...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

sexta ago 22, 2003 12:15 pm

...
Última edição por nynf em sábado fev 19, 2005 12:29 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

sexta ago 22, 2003 12:49 pm

"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

sexta ago 22, 2003 1:06 pm

Obrigada SeaLords! :D

sou mesmo naba com o motor de pesquisa aqui da arca :p só me apareceram as campanhas de esterilização e afins!
Os tópicos que apontou são realmente esclarecedores quanto ás vantagens da esterilizção para a saúde das cadelas.
Tópicos desses nunca é demais relembrar!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta ago 22, 2003 1:13 pm

Céus, tantas coisas que eu não sabia. :oops:

Alguém conhece um método de esterilização, que consiste numa injecção de um produto que evita o cio? Eu dei, por recomendação de uma veterinária, à minha cadela, mas gostaria de saber mais sobre as suas vantagens e desvantagens. (tenho a crescente impressão de que essa veterinária é uma incompetente nata...)
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta ago 22, 2003 3:00 pm

[quote=nynf]

Não estou a pedir que me digam se devo ou não esterilizar. Essa decisão só a mim e á minha cadela diz respeito.

[/quote]

Bem, nynf, na verdade não devia incluir a cadela na tomada de decisão, que realmente apenas lhe diz respeito a si - digamos que a cadela não emitirá opinião...

Eu já expressei a minha opinião e as razões que me levam a tê-la. No entanto face aos prós e contras que inclui no seu post, gostaria de deixar algumas questões:

1. Confesso que não percebo nada de esterilizações de fêmeas, porque sou à partida contra e nunca optei por essa via. Presumo que seja feita por ovariectomia/ histerectomia. Sem ovários/ útero, é evidente que não poderá vir a padecer de cancro nos mesmos... pelo mesmo raciocínio recomendaria arrancar-lhe os dentes para não vir a ter cáries. Sei que parece exagero, mas realmente o esquema mental é o mesmo;

2. Se após a esterilização há uma desregulação da produção de progesterona, isso trará de certeza alterações comportamentais. Ou não? Ou só a algumas? E, nesse caso, quem garante que a sua não será uma delas?

3. Nos machos como já disse a inibição de produção de testosterona influi directamente no seu comportamento.

4. Realmente a esterilização é contra-natura, isto é, altera a dotação biológica que a natureza outorgou ao animal.

5. Se um dono esteriliza a sua cadela para não ter gravidezes, está a resolver de forma definitiva um problema que o não é. Imagine que daqui a 3 ou 4 anos você gostaria de ter uma filha da Shiva, ou que os seus filhos assistissem ao nascimento de uma ninhada...

Bem, realmente nunca me tinha debruçado sobre os problemas técnicos da castração "preventiva ", nem sobre as suas consequências, porque sou à partida contra, por uma questão mais filosófica do que por outros motivos... Mas espero ficar elucidado sobre o tema com as vossas contribuições à discussão.

Até lá, ponham-se na pele dos bichos! Se calhar é a melhor forma de chegar a conclusões...

Um abraço

José Carlos
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sexta ago 22, 2003 9:46 pm

Até lá, ponham-se na pele dos bichos! Se calhar é a melhor forma de chegar a conclusões...
lá estamos nós a humanizar os ditos. mas porque não nos pormos também na pele dos que vagueiam pelas ruas, estão em canis à espera da morte, etc, etc, etc.? seria um óptimo exercício.
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado ago 23, 2003 9:10 am

[quote=anjaazul]
[quote]Até lá, ponham-se na pele dos bichos! Se calhar é a melhor forma de chegar a conclusões...
[/quote]

lá estamos nós a humanizar os ditos. mas porque não nos pormos também na pele dos que vagueiam pelas ruas, estão em canis à espera da morte, etc, etc, etc.? seria um óptimo exercício.
[/quote]

!Pôr-se no lugar dos bichos" não é humanizar os ditos. O cenceito é precisamente o contrário.
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

segunda ago 25, 2003 11:19 am

...
Última edição por nynf em sábado fev 19, 2005 12:31 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda ago 25, 2003 12:41 pm

Olá, Cristina.

Pois opiniões divergentes é o que realmente temos! Esperemos que da discussão nasça a luz, o confronyo de ideias é sempre positivo desde que mantido num registo adequado.

Vejamos:

1. O esquema mental é, na minha opinião, básicamente idêntico, embora o exemplo que dei seja, obviamente, uma caricatura;

2. Quanto à aptidão para o trabalho, o facto de não haver certezas no que se refere à mudança de comportamento das fêmeas, reforça a minha convicção de que, na inderteza, não se deve correr riscos;

3. Relativamente ao facto de a esterilização ser contra-natura, a generalização que você faz à espécie humana parece-me, ela sim, um radicalismo (anti conceptivos não é a mesma coisa que amputações). Há, apesar de tudo, uma grande diferença - o cão NÃO DECIDE, nos exemplos que você deu é o próprio que decide sobre si mesmo.

