Pulgas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ninouska
Membro Júnior
Registado: segunda ago 10, 2009 3:09 pm

quarta ago 12, 2009 2:56 pm

Olá a todos :D !!

Como a minha pequenita foi acometida por um ataque de pulgas :( , e eu uma (ainda) leiga no assunto :oops: , resolvi procurar na net algo que me esclarecesse.

Encontrei este site que me ajudou bastante:
http://whippetp.no.sapo.pt/pulgas.htm

Espero que vos sirva de apoio!!!

Bjs,
Nina
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta ago 12, 2009 2:58 pm

Sim, o site do nosso querido Nel. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta ago 12, 2009 3:16 pm

Escolheu bem, o que só atesta a sua inteligência. :D E as pulgas, já se foram?
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta ago 12, 2009 3:38 pm

Por falar em pulgas, tenho reparado que contráriamente aos outros anos, em que nesta altura andava a lutar contra as carraças, este ano não tenho visto nenhuma, mas as ditas pulgas estão em grande força!

Será impressão minha ou já mais alguém reparou?
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta ago 12, 2009 3:48 pm

imarcelo Escreveu:Por falar em pulgas, tenho reparado que contráriamente aos outros anos, em que nesta altura andava a lutar contra as carraças, este ano não tenho visto nenhuma, mas as ditas pulgas estão em grande força!

Aaah então não é só aqui na Madeira que isso está a acontecer...

Aqui pelo que tenho conhecimento, carraças nem velas, agora pulgaaass.... :roll:
<p>Cumprimentos</p>
cbfernandes
Membro
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

quarta ago 12, 2009 3:59 pm

n3ka Escreveu:
imarcelo Escreveu:Por falar em pulgas, tenho reparado que contráriamente aos outros anos, em que nesta altura andava a lutar contra as carraças, este ano não tenho visto nenhuma, mas as ditas pulgas estão em grande força!

Aaah então não é só aqui na Madeira que isso está a acontecer...

Aqui pelo que tenho conhecimento, carraças nem velas, agora pulgaaass.... :roll:
Pois o cão da minha cunhada quando dá os seus passeios ali na zona do Pico dos Barcelos apanha muitas carraças na erva (apesar das pipetas), mas pulgas não.
Depois eu e o meu namorado é que temos de andar a matar aqueles bicharocos nojentos, mas não aguento vê-lo assim, coitadito.
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
ninouska
Membro Júnior

quarta ago 12, 2009 4:33 pm

Amanhã já saberei dar uma resposta.

Pelo sim, pelo não, comprei um spray para matar as pulgas, vou comprar uns comprimidos para impedir que a larva da pulga saia do ovo e vou mudar de pipetas (outra vez...) porque as que ela tem agora, ñ deram lá mto resultado...

Amanhã darei o feedback.

Bjs,
Nina
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

quarta ago 12, 2009 4:41 pm

Olá a todos,

é verdade... este ano as pulgas andam em força... eu pensava que era só aqui pelo Alentejo, mas já vi que não.

Aqui carraças também vão aparecendo, mas pulgas este ano tem sido uma autêntica loucura.. e no caso dos meus miniaturas, algumas pipetas já não faziam efeito...

As pulvex, que eram as que eu costumava usar, já não faziam nada... ao fim de 5 dias elas lá estavam... :?

Agora da ultima vez comprei Frontline, para os meus cães e para os meus gatos, e foi o que acalmou a coisa... mas tive uma altura que tinha que dar banho ao pessoal de 2 em 2 semanas...

cumprimentos
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 12, 2009 5:13 pm

Pois por aqui nem pulgas nem carraças. O que me faz perguntar o que andam a colocar nos jardins :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta ago 12, 2009 5:35 pm

