Enxofre e outros venenos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta ago 05, 2009 9:55 pm

Fitinhas Escreveu:Qd morei no Alentejo é que via muito isso ás esquinas, diziam que era para os cães n "marcarem território" :roll:
´
Depois comecei a ver garrafões de água :roll:
Pois é, só que os cães não ligam nenhuma e mijam em cima do enxofre na mesma. O pior é se o cheirarem ou se lamberem as patas sujas.

Aqui também já houve vários sítios em que fizeram isso, mas bastou alertar os moradores dos prédios, limparam logo e não repetiram. Uma loja de informática uns quarteirões adiante lembrou-se de espalhar potassa, mas também bastou deitar sobre aquilo um balde água e avisar os homens da loja de que era proibido, não voltaram a fazer.

Com aquele é que fia mais fino, sendo o tipo que é e um bêbado, não há nada que lhe entre, e se forem lá avisar de que é proibido espalhar seja o que for, ainda insulta as pessoas. Tem de ser mesmo uma autoridade a cair em cima dele.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
LucNun
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 9:58 pm

c_saraiva Escreveu:Para o caso do pior acontecer deixo aqui o link do CIAV do INEM...

http://www.inem.pt/pagegen.asp?SYS_PAGE_ID=468879

Em caso de envenenamento devem ligar 808 250 143

Em caso de envenenamento de animais tambem explicam como proceder caso liguem para la :wink:
Obrigada, c_saraiva! Vou tomar nota também disso! :wink:
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

quarta ago 05, 2009 10:08 pm

Tens razão Lucnun, se o tipo n é de conversas, mais vale ser a autoridade a falar.
Há pessoas e pessoas...
Por acaso sabia que punham isso para os cães n mijarem, mas na minha ignorância nem pensei que era tóxico :oops:

Como disse, via isso no Alentejo mas depois deixei de ver, isto já há uns anitos.

Há tempos andaram aqui uns tipos da camara a por veneno para formigas, eu fui logo desancar os homens ( :oops: ), explicaram me que o veneno que estavam a utilizar n era prejudicial para cães nem para as plantinhas. Eu fiquei me, mas será que é mesmo assim?
LucNun
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 10:27 pm

Pois, esse e os hebicidas... :? Também o Racumin (marca de veneno para os ratos) não é, em princípio, lesivo nem cobiçado pelos animais domésticos, quer gatos, quer cães, mas se algum deles caçar um rato que o tenha ingerido, adeus gato ou adeus cão.

Todos os venenos são venenos, destinem-se ao que se destinarem, e as câmaras deviam ser as primeiras a dar o exemplo e a não os usar, optando por meios naturais de controlo de pragas, mas não, refugiam-se no mais fácil, que inclui informação errada às populações...
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta ago 06, 2009 12:57 am

A Camara aqui, apesar de garantir que os pesticidas que utiliza são "inócuos", informa antecipadamente da sua aplicação. Deduz-se portanto que talvez não sejam mortais, mas 100% inócuos não são de certeza.

Penso que deves ir imediatamente à PSP ou GNR (conforme a tua localidade) e expor o assunto a quem de direito.

Também deves contactar a Polícia Municipal e o Delegado de Saúde.

Se chateares todos, alguém vai ter de tomar uma atitude.

(aqui no meu concelho andaram a espalhar trigo roxo e foi a polícia municipal que tratou do assunto).
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta ago 06, 2009 1:09 am

Olá LucNun,
É ao SEPNA que tens que te dirigir. A defesa do ambiente, fauna e flora está debaixo da sua alçada.
E posso-te adiantar desde já que se for provado, o autor incorre numa coima mínima de 550 euros aprox.
Abaixo indico o link onde podes formalizar a queixa.

http://www.gnr.pt/portal/internet/sepna ... _sepna.asp

Um abraço
sweetdog
Membro
Registado: terça mai 26, 2009 1:15 pm

quinta ago 06, 2009 9:16 am

Acho que voce deve recorrer a todas as portas e assim alguem tem que chegar a frente e resolver a situação!

