ADOPTAR OU COMPRAR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça ago 04, 2009 10:13 pm

Não entendo porque foi usada uma citação minha noutro topico, mas tasssss bbbeeeemmmmm

Quando não se "sabe" o que se quer, que é o que acontece sempre que aqui alguem aparecer a pedir opiniões, muitas vezes sem tusto para comprar um cão xpto, com LOP etc, ao insistirem com uma raça estão a "empurrar" a pessoa para um criadeiro...
Repito o que disse no post citado, se calhar se forem ao canil e/ou associação local ficam admiradissimos com a quantidade de cães de raça que lá se encontram... estes desgraçadinhos se calhar foram comprados e depois abandonados... la está, por algum iluminado que não sabia bem o que queria e foi aconselhado num forum da net...

Na ASAAST entregaram-nos um Serra da Estrela com LOP, sim com o papelinho e tudo...

Para quem mandou a boquinha, eu sou uma BOXERAHOLIC, Boxer é a minha raça de eleição, sabem quantos Boxers existem em canis municipais de ABATE neste momento? Pelo menos 3 e são bem mais Boxers do que os que tem o papelinho, sabem quando compraria um Boxer? Nunca....

Gostos e Opiniões cada um tem a sua.

É tão legitimo adoptar como comprar, como é legitimo aconselhar a pessoa a visitar associação local e o canil municipal.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça ago 04, 2009 11:36 pm

AcTiOnGiRl Escreveu:Não entendo porque foi usada uma citação minha noutro topico, mas tasssss bbbeeeemmmmm
Entende que não foi para te atingir, somente achei a frase interessante para abrir este tópico, poderia ter procurado outra qualquer que o efeito seria o mesmo.

Quando não se "sabe" o que se quer, que é o que acontece sempre que aqui alguem aparecer a pedir opiniões, muitas vezes sem tusto para comprar um cão xpto, com LOP etc, ao insistirem com uma raça estão a "empurrar" a pessoa para um criadeiro...
Não, em caso de insistirem na compra, não falta quem aconselhe a fazê-lo num Criador, inclusivé pedir a lista ao C.P.C., assim como aconselham a ler sobre a raça e muitos aconselham a não adquirir cão, quer seja adoptado ou comprado (há um conselho destes recente).
Repito o que disse no post citado, se calhar se forem ao canil e/ou associação local ficam admiradissimos com a quantidade de cães de raça que lá se encontram... estes desgraçadinhos se calhar foram comprados e depois abandonados... la está, por algum iluminado que não sabia bem o que queria e foi aconselhado num forum da net...
Concordo com a ida ao canil em primeiro lugar se não for exigente na raça. Discordo quando dizem que no canil há cães de raça, excepto se foram entregues juntamente com a documentação respectiva, caso contrário terão de ser submetidos a uma prova para atribuição do RI que dirá que efectivamente são de raça.

Na ASAAST entregaram-nos um Serra da Estrela com LOP, sim com o papelinho e tudo...
No teu petsite ainda não o vejo. E quantos é que ficaram na ASAAST com papelinho? Sabes muito bem que não é vulgar as associações ou canis terem cães com documentos.

Para quem mandou a boquinha, eu sou uma BOXERAHOLIC, Boxer é a minha raça de eleição, sabem quantos Boxers existem em canis municipais de ABATE neste momento? Pelo menos 3 e são bem mais Boxers do que os que tem o papelinho, sabem quando compraria um Boxer? Nunca....
Se todos aqueles que gostam da raça mencionada fossem em primeiro lugar ao canil, provavelmente não afirmarias que não compravas, porque não haveria para adopção. Quanto a serem mais Boxers que o teu, só vendo os papéis (LOP ou RI).

Gostos e Opiniões cada um tem a sua.
Por isso é que existem os Fóruns, para trocar, ideias, gostos, opiniões, sugestões, curiosidades, brincadeiras, fotos, até asneiras, etc. há lugar para tudo e todos.

É tão legitimo adoptar como comprar, como é legitimo aconselhar a pessoa a visitar associação local e o canil municipal.
100% de acordo.
Um abraço
jofelix
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 11:45 pm

texuga Escreveu:
c_saraiva Escreveu:
As raças não vão desaparecer pois continua a ser permitida a sua criação desde que tenham LOP :wink:

A unica que poderia desaparecer é o pitbull, mas mesmo esse não desaparece pois continua a ser criado a margem da lei (se bem que a maioria de pit não têm nada). E mesmo assim, no meu entender o pitbull continuará a ser criado mas sob o nome de amstaff...
Acho que o que o user quis dizer foi que desapareciam, num cenário hipotético de TODAS as pessoas passarem a adoptar em vez de comprar :wink:
Exactamente, e o Csaraiva só me dá razão ao dizer que o Pitbull é o único que corre esse risco, para já.

