Que cão aconselham? (ja esta escolhido - pag4)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

quinta ago 06, 2009 11:43 am

dinodane Escreveu:
Não concordo. São óptimos para quem saiba que podem ser perigosos para outros cães e para quem saiba lidar com isso.[/quote]
Ora aqui estão sábias palavras, os problemas com os PP s surgem muitas vezes porque muita gente pensa ser capaz de educar um cão como este e mais não digo senão ía ter que dar na cabeça a muita gente que conheço que os tem e alguns com seis meses por exemplo que os donos são super carinhosos com eles e quando lhes levantam a voz para os repreender por algum motivo por exemplo, rosnam aos donos! Ai meus meninos se eles fossem meus até andavam a rastos! (força de expressão)!
sweetdog
Membro
Registado: terça mai 26, 2009 1:15 pm

quinta ago 06, 2009 2:37 pm

Sem duvida nehuma, nos temos que saber nos impor ao cão e saber como tratado, comvem sempre conhecer as caracteristicas das diferentes raças para verem se enquadram na pessoa que é ou se tem capacidades para o ter! :wink:

Cumps
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta ago 06, 2009 8:24 pm

amsnake Escreveu:
dinodane Escreveu:Não concordo. São óptimos para quem saiba que podem ser perigosos para outros cães e para quem saiba lidar com isso.
Ora aqui estão sábias palavras, os problemas com os PP s surgem muitas vezes porque muita gente pensa ser capaz de educar um cão como este e mais não digo senão ía ter que dar na cabeça a muita gente que conheço que os tem e alguns com seis meses por exemplo que os donos são super carinhosos com eles e quando lhes levantam a voz para os repreender por algum motivo por exemplo, rosnam aos donos! Ai meus meninos se eles fossem meus até andavam a rastos! (força de expressão)!
Para mim isto são tretas... mas se calhar tenho um problema hormonal (testosterona) ... para mim é a p... da mania de dar uma palmada "educativa" a toda a hora, não mexas nisso ... tumba, tá calado ... tumba, não roas os atacadores ... tumba... e um dia levantam a voz (só levanta a voz quem faz dessas coisas) e o cão rosna ... do estilo ... vamos lá a ver se paras com essa m...!

Se educarem como deve de ser um pittbull não faz isso!!

Concordo com isto no sentido da pessoa em questão não saber educar como deve de ser por isso ... frango (labrador)!

TOU DE MAU HUMOR HOJE!! :lol:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 06, 2009 8:42 pm

Não concordo. Conheço pitbulls perfeitamente sociabilizados e que até cresceram com outro cães que chegados à maioridade começaram a não tolerar qualquer outro cão e que não foram lá nem com treinos positivos nem negativos.

E de resto acho a sua ideia perigosa de que um pit é cão para qualquer um, na minha opinião nem todas as pessoas têm capacidade de ter um cão, e muito mais ainda em se tratando de raças possantes e falando especificamente nessa raça ou tipo de cão tenho para mim que 70% daqueles que os possuem não estão preparados para tal ou não os deviam ter.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta ago 07, 2009 4:22 pm

Há muita gente que decide ter um cão de uma determinada raça sem se preocupar se depois tem capacidade para educar o animal.

Quem já não ouviu falar em idosos que vão levar rotts ao canil para abater porque não têm força para eles? Há n casos de gente incapaz de educar o seu cão.

Um animal possante, com 49/50 Kgs se não estiver educado convenientemente acaba por causar estragos de todo o tamanho.Começa pela trela e em vez de sapatilhas mais vale levar uns patins, não falando na gritaria que fazem para o cão parar ou ir mais devagar...

Para mim a raça é importante. O caracter do animal idem.Por isso a escolha de uma determinada raça é tão pessoal e importante para mim!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 08, 2009 12:09 am

dinodane Escreveu:Não concordo. Conheço pitbulls perfeitamente sociabilizados e que até cresceram com outro cães que chegados à maioridade começaram a não tolerar qualquer outro cão e que não foram lá nem com treinos positivos nem negativos.

E de resto acho a sua ideia perigosa de que um pit é cão para qualquer um, na minha opinião nem todas as pessoas têm capacidade de ter um cão, e muito mais ainda em se tratando de raças possantes e falando especificamente nessa raça ou tipo de cão tenho para mim que 70% daqueles que os possuem não estão preparados para tal ou não os deviam ter.
Eu é que acho perigoso achar um pittbull perigoso... estamos a contribuir para uma coisa que não sabemos se é verdade.

Já viu algum estudo que concluisse que um pittbull é mais agressivo que outro cão. Existe um estudo brasileiro que tentou provar que os rottweilers eram mais agressivos e chegaram à conclusão que não era assim... é um fenómeno do individuo e não da raça.

É verdade que nem todos têm capacidade para terum cão...mas seja que cão for... para mim a partir de determinado tamanho não é para qualquer um... não se trata de raça.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 08, 2009 12:37 pm

Eu acho que o Doglover não deve ter lido bem o meu post, porque eu nunca disse que o pitbull é naturalmente agressivo com pessoas nem o categorizei como um cão perigoso.

