Quem tem um tem dois?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Stargirl_
Membro
Registado: quarta jul 02, 2003 1:31 am

quinta ago 21, 2003 4:51 pm

Ola a todos, cá estou eu com mais uma pergunta ;)

É verdade que como dizem "quem tem um cão, tem dois"? É que eu estou a adorar ter o Ben, todo o trabalho que diziam que um cachorro dava, eu não estou a achar, adoro tratar dele, brincar com ele, tudo mesmo.
E hoje falei para a senhora de onde o Ben veio para lhe dar noticias dele e soube que um dos manos dele ainda esta para ser adoptado e gostava de ficar com ele tambem.
Estive a pensar e tenho condições para ter dois, tenho tempo para me dedicar aos dois mas gostava de saber das pessoas mais experientes se faço mal em ter dois tão novos ao mesmo tempo, ou em juntar dois irmãos que não se vêm há algum tempo.
Como eu não sei muito sobre o assunto gostava que me aconselhassem, as minhas perguntas até vos podem parecer um bocado ridiculas mas não faço ideia se há ou não uma parte negativa nisto :?:
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta ago 21, 2003 5:01 pm

Bem, eu durante muito tempo só tive a Margot, até que adoptei a Daisy..ou sejá o dobro do trabalho, o dobro da despesa...mas o dobro da compensação. Noto a Margot mais esperta, pois a Daisy puxa muito por ela, brincam muito as duas, não passam 1 minuto uma sem a outra ( agora por acaso estão separadas, e notei que pelo menos a Daisy que está comigo, foi.se um pouco a baixo )
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta ago 21, 2003 5:28 pm

Outro cão significa mais trabalho, mais despesas, mais tempo, etc.

No entanto, se resolver tê-lo, sou de opinião que adquirir outro cachorro da mesma idade que o seu é a escolha indicada: crescem juntos, ´~ao tem problemas de incompatibilidades nem de lutas, pode dar a mesma ração aos dois, enfim, como lhe disse parece o mais indicado.

Quanto ao sexo do novo amigo tem de ponderar que se escolher uma fêmea terá de ter cuidado nas alturas do cio, porque o seu Ben não se preocupará se ela é ou não da família...

É uma opção que você deve ponderar bem antes de tomar. Desejo-lhe muita sorte, seja qual for a decisão.

José Carlos
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta ago 21, 2003 6:48 pm

Concordo com o Jcsousa, mas também há uma solução fácil para a última situação enunciada. A esterilização e /ou a castração. Como pode ser feita após o 1º cio ( dizem alguns entendidos) fica com uns problemas a menos.
Eu adorava dar um amigo Golden à Goldie... mas neste momento não tenho forças para puxar dois na rua! A Goldie pensa que todos são amigos e tenta ir para receber mimos, mas não a deixo, porque as pessoas não têm de gostar só porque eu gosto... e porque já lhe bateram e também já me fuzilaram com os olhares. Aprende-se das piores maneiras.

Desejo-te a maior sorte mas pensa principalmente, já que tempo tens para dispor, nos custos económicos. Infelizmente problemas podem acontecer e existem uns bem dispendiosos.

;)
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 21, 2003 6:52 pm

Sea

Sem querer entrar em polémicas inúteis, devo dizer-lhe que sou absolutamente contra a esterilização de animais apenas com o objectivo de dar menos trabalho aos donos. como seria o caso (hipotético) em questão.

Admito-a como último recurso e apenas para benefício da saúde dos bichos.

Cumprimentos

José Carlos
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 21, 2003 8:14 pm

jcsousa Escreveu: Sea

Sem querer entrar em polémicas inúteis, devo dizer-lhe que sou absolutamente contra a esterilização de animais apenas com o objectivo de dar menos trabalho aos donos. como seria o caso (hipotético) em questão.

Cumprimentos

José Carlos
Olá José Carlos,

Mas qual o objectivo de deixar uma cadela "inteira" quando não temos o objectivo de cruzá-la?
Por exemplo, a Shiva vai ser esterilizada por essa razão. Não é o caso do trabalho que me daria (e daria uma vez que vivemos num apartamento e numa zona com muitos cães, muitos dos quais andam soltos, o que dificultaria os passeios nessa altura, mas para tudo há solução) mas sim ela não estar a ter cios "para nada"...
Não leve a mal o meu post, é que fiquei intrigada ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta ago 21, 2003 8:25 pm

A meu ver se já ponderou os pró e os contras todos, acho que sim que deve ter dois cães. Eu estou na mesme situação e não me arrependo nada, tenho uma com 6 meses e uma com dois, apezar de mais velha ter regredido um pouco na aprendizagem, nomeadamente das necessidades ( Hoje aquele cachorro com 25 kg foi fazer chichi no jornal da outra :roll: ), voçê não terá esse problema porque são os dois da mesma idade.

