A questão complexa do Corte das Orelhas
Moderador: JoanaGoncalves
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Qual a vossa opinião?
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
A minha opinião é a de respeitar o Standard da raça e continuar a cortar. Há quem pense que o standard está mal, mas esses, deviam de procurar outra raça, talvez o Bullmastiff ou o Dogue de Bordéus, em que os cães são "parecidos" mas têm orelhas e caudas inteiras...
penso que devemos ter direito a escolha.
a minha cadela é uma staffordshire americano e
é normal cortar orelhas,eu não cortei,mas
não cortei por meios financeiros pois já tinha gasto
um bom dinheiro com ela.
claro que agora estou habituado e nem penso nisso.
o meu proximo cão já o gostaria com orelhas cortadas se possivel.
claro que com orelhas cortadas
é mais facil entrar porcarias ou insectos nos timpanos
(tambem é com orelhas em meia rosa) mas tambem,
é mais facil de limpar,mantem as orelhas arejadas e
e está protegido contra possiveis brigas.
então não se pode dizer que o corte é simplesmente estetico.
por mim tanto faz orelhas cortadas ou não, é igual.
sobre se o cão sofre,não sei,mas se sofre eu prefiro não cortar,
mas devemos ser nos a decidir penso eu.
mas não somos...
estamos num debate em que não podemos fazer muito,
tudo depende de projectos lei.
habituem se a rotts com rabo,doberman com rabo e orelhas...etc
ps se o meu cão se faz atacar por outro e este lhe vai as orelhas e
faz danos importantes,eu mando cortar não importa a idade
nem a lei.
a minha cadela é uma staffordshire americano e
é normal cortar orelhas,eu não cortei,mas
não cortei por meios financeiros pois já tinha gasto
um bom dinheiro com ela.
claro que agora estou habituado e nem penso nisso.
o meu proximo cão já o gostaria com orelhas cortadas se possivel.
claro que com orelhas cortadas
é mais facil entrar porcarias ou insectos nos timpanos
(tambem é com orelhas em meia rosa) mas tambem,
é mais facil de limpar,mantem as orelhas arejadas e
e está protegido contra possiveis brigas.
então não se pode dizer que o corte é simplesmente estetico.
por mim tanto faz orelhas cortadas ou não, é igual.
sobre se o cão sofre,não sei,mas se sofre eu prefiro não cortar,
mas devemos ser nos a decidir penso eu.
mas não somos...
estamos num debate em que não podemos fazer muito,
tudo depende de projectos lei.
habituem se a rotts com rabo,doberman com rabo e orelhas...etc
ps se o meu cão se faz atacar por outro e este lhe vai as orelhas e
faz danos importantes,eu mando cortar não importa a idade
nem a lei.
-
- Membro Veterano
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
A minha opinião é esta...
O Standard permite o corte de orelhas portanto deveria ficar ao gosto de cada um... Eu pessoalmente sou um adepta ferranha do corte de orelhas desde que seja feito por um veterinario que saiba faze-lo como deve de ser e num ambiente proprio de qualquer cirurgia, com anestesia geral etc, etc...
