ADOPTAR OU COMPRAR
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
- Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel
Esqueci-me de falar sobre a dita “lei da esterilização”… pois bem...
É um assunto muito delicado… e de certa maneira o justo uma vez mais iria pagar pelo pecador…
Fartamo-nos de aqui ler… castre o seu cão, esterilize a sua cadela… não contribua ainda mais para aumento da população canina, já existem tantos cães abandonados…e por aí adiante…
A minha opinião é, e uma vez mais faço-a repetir, castrem/esterilizem no momento que acharem que não conseguiram assegurar que o seu cão/cadela um dia possa acasalar acidentalmente… digam o que quiserem mas a verdade é que hoje em dia trazer ao mundo (acidentalmente) mais meia dúzia de cachorros é grave e é cruel…
Não brinquem aos Criadores, deixem esse trabalho para quem sabe o que está a fazer!
Às vezes é difícil perceber porque é que uma pessoa que NÃO é criadora, nem tem um excelente exemplar da raça que algum dia poderia vir a ser solicitado para reprodutor por um Criador queira ter o cão não castrado… Mas se eu pensar bem vejo que há bons donos que podem sem dúvida alguma ter os seus cães “inteiros” e salvaguarda-los de algum acasalamento acidental… mas caramba, a verdade é que os acidentes são isso mesmo, acidentes… algo não planeado, inesperado…
No meu caso, cão meu só não será castrado se o criador que mo vendesse dissesse que aquele cão poderia vir a ser um excelente exemplar… caso contrário aos 6 meses já estaria castrado! Quando tiver um cão “desses” o mesmo será levado a exposições e dependendo da sua classificação é que seria realmente castrado ou não…
A solução do problema que existe hoje em dia não passa pela implantação de uma lei, como já disse iria pagar o justo pelo pecador… mas a solução passa pela passagem de informação, sensibilização e cultura das pessoas… Missão praticamente impossível…
É um assunto muito delicado… e de certa maneira o justo uma vez mais iria pagar pelo pecador…
Fartamo-nos de aqui ler… castre o seu cão, esterilize a sua cadela… não contribua ainda mais para aumento da população canina, já existem tantos cães abandonados…e por aí adiante…
A minha opinião é, e uma vez mais faço-a repetir, castrem/esterilizem no momento que acharem que não conseguiram assegurar que o seu cão/cadela um dia possa acasalar acidentalmente… digam o que quiserem mas a verdade é que hoje em dia trazer ao mundo (acidentalmente) mais meia dúzia de cachorros é grave e é cruel…
Não brinquem aos Criadores, deixem esse trabalho para quem sabe o que está a fazer!
Às vezes é difícil perceber porque é que uma pessoa que NÃO é criadora, nem tem um excelente exemplar da raça que algum dia poderia vir a ser solicitado para reprodutor por um Criador queira ter o cão não castrado… Mas se eu pensar bem vejo que há bons donos que podem sem dúvida alguma ter os seus cães “inteiros” e salvaguarda-los de algum acasalamento acidental… mas caramba, a verdade é que os acidentes são isso mesmo, acidentes… algo não planeado, inesperado…
No meu caso, cão meu só não será castrado se o criador que mo vendesse dissesse que aquele cão poderia vir a ser um excelente exemplar… caso contrário aos 6 meses já estaria castrado! Quando tiver um cão “desses” o mesmo será levado a exposições e dependendo da sua classificação é que seria realmente castrado ou não…
A solução do problema que existe hoje em dia não passa pela implantação de uma lei, como já disse iria pagar o justo pelo pecador… mas a solução passa pela passagem de informação, sensibilização e cultura das pessoas… Missão praticamente impossível…
<p>Cumprimentos</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Sou defensor dos direitos dos animais mas não me identifico com associações como a Animal, a PETA, etc.
Para terem uma ideia eu odeio a caça e estou disposto a mudar a forma como se treinam cães de parar, treinando-os de forma positiva... e para isso tenho de ter contacto com a caça ... mas pelo menos que os cães passem a ser respeitados na forma como são tratados.
Não me considero fundamentalista, agora os nossos cães vão deixar de ser nossa propriedade mais tarde ou mais cedo, porque mais tarde ou mais cedo vão deixar de ser coisas aos olhos da legislação.
Se deveria ser obrigatória a esterilização ... quem não concorda está à vontade... opiniões... não me sinto ofendido, nem duvido por um momento se será bom ou mau, já tenho a minha ideia formada de 6 anos de trabalho com animais errantes... deveria ser obrigatória ... não confio no descernimento de alguns donos ... pois claro que pagariam alguns justos pelos pecadores ... incluindo eu ... mas na minha opinião tem mais prós que contras.
