida têm outros problemas...
Siga o conselho do Doglover, porque como ele diz e bem, até os labradores estão a dar problemas.
eu concordo com isso, agora virem criticar a minha escolha e colocar "rotulos" que o labrador é para quem nao se quer chatear muito com o cão etc é que enfim..
Eu escolhi porque sempre gostei da raça (chegaram a abandonar um labrador bebe em minha casa quando eu era pequeno mas tive de dar a outra pessoa porque os meus pais nao queriam cães), e pelas carateristicas que têm achei que se enquadrava melhor nas condições que tenho para dar.
-
doglover80
- Membro Veterano
Não há raças perigosas nem potencialmente perigosas ... nãoexiste nenhum estudo que comprove a existência de uma relação entre a raça e a agressividade (foi uma lei de politicos).okicomputer Escreveu:Obrigado, irei ler com atenção.
Existe relação entre os conhecimentos do dono e a agressividade.
No entanto eu considero pela minha experiência que existem raças com uma personalidade mais forte ... que são necessárias mais competências por parte dos donos e por isso mais experiência ... não quer dizer que sejam agressivos, podem ter outros problemas comportamentai e ser abandonados ou viver confinados no canil.
Um pitbull ou um american staff são optimos para qualquer pessoa ... são cães muito amistosos ... o rottweiler, pastor alemão, dogue argentino, akita, serra da estrela, rafeiro do alentejo, etc. são cães com uma personalidade mais vincada. Seja como for para não descriminar raças eu prefir4o o critério do peso ... que já vimos que no caso dos pittbull e staff não se adequar ... mas nos restantes quanto maior mais perigoso pela força fisica que tem.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
doglover80
- Membro Veterano
Não estava a falar de si espedificamente ... mas a sua indecisão entre akita e labrador vez-me pensar que seria uma pessoa dessas ... esperemos que não ... e espero que leia o livro ... é muito bom para qualquer pessoa que tenha um cachorro novo... felicidades com o labrador.okicomputer Escreveu:eu concordo com isso, agora virem criticar a minha escolha e colocar "rotulos" que o labrador é para quem nao se quer chatear muito com o cão etc é que enfim..
Eu escolhi porque sempre gostei da raça (chegaram a abandonar um labrador bebe em minha casa quando eu era pequeno mas tive de dar a outra pessoa porque os meus pais nao queriam cães), e pelas carateristicas que têm achei que se enquadrava melhor nas condições que tenho para dar.
Aqui concordo plenamente. Daí sempre ter achado que esta lei em si é que é Potencialmente Perigosa.doglover80 Escreveu:Seja como for para não descriminar raças eu prefir4o o critério do peso ... que já vimos que no caso dos pittbull e staff não se adequar ... mas nos restantes quanto maior mais perigoso pela força fisica que tem.
Num cenário hipotético:
Na impossibilidade de fazerem o que fazem actualmente certos donos menos escrupulosos e à margem da lei, com os actuais PP. Para onde será que se virariam????
Um cão de grande porte, treinado para isso, pode fazer cá um destes estragos...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
Eu não o critico por ter escolhido o labrador. Ao fim e ao cabo é o cão que você deseja desde pequeno portanto, visto por este prisma, é a escolha acertada.okicomputer Escreveu:Musky Escreveu:TODOS os cães podem ser perigosos, ou amorosos, independentemente da raça e incluindo os chamados rafeiros. Por isso é costume dizer-se que "morde, porque tem dentes".okicomputer Escreveu:Obrigado, irei ler com atenção.
eu concordo com isso, agora virem criticar a minha escolha e colocar "rotulos" que o labrador é para quem nao se quer chatear muito com o cão etc é que enfim..
Mas não posso deixar de o criticar por, depois de colocadas aqui as suas duvidas no inicio do topico, acabar por fazer o que tinha na sua vontade. Acabou por pensar apenas em si e no seu gosto.
Sem olhar ao facto que a sua mulher gostaria de um cão que lhe fizesse companhia e lhe desse, também, uma sensação de segurança.
Portanto você está a ser extremamente egoista com a sua esposa.
E serviu-se deste forum só para se justificar perante ela.
O resto é conversa da treta da sua parte.
Compre o labrador e seja muito feliz. E não reclame das criticas, você até merecia pior.
Eu acho que o proprio PitBull tem uma personalidade forte, mas é um cão que se adapta muito bem aos seus donos, e que deixa ser ensinado e gosta de o ser, pelo menos falo de acordo a personalidade do meu APBT!doglover80 Escreveu:Não há raças perigosas nem potencialmente perigosas ... nãoexiste nenhum estudo que comprove a existência de uma relação entre a raça e a agressividade (foi uma lei de politicos).okicomputer Escreveu:Obrigado, irei ler com atenção.
Existe relação entre os conhecimentos do dono e a agressividade.
No entanto eu considero pela minha experiência que existem raças com uma personalidade mais forte ... que são necessárias mais competências por parte dos donos e por isso mais experiência ... não quer dizer que sejam agressivos, podem ter outros problemas comportamentai e ser abandonados ou viver confinados no canil.
Um pitbull ou um american staff são optimos para qualquer pessoa ... são cães muito amistosos ... o rottweiler, pastor alemão, dogue argentino, akita, serra da estrela, rafeiro do alentejo, etc. são cães com uma personalidade mais vincada. Seja como for para não descriminar raças eu prefir4o o critério do peso ... que já vimos que no caso dos pittbull e staff não se adequar ... mas nos restantes quanto maior mais perigoso pela força fisica que tem.
Cumps
Não concordo. São óptimos para quem saiba que podem ser perigosos para outros cães e para quem saiba lidar com isso.Um pitbull ou um american staff são optimos para qualquer pessoa