E para mim acho que não se deveria proibir, mas sim fiscalizar em que condições estes cortes são feitos. proibir é perfeitamente descabido e quanto ao sofrimento, a minha experiencia é esta, o Czar quando fez a Octotomia a unica coisa que realmente manifestava era tristeza durante a 1ª semana porque por causa dos pontos não podia ir para a brincadeira com os outros cães a que estava habituado e é só...
Qanto atraumas quem quizer pode conhece-lo que terei todo o gosto e logo vêm que não tem ñenhum, que a questão dos traumas é mesmo para cães que fizeram o corte em sitios que não são feitos por profissionais e por vezes sem cuidado nenhum... Eu propria já trabalhei numa clinica veterinaria e sei daquilo que falo, porque o que não falta é gente que diz que sabe "cortar orelhas"por aí... Infelizmente...
O Standard permite o corte de orelhas portanto deveria ficar ao gosto de cada um... Eu pessoalmente sou um adepta ferranha do corte de orelhas desde que seja feito por um veterinario que saiba faze-lo como deve de ser e num ambiente proprio de qualquer cirurgia, com anestesia geral etc, etc...
E para mim acho que não se deveria proibir, mas sim fiscalizar em que condições estes cortes são feitos. proibir é perfeitamente descabido e quanto ao sofrimento, a minha experiencia é esta, o Czar quando fez a Octotomia a unica coisa que realmente manifestava era tristeza durante a 1ª semana porque por causa dos pontos não podia ir para a brincadeira com os outros cães a que estava habituado e é só...
Qanto atraumas quem quizer pode conhece-lo que terei todo o gosto e logo vêm que não tem ñenhum, que a questão dos traumas é mesmo para cães que fizeram o corte em sitios que não são feitos por profissionais e por vezes sem cuidado nenhum... Eu propria já trabalhei numa clinica veterinaria e sei daquilo que falo, porque o que não falta é gente que diz que sabe "cortar orelhas"por aí... Infelizmente...
<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm
Yakov, as semelhanças entre um boxer e um Bullmastiff acabam logo na aparência... Falo daquilo que vejo nos meus! O Rocky (boxer) gosta mais de correr, saltar, apanhar bolas, euquanto que o Bean (bullmastiff) é mais calminho (apesar de miúdo), mas muito mais territorial.yakov Escreveu: A minha opinião é a de respeitar o Standard da raça e continuar a cortar. Há quem pense que o standard está mal, mas esses, deviam de procurar outra raça, talvez o Bullmastiff ou o Dogue de Bordéus, em que os cães são "parecidos" mas têm orelhas e caudas inteiras...
Quem procura um boxer quer um cão médio, acho eu. Um Bullmastiff ou um Dogue de Bordéus são cães muito maiores, mais pesados, que comem mais, têm necessidades específicas diferentes das dos boxers.
O Rocky não tem as orelhas cortadas porque quando veio para minha casa já tinha passado a idade indicada para o corte. Nunca pensei em cortar-lhe as orelhas porque acho que é desnecessário... E ele adora abanar as orelhas para acordar o pessoal!