Um abraço
jofelix
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 12:04 am

Fitinhas Escreveu:Bonito,o texto.

Lembro só que, até há pouco tempo surgiu um "movimento" contra as instalações do canil de Monsanto.
As melhoras são as que se veem :roll:

A "malta" luta , mas a "luta" é vã... :|

Quem deve ter a preocupação de solucionar este problema?
As associações? (mal teem para dar de comer aos bichos)
O governo? (tomara eles solucionarem outros, desemprego, miséria, etc)
As autarquias? ( teem mais que pensar, nomeadamente o que vão inaugurar)
Sobra quem? :roll:
Neste caso sobra o exemplo, embora de gatos é a propósito, dado pela SanaMalina que passo a citar:
Entre os dias 1 a 10 de Fevereiro decorreu a campanha "Gatos Saudáveis – Figueira Feliz", em que com a ajuda de uma equipa de voluntários da The Kismet Account foram apanhados e esterilizados 216 gatos (entre os quais 100 fêmeas e 116 machos) no concelho da Figueira da Foz .
As principais colónias de gatos foram previamente identificadas com a ajuda dos munícipes, tendo sido as freguesias de Tavarede e Vila Verde onde maior foi essa colaboração. Assim, na Fontela foram apanhados e esterilizados 44 gatos. Em Tavarede foi possível contabilizar 62 gatos esterilizados (Praça Mário Luís dos Santos, Rua Jacinto Pedro, Vila Robim, Vila Amaro, Rotunda do Cavador, Casal da Areia). Na Freguesia de Lavos foram apanhados 28 gatos (a maioria deles junto à fábrica da Soporcel) e em Maiorca 18 gatos. Dentro da freguesia de São Julião, a maior quantidade de felinos foi apanhada na Rua Abade Pedro junto ao Centro de Artes e Espectáculos (17 animais). Outros locais em consideração foram a Rua 10 de Agosto (7 gatos), a zona junto ao Ginásio Clube Figueirense (7 gatos), a Rua do Mato (6 gatos) e a Praceta Dr. Joaquim Feteira (5 gatos).

Os gatos foram apanhados com a ajuda de armadilhas com comida, sendo em seguida transportados para o Centro de Recuperação Animal da Figueira da Foz (junto ao Horto Municipal), onde a equipa procedeu à esterilização. Decorrido o período do pós-operatório (2 dias) os gatos foram libertados nos mesmos locais onde foram apanhados.

Obrigada The Kistmet Account e WVS!
http://www.kismetaccount.org.uk/
Este exemplo é demonstrativo do que eu disse anteriormente, o problema de 216 animais abandonados não passará de 216, uma vez que não haverá procriação e diminuirá com o passar da idade e consequente morte natural dos mesmos.
Alguém terá que tomar a iniciativa, caso contrário o problema agravar-se-á exponencialmente.
Um abraço
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 05, 2009 8:12 am

jofelix Escreveu:Este exemplo é demonstrativo do que eu disse anteriormente, o problema de 216 animais abandonados não passará de 216, uma vez que não haverá procriação e diminuirá com o passar da idade e consequente morte natural dos mesmos.
Alguém terá que tomar a iniciativa, caso contrário o problema agravar-se-á exponencialmente.
Um abraço
E desde quando pode fazer o mesmo com os cães? OK. Esterilizar e depois? Cria matilhas de cães controladas?
Este tópico começou com a teoria da conspiração: Adoptantes exterminam criadores e a volta que isto já deu.

Para não ser injusta levanto-lhe umas questões Jofelix:
Conhece de perto uma associação de animais abandonados? Já trabalhou de perto com esta realidade?
Contribuí de alguma forma para o flagêlo que são os animais abandonados em Portugal? Seja a nivel de contribuições monetárias, de voluntariado?
A titulo pessoal já se encarregou de algum "rafeiro" que tenha saltado o seu muro para dar uma de Don Juan com a sua purissima cadela?

Dado que acusa no geral que as pessoas são dadas a grande inércia e até avança com a verdadeira inovação da esterilização pergunto-lhe, já deu do seu bolso alguma contribuição para esta esterilização?

