Ora bem, já disse eu e já disseram muitos membros aqui do forum, mas repete-se mais uma vez...
Caso não saibam, os vossos vizinhos não têm que aturar os vossos cães.
Ainda não vi uma unica pessoa chegar aqui a arca a dizer "o mau cão tem um problema comportamental, passa o tempo a ladrar e da cabo da paciencia aos vizinhos...como é que posso resolver o problema?"...O discurso é sempre do tipo "coitadinho do meu cachorrinho

é tão sossegadinho, nunca faz barulhinhuuu ninhum e os parvos dos meus vizinhos estão sempre a implicar com ele...o que é que eu faço pra lixar ainda mais a vida aos vizinhos e eles me deixarem em paz de uma vez?"
Bolas, acordem para a vida, se levam um cão para casa têm que ser responsaveis pela sua educação e isto inclui ensinar-lo a não incomodar os vizinhos...não são capazes de o fazer enquanto o cachorro é pequeno, não o ensinam o cachorro desde cedo que não deve ladrar só porque sim, muitas vezes nem sequer dão exercicio suficiente ao cão, fazendo com que nunca se liberte da energia acumulada, dá só o passeiozinho higienico e depois upa pra cima do sofá ver tv...
Depois sugere-se aqui uma forma rapida, indolor e eficaz de resolver o problema (e até cheirosa) tipo a tal coleira de citronela mas "ai não que metodos tão crueis, coitadinhos dos cãezinhos como eles sofrem, ainda os matam, eles têm mesmo é que ladrar e não dar sossego a ninguem na vizinhança..."
Bolas, se não sabem educar os vossos cães arranjem cães de loiça...
Como já aqui foi dito, para alem de arranjarem problemas com os vizinhos ainda podem por em riso a segurança dos cães, há vizinhos que podem tentar resolver o assunto eliminando os cães...
E é muito facil por as culpas para cima dos outros...os outros é que são implicantes, os outros é que não gostam de animais...Já pensaram que talvez a culpa seja vossa?Que estão a faltar com alguma coisa ao vosso cão?Sim, porque eles não precisam só de comidinha e de muuuuuuuuuiiitooooo amorrrrr...Ou já pensaram que o cão pode ter algum problema que só pode ser resolvido com vet ou com treinos?
Depois do desabafo...
slinky1, não sei que tipo de exercicio dá ao seu cão, mas se fosse eu a sí, se tivesse oportunidade disso, aumentava a carga de exercicio, os cockers são cães de caça, muito resistentes e activos, e quando se lhes dá pouco exercicio podem desenvolver problemas comportamentais (ladrar excessivo é um deles)...Pode fazer varias coisas como levar o cachorro para dar uma corrida, leva-lo a acompanha-lo numa volta de bicicleta, atirar-lhe uma bola varias vezes para ele ir buscar, jogar frisbee...a par disto, eu no seu lugar aumentava tambem jogos que lhe estimulassem a mente e exercicios de obediencia...
Isto pode ser uma solução para o problema...
Caso não resulte, ensinar o cão a ladrar a ordem pode ajudar, a coleira de citronela pode ser uma forma muito simples de resolver o problema...e acho uma boa ideia falar com o vet para tentar perceber se o cão sofre de algum tipo de ansiedade que esteja já a um nivel patologico...
Boa sorte