De resto concordo ... comprar ou adoptar façam o que quiserem ... eu até costume discutir bastante com os restantes voluntários da associação por não concordar que se tentem convencer as pessoas a adoptar ... antes de mais nada a pessoa tem de se sentir bem com a escolha e para isso tem de ser uma escolha sua.
Para terem uma ideia eu odeio a caça e estou disposto a mudar a forma como se treinam cães de parar, treinando-os de forma positiva... e para isso tenho de ter contacto com a caça ... mas pelo menos que os cães passem a ser respeitados na forma como são tratados.
Não me considero fundamentalista, agora os nossos cães vão deixar de ser nossa propriedade mais tarde ou mais cedo, porque mais tarde ou mais cedo vão deixar de ser coisas aos olhos da legislação.
Se deveria ser obrigatória a esterilização ... quem não concorda está à vontade... opiniões... não me sinto ofendido, nem duvido por um momento se será bom ou mau, já tenho a minha ideia formada de 6 anos de trabalho com animais errantes... deveria ser obrigatória ... não confio no descernimento de alguns donos ... pois claro que pagariam alguns justos pelos pecadores ... incluindo eu ... mas na minha opinião tem mais prós que contras.
De resto concordo ... comprar ou adoptar façam o que quiserem ... eu até costume discutir bastante com os restantes voluntários da associação por não concordar que se tentem convencer as pessoas a adoptar ... antes de mais nada a pessoa tem de se sentir bem com a escolha e para isso tem de ser uma escolha sua.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm
No minimo é estranho alguém dizer que odeia caça mas que se dispôé a treinar cães para a caça.doglover80 Escreveu:
Para terem uma ideia eu odeio a caça e estou disposto a mudar a forma como se treinam cães de parar, treinando-os de forma positiva... e para isso tenho de ter contacto com a caça ... mas pelo menos que os cães passem a ser respeitados na forma como são tratados. .
-
- Membro Veterano
É preciso ter nascido numa familia de caçadores, estar farto de ver os cães serem maltratados na caça e ter conhecimentos acerca do treino diferentes dos usados no treino de cães de parar... depois disso levar com desaforos dos familiares toda a vida e saber lidar com isso de forma irónica... afastar-me era a resposta simples, mostrar que se pode fazer as coisas de outra maneira é o que merecem algumas pessoas!!Gypsfulvus Escreveu:No minimo é estranho alguém dizer que odeia caça mas que se dispôé a treinar cães para a caça.doglover80 Escreveu:
Para terem uma ideia eu odeio a caça e estou disposto a mudar a forma como se treinam cães de parar, treinando-os de forma positiva... e para isso tenho de ter contacto com a caça ... mas pelo menos que os cães passem a ser respeitados na forma como são tratados. .
Quem desrespeita os direitos dos animais está sempre a desejar que os outros se remetam ao fundamentalismo ... mas não estão preparados para que eles engulam o sapo, fervam por dentro mas mostrem sempre um sorriso irónico e façam o que é preciso para mudar as coisas... e que todos sabem que é o correcto.
Para mim a caça deveria acabar... mas é um desejo vão, porque não vai tão cedo ... é até lá muitos cães vão ser treinados ... poderia treinar cães noutras modalidades e ser feliz, mas ficaria sempre uma parte de mim a ferver por saber o que se passa nessas provas e nesses treinos de cães de parar... por isso não viro as costas ... uso a minha inteligência emocional e controlo-me até conseguir o que quero... muitas vezes acho que este controle falta aos defensores dos direitos dos animais.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
Continuo a dizer que uma pessoa dizer que não gosta de caça mas que treina cães para caça não tem sentido a não ser que seja por simples factor monetário...
Uma pessoa que não gosta de caça não treina cães para caça...tem tanto sentido como eu treinar cavlos para toureio detestand a festa brava, ou treine cães de guerra, sendo pacifista....você não se deu conta o que está a dizer.
Uma pessoa que não gosta de caça não treina cães para caça...tem tanto sentido como eu treinar cavlos para toureio detestand a festa brava, ou treine cães de guerra, sendo pacifista....você não se deu conta o que está a dizer.