A titulo pessoal Jofelix, que comportamentos já tomou para dar a sua pequena contribuição a um problema que nos afecta a todos e aos animais em particular?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jofelix
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 10:31 am

LuMaria Escreveu:
jofelix Escreveu:Este exemplo é demonstrativo do que eu disse anteriormente, o problema de 216 animais abandonados não passará de 216, uma vez que não haverá procriação e diminuirá com o passar da idade e consequente morte natural dos mesmos.
Um abraço
E desde quando pode fazer o mesmo com os cães? OK. Esterilizar e depois? Cria matilhas de cães controladas?
É preferível, ou não ... até atingir o nível de países mais civilizados , como a Alemanha, Suécia, etc.
Este tópico começou com a teoria da conspiração: Adoptantes exterminam criadores e a volta que isto já deu.
Não deu volta nenhuma, faz parte do tópico!

Para não ser injusta levanto-lhe umas questões Jofelix:
Conhece de perto uma associação de animais abandonados? Já trabalhou de perto com esta realidade?
Conheço muito bem a forma como trabalha a Associação perto de mim, são demasiado exigentes e por isso andam sempre à rasca, porque recolhem e tornam complicada a adopção. É preferível um cão com tecto e comida do que um abandonado, penso eu e tu também. Não trabalho.
Contribuí de alguma forma para o flagelo que são os animais abandonados em Portugal? Seja a nivel de contribuições monetárias, de voluntariado?
Já adoptei um cão e retiraram-mo pelos motivos anteriormente mencionados. Nem todos pensam como tu
As proprias pessoas que trabalham como voluntárias preferem ver os animais fechados nas casas dos donos 23 horas se for necessário, porque pelo menos têm um doninho.
A titulo pessoal já se encarregou de algum "rafeiro" que tenha saltado o seu muro para dar uma de Don Juan com a sua purissima cadela?
Ainda não porque tomei precauções, mas vontade não lhes falta.

Dado que acusa no geral que as pessoas são dadas a grande inércia e até avança com a verdadeira inovação da esterilização pergunto-lhe, já deu do seu bolso alguma contribuição para esta esterilização?
Eu não pretendo acusar ninguém em particular, acuso todos aqueles que podendo fazer algo não fazem, seja por inércia, ignorância, não dar votos, etc. Não é inovação nenhuma, não descobri a pólvora como já me disseram, já foi feito e com resultados satisfatórios e está a ser feito no Brasil, também com resultados surpreendentes.
Quanto à contribuição darei quando uma Campanha em larga escala se iniciar. Não dou para esterilizar um animal e manter o problema.

A titulo pessoal Jofelix, que comportamentos já tomou para dar a sua pequena contribuição a um problema que nos afecta a todos e aos animais em particular?
Considera este tópico um comportamento, um agitar de águas e uma pequena contribuição para resolver o problema, porque se aqueles que mencionei acima fizerem aquilo que todos pretendemos, ou seja, contribuir para a esterilização generalizada e em grande escala, para tal bastava um lobby que conseguisse convencer um Presidente de Junta de Freguesia ou de Câmara para tomar a iniciativa e dar o exemplo. Pode ser que se consiga o objectivo.
Um abraço
P.S. - Não coloques questões pessoais, porque isso não contribui em nada para o tópico. O ditado é velho: Olha para o que digo e não para o que faço.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta ago 05, 2009 11:24 am

sanaMalina Escreveu:! :oops:

Aqui fica um site onde foi feita uma campanha de esterilização de gatos e gatas (bem sei que não são canídeos mas a ideia é basicamente a mesma que aqui foi sugerida) em que foram esterlizados 216 gatos e gatas de rua que depois de 2 dias de recuperação doram novamente libertados :wink:

http://apaff.net/ver.php?id=2367

Na minha opinião era o que deviam fazer por todo o País! :wink:

PS:Não sei se esta associação ou outra do género já fez ou vai fazer uma campanha destas relativamente aos cães e cadelas nem se é possível!
A Associação Animais de Rua faz esterilizações de gatas e cadelas :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta ago 05, 2009 12:04 pm

Todas as cadelas e alguns cães da minha associação vão esterilizadas para os adoptantes ... não saltam muros de ninguém... :lol:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 12:12 pm