Pois eu este ano, pasme-se... ainda não apanhei (salvo seja) nem pulgas nem carraças.
Carraças, aqui nesta zona onde vivo, nunca houve. Durante muitos anos, nem sequer sabia como eram e quando os meus lingrinhas as apanharam (longe daqui) eu pensava que eram joaninhas :lol:
Em relação às pulgas, a situação é diferente.
Vou ter que contar a história. Os meus vizinhos aqui mesmo ao lado, que têm duas whippets que por sinal são da mesma ninhada dos meus, têm uma casa em Angeja com um enorme quintal, onde vão passar fins de semana. Quando regressavam, as cadelas vinham com tantas pulgas, que contaminavam a casa deles, os meus cães e a minha casa.
Foi nessa altura que eu aprendi que a única forma de combater as pulgas é proceder à desinfecção do ambiente, seja no exterior, seja dentro de casa. Aplicar produtos apenas no animal de pouco ou nada adianta.
Felizmente, os meus vizinhos fizeram obras profundas nessa casa e também na parte exterior, aproveitando então limpar e desinfectar todo o espaço. Foi remédio santo.
Estive lá este último fim de semana e, claro, levei os meus lingrinhas. Diga-se, acedi ao convite com todo o prazer, mas com alguma apreensão, embora tenha notado, há já algum tempo, que as cadelas quando regressavam de lá já não traziam pulgas.
De facto, os meus também vieram limpinhos, imaculados.

Moral da história:

1º - Desinfectar o exterior, quando é privado, ainda é possível. Quando é público e está infestado... tarefa praticamente impossível. Nestes casos, a desinfecção do animal é mesmo necessária e eu não deixo de o fazer porque vou diariamente para a rua com eles. Tenho usado Frontline em doses muito reduzidas. É frontline como podia ser qualquer outra porque não ligo a isso. O problema, sempre o defendi, não é da qualidade do produto.

2º - Desinfectar o interior já é muito mais fácil. A contaminação não se vê, seja em tecidos, nos sofás ou principalmente nas carpetes ou tapetes. Poir isso, quando julgamos que a casa está limpa, mesmo muito limpinha, engano nosso. Basta o cão ter uma pulga ou duas, sacudir-se e lá vão o raio dos ovos, que são microscópicos cair em sítios aconchegados.

3º - Desinfectar apenas o animal, praticamente não adianta. Aquele cálculo conhecido e divulgado não deve estar muito errado: o número de pulgas que se encontram no cão corresponde a 5% das que existem dentro de casa, claro, na forma de ovos ou de larvas.

4º - Isto funciona como uma bola de neve. Se o mal não for atacado no ambiente, cada vez há mais pulgas e a tendência é encharcar o pobre animal de produtos tóxicos.
Aspirar bem os tapetes, mas usar daquelas máquinas de vapor (há modelos relativamente baratos), de modo que todo o ciclo da vida da pulga seja exterminado...

Desculpem a extensão do texto que, no essencial, defende os mesmos princípios do que está no site indicado atrás.
LucNun
Membro Veterano

quarta ago 12, 2009 5:48 pm

Excelente, Nel! :wink:

Só poderei acrescentar mais uma coisa: há que se dar particular atenção aos chãos de madeira, sobretudo os de tacos e parquet: os ovos e as ninfas desenvolvem-se nos interstícios entre ripas e tacos e formam verdadeiras colónias.

Morei numa casa com soalho de parquet e a certa altura houve uma infestação de pulgas, trazidas de fora pela pessoa que me ajudava nas limpezas. No seu auge, até se viam as pulgas a saltar das fendas! Só consegui acabar com aquilo com um banho de aguarrás a todo o soalho da casa, coincidindo com o autodespedimento da responsável. Felizmente, na altura não tinha animais, mas o meu filho era bebé.

Os soalhos flutuantes, embora mais cerrados e lisos, também não devem escapar a esses cuidados.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
ninouska
Membro Júnior

quarta ago 12, 2009 9:51 pm

Aqui estou eu, novamente, a dar feedback e com alguma dúvidas. Não sei se posso mencionar marcas, de qq das formas para se entender algum coisa, aqui vai.