Desde que a cirurgia seja feita por um bom veterinário e fique bem feita (não há nada pior que um boxer com orelhas mal cortadas...) porque não?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Tendo em vista a proibição e o facto de curiosos estarem a aproveitar-se disto para o fazer de forma clandestina o melhor é se fizer, façam com um veterinário.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
A minha Daisy não tem as orelhas cortadas porque o vet disse que não as cortava, eu perguntei, porque normalmente todos têm as orelhas cortadas mas ele disse que não era legal e que não fazia porque não trazia nenhuma vantagem ao bicho, era só estética e que as orelhas iriam ficar muito mais desprotegidas. Hoje em dia não penso nisso, habituei-me a ve-la com ar pachorrento de orelha caída e fica muito gira. Quanto á dor, não percebo nada disso...por isso não posso comentar...posso no entanto dizer que a daisy tem o rabo cortado, e isso eu acho que ficava horrível e completamente descaracterizada se não tivesse. 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Uma vez feita por gente competente e podendo ser ao gosto dos donos, penso não haver contras por além, com a excepção da anestesia geral, que pode ser um procedimento fatal.
Pessoalmente prefiro orelhas compridas e rabo cortado nos boxers, mas quem gosta cortado e quiser arriscar, fica à consideração de cada um.

Pessoalmente prefiro orelhas compridas e rabo cortado nos boxers, mas quem gosta cortado e quiser arriscar, fica à consideração de cada um.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Não tenhamos dúvidas.... a questão actualmente apenas deverá ser abordada pela "estética" e gosto pessoal do(a) dono(a).
Não existindo fundamento funcional para o corte, o(a) dono(a) para além de analisar :
1) morfologicamente o crâneo do cachorro - não esquecer que a intervenção deverá ser feita até aos 3 / 3meses e meio no MÁXIMO
2) os crâneos dos seus progenitores, para o qual é importânte o conhecimento das linhas de sangue
3) a implantação das orelhas (correctas e equilibradas, em couve-flôr, desalinhadas na sua inserção ao crâneo)
4) e textura da cartilagem (mole ou firme)
5) local, condições veterinárias e conhecimento e competência operatória de quem vai executar a intervenção
... deverá ainda ponderar os riscos clínicos de uma anestesia e o sucesso ou inssucesso posterior do pós-operatório em as fixar erectas (massagens, talas e outras invenções, às vezes implantes de cartilagem posterior),
... e ainda o desespero de ter tomado a decisão de cortar para melhorar esteticamente uma cabeça harminiosa e ficar com um cachorro com um "corno caído" :p
Sim, até o pestinha pode estragar tudo numa noite, a fazer o pino ou a brincar com companheiros, se os tiver.
No fundo, será sempre uma opção que não deverá retirar a alegria do convivio com o nosso amigo, mas que pode efectivamente trazer problemas e arrependimento
Abraços
Não existindo fundamento funcional para o corte, o(a) dono(a) para além de analisar :
1) morfologicamente o crâneo do cachorro - não esquecer que a intervenção deverá ser feita até aos 3 / 3meses e meio no MÁXIMO
2) os crâneos dos seus progenitores, para o qual é importânte o conhecimento das linhas de sangue
3) a implantação das orelhas (correctas e equilibradas, em couve-flôr, desalinhadas na sua inserção ao crâneo)
4) e textura da cartilagem (mole ou firme)
5) local, condições veterinárias e conhecimento e competência operatória de quem vai executar a intervenção
... deverá ainda ponderar os riscos clínicos de uma anestesia e o sucesso ou inssucesso posterior do pós-operatório em as fixar erectas (massagens, talas e outras invenções, às vezes implantes de cartilagem posterior),
... e ainda o desespero de ter tomado a decisão de cortar para melhorar esteticamente uma cabeça harminiosa e ficar com um cachorro com um "corno caído" :p
Sim, até o pestinha pode estragar tudo numa noite, a fazer o pino ou a brincar com companheiros, se os tiver.
No fundo, será sempre uma opção que não deverá retirar a alegria do convivio com o nosso amigo, mas que pode efectivamente trazer problemas e arrependimento
Abraços
<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
atenção…sou um fervoroso adepto do corte!!!!
mas já optei nalguns casos por não o fazer quando tinha uma cabeça bonita que muito pouco melhoraria e poderia ficar “estragada”
Abraços
mas já optei nalguns casos por não o fazer quando tinha uma cabeça bonita que muito pouco melhoraria e poderia ficar “estragada”
Abraços
<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>
-
- Membro Veterano
Já somos 2!LindAlba Escreveu: atenção…sou um fervoroso adepto do corte!!!!

<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
somos 3...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
casadiscaes Escreveu: somos 3...

<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Eheheh, eu nem por isso. Gosto de ver os focinhos das minha beiçolas com as orelhinhas compridas. Ficam tão giras!!!LindAlba Escreveu: atenção…sou um fervoroso adepto do corte!!!!
Abraços

Acho que as orelhas cortadas dão um ar mais imponente e agressivo aos cães (apenas aparentemente, atenção).

na pre-história os seres humanos (homens e mulheres) cortavam partes do corpo, faziam tuneis nos labios, orelhas, nariz, sem falar nos banais piercing, tatuavam-se de formas brutais e sem qualquer tipo de meios tecnicos e de higiene. actualmente quem o faz, geralmente jovens ( e eu tb ja fiz um piercing, mas porque quis) faz de livre vontade e nao é por os pais dizerem para o fazer. mete-me muita confusao ver caes com as orelhas cortadas. se nao nascem de orelhas curtas, nao somos nós que as devemos cortar. alem de os boxers ficarem bem mais bonitos de orelhas naturais. alem disso, a forma standart de orelhas cortadas foi criado por nós. porque nao adoptar a forma standart de orelhas não cortadas.
digo NAO ao corte das orelhas. sao muito mais bonitos e com um ar muito mais meigo.
digo NAO ao corte das orelhas. sao muito mais bonitos e com um ar muito mais meigo.