Jofelix Escreveu:
LuMaria Escreveu:A titulo pessoal Jofelix, que comportamentos já tomou para dar a sua pequena contribuição a um problema que nos afecta a todos e aos animais em particular?
Considera este tópico um comportamento, um agitar de águas e uma pequena contribuição para resolver o problema, porque se aqueles que mencionei acima fizerem aquilo que todos pretendemos, ou seja, contribuir para a esterilização generalizada e em grande escala, para tal bastava um lobby que conseguisse convencer um Presidente de Junta de Freguesia ou de Câmara para tomar a iniciativa e dar o exemplo. Pode ser que se consiga o objectivo.
Pois, como eu calculei, o contributo altruísta foi nenhum. Não o condeno por isso, nem tenho porque fazê-lo, mas por exemplo, a forista que foi buscar para abrir este tópico, já deu o corpo ao manifesto de variadissimas maneiras e acredito que terá abdicado de muito bem estar e lazer para o fazer, como tem vindo a fazer. O conselho que ela deu faz parte de uma opção pessoal que não é só dela e pode manifestar a sua opinião sem levar com o rótulo terrivel de exterminadora de criadores, raças e lá no fim, dos canideos sobre a face da terra.

O que me leva a perguntar e gostaria de ver respondido com argumentos: De que forma acaba com a criação/criadores e canideos o facto de as pessoas optarem por adoptar um animal? Afinal o tópico é sobre isto não é?
Jofelix Escreveu: O ditado é velho: Olha para o que digo e não para o que faço.
Então se calhar é melhor ir prestando atenção ao que alguns foristas vão fazendo. Não ficam pelos tópicos e pelo que dizem, incluindo a forista com que resolveu iniciar este tópico :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jofelix
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 12:55 pm

doglover80 Escreveu:Todas as cadelas e alguns cães da minha associação vão esterilizadas para os adoptantes ... não saltam muros de ninguém... :lol:
Olá,
Parece que ninguém quer perceber.
As cadelas da tua associação são entregues esterilizadas, está correcto e é óptimo, mas há associações que não o fazem por falta de meios, financeiros ou outros.
Mas não são as cadelas e cães de associações e afins que me preocupam, são as abandonadas na rua, pinhais, florestas, etc., que não são recolhidas atempadamente e se multiplicam N vezes até ao momento em que são recolhidos.
O ideal é que após a denúncia houvesse alguém com responsabilidades civis e sociais que fizesse a recolha imediata e esterilizasse os animais, sendo esta comparticipada pelo Estado.
Os cães da tua associação, porque estão esterilizados, não precisam de saltar o muro porque eu abro o portão, mas aos outros não :lol:
Um abraço
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta ago 05, 2009 1:04 pm

Se todos tiverem a sua postura jofelix, acredite que essa campanha em massa nunca vai acontecer, sabe porque?
Porque essas campanhas em massa iniciam-se dentro das associações que você pelos vistos não ajuda.
Na ASAAST o ano passado esterilizamos + de 200 cadelas sabe como?
Através de madrinhas de esterilizações, sim, crentes que abrem os cordões á bolsa e não se preocupam "APENAS" com a sua cadela purissima, tem os horizontes mais alargados, muito do € foi conseguido atraves de vendas da net e muitas coisas feitas por mim que sou outra crente que em vez de me divertir, saiu do trabalho e vou para casa fazer caixas para vender para obter €.
Nenhuma cadela "nossa" sai sem ser esterilizada, mesmo as que tem papelinhos, nós somos munta más e sim, somos daquelas que escolhemos os adoptantes.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

quarta ago 05, 2009 1:09 pm

Entendo perfeitamente a preocupação do forista Jofelix, no que diz respeito a esterelizaçoes.

Mas estou como a LuMaria, em quê que o adoptar afecta a existência dos criadores?
Este tópico está muito confuso, tem muitas temáticas juntas, n se percebe bem a finalidade do mesmo, nem a questão que coloca :roll:
LuMaria
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 1:09 pm

Jofelix Escreveu:Pela lógica da ActionGirl e outros, que constantemente dão este conselho, qualquer dia não há compradores logo não haverá criadores e finalmente acabarão os cães de raça apurada e teremos somente rafeiros/arraçados até ao dia em que o cão se extinguirá
LuMaria Escreveu:O que me leva a perguntar e gostaria de ver respondido com argumentos: De que forma acaba com a criação/criadores e canideos o facto de as pessoas optarem por adoptar um animal? Afinal o tópico é sobre isto não é?
Pode responder a esta questão Jofelix? Faz favor?
jofelix
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 1:57 pm

LuMaria Escreveu:
Jofelix Escreveu:
LuMaria Escreveu:A titulo pessoal Jofelix, que comportamentos já tomou para dar a sua pequena contribuição a um problema que nos afecta a todos e aos animais em particular?
Pois, como eu calculei, o contributo altruísta foi nenhum. Calculaste malNão o condeno por isso, nem tenho porque fazê-lo, mas por exemplo, a forista que foi buscar para abrir este tópico, já deu o corpo ao manifesto de variadissimas maneiras e acredito que terá abdicado de muito bem estar e lazer para o fazer, como tem vindo a fazer. O conselho que ela deu faz parte de uma opção pessoal que não é só dela e pode manifestar a sua opinião sem levar com o rótulo terrivel de exterminadora de criadores, raças e lá no fim, dos canideos sobre a face da terra.
Como ela há muitas e eu não a rotulei de exterminadora de coisa nenhuma, isso são palavras tuas.

