reproduçao de escalares alguem ajuda?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
pywy
Membro Júnior
Registado: quarta mai 03, 2006 5:45 pm

domingo ago 02, 2009 3:55 pm

ola, a dias passei na loja de animais onde custumo ir e reparei no aqua de exposiçao da loja, onde tinha 2 escalares fazendo a corte um ao outro .
de imediato lembrei-me de tentar reproduzi-los e reserveios.

agora estou a montar o meu aqua so para tentar reproduzir os escalares, o aqua é de 180 lt. e nele so tenho 3 troncos e agumas plantas, que nao sei o nome e 2 pes de anubia gigande e 3 de anubias das mais pequenas. o meu ph esta a 6.8, nao tem subtrato nenhum pois assim é-me mais facil limpar a sujidade e acho que li que os escalares sao sensiveis a sujidade no aqua.

alguem pode dizer-me se sao boas condiçoes para os reproduzir?
o que tenho de saber mais? ouvi falar em agua mole e agua dura, como sei qual o tipo de agua no meu aqua? e como mudar(caseiramente) se nao for o indicado

aceito todos os conselhos que quizerem dar.
e desde ja obrigado :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 03, 2009 10:34 am

Olá.

A reprodução dos escalares é fácil a partir do momento em que eles estão emparelhados.

Acho que o mais difícil é mesmo a eclosão e alimentação das larvas.

O seu set-up está bom mas quando a desova estiver feita tem duas hipóteses, tem que escolher o que fazer:

:arrow: Se decidir deixar a postura com os pais: é complicado porque se forem pouco experientes vão comer toda a postura. Basta apagar a luz para limparem os ovos todos. Mas pode experimentar, deixa a iluminação ligada, adiciona um pouco de azul de metileno por cima dos ovos para não fungarem (se a peixa for experiente retira os ovos estragados, são os que ficam brancos). Dentro de 48 horas os alevins eclodem e vai ter que ter artémia recém-eclodida para lhes dar ou morrem de fome. Também podem ser todos comidos pelos pais ou pelos outros habitantes do tanque.

:arrow: Partindo do princípio que a postura foi feita na folha de uma planta ou noutra superfície que possa ser retirada do aquário: tem-se um aquário preparado comum filtro de esponja de caudal fraco e coloca-se lá a postura. Trata-se a água com azul de metileno. Dentro de 48 horas dá-se a eclosão, alimentar com artémia recém-eclodida.

Nota: é preciso muita artémia até os escalaritos serem capazes de comer flocos esmagados.

Boa sorte e depois venha cá contar como foi.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

AnAPSC
Membro Júnior
Registado: terça jan 22, 2008 12:18 pm

segunda ago 03, 2009 2:34 pm

Encontrei este artigo na net, achei muito útil.
http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf

Os meus escalares reproduziram-se sem que eu fizesse nada de especial para isso, parece que o meu aqua reúne as condições propícias. O único problema é que comeram os ovos todos dois dias depois de os terem posto. Da proxima vez, passo os ovos para outro aqua e cuido eu deles...
dinodane
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 4:51 pm

É isso, eu já tive montes de posturas e nenhuma vingou por não ter condições de fazer eclodir os alevins.

cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda ago 03, 2009 8:39 pm

criei milhares de escalares se fizeres perguntas concretas posso ajudar :)
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta ago 05, 2009 9:09 pm

para fazer a reproduçao de escalares, é sempre preciso usar azul de metileno? Ou é so para se saber se os ovos estao ou nao ferteis ?

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 9:25 pm

O azul de metileno é para que os ovos não apanhem fungos e morram.

psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta ago 06, 2009 6:48 pm

ok. Porque eu nos meus escalares uma e a unica vez que puseram ovos na folha de uma planta, nunca pus azul de metileno, alias nem sabia, claro que foram todos comidos ( num aqua comunitario e nem sequer tirei a folha para por noutro aqua) :oops: :oops:
Mas o azul de metileno nao ira alterar alguma coisa no aqua tipo ph e afins?

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
cris17
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 8:08 pm

psylizart Escreveu:ok. Porque eu nos meus escalares uma e a unica vez que puseram ovos na folha de uma planta, nunca pus azul de metileno, alias nem sabia, claro que foram todos comidos ( num aqua comunitario e nem sequer tirei a folha para por noutro aqua) :oops: :oops:
Mas o azul de metileno nao ira alterar alguma coisa no aqua tipo ph e afins?

cumps
o azul de metileno so deve ser posto no aquario onde irão os ovos. se for num comunitario nao se mete e nascem na mesma nao na mesma quantidade claro
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 8:45 pm

Não, pode colocar umas gotas por cima da postura mesmo num comunitário...

cris17
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 9:34 pm

dinodane Escreveu:Não, pode colocar umas gotas por cima da postura mesmo num comunitário...
e dar cabo da colonia de bacterias tambem... para isso mais vale esha 2000
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 9:52 pm

Havia de ser bonito num aquário com uma litragem decente umas poucas gotas de azul de metileno provocarem tal catástrofe.

De resto, o autor de um artigo citado mais acima por outro post também o faz.

pywy
Membro Júnior
Registado: quarta mai 03, 2006 5:45 pm

domingo set 27, 2009 1:01 am

ola outra vez pessoal,
venho dar-vos a noticia que os meus escalares ja fizeram a pustuta e ja eclodiram ontem,
a partir de quando tenho que alimentalos?

entretanto fiz algumas alteraçoes,
os escalares mudeios para um aqua de 50 litros com uma anubia e varias pedras de xisto(onde desovaram) encostadas aos vidros,

fizeram uma pustura mas no dia seguinte comeram-na, entretanto no espaço de uma semana fizeram outra pustura , desta vez retirei metade da pustura para outro aqua, os ovos que ficaram com os pais no segundo dia foram comidos, e os que estavam no outro aquario eclodiram e estao ainda presos ao saco vitelino, sao prai uns 15/16.

num comentario anterior falaram em juntar sal a artemia..
eu ja fui comprar a artemia mas nao diz nada de juntar sal. alguem pode dar-me umas dicas de como preparar e admistrar a artemia , e em que quantidade.

tambem posso dar raçao micro flocada em po. (sera micron)?
dinodane
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 1:04 am

Quando as larvas começarem a nadar livremente vão começar a comer, é quando o saco vitelino se esgota.

cris17
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 10:02 am

eu fazia assim:
por exemplo punham ovos ao sabado, para o proximo sabado começavam a comer. Isto porque demoram 2dias a nascer mais 5 dias para esgotarem o saco vitelino
Responder

Voltar para “Peixes”