Que cão aconselham? (ja esta escolhido - pag4)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo ago 09, 2009 12:28 pm

Duartefx

O seu post está bem escrito e correcto.

Chamo-lhe a atenção para apenas um erro... no contexto do seu post, no sangue de um Golden não deve estar a função de companhia mas sim a função de caça. Ao fim e ao cabo, é um retriever, certo? :wink:

Apenas faço esta observação porque me irrita a imagem de "santinhos" criada em redor dos labradores e dos golden. Não são "santinhos", são cães de caça. E se alguns exercem a função de companhia sem qualquer espécie de problema comportamental mesmo sem treino, outros - geneticamente mais puros - trarão problemas se não forem convenientemente educados.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo ago 09, 2009 2:23 pm

Torna-se realmente engraçado verificar que numa discussão anterior acerca de dominância muitas vezes se refeiru o lobo como sendo o exemplo correcto para servir de ponto de referência do comportamento do cão.
Neste momento estamos a ter a discussão contrária, o cão no geral não pode ser tido como ponto de referência por existirem diferenças entre as raças ...

Parece-me estranho que entre géneros se tente que haja padrões comuns (que eu não concordo) e entre individuos haja diferenças acentuadas desta natureza ... para mim um cão é sempre um recipiente quase vazio que eu posso encher com o conteudo que escolher, fazendo dele o que pretendo especificamente.

Não tenho mais a acrescentar a esta discussão.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo ago 09, 2009 2:33 pm

doglover80 Escreveu: para mim um cão é sempre um recipiente quase vazio que eu posso encher com o conteudo que escolher, fazendo dele o que pretendo especificamente.

.
Não, não pode usar um carro de reboque para corridas de fórmula 1
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo ago 09, 2009 2:36 pm

doglover80 Escreveu: para mim um cão é sempre um recipiente quase vazio que eu posso encher com o conteudo que escolher,
Pois eu acho esta sua observação tão depreciativa em relação aos cães que se eu fosse cão ficava super-ofendido e dava-lhe uma valente dentada. :P

Mas vou considerar que se trata apenas de uma mostra de egocentrismo derivada da sua jovem idade, e que tenho a certeza desaparecerá com o passar dos anos e o acumular de experiência. :wink:
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

domingo ago 09, 2009 3:12 pm

Duartefx,

Você devia intervir mais. :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 09, 2009 7:06 pm

São animais que à partida apresentam uma predisposição agressiva, daí serem rotulados de POTENCIALMENTE perigosos (para outros cães).
Como você diz, e muito bem,os APBT são perigosos para outros cães mas faz parte da selecção dos APBT não serem agressivos - e muito menos perigosos - para pessoas.

Como já tive ocasião de dizer, o juiz das lutas de cães não pode estar em perigo em momento algum, apesar do animal estar no auge da excitação e agressividade.

Ora a classificação dos cães perigosos pretende proteger as pessoas.
Como sabemos é o uso dos pits por marginais que o tornam perigoso.
Se não houvesse pits seriam PA, filas ou outro cão de guarda qualquer a ser usado.

Note-se, também, que pitbull não é o APBT, mas engloba uma série de raças e seus cruzamentos, nomeadamente o American Pit Bull Terrier (APBT), o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier, e os cruzamentos entre essas raças e, ainda, os mestiços de outras raças quaisqueres.

De forma geral todas as raças terrier tem um passado de lutas - contra ratazanas, ratos, outros cães, touros (bull), ursos, etc.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

domingo ago 09, 2009 9:32 pm

doglover80 Escreveu:Parece-me estranho que entre géneros se tente que haja padrões comuns (que eu não concordo) e entre individuos haja diferenças acentuadas desta natureza ... para mim um cão é sempre um recipiente quase vazio que eu posso encher com o conteudo que escolher, fazendo dele o que pretendo especificamente.
Não estou de acordo com esta sua afirmação.
De forma nenhuma um cão é um recipiente vazio.
Cada animal traz uma carga genética que o torna diferente de todos os outros. Numa determinada raça, há carateres comuns para o fim a que genéticamente foram criados. Quer para guarda, caça, defesa ou até mesmo para companhia.

O caracter poder ser moldado, agora totalmente criado segundo a nossa vontade, isso não! :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 09, 2009 9:52 pm

Concordo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

duartefx
Membro
Registado: quinta jan 01, 2009 8:20 pm

domingo ago 09, 2009 9:54 pm

Carpeju Escreveu:Duartefx,

Você devia intervir mais. :wink:
Carpeju, agradeço as palavras de incentivo :D

Infelizmente o tempo escasseia e impede-me de ser tão participativo quanto gostaria. Mas darei o meu contributo sempre que me for possível fazê-lo. :)
duartefx
Membro
Registado: quinta jan 01, 2009 8:20 pm

domingo ago 09, 2009 10:37 pm

Musky, citei a vertente "companheira" dos Golden pois creio que hoje está tão intricada no seu temperamento como a sua aptidão para a caça. Esta é a raça sobre a qual estou mais à vontade para falar pois fiz uma extensiva e morosa pesquisa antes de adquirir o meu exemplar. Li vários livros e artigos sobre o assunto e falei com inúmeros donos e criadores da raça.

Realmente os Golden e Labradores estão rotulados publicamente como uma espécie de anjos caninos, mas não consigo imaginar um Golden a não desempenhar também a função de companhia. A ansiedade de separação é apanágio desta raça, quando privados da atenção dos donos por copiosos períodos de tempo. Sou de opinião de que estes cães requerem a partilha de espaços comuns com a sua família humana para serem felizes e manterem uma perfeita saúde mental. Mas cinjamo-nos ao assunto primordial senão cairemos no limiar de um novo debate. :)

aisd, concordo com tudo o que referiu e fiz questão de o deixar claro quando expus os meus argumentos no meu primeiro post (pelo menos era esse o meu intuito). Referi-me apenas ao APBT e à sua agressividade perante outros cães (nunca perante as pessoas).

doglover80, creio que não valerá a pena argumentar consigo novamente pois, mais uma vez, várias opiniões coniventes com a minha foram já publicadas e devidamente defendidas.
Responder

Voltar para “Cães”