Cio em gata com 4 meses é normal?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

domingo ago 09, 2009 2:41 pm

Boa tarde a todos, abri este tópico visto que a minha Ziggy ontem teve um comportamento fora do normal. Começou por se roçar imenso nas nossas pernas, em especial nas do meu filho, rebolava-se no chão e emitia um som estranho, se nós lhe fazia-mos festas no lombo ou na barriga levantava o traseiro e a cauda. Quando estava deitada e nós lhe esfregava-mos a barriga ela dava a sensação de ter espasmos na barriga e emitia os tais sons. O mais invulgar foi os ataques de meigice, nao havia dentadas para mim, mas sim muitas lambidelas. Hoje está mais normal, mas muito calma.
Será que a minha menina iniciou o 1º cio? :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 09, 2009 3:20 pm

Sim.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo ago 09, 2009 3:50 pm

A minha também entrou no cio aos 4 meses... a principio pensei que ela estava com algum problema e até a levei à vet que disse que ela estava apenas a passar pelo primeiro cio, apesar de ter apenas 4 meses!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

domingo ago 09, 2009 5:13 pm

Quem diria que a Ziggy já é uma menina crescida?!

Ainda ontem era uma coisinha mínima e já está a passar pelo 1º cio :)
Eles crescem mesmo muito rápido.

Brevemente impôr-se-à o vestidinho de gala para a menina :wink:
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo ago 09, 2009 7:17 pm

A pergunta é se é normal.
Não é muito normal não senhora.
Acho que uma visitinha ao vet para despistar uma possivel piometra é obrigatória.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

domingo ago 09, 2009 8:27 pm

Só se a gatinha apresentar alguma secreção ou corrimento... há gatas mais precoces e os sintomas relatados são de cio e não de infecção uterina.
Os sintomas da piómetra são corrimento branco, amarelado ou esverdeado abundante, animal prostrado, febril, apático e sem apetite. Se se lamberem muito na zona genital convém investigar e ver se não há marcas de pus na caminha onde dorme...

pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

domingo ago 09, 2009 9:00 pm

Olha a Lua que é de igual idade que a ziggy ainda nao esta com o cio, mas nao deve faltar muito... Ela ja se lambe imenso na dita zona, e quando ronrona e lhe fazemos festas no lombo empina tanto o rabo que ás ate cai ... mas em outubro ja tem "cura" :D
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

segunda ago 10, 2009 9:29 am

:D bom dia obrigada pelas resposta dadas as minha dúvidas. A ziggy está normal, não tem qualquer tipo de corrimento, e está activa como de costume, realmente está mais melosa, mas os sintomas que demonstrou no sábado já são menos evidentes. Eu penso que foi um ataque de nostalgia felina :wink:
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda ago 10, 2009 10:37 am

Boa tarde

Eu penso que um simples telefonem aos seu médico veterinário será muito mais esclarecedor neste tipo de assuntos do que ficarmos com suposições. Note que coisas que começam com nada podem evoluir para quadros que levam inclusivé à morte do animal... e um telefonem custa quê...10 cêntimos e pde poupar muitas dezenas ou centenas de euros...
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda ago 10, 2009 11:09 am

Gypsfulvus Escreveu:Boa tarde

Eu penso que um simples telefonem aos seu médico veterinário será muito mais esclarecedor neste tipo de assuntos do que ficarmos com suposições. Note que coisas que começam com nada podem evoluir para quadros que levam inclusivé à morte do animal... e um telefonem custa quê...10 cêntimos e pde poupar muitas dezenas ou centenas de euros...
Condordo...

Embora se conheçam casos de cios precoces, penso que nada melhor que esclarecer cada situação... :wink: eu também telefonaria à vet!
lagutrop
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 6:35 pm

Um cio precoce pode por si só já ser um sintoma de inicio de piometra.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 8:01 pm

lagutrop Escreveu:Um cio precoce pode por si só já ser um sintoma de inicio de piometra.
Não concordo. O que pode acontecer embora raro (a mim já me aconteceu a uma gatita que tive) é o 1º cio desencadear uma piómetra. O colo do útero da gatinha abre durante o cio e podem penetrar no útero bactérias que desencadeiam a infecção.

Mas não se perde nada em discutir o assunto com o vet, antes pelo contrário.

lagutrop
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 8:53 pm

O que aparece 1º eu não sei, porque nem tenho conhecimentos veterinarios para isso.
O que disse baseia-se na minha experiencia pessoal
Já apanhei bem umas 8 gatinhas de rua, com cio, ainda na muda dos dentes e que tinham piometra.
Umas no inicio e uma delas mesmo já em risco de vida.

Portanto, acredito que tenha razão.

<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda ago 10, 2009 9:02 pm

d onde veio a menina? pode aparentar 4 meses e ser mais velha. o isaias tem 4 anos e parece ter 6 meses raquiticos. de qualquer forma, a opinião do vet era importante
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 10, 2009 9:03 pm

Com ou sem piometras, é conveniente levar uma gata que seja precoce...como é o caso, ao Vet :wink:

Agora, para que conste, começa a ser "banal" haverem cada vez mais, gatas precoces... (devem andar a copiar os animais racionais...) :P

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”