O que eu disse foi que os cães dessa raça têm uma predisposição grande para a agressão canina e isso é uma coisa que qualquer aficionado da raça sabe e reconhece como verdade, há várias páginas na net sobre o assunto se quiser aprender, por exemplo TheRealPitBull. E isso é uma característica que se pode tornar perigosa tanto para o próprio animal como para os outros animais com quem convive, especialmente no meio urbano.

Interessante como diz
verdade que nem todos têm capacidade para ter um cão...mas seja que cão for... para mim a partir de determinado tamanho não é para qualquer um...
Depois de ter dito que um pit ou amstaff é um cão para qualquer um. Chama-se a isso contradição ou virar o bico ao prego.

Se hoje em dia existe a porcaria de lei que discrimina como potencialmente perigosas SETE raças num universo de QUATROCENTAS é em parte por essa noção errada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

doglover80
Membro Veterano

sábado ago 08, 2009 6:59 pm

dinodane Escreveu:Eu acho que o Doglover não deve ter lido bem o meu post, porque eu nunca disse que o pitbull é naturalmente agressivo com pessoas nem o categorizei como um cão perigoso.

O que eu disse foi que os cães dessa raça têm uma predisposição grande para a agressão canina e isso é uma coisa que qualquer aficionado da raça sabe e reconhece como verdade, há várias páginas na net sobre o assunto se quiser aprender, por exemplo TheRealPitBull. E isso é uma característica que se pode tornar perigosa tanto para o próprio animal como para os outros animais com quem convive, especialmente no meio urbano.

Interessante como diz
verdade que nem todos têm capacidade para ter um cão...mas seja que cão for... para mim a partir de determinado tamanho não é para qualquer um...
Depois de ter dito que um pit ou amstaff é um cão para qualquer um. Chama-se a isso contradição ou virar o bico ao prego.

Se hoje em dia existe a porcaria de lei que discrimina como potencialmente perigosas SETE raças num universo de QUATROCENTAS é em parte por essa noção errada.
Agora foi você que não percebeu... eu coloco o problema na falta de conhecimentos dos donos não nos cães... para mim a genética representa 10% do caracter do cão e as experiências de vida 90%. Tal como existem oittbulls agressivos para outros cães existem outros completamente sociáveis toda a vida ... logo mais uma vez não generalize... não é da raça.

Eu disse já lá atrás que a partir de determinado tamanho qualquer cão pode ser perigoso se o dono tiver défice de conhecimentos, porque a aprtir de determinado tamanho tem uma força fisica que lhe permite fazer grandes estragos ... poderemos neste parâmetro abrir uma excepção a essas duas raças que embora pequenas têm muito potencial fisico ... mas por serem dessa raça não.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado ago 08, 2009 7:04 pm

doglover80 Escreveu:[ poderemos neste parâmetro abrir uma excepção a essas duas raças que embora pequenas têm muito potencial fisico ... mas por serem dessa raça não.
Por serem dessa raça sim, exactamente devido ao "potencial físico".

Seria bom pararem com o vosso pseudo politicamente correcto pois ele é cientificamente incorrecto. Se uma raça de cães tem caracteristicas A e B que lhes permitem causar mais dano fisico, logicamente que potencialmente é um factor de risco maior que outras raças.

Não econhecer isso é exactamente a razão de terem incluido as raças mencionadas no pacote de "potencialmente perigosos" .
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 08, 2009 7:14 pm

Gypsfulvus Escreveu:
doglover80 Escreveu:[ poderemos neste parâmetro abrir uma excepção a essas duas raças que embora pequenas têm muito potencial fisico ... mas por serem dessa raça não.
Por serem dessa raça sim, exactamente devido ao "potencial físico".

Seria bom pararem com o vosso pseudo politicamente correcto pois ele é cientificamente incorrecto. Se uma raça de cães tem caracteristicas A e B que lhes permitem causar mais dano fisico, logicamente que potencialmente é um factor de risco maior que outras raças.

Não econhecer isso é exactamente a razão de terem incluido as raças mencionadas no pacote de "potencialmente perigosos" .
Desculpe??... a raça que mais danos faz no sitio onde moro é o rafeiro do alentejo (também com bastante potencial fisico)... e eu sei porque trabalho numa urgência e pergunto que cão mordeu ... e sabe porquê, porque em primeiro lugar é a raça mais popular e em segundo usada para guardar propriedades... normalmente colocados numa corrente sem contacto com pessoas e outros animais... são vistos como um utensilio para guardar a propriedade e esse é que é o problema.
Gypsfulvus
Membro Veterano

sábado ago 08, 2009 7:18 pm

Não, não desculpo. 8)

Estávamos a falar de raças e do potencial fisico que têm e termos de danos que podem causar.È isso que conta e não comentários que no fundo somente ajudam a perpetuar a ideia de que qualquer raça é para qualquer pessoa.

Quanto à sua experiência somente comprova o que eu disse...o potencial fisico é o que importa.