-
- Membro Veterano
Dei-me conta e é tão simples como isso ... eu sei que não é vulgar mas é isso que eu me proponho a fazer ... e o treino de cães de parar é o único que faço de borla ... precisamente porque quero promover isso ... que você não compreenda eu percebo ainda ninguém compreendeu!!Gypsfulvus Escreveu:Continuo a dizer que uma pessoa dizer que não gosta de caça mas que treina cães para caça não tem sentido a não ser que seja por simples factor monetário...

Se alguém que saiba treinar cavalos de forma digna e não o fizer para a tourada tenho pena ... se fosse eu ficaria com o peso na consciência até que as touradas acabassem ... já basta haver um animal maltratado na tourada.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Pois eu percebo o doglover80...acho eu.
Está, como eu estaria, concentrado em ajudar os cães que são usados nessas modalidades.
Quanto à família, eu tenho um conceito próprio de família.
Todos os que são minha responsabilidade e vivem comigo são família.
Não quer dizer que sejam meus iguais.
As crianças não são meus iguais, os animais também não.
Em ambos os casos eu tenho conhecimentos, experiência e raciocínio superiores.
Em ambos os casos eu tenho responsabilidades em proteger, velar pela sua saúde e bem estar, bem como pela sua educação civica.
Em ambos os casos quem faz a lei sou eu.

Está, como eu estaria, concentrado em ajudar os cães que são usados nessas modalidades.
Quanto à família, eu tenho um conceito próprio de família.
Todos os que são minha responsabilidade e vivem comigo são família.
Não quer dizer que sejam meus iguais.
As crianças não são meus iguais, os animais também não.
Em ambos os casos eu tenho conhecimentos, experiência e raciocínio superiores.
Em ambos os casos eu tenho responsabilidades em proteger, velar pela sua saúde e bem estar, bem como pela sua educação civica.
Em ambos os casos quem faz a lei sou eu.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,
Doglover, a evolução da lei também vai incluir o animal domesticado abaixo ou é exclusiva dos cães?

É que parece-me ridículo que façam uma lei dedicada somente aos cães, porque apesar de tudo ainda são os animais domésticos mais protegidos, ao contrário de por exemplo os gatos, cujos donos os deixam andar à vontade e têm crias em tudo quanto é sítio.
Um abraço
P.S. Não leves a mal a imagem, porque há mais animais domésticos além do cão.
Doglover, a evolução da lei também vai incluir o animal domesticado abaixo ou é exclusiva dos cães?

É que parece-me ridículo que façam uma lei dedicada somente aos cães, porque apesar de tudo ainda são os animais domésticos mais protegidos, ao contrário de por exemplo os gatos, cujos donos os deixam andar à vontade e têm crias em tudo quanto é sítio.
Um abraço
-
- Membro Veterano
Sim a ser deverá ser acerca de animais em geral...jofelix Escreveu:Olá,
Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,
Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro de 2003
290 - SÉRIE I-A
Emitido Por Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas imprimir
Altera o Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro, que estabelece as normas legais tendentes a pôr em aplicação em Portugal a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia.
Definições
Para efeitos do presente diploma, entende-se por:
a) «Animal de companhia», qualquer animal detido ou destinado a ser detido pelo homem, designadamente no seu lar, para seu entretenimento e companhia;
...
v) «Detentor», qualquer pessoa, singular ou colectiva, responsável pelos animais de companhia para efeitos de reprodução, criação, manutenção, acomodação ou utilização, com ou sem fins comerciais;
Artigo 6.º
[...]
Incumbe ao detentor do animal o dever especial de o cuidar, de forma a não pôr em causa os parâmetros de bem-estar, bem como de o vigiar, de forma a evitar que este ponha em risco a vida ou a integridade física de outras pessoas e animais.
Artigo 68.º
[...]
1 - Constituem contra-ordenações puníveis pelo director-geral de Veterinária com coima cujo montante mínimo é de (euro) 25 e o máximo de (euro) 3740:
a) ...b) ...c) ...d) ...e) ...f) ...g) ...h) ..i) ...
j) A violação do dever de cuidado previsto no artigo 6.º que crie perigo para a vida ou integridade física de outro animal;
Fonte: http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03.php?lei=3594
Um abraço
Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro de 2003
290 - SÉRIE I-A
Emitido Por Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas imprimir
Altera o Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro, que estabelece as normas legais tendentes a pôr em aplicação em Portugal a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia.
Definições
Para efeitos do presente diploma, entende-se por:
a) «Animal de companhia», qualquer animal detido ou destinado a ser detido pelo homem, designadamente no seu lar, para seu entretenimento e companhia;
...
v) «Detentor», qualquer pessoa, singular ou colectiva, responsável pelos animais de companhia para efeitos de reprodução, criação, manutenção, acomodação ou utilização, com ou sem fins comerciais;
Artigo 6.º
[...]
