Ajuda. Aquisição de Camaleão.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
bartsco
Registado: quarta ago 05, 2009 10:37 am

quinta ago 06, 2009 11:27 am

Viva,

Preciso da vossa ajuda para o seguinte:

O meu filho mais velho vai fazer 7 anos e em vez de lhe comprar uma PSP estava a pensar em oferecer-lhe 1 animal, neste caso 1 camaleão, com todas as vantagens educativas que nos oferece e por considerar que como réptil seria o mais adequado para 1 criança (iguanas estão fora de questão).

No entanto, e pelo que tenho lido, é uma espécie bastante delicada e para além de cuidar das nossas tartarugas, pouco mais sei sobre o assunto.

Gostava de saber as vossas opiniões, naquilo q fôr possivel: hábitos, alimentação, terrário, etc. pq irão ter 1 peso preponderante na minha decisão.

Obrigado desde já.
Nunca discutas com um imbecil... Ele leva-te ao seu nivel e ganha-te em experiencia.
Yusca
Registado: terça ago 04, 2009 10:33 am

quinta ago 06, 2009 11:44 am

Oferecer um camaleão a uma criança de 7 anos..... é de todo desaconselhado
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

quinta ago 06, 2009 12:13 pm

Yusca Escreveu:Oferecer um camaleão a uma criança de 7 anos..... é de todo desaconselhado
Pessoalmente acho que ate uma tartaruga é desaconselhado a oferecer a uma criança porque elas nao compreendem o quão delicadas elas sao (um gato deixas cair e ele geralmente cai em pe as tartas nao). Um reptei nao aconselhava mesmo uma psp tb nao que isso so faz e mal 8)
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quinta ago 06, 2009 1:03 pm

bartsco Escreveu:Viva,

Preciso da vossa ajuda para o seguinte:

O meu filho mais velho vai fazer 7 anos e em vez de lhe comprar uma PSP estava a pensar em oferecer-lhe 1 animal, neste caso 1 camaleão, com todas as vantagens educativas que nos oferece e por considerar que como réptil seria o mais adequado para 1 criança (iguanas estão fora de questão).

No entanto, e pelo que tenho lido, é uma espécie bastante delicada e para além de cuidar das nossas tartarugas, pouco mais sei sobre o assunto.

Gostava de saber as vossas opiniões, naquilo q fôr possivel: hábitos, alimentação, terrário, etc. pq irão ter 1 peso preponderante na minha decisão.

Obrigado desde já.
Boas,
É assim, se for uma "prenda" tens que imaginar que és tu que irás tratar dele...
Os camaleões são animais de contemplação, não gostam nem querem ser manuseados, apesar de com o tempo tolerarem o acto com mais facilidade.

Quero com isto dizer que não aconselho camaleão (ou qualquer outro réptil) como uma "prenda", a não ser que estejas bem ciente de todos os cuidados a ter com o animal, de que serás tu a tratar dele e não é para lhe tocarem... (Com um rapazote de 7anos tá-se mesmo a ver que não vai querer tocar né? :evil: )

Anyway, C.Calyptratus care-sheet by Taelife:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta ago 06, 2009 1:39 pm

Eu sou contra a oferta de animais como prenda, a menos que se reunam todas as condições para tal (disponibilidade financeira e de tempo, conhecimento, equipamento montado atempadamente etc), ainda para mais um camaleao, que é um reptil que requer um pouco mais de conhecimento e cuidado por serem mais sensiveis que um g.leopardo ou uma cornsnake p.e....
E uma criança de 7 anos, vai querer mexer muito nele, há 2 hipoteses, ser mexido excessivamente e o animal morrer por stress, ou dizer que não pode mexer, só algumas vezes, e claro, uma criança de 7 anos vai perder o interesse num instante pois só lhe pode mexer de muito em muito tempo.
E claro os cuidados teram que ficar a seu cargo...
Aconselho um pequeno roedor, pois ai obterá mais interacçao, ou se pretende mesmo um reptil, aconselho um gecko leopardo, que é muito comum ser o 1º reptil para crianças.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
bartsco
Registado: quarta ago 05, 2009 10:37 am

sexta ago 07, 2009 11:20 am

Ok.
Obrigado pelas vossas respostas.
Nunca discutas com um imbecil... Ele leva-te ao seu nivel e ganha-te em experiencia.
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

sexta ago 07, 2009 12:37 pm

Se quiser mesmo um réptil também aconselho os geckos leopardo. São bastante "resistentes" e para uma criança com 7 anos penso que é o melhor. Pode manuseá-lo mais (sempre com um adulto a ver) e de vez em quando dar de comer. Os camaleoes pelo que sei são muito sensíveis.
Também terá de ter dinheiro e tempo. Para 1 gecko precisa de:
Terrário 60x30x30 (mínimo)
Tapete, cabo ou lampada de aquecimento
Tocas
Bebedouro, etc...

Tem aqui uma care sheet:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51886
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”