O que me leva a perguntar e gostaria de ver respondido com argumentos: De que forma acaba com a criação/criadores e canideos o facto de as pessoas optarem por adoptar um animal? Afinal o tópico é sobre isto não é?
Já foi explicado por mim e não só neste tópico, basta ler com atenção.
Até deram o exemplo do Pittbull que por causa de uma lei estúpida, para não ser extinto terá que mudar de nome para amstaff.

Não, o tópico é sobre tudo aquilo que se tem discutido, à excepção deste virar de baterias que me fazem sentir o mau, o culpado pela desgraça dos cães abandonados.
Jofelix Escreveu: O ditado é velho: Olha para o que digo e não para o que faço.
Então se calhar é melhor ir prestando atenção ao que alguns foristas vão fazendo. Não ficam pelos tópicos e pelo que dizem, incluindo a forista com que resolveu iniciar este tópico :wink:
Desculpa mas agora vou ser violento:
Aqueles a que te referes sentir-se-iam mais realizados, se aquilo que eu preconizo em posts atrás, tivesse sido praticado há dez anos atrás, hoje não haveria tantos cães abandonados que por sua vez levaram à criação de tantas associações e voluntários que pouco podem fazer por falta de meios e que se vão multiplicando na mesma proporção dos cães.
E têm falta de meios porque por cada cão esterilizado de seguida aparece uma ninhada abandonada, e porquê, porque não se esterilizou a mãe atempadamente, e assim por muitas contribuições altruístas nunca chegam porque não resolvem o problema, adiam-no.
Gostava que me respondesses, porque é que nos outros países resolveram o problema e nós não?
No meu tempo, sou do campo e velhote, todos tinham cão e viam-se poucos abandonados e quando os havia eram rapidamente recolhidos pela GNR.
Porque é que estão à espera que eu seja altruísta? Já disse que quando alguma associação avançar com a esterilização em massa, sê-lo-ei.
Porque é que retiram frases minhas do contexto, para me questionarem só sobre o que lhes interessa?
Porque é que não me questionam por exemplo:
Porque é que o Estado não faz nada para resolver a situação?
Respondo já: Porque as Associações resolveram assumir esse papel não tendo dinheiro para tal, só têm amor.
Assim como qualquer pretenso dono de cão se só tiver amor para dar, não deve ter cão, as associações também não.
Pode ser que assim o Estado assuma o papel que lhe cabe.
É a minha opinião e é tão válida como outra qualquer.

Um abraço :wink:
P.S. Peço desculpa à ActionGirl por ter utilizado uma frase sua, e não só, para abrir este tópico. Sei que a retirei do contexto, mas achei-a uma frase excelente para abrir um novo tópico e como já disse não sou contra as adopções.
jofelix
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 3:09 pm

LuMaria Escreveu:
Jofelix Escreveu:Pela lógica da ActionGirl e outros, que constantemente dão este conselho, qualquer dia não há compradores logo não haverá criadores e finalmente acabarão os cães de raça apurada e teremos somente rafeiros/arraçados até ao dia em que o cão se extinguirá
LuMaria Escreveu:O que me leva a perguntar e gostaria de ver respondido com argumentos: De que forma acaba com a criação/criadores e canideos o facto de as pessoas optarem por adoptar um animal? Afinal o tópico é sobre isto não é?
Pode responder a esta questão Jofelix? Faz favor?
Ok eu explico e sem favor. Visitei o teu perfil para te poder responder.
Também sou Aquário e está tudo dito.

LuMaria de apelido Vasconcelos
Imagina que te dizem para não procriar, mas sim para adoptar.
Embora o teu filho adoptado tenha tomado o apelido, não o é efectivamente, assim como os seus descendentes.
Resultado: A família (Raça) Vasconcelos também acaba, porque não houve quem se preocupasse com a sua manutenção.

Quanto à extinção do cão é um lapso, quero dizer extinção do cão de raça.
Fiz-me entender com estes argumentos ou é preciso mais? :wink:
Um abraço
Responder

Voltar para “Cães”