Incumbe ao detentor do animal o dever especial de o cuidar, de forma a não pôr em causa os parâmetros de bem-estar, bem como de o vigiar, de forma a evitar que este ponha em risco a vida ou a integridade física de outras pessoas e animais.
Artigo 68.º
[...]
1 - Constituem contra-ordenações puníveis pelo director-geral de Veterinária com coima cujo montante mínimo é de (euro) 25 e o máximo de (euro) 3740:
a) ...b) ...c) ...d) ...e) ...f) ...g) ...h) ..i) ...
j) A violação do dever de cuidado previsto no artigo 6.º que crie perigo para a vida ou integridade física de outro animal;
Fonte: http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03.php?lei=3594
Um abraço
Última edição por jofelix em terça ago 11, 2009 12:49 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
É importantissimo que os animais de associações sejam esterilizados, sejam gatos/as, cães/cadelas, isto para que uma associação não funcione nem exista para ajudar a proliferar animais certo?
É uma ilusão pensar que nas associações os cães estão separados das cadelas, é pura mentira, todos sabemos como é complicado ter + do que um macho numa boxe, pelo que as boxes são mistas, se uma femea entra em cio, os machos da boxe lutam até à morte, isto para vos dar uma pequena luz da realidade das associações.
Como todos sabemos nem sempre as adopções correm como deveriam, ha cadelas que fogem etc, ou seja, se estiverem esterilizadas não corremos o risco de ser mais uma desgraçada a parir na rua.
Agora, obrigarem os donos a esterilizar as suas cadelas? Não concordo, cada um é responsavel pelos seus animais, se o dono considera que consegue controlar a sua cadela porque esterilizar?
Sabem o que acontece se a lei obriga? Mais cadelas abandonadas, porque estamos em crise e o € não abunda e convenhamos que uma esterilização não ronda os 20€...
Tal como tem vindo acontecer com os pobres dos PP...
É uma ilusão pensar que nas associações os cães estão separados das cadelas, é pura mentira, todos sabemos como é complicado ter + do que um macho numa boxe, pelo que as boxes são mistas, se uma femea entra em cio, os machos da boxe lutam até à morte, isto para vos dar uma pequena luz da realidade das associações.
Como todos sabemos nem sempre as adopções correm como deveriam, ha cadelas que fogem etc, ou seja, se estiverem esterilizadas não corremos o risco de ser mais uma desgraçada a parir na rua.
Agora, obrigarem os donos a esterilizar as suas cadelas? Não concordo, cada um é responsavel pelos seus animais, se o dono considera que consegue controlar a sua cadela porque esterilizar?
Sabem o que acontece se a lei obriga? Mais cadelas abandonadas, porque estamos em crise e o € não abunda e convenhamos que uma esterilização não ronda os 20€...
Tal como tem vindo acontecer com os pobres dos PP...
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
Nesse caso porque coloca links no seu blog, para a PETAdoglover80 Escreveu:Sou defensor dos direitos dos animais mas não me identifico com associações como a Animal, a PETA, etc. .
-
- Membro Veterano
Por uma questão de divulgação de algumas atrocidades, mas não sou vegetariano, nem defensor de todas as ideias da PETA, nem tenho de ser, tal como não sou da ANIMAL e está também o link, não concordo na totalidade com ninguém, nem nenhuma instituições, todas têm coisas que concordo e discordo, mas acho que as pessoas deveriam estar alertadas para algumas coisas que se passam e a PETA e a ANIMAL têm videos e artigos que divulgam isso mesmo.Gypsfulvus Escreveu:Nesse caso porque coloca links no seu blog, para a PETAdoglover80 Escreveu:Sou defensor dos direitos dos animais mas não me identifico com associações como a Animal, a PETA, etc. .
Não concordo com muita coisa que se passa na "minha" associação e no entanto estou lá a trabalhar ... por isso é que digo que não me importo nada de estar enganado.
Por acaso não sabia desses acontecimentos da PETA acerca dos abates por não terem verba para sustentar os animais ... se assim é existe ai problemas graves de noção da realidade ... é hipócrita usar o dinheiro para campanhas de ideias e abater os animais ... se assim é desviaram-se completamente do seu propósito.
-
- Membro Veterano
O que acho sem muito sentido, e sem polémicas é o facto de noutro tópico você dizer que discorda da maneira de ser da PETA. Não é normal uma pessoa discordar e depois colocar links para quem não concorda...