Melhor que um cão só mesmo dois ;)
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 21, 2003 8:29 pm

Bem, nynf, repito-lhe o que disse à sea - não quero levantar nenhuma polémica com esta opinião. No entanto, aqui lhe deixo os meus motivos:

- a meu ver, o PRIMEIRO dever do dono é tornar o seu cão o mais apto possível - tudo o resto deve vir de acordo com este objectivo;

- um cão esterilizado vê-se anulado numa das suas funções vitais mais importantes - a reprodução; é, portanto, um cão MENOS APTO, digamos, um cão imcompleto.

Esta é a minha opinião, e evidentemente que respeito a sua

Cumprimentos

José Carlos
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 21, 2003 8:31 pm

jcsousa escreveu:

Sea

Cumprimentos

José Carlos

Olá José Carlos,

Mas qual o objectivo de deixar uma cadela "inteira" quando não temos o objectivo de cruzá-la?
Por exemplo, a Shiva vai ser esterilizada por essa razão. Não é o caso do trabalho que me daria (e daria uma vez que vivemos num apartamento e numa zona com muitos cães, muitos dos quais andam soltos, o que dificultaria os passeios nessa altura, mas para tudo há solução) mas sim ela não estar a ter cios "para nada"...
Não leve a mal o meu post, é que fiquei intrigada
Olá nynf,

Neste aspecto assumo uma posição similar ao do jcsousa.

Para quê retirar, a um animal, um orgão perfeitamente saudavel e natural ?

É verdade, existem à partida inumeras vantagens, desde razões de saude a razões comportamentais, passando é claro pelo comodismo do dono.

No entanto, quando se adquire um cão, é para o bom e para o mau. Se vamos, começar a cortar o cão aos pedaços, só apenas para nosso comodismo, sem vantagem para o cão (ignorando aqui, as possiveis vantagens para a saude do cão) vale mais não ter cão e ter um peluche.

As razões de saude .... ora bem, se vamos começar a pensar que a nossa cadela poderá desenvolver tumores no utero, vamos também pensar nos problemas de saude associados a todos os outros orgãos. A verdade é até a actualidade, a "especie" canina chegou até aos nossos dias muito bem representada, por isso não nos vamos por a esterilizar todas as cadelas só por prevenção e por fantasmas.
E nem vou buscar, os cortes comportamentais que tal decisão implica no pobre bicharoco.

Não, não sou contra a esterelização (inclusive, tenho uma cadela esterelizada) desde que haja um fundamento, seja para controle de populações de cães vadios ou em caso de doença diagnosticada.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 21, 2003 9:26 pm

Cindel e José carlos, vou debruçar-me sobre este assunto, pesquisar, e lançá-lo num tópico novo (no caso de ainda não ter sido aqui discutido, vou ver os tópicos antigos)
Penso que esta é uma questão muito interessante e importante, pelo que opiniões diversas podem ser muito enriquecedoras e esclarecer duvidas.
Embora continue a pensar em esterilizar a Shiva (não digo que não mude de opinião) preocupa-me a parte de comportamento já que conto treiná-la para entrar em provas de trabalho...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 21, 2003 9:44 pm

Cindel e José carlos, vou debruçar-me sobre este assunto, pesquisar, e lançá-lo num tópico novo (no caso de ainda não ter sido aqui discutido, vou ver os tópicos antigos)
Penso que esta é uma questão muito interessante e importante, pelo que opiniões diversas podem ser muito enriquecedoras e esclarecer duvidas.
Embora continue a pensar em esterilizar a Shiva (não digo que não mude de opinião) preocupa-me a parte de comportamento já que conto treiná-la para entrar em provas de trabalho...
Olá nynf,

Procure bem nos arquivos (bem lá para trás) que deve encontrar topicos sobre este assunto - não em exclusivo, em geral metidos a meio de topicos de cadelas abandonadas e afins.