4. Aceito que tenha decidido conscientemente que a sua Shiva não vai reproduzir. Mas não pode garantir que daqui a dois ou três anos não tenha outra perspectiva do problema - essa "certeza" aplica-se apenas ao momento em que tomou tal decisão. Optando por resolver a questão de forma definitiva, focará sem opções caso mude de opinião mais tarde.

5. "cruzar por cruzar" é realmente uma estratégia pouco recomendável para quem quer criar. O objectivo deve ser realmente melhorar a raça. Para isso é comum dizer-se que se deve partir de dois bons exemplares, o que não sei se acontece com a Shiva. Mas mesmo aqui não há regras absolutas. Posso dizer-lhe que uma das melhores reprodutoras que conheço nos PA é uma cadela estruturalmente vulgar, que no entanto reproduz excelentemente, por força da carga genética que possui e do acerto nos cruzamentos que efectua.

Eu como já disse não me dediquei ainda ao estudo dos pr´+os e contras da esterilização porque sou à partida contra, por uma questão de princípio. Não sei se ficam mais saudáveis ou menos, mais passivas ou mais activas, se vivem mais ou menos, e na realidade nem me interessa muito, porque discordo da ideia da esterilização a não ser por motivos de risco de vida ou de proliferação de cães abandonados.

Tentei dar-lhe o meu ponto de vista, e confesso que na esperança de a demover de uma acção com que não concordo. Mas como você disse a decisão é exclusivamente sua e, seja ela qual fôr, não me cabe outra reacção que não seja respeitá-la.

Um abraço.

José Carlos
Mogli
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta set 06, 2002 12:50 pm

quinta ago 28, 2003 10:52 am

Oi nynf, :lol:

Belo tópico de discusão que vc arranjou.....não há dúvidas que é uma decisão difícil.....pela qual estou a passar neste momento.
Tenho uma cadela labrador com 4 meses e a minha primeira abordagem à questão que levanta é que realmente existem muitas opiniões divergentes relativamente ao assunto. No entanto estou verdadeiramente inclinado para a esterilização antes do primeiro cio tal como aconselhado pela "minha"veterinária, pq acredito que para além do objectivo primário (não ter crias) ser cumprido acabam os problemas associados ao aparelho reprodutor, nomeadamente, tumores. Quanto ao resto que afirma, depois da operação reportarei se a cadela alterou o seu comportamento.

VV
MagaPatalogika
Membro Veterano
Mensagens: 1577
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Localização: Cães (3 labradores) e 1 gato preto

quinta ago 28, 2003 11:46 am

nynf Escreveu:
:arrow: As cadelas engordam. FALSO
:arrow: As cadelas ficam agressivas ou mais moles (alteração de comportamento) FALSO
:arrow: Só se pode esterilizar depois da primeira ninhada. FALSO
:arrow: A partir dos 5 anos de vida da cadela, já não vale a pena esterilizar. FALSO
:arrow: Só se pode esterilizar após o primeiro cio. FALSO - mas aconselhável após o 1º cio
:arrow: A esterilização é contra-natura. VERDADEIRO
:arrow: A pelagem das cadelas pode sofrer modificações após a esterilização. FALSO
:arrow: Cadelas esterilizadas nao podem participar em exposições caninas. NÃO SEI
:arrow: Cadelas esterilizadas têm uma costura muito feia. FALSO - a não ser q haja complicações pos-cirúrigicas
:arrow: Cadelas esterilizadas não são bons cães de trabalho FALSO

Cristina:

Aqui vai a minha opinião.
Tenho argumentos que a fundamentam...mas devido à sua extensão...e à minha falta de tempo, caso estejas interessada posso descrevê-los em detalhe...mas aos "bochechos" ;)
...e pela ordem que quiseres :)

Bjs :p [/b]
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quinta ago 28, 2003 2:04 pm

MagaPatalogika Escreveu:
nynf Escreveu:
:arrow: As cadelas engordam. FALSO
:arrow: As cadelas ficam agressivas ou mais moles (alteração de comportamento) FALSO
:arrow: Só se pode esterilizar depois da primeira ninhada. FALSO
:arrow: A partir dos 5 anos de vida da cadela, já não vale a pena esterilizar. FALSO
:arrow: Só se pode esterilizar após o primeiro cio. FALSO - mas aconselhável após o 1º cio
:arrow: A esterilização é contra-natura. VERDADEIRO
:arrow: A pelagem das cadelas pode sofrer modificações após a esterilização. FALSO
:arrow: Cadelas esterilizadas nao podem participar em exposições caninas. NÃO SEI
:arrow: Cadelas esterilizadas têm uma costura muito feia. FALSO - a não ser q haja complicações pos-cirúrigicas
:arrow: Cadelas esterilizadas não são bons cães de trabalho FALSO

Cristina:

Aqui vai a minha opinião.
Tenho argumentos que a fundamentam...mas devido à sua extensão...e à minha falta de tempo, caso estejas interessada posso descrevê-los em detalhe...mas aos "bochechos" ;)
...e pela ordem que quiseres :)

Bjs :p [/b]
Força Maga :D Gostava que fundamentasses os pontos:

:arrow: Só se pode esterilizar após o primeiro cio. FALSO - mas aconselhável após o 1º cio

:arrow: Cadelas esterilizadas não são bons cães de trabalho FALSO


;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
DoraSeixas
Membro Veterano
Mensagens: 460
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm
Localização: cadela e gato

quinta ago 28, 2003 2:19 pm

nynf Escreveu: Encontrei também argumentos como :
:arrow: É verdade que, como nas mulheres, o não aleitamento predispõe a formação de tumores nas mamas.