Borrifei a minha menina toda com Frontline e deixei secar. Quando fui fazer uma vistoria, andava lá uma "lili" a passear na boa. Como ainda podia colocar mais um pouco, reforcei e deixei secar.

Nova vistoria, aparentemente, nem uma "lil", mas, ao escolvá-la, reparei numas coisinhas brancas estilo caspa.

De acordo com o site, as lilis só colocam ovos no hospedeiro entre 36 a 48 horas depois, eu coloquei logo o frontline ainda nem tinha 24h do contágio.

É possível que a tal caspinha seja na realidade, ovos?

Entretanto dei-lhe o comprimidinho Program Plus. Quanto tempo é que demora a começar a fazer efeito?

Agora vou aguardar mais 2 dias para lhe dar banhinho e mais dois para colocar a pipeta. Ela "teoricamente" estava protegida pelo Pulvex, mas parece que não... ou sim, porque desde ontem que ainda não a vi coçar-se...

Assim que tiver mais novidades, posto.

Beijinhos e obrigada,
Nina
LucNun
Membro Veterano

quarta ago 12, 2009 9:56 pm

Uma coisa que talvez seja bom relembrar é que essa bicharada acaba por criar resistência aos insecticidas...

Aconteceu-me isso com o Frontline e mais tarde com o Pulvex.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta ago 13, 2009 12:12 am

ninouska Escreveu:Aqui estou eu, novamente, a dar feedback e com alguma dúvidas. Não sei se posso mencionar marcas, de qq das formas para se entender algum coisa, aqui vai.

Borrifei a minha menina toda com Frontline e deixei secar. Quando fui fazer uma vistoria, andava lá uma "lili" a passear na boa. Como ainda podia colocar mais um pouco, reforcei e deixei secar.

Nova vistoria, aparentemente, nem uma "lil", mas, ao escolvá-la, reparei numas coisinhas brancas estilo caspa.

De acordo com o site, as lilis só colocam ovos no hospedeiro entre 36 a 48 horas depois, eu coloquei logo o frontline ainda nem tinha 24h do contágio.

É possível que a tal caspinha seja na realidade, ovos?

Entretanto dei-lhe o comprimidinho Program Plus. Quanto tempo é que demora a começar a fazer efeito?

Agora vou aguardar mais 2 dias para lhe dar banhinho e mais dois para colocar a pipeta. Ela "teoricamente" estava protegida pelo Pulvex, mas parece que não... ou sim, porque desde ontem que ainda não a vi coçar-se...

Assim que tiver mais novidades, posto.

Beijinhos e obrigada,
Nina
Olá,
Desculpem lá, mas isto não é uma overdose de químicos anti-parasitários :?:
E escovaste a caspa para o chão, que no caso de serem pupas (é este o nome!?) desenvolver-se-ão na mesma, ou seja, adiaste ou agravaste o problema.

Um abraço
ninouska
Membro Júnior

quinta ago 13, 2009 12:39 am

jofelix Escreveu:Olá,
Desculpem lá, mas isto não é uma overdose de químicos anti-parasitários :?:
E escovaste a caspa para o chão, que no caso de serem pupas (é este o nome!?) desenvolver-se-ão na mesma, ou seja, adiaste ou agravaste o problema.

Um abraço
Olá,

Não sei se é ou não overdose de químicos. Utilizei o Frontline em SOS, o Program e o Advantix é para fazer mensalmente. Além de que no Pulvex está que, quando se dá banho ao animal, deve-se colocar outra pipeta.

Mas também lá está, sou novata nisto. Nunca tive nenhum cão que tivesse pulgas, pelo menos a esta escala.

Se eu estiver a fazer algo errado (possivelmente), agradeço que me digam o quê e de que forma posso fazer correctamente.

Em relação ao chão, eu tenho varanda, logo as pupas (??) foram postas a andar ;)

Bjs e obrigada,
Nina.
Responder

Voltar para “Cães”