Cumps
peacedogs
Registado: quinta ago 06, 2009 3:24 pm

quinta ago 06, 2009 3:29 pm

Só num país como este é deicham estas coisas acontecer deviam obrigar quem faz isto a comer o veneno
Becas2009
Membro Veterano
Registado: domingo mar 15, 2009 11:42 pm

quinta ago 06, 2009 4:50 pm

Sim, a SEPNA da área será a entidade mais indicada. Fazendo a denuncia eles são obrigados a actuar.
Para além de tudo o que já aqui foi referido (saúde pública, animais,...) lembre-os também da contaminação de solos e níveis freáticos...
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta ago 07, 2009 11:19 am

No sitio onde moro, quando colocam os herbicidas colocam uns panfletos a informar os moradores , com a data de colocação.

Quanto ao enxofre nunca vi por lá nada disso, mas já vi em outros locais uma espécie de pó amarelo, mas nunca deixei os meus cães pisarem.
Não sabia o que era, mas boa coisa não seria concerteza e por isso tive sempre cuidado.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sexta ago 07, 2009 11:20 am

peacedogs Escreveu:Só num país como este é deicham estas coisas acontecer deviam obrigar quem faz isto a comer o veneno
Se calhar a si ficava bem depois de andar a chamar palhaços aos outros aqui na arca..

E estas coiss acontecem em todo o lado...se nunca saiu daí de vila nova da patetice é problema seu para não conhecer o mundo..
LucNun
Membro Veterano

sexta ago 07, 2009 12:00 pm

Ontem lá fui fotografar aquilo e tentar falar com a administração do prédio, para alertar para a ilegalidade e as sanções a que estão sujeitos. Infelizmente, o administrador do condomínio é o tal indivíduo de que falei acima. Portanto, nada feito, nem vale a pena procurá-lo. Aliás, fiquei também a saber que todos os condóminos evitam falar com ele e a maior parte até prefere não o encontrar na escada.

Eis algumas das fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Já sabem, quando virem pó amarelo espalhado pelos cantos, é sempre enxofre. Mas há outros igualmente perigosos e que não são amarelos, podendo escapar a um olhar mais desatento: potassa, soda cáustica, venenos vários...

Nenhum deles desencoraja os cães de fazerem uma mijinha contra a parede - e ainda menos os humanos que por toda a parte se aliviam. :evil: Aqui à minha volta há locais por onde é repugnante passar, não só pelo cheiro a urina de gente, como pelos dejectos lá depositados por quem não se sabe ou quer conter. Mas a estes ninguém diz nada... :evil:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta ago 07, 2009 12:30 pm

Enfim...:evil:
No bairro onde morava, a pessoa que tratava da limpeza do meu predio, colocava enxofre na escadas ao lado do predio, e em toda a frontal do predio, para os caes nao urinarem, mas ao mesmo tempo punha taças de esparguete com ossos e carne para os mesmos se alimentarem...

Felizmente o cargo já lhe foi retirado e agora quem trata da limpeza é uma empresa, que obviamente não faz isso.

É apanhar o homem em flagrante delito e chamar as autoridades competentes.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
sweetdog
Membro
Registado: terça mai 26, 2009 1:15 pm

sexta ago 07, 2009 12:53 pm

Vamos sempre ter problemas com outras pessoas ou porque elas não gostam de animais, ou dizem que fazem xixi em qualquer lado, quanto a isto tudo o que temos que fazer é arranjar forma de contra atacar mas quais são os meios que temos, a lei, mesmo que esta tente fazer alguma coisa por vezes não tem poder soficiente para o executar correctamente!
LucNun
Membro Veterano

sexta ago 07, 2009 12:53 pm

Nazgul93 Escreveu:Enfim...:evil:
No bairro onde morava, a pessoa que tratava da limpeza do meu predio, colocava enxofre na escadas ao lado do predio, e em toda a frontal do predio, para os caes nao urinarem, mas ao mesmo tempo punha taças de esparguete com ossos e carne para os mesmos se alimentarem...

Felizmente o cargo já lhe foi retirado e agora quem trata da limpeza é uma empresa, que obviamente não faz isso.

É apanhar o homem em flagrante delito e chamar as autoridades competentes.
Apanhá-lo em flagrante é difícil, teria de me prantar lá de manhãzinha até noite alta, sete dias por semana, coisa para que não tenho vida nem feitio. Mas as fotos falam por si e acusa-se a administração do condomínio, que é quem tem a seu cargo e a responsabilidade pela manutenção do prédio.

Aliás, no formulário do SEPNA está contemplado o desconhecimento de nomes.

Logo já segue a queixa, pois há outro prédio mais adiante onde fizeram o mesmo, tenho de ir tirar a morada.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Responder

Voltar para “Cães”