:arrow: A cadela não esterilizada pode desenvolver o cancro no seu aparelho reprodutivo. Quando são esterilizadas essa possibilidade não existe, uma vez que esse aparelho lhes foi retirado. Quando são impedidas de acasalar, os ciclos de cio prolongam-se e podem surgir infecções uterinas que podem culminar no cancro do utero, quistos, o que pode representar um sério problema que quando não detectado a tempo pode inclusivé levar á morte do animal. Esteja sempre atento(a) a secreções anormais na parte traseira da cadela, quando nao estiver ainda esterilizada.

:arrow: Cadelas - depende da raça ou tamanho (caso de cadelas com misturas de raça), mas nos EUA ja se fazem esterelizações de cadelas a partir dos 4 meses. Antes dos 6 meses de idade é a idade aconselhavel, embora a raça da cadela possa fazer variar o inicio da sua maturidade sexual, sendo que as raças mais pequenas por volta dos 6 meses iniciem o cio, e raças médias e grandes possam iniciar o cio mais tarde, por volta de um ano ou ano e meio.

Olá

Em finais de Abril / Maio esterelizei a minha cadela ( na altura com 7 meses) . Fiz imensas pesquisasa , aqui mesmo no fórum criei um tópico sobre a esterelização da Missy, a pedir conselhos e ajuda na minha decisão.

Falei com 2 vets 8 um deles meu primo) e ambos me disseram que sim , mas já , pois deveria ser antes do 1º cio para fazer o "devido efeito".
Ou seja, como o meu interesse era única e esclusivamente por motivos da saude dela deveria ser antes do 1º cio.

Garças a deus a cirurgia correu bem , não se vê a cicatriz, a missy tem exactamente o mesmo comportamento, é a mesma menina de antes , não mudou em rigorosamente nada .

É obvio que a decisão é sua, mas leia os tópicos que a Sealord lhe aconselhou e peça opiniões a vets.
Eu decidi-me pelo que achei mlhor para a Missy, e não me arrependo e "voto" a favor da esterelização.

Espero ter-te ajudado.
MagaPatalogika
Membro Veterano
Mensagens: 1577
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Localização: Cães (3 labradores) e 1 gato preto

sexta ago 29, 2003 10:53 am

Olá Nynf:

Para já peço desculpa por apresentar argumentos tipo relampago (a falta de tempo... :oops: )

1º - Não é absolutamente necessário esperar pelo 1º cio para esterilizar uma cadela, até porque o apareceminto deste depende da conjunção de vários factores, nomeadamente idade da cadela, factores ambientais tais como fotoperíodo, temperatura, etc, e estado corporal da cadela (bem alimentada, saudável, etc).
Quer isto dizer q há cadelas q podem ter o 1º cio por volta dos 7 meses, enquanto q noutras aparece por volta dos 12 meses.

Então, é aconselhável esperar para depois do 1º cio, essencialmente por 2 razões:
a) Por facilidade na cirurgia - mto cedo os orgãos reprodutivos são mto pequenos o q fificulta a sua remoção;

b) Por forma a assegurar q a cadela não tem problemas ao nível reprodutivo, q seriam mascarados, ou não se manifestariam, no caso da remoção dos orgão reprodutivos.

Por isso, é q é ACONSELHÁVEL, mas não absolutamente necessário q isso aconteça, antes do 1º cio.

Com os machos é q tem mm de ser cedo, pois caso contrário, digamos que queremos esterilizar/castrar um cão para q ele não reaja aos cios das cadelas (como p.ex. nos cães guias de cegos); se o esterilizarmos tarde, já dp de adulto, ele fica incapaz de se reproduzir, mas como os receptores hormonais já foram estimulados, ele PODE continuar a reagir aos cios das cadelas...mm sendo estéril.

Qto à 2ª questão:

Só se o trabalho for a reprodução.
O que acontece até é o oposto: as cadelas esterilizadas trabalham melhor pois não têm de se afastar qdo estão em cio.
Mais uma vez, chamo a atenção para o caso dos cães guias para cegos, que são considerados cães de trabalho: são TODOS esterilizados, quer machos quer fêmeas!
Evita "distracções" durante o serviço ;)

Espero ter ajudado. Manda as outras ;)

Bjs :p
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

sexta ago 29, 2003 11:13 am

...
Última edição por nynf em sábado fev 19, 2005 12:32 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”