Gatos de rua, libertar na colónia ou tentar adopção?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sábado mai 23, 2009 3:30 pm

Olá!

Felizmente hoje já está no bidé 8) Nem dormi bem, mas tinha muita esperança que ela saísse, porque com aquilo que eu vi dela era muito provável que saltasse e caísse pelo que não me atrevi a tirar a janela.

O comerzinho no parapeito foi suficiente, mas para a armadilha não entra. Não consegui assim nada de jeito para tapar o bidé, ms pronto pelo menos não está na janela.

Sinceramente penso levá-la para esterilizar assim que a apanhar e quem sabe voltar a colocá-la onde estava. Tenho muita pena, mas não vejo grandes alternativas. Faço o que posso, não gosto de desistir, mas penso que ela esteve cerca de 3 meses na casa da Vanessa e nunca se deixou ver quanto mais apanhar. Quando fui buscá-la à outra FAT ela até disse: "ela está tão bonita!" E a gata sempre no quarto dela. Gostava imenso de conseguir fazer alguma coisa da Milka, mas não sei.

:roll:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo mai 24, 2009 8:09 am

Quem sabe depois de esterelizada ela não fica mais calma :)
Su
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo mai 24, 2009 1:50 pm

fale com o vet. talvez com calmantes possa ajudar a diminuir o medo
anjjazul
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

domingo mai 24, 2009 2:03 pm

É que ela é daqueles gatos fantasma. Está lá mas ninguém dá por isso não fosse o comer desaparecer e a caixa usada. Está visto que ela aprendeu como a armadilha funciona, deixei frango ontem à noite na armadilha e comeu o que pode sem tocar na patilha. Pudera já lá entrou 3 vezes: para tirar da rua, para ir de minha casa para a outra FAT e de lá para cá...

O meu namorado umas vezes resmunga outras cala-se mas sei que está farto, além do trambolho da armadilha no wc a atrapalhar e ter de lá estar a caixa da areia, a janela tem de estar fechada. Para piorar ontem trouxe um pirralho de semanas com coriza que por isso tem de estar isolado dos outros e mesmo raquítico e doente não pára de fazer barulho! Dá-me pena mas tem de estar sozinho, mas é um barulho extremamente irritante :roll: O que vale é que os outros em FAT portam-se bem.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 24, 2009 6:59 pm

Boa tarde elsasmc

Não me leve a mal do que vou dizer mas embuchada não consigo ficar! Ficaria mal da consciência…:

Quando se quer ser Fat de animais, tem que se reunir todas as condições para tal! Essas condições passam não só pela boa vontade, neste caso a sua, como também a parte física, que engloba a disponibilidade de tempo e, MUITO IMPORTANTE: que todos os residentes da casa, sejam eles marido, namorado ou qualquer outro familiar, actuem em sintonia...e igualmente importante ter a casa de forma a poder-se garantir, com a máxima segurança, que os animais albergados não correm riscos...nem coloquem os residentes da casa em risco!
Ainda, ser FAT de gatos ferais ou assilvestrados, requer ainda muito mais paciência, muito mais astúcia e ter a certeza absoluta de que toda a periferia que envolva o animal, tem o máximo de segurança garantida!!!
Não podem haver janelas abertas, nem portas que fechem mal, nem esconderijos de fácil acesso aos animais, nem possíveis vizinhos incomodados, etc...!

Quando não se tem estas condições, não se aceitam animais ferais ou assilvestrados porque dá precisamente no que deu a situação dessa gata...

Fale com a Vet para um calmante e castre-a logo! E, após finalizado o recobro, é sim de a recolocar onde ela se sente bem; no exterior!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano

domingo mai 24, 2009 9:16 pm

leo eu concordo perfeitamente que essas condições são as ideais, mas haverá muitas FATs que as reúnam todas? Eu boa vontade tenho se não gostasse do que faço, não estava nisto há um ano que sei que não é muito mas já é alguma coisa. Agora a casa é a que tenho, o namorado também e é bastante tolerante nem me imaginava com quem não aceitasse que eu fosse FAT, mas mete-me travões claro. E por vezes reclama.

Quanto à segurança da casa, somos super cuidadosos com janelas, por esse motivo ou estão fechadas ou têm rede, os esconderijos o bidé nunca me ocorreu, a janela ocorreu-me daí ter posto a rede mas daí a pensar que efectivamente fosse necessária... Sei que nunca se deve subestimar um gato e realmente subestimei-a...

Bem mas esta semana foi complicada e o que tenho dito aqui são desabafos. Já passaram por mim muitos, mas por estar na casa dos meus pais apenas os meigos ficavam, os outros eram libertados na colónia de origem após esterilização. Agora já tenho mais possibilidades estou em minha casa, por isso me meti nestas aventuras de gatos mais difíceis mas está-se sempre a aprender. Amanhã é um novo dia lá ver se apanho a Milka para levá-la à vet.
</p>
elsasmc
Membro Veterano

sexta jun 26, 2009 10:50 pm

Ora bem dona Milka está há umas semanas noutra FAT. Continua a modos que gata fantasma, recatada durante o dia quando tem gente em casa (que felizmente são várias pessoas com tempo para ir tentando aproximações, coisa que eu não tinha) e durante a noite brinca e corre com os outros gatos. Mas já se vai deixando ver durante o dia, e hoje tocaram-lhe duas vezes e nem soprou.

A senhora não tem pressa, diz que é capaz de levar meses mas está disponível para isso.