Já agora vou dizer-lhe uma coisa, cerca de 90% dos ataques não são levados a clinicas ou hospitais por serem de animais de pequeno porte.
doglover80
Membro Veterano

sábado ago 08, 2009 7:23 pm

Gypsfulvus Escreveu:Não, não desculpo. 8)

Estávamos a falar de raças e do potencial fisico que têm e termos de danos que podem causar.È isso que conta e não comentários que no fundo somente ajudam a perpetuar a ideia de que qualquer raça é para qualquer pessoa.

Quanto à sua experiência somente comprova o que eu disse...o potencial fisico é o que importa.

Já agora vou dizer-lhe uma coisa, cerca de 90% dos ataques não são levados a clinicas ou hospitais por serem de animais de pequeno porte.
A maioria das crinaças que recorerem ao serviço com mordida de cão é de cães pequenos!

Eu sou da mesma opinião acerca do potencial fisico!

E se não desculpa ... acho que já não durmo hoje 8)
Gypsfulvus
Membro Veterano

sábado ago 08, 2009 7:26 pm

doglover80 Escreveu: A maioria das crinaças que recorerem ao serviço com mordida de cão é de cães pequenos!
)
Essa maioria não chega a 10% dos casos reais.Eu sozinho já documentei desde que sugiu a abortóide exactmente 71 casos de ataques de cães de pequeno porte... somente 4 seguiram a Hospital e queixa...
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado ago 08, 2009 8:11 pm

Há estatisticas para miudos que mordem cães? Eu conheço um que o fez...era um cão de pequno porte e nem era da familia :lol:
duartefx
Membro
Registado: quinta jan 01, 2009 8:20 pm

sábado ago 08, 2009 11:51 pm

doglover80 Escreveu: Agora foi você que não percebeu... eu coloco o problema na falta de conhecimentos dos donos não nos cães... para mim a genética representa 10% do caracter do cão e as experiências de vida 90%. Tal como existem oittbulls agressivos para outros cães existem outros completamente sociáveis toda a vida ... logo mais uma vez não generalize... não é da raça.
Não tenho intervindo neste tópico pois tenho lido inúmeras opiniões com as quais estou em plena e total concordância. A dinodane tem reproduzido fielmente (e com grande aprumo) a minha maneira de pensar, mas achei por bem expor agora as minhas cogitações.

Tenho sérias dúvidas de que o património genético de um animal influa tão pouco (como 10%) no seu temperamento. Parece-me extremamente inverosímil. As raças têm sido aperfeiçoadas ao longo de décadas por exibirem, ou não, certos e determinados comportamentos. É precisamente isso que permite a definição dos padrões da raça em termos de temperamento (os padrões estéticos são despiciendos para o assunto em debate). Uma pessoa quando opta por adquirir um animal da raça A ou B, procura única e exclusivamente uma coisa: previsibilidade.

É natural que cada filhote de uma ninhada tenha a sua própria personalidade. Os cães, como nós, estão dotados de personalidades individuais. Mas é impossível não estereotipar quando se fala de raças. Se assim fosse, qualquer cão, independentemente da raça, poderia desempenhar funções de guarda, caça ou companhia.

Para fins de sociabilização, todos devemos educar os nossos cães. Mas a melhor maneira de avaliar o real temperamento de um animal (o ingénito) seria observá-lo sem qualquer espécie de treino. Não é preciso treinar um Golden para funções de companhia. Não é preciso treinar um Rafeiro Alentejano para funções de guarda. Está-lhes no sangue!

Afirma-se (e bem!) que os cães com forte tendência dominante requerem um treino mais específico. Mas no fundo, o que estamos a fazer ao treiná-los não é mais do que mitigar os traços temperamentais que menos nos agradam, ou seja, os que menos se encaixam na nossa forma de vivência em sociedade.

Nenhum cão equilibrado deverá exibir agressividade em relação aos humanos. Uma coisa é guardar o território, outra é agressividade gratuita. Nenhuma raça foi desenvolvida com esse propósito. Contudo, o APBT foi criado com único propósito: lutas caninas. Não vejo como contornar este aspecto. São gerações e gerações de herança genética seleccionada com base no nível de agressividade perante outros cães. Acredito que hoje não seja este o principal critério na selecção de reprodutores, mas a origem da raça reside na agressividade.

Isto não é defeito temperamental, é herança genética! Claro que nem todos os APBT serão assim, mas a maioria certamente será porque é assim que devem ser. É perfeitamente natural que um APBT saudável e equilibrado seja agressivo na presença de outros cães. É-me impossível não generalizar quando, no fundo, uma raça não é mais do que um estereótipo!

Falar das 7 raças consideradas potencialmente perigosas daria azo a uma nova discussão. Mas no caso dos APBT, considero com a classificação. São animais que à partida apresentam uma predisposição agressiva, daí serem rotulados de POTENCIALMENTE perigosos (para outros cães).

Infelizmente este “potencialmente” cai por terra nas mãos de muita gente que adquire exemplares desta raça com o intuito de exacerbar esta agressividade. E aí sim, tornam-se em animais realmente perigosos, e são estes que povoam as notícias pelos piores motivos.
Responder

Voltar para “Cães”