Sobre o comportamento, supostamente acalma os bicharocos, tornando-os menos fogosos e mais "tapetes". No entanto, embora na teoria seja preto no branco, na pratica varia muito. Seria interessante ouvir o que treinadores com experiencia têm para dizer.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 21, 2003 10:50 pm

Vejamos: as alusões que aqui se fizeram à esterilização de cães focaram apenas aspectos práticos - evitar ninhadas não desejadas, evitar o "assédio" de machos, etc. Não houve o outro aspecto normalmente focado por quem tem cães dentro de casa - evitar os pingos de sangue na alcatifa, etc, etc. Estamos pois a falar mais na comodidade do dono do que na saúde do animal, não é verdade?

Eu tenho sobre isso ideias muito claras: a adopção/compra de um cão deve ser tomada conscientemente. Quem adopta uma cadela deve ponderar o aspecto dos cios e a vigilância que essas fases requerem por parte do dono. Tem-se falado em muitos tópicos noutros factores como o económico, para mim muito menos importante do que este. Tudo o que vá desnecessáriamente contra a integridade ~psico-física do cão, sou contra.

Tenho PAs desde miudo e devo dizer que TODOS eles fizeram pelo menos UMA monta/ninhada. O instinto de reprodução existente em todos os animais deve, quanto a mim, ser respeitado. NUNCA cobrei um tostão por cachorros provindos dessas cadelas - antes de nascerem játinha as pessoas a quem os oferecer. De resto devo dizer que mesmo agora que crio deliberadamente ofereço boa parte dos cachorros.

Conheço as modificações que se produzem em alguns machos castrados - os seus instintos de presa e de caça ficam bastante diminuído, bem como o seu espírito de luta. Francamente não sei se o mesmo se passa com as fêmeas, mas se fosse à nynf, uma vez que quer fazer trabalho desportivo com a sua cadela, informava-me muito bem antes de tomar a decisão de esterilizá-la

Compreendo a esterilização de cães vadios ou por motivos de ´saúde. Por motivos de comodismo, estou em absoluto desacordo. Quando era miudo, lembro-me que me falaram dos gentlemen ingleses, que operavam as cordas vocais dos seus cães para eles não incomodarem os vizinhos de noite, ao ladrar. O caso da esterilização por comodismo é bastante análogo. Com o mesmo sentido qualquer dia serraríamos os dentes aos cães para eles não morderem (bem, acho que já estou mesmo a exagerar...).

Esta ´+e outra das razões por que defendo que os cães devem estar no canil e não em casa - podem-se controlar muito melhor. Estou convencido que se eles pudessem opinar, preferiam mil vezes o canil à castração...

Cumprimentos

José Carlos
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta ago 21, 2003 11:02 pm

Jcsousa,

Estamos em aprendizagem, o que são Pas?
Tenho PAs desde miudo e devo dizer que TODOS eles fizeram pelo menos UMA monta/ninhada.
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sexta ago 22, 2003 12:21 am

sea Escreveu: Jcsousa,

Estamos em aprendizagem, o que são Pas?
Tenho PAs desde miudo e devo dizer que TODOS eles fizeram pelo menos UMA monta/ninhada.
Pastores Alemães ;)
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta ago 22, 2003 9:43 am

Acho que a esterilização ou a não esterilização dos cães depende muito dos cães que se tem e da finalidade, se assim se poderá dizer, que lhes damos.

Num criador, p.e., poderá ser descabido falar em esterilização.

Eu tenho 8 cães, mas não sou nem de longe nem de perto um criador de qqr raça, porque de raça só tenho uma dalmata. Todos os outros são rafeirotes que recolhi. Dos 7 rafeiros, 2 são cadelas.

Obviamente que as esterilizei. Se assim não fosse, por muito cuidado que tivesse bastava uma distração e lá tinha eu uma ninhada de puros Street Dogs. E para quê? Para eu ficar com eles? Ná. Há tantos por aí que mais vale não mandar vir mais a este mundo, podendo ajudar os que já por cá andam.

Por isso, e como já disse, a esterilização depende de muitas coisas.

Não sou nem contra nem a favor. Como já disse, e é uma simples opinião minha, depende tudo de muitos factores. Menos por comodismo.
Para isso não tinha cães.

Miguel
Responder

Voltar para “Cães”