Vamos lá ver... Façam figas para se conseguir conquistar aquela assustadiça!
</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jun 26, 2009 10:58 pm

elsasmc Escreveu:.

A senhora não tem pressa, diz que é capaz de levar meses mas está disponível para isso.
Isso é sem dúvida gostar-se do animal :wink:
Essa menna vai lá...é uma questão de tempo :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

sexta jun 26, 2009 11:01 pm

Ainda bem que as coisas com a Milka estão a ir indo, e se essa senhora diz que não tem pressa, deve perceber mesmo de gatos bravos!
E novidades da outra gatinha, a mais meiga?
elsasmc
Membro Veterano

sexta jun 26, 2009 11:39 pm

A senhora estreou-se como FAT há uns dois meses mas tem tido gatos toda a vida, morrendo velhotes.

Da minha parte e visto eu ser a única pertencente à associação FAT de gatos sou sempre eu a sobrelotada e que tem de acudir a n situações. Tenho algumas, poucas ajudas mas apenas para gatinhos pequeninos e mesmo assim não dou conta, tenho lista de espera na rua.

Felizmente conseguiu-se uma solução mas estava mesmo a entrar em ruptura e numa situação insustentável com a Milka.

A outra menina tricolor está muito mais mansa comigo mas com estranhos ainda sopra. O que é um bocado chato, esta semana veio cá um senhor que quer um adulto mostrei os que tenho mais as fotos dos outros mas ele escolheu outra gatinha nossa.

Ela e o Max (tripé em FAT) no bem bom

Imagem

Imagem

É muito sociável com outros gatos, mas gosta do seu canto e sossego por vezes e o Max por vezes é peganhento lol

Hoje fui buscar a vet uma gata que levei para esterilizar e tirar o olho. Muito mal tratada coitada.

Para mal dos meus pecados é meiga. Quando os apanho quase que rezo para serem bravos e não ter sentimentos de culpa por soltar, já que não tenho capacidade para mais adultos em casa. 10 dias de antibiótico e recuperação e se não surgir nada terá de voltar à sua vida :cry:

A questão aqui é que se eu ocupo um lugar com um de rua que mal ou bem até tem para onde ir, depois que faço quando surgir outro no canil e não posso fazer nada? Esses que os pobres de espírito se lembram de entregar no canil não têm para onde ir e não podemos libertar assim sem mais nem menos...
</p>
elsasmc
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 9:44 am

A Buffy a gata tricolor que me levou a escrever este tópico foi adoptada há 2 semanas. A gata da casa não está a facilitar muito, vamos lá ver. é que a Buffy é muito submissa.

A Milka, gata fantasma, continua na FAT, pouco se deixa ver, de noite é quando brinca e corre e pula é a loucura com os outros gatos e é engraçado que se dá bem com cães. Podia tentar dar-se melhor com pessoas... Pergunto-me se algum dia será mais sociável e se será adoptada...
</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda ago 10, 2009 9:22 pm

Que bom que a Buffy foi adoptada e ainda bem que a Elsa não desistiu dela.

Espero que a outra gatinha a aceite.

A Milka deve ser mais gata da noite :D , de facto ela podia dar se melhor com os humanos. Fico á espera de novos desenvolvimentos das gatinhas.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 9:38 pm

:D Valeu a pena a persistência...né? :wink: Um bem haja para quem se preocupou com ela e para quem a adoptou... :D

A “bravinha”… pode ficar sempre sem dar a hipótese a que os humanos se cheguem. E se isto acontecer? A Fat coloca-a na rua novamente?
:? :( É que após tê-la em cativeiro tanto tempo, depois largá-la em liberdade... dá dó.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano

segunda ago 10, 2009 9:46 pm

Quanto à Milka pois... A FAT não pretende adoptar mais gatos, mas também não pôs tempo limite. Até me disse "isto para ela ficar melhor é capaz de demorar meses, um ano até e se ficar melhor". Eu acho que numa FAT onde ela não tivesse esconderijos de todo a evolução seria mais rápida mas já é uma preciosa ajuda. Alguém mesmo com muita experiência nestas situações e onde ela pudesse ficar numa divisão sempre com fácil acesso. Mas sei que é difícil encontrar uma FAT assim.

Entretanto tenho divulgado a Milka mas apenas entre estrangeiros. Até pus num jornal algarvio muito lido por estrangeiros donde me surgiu já excelentes adopções:

MILKA. Resgatada da rua, ainda é muito assustada e tímida, pouco se deixa ver. Linda, branca com algumas manchas escuras. 1 ano, esterilizada. É experiente com gatos? Fica o desafio. Rescued from the streets, still very frightened + timid, hardly lets you see her - but she's beautiful, white w/ some dark areas, about a year old, already sterilised. Experienced with cats? This one will be a challenge! Von der Straße gerettet, immer noch verschreckt und schüchtern, lässt sich selten blicken. Sie ist hübsch, weiß mit einigen dunklen Flecken, 1 Jahr alt und sterilisiert. Sind Sie ein Katzenkenner? Dann nehmen Sie die Herausforderung an.

Custa-me a crer que um português normal queira um gato assim que não pode mexer nem tocar e pouco vê. :cry:
</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça ago 11, 2009 9:51 pm

há animais muito estranhos. nas minhas bandas abandonaram entre outros, um gato a quem uma vizinha dá de comer há 2 anos. segue-a por todo o lado, entra em casa, mas não se deixa tocar. já lhe deu umas valentes arranhadelas. até teria dona se não fosse assim
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”