A Kitta

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Jetas
Registado: terça ago 11, 2009 10:56 am

terça ago 11, 2009 11:14 am

Boas pessoal, a falta de melhor título que não revelasse logo o meu tópico dei-lhe o nome da minha gata :D.

A Kitta, é uma gata que já tem cerca de 7/8 anos, não tenho a certeza pois ela foi salva pelo meu pai quando estava debaixo de um carro, a ser acossada por uma matilha de cães.

Ora ela sempre foi muito asseadinha, muito bem tratada, não foi esterilizada pois nunca pensámos ser necessário visto ela ser uma gata de casa.

Pois bem, corria tudo bem até a coisa de 3/4 anos ela começar a urinar pela casa, primeiro os tapetes, depois os sofás, passando também pelos sapatos/chinelos/ténis/etc. Sempre que isto acontecia, coincidia também com o facto de a caixa de areia dela estar muito suja, porque alguém se tinha esquecido de limpar (acontece), tendo depois começado a ser mais frequente desde há 1/2 anos atrás, quer a caixa esteja limpa quer não e especialmente durante o cio.

Como devem calcular, não é uma boa coisa de acontecer, tanto que passámos a impedi-la de sair da cozinha (isto foi há um ano), o que parece não ter efeito, visto que durante a noite ela passeia pela casa e quer a caixa esteja lima ou não, ela urina onde quiser (não estou a dizer que é frquente, mas acontece).

A meu pai já não sabe o que há de fazer, a minha mãe já a quer dar e eu ando desesperado para descobrir o que a motiva a fazer tal coisa.

Agradeço desde já se alguém tiver alguma sugestão.

Peço desculpa pela parede de texto, mas a história é assim mesmo.
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

terça ago 11, 2009 11:35 am

Jetas Escreveu:Boas pessoal, a falta de melhor título que não revelasse logo o meu tópico dei-lhe o nome da minha gata :D.

A Kitta, é uma gata que já tem cerca de 7/8 anos, não tenho a certeza pois ela foi salva pelo meu pai quando estava debaixo de um carro, a ser acossada por uma matilha de cães.

Ora ela sempre foi muito asseadinha, muito bem tratada, não foi esterilizada pois nunca pensámos ser necessário visto ela ser uma gata de casa.

Pois bem, corria tudo bem até a coisa de 3/4 anos ela começar a urinar pela casa, primeiro os tapetes, depois os sofás, passando também pelos sapatos/chinelos/ténis/etc. Sempre que isto acontecia, coincidia também com o facto de a caixa de areia dela estar muito suja, porque alguém se tinha esquecido de limpar (acontece), tendo depois começado a ser mais frequente desde há 1/2 anos atrás, quer a caixa esteja limpa quer não e especialmente durante o cio.

Como devem calcular, não é uma boa coisa de acontecer, tanto que passámos a impedi-la de sair da cozinha (isto foi há um ano), o que parece não ter efeito, visto que durante a noite ela passeia pela casa e quer a caixa esteja lima ou não, ela urina onde quiser (não estou a dizer que é frquente, mas acontece).

A meu pai já não sabe o que há de fazer, a minha mãe já a quer dar e eu ando desesperado para descobrir o que a motiva a fazer tal coisa.

Agradeço desde já se alguém tiver alguma sugestão.

Peço desculpa pela parede de texto, mas a história é assim mesmo.
E já falaram com algum vet, para saber exactamente o que se passa com ela ? não faz análises urina para ver se é alguma infecção ou um problema bexiga / rins ?
CCoelho
Membro Júnior
Registado: terça dez 16, 2008 1:16 pm
Localização: Grey, o gato mais lindo e fofo do mundo (pelo menos para mim)

terça ago 11, 2009 12:00 pm

Para além da resposta óbvia que é a importância de a levar à veterinária, vou-me aventurar a dizer que talvez seja uma infecção urinária.
Além disso, mesmo sem teer acesso a gatos, talvez fosse boa ideia esterilizá-la. As gatas esterilizadas têm menor risco de desenvolver doenças ligadas ao sistema genital/reprodutivo.
Outra alternativa pode ser a rejeição da areia que esta a utilizar ou uma alergia à mesma. Mas isto é pura especulação, acho que só mesmo um vet para esclarecer.
Boa sorte.

Estou a editar para acrescentar que dar a gatinha não me parece uma opção: vai ter muita dificuldade em arranjar novos donos tendo esse problema e o stress da mudança podia ainda agravar. O ideal é mesmo descobrir o que se passa e tratar.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

terça ago 11, 2009 12:37 pm

Vá ao vet!

A esterilização reduz riscos de desenvolver algumas doenças e o stress do cio é desnecessário.

Dar a gatinha? Porque se coloca sempre a opção mais fácil? Os animais não são descartáveis e quando se assume a responsabilidade de os termos connosco, assumimos também o dever de os cuidar e tratar.

Pelo que diz, a gatinha parece ter algum problema mas ponderar dá-la sem sequer tentar saber o que possa ser? :o :x
E mesmo que tenha algum problema só o vet a poderá aconselhar...
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Jetas

terça ago 11, 2009 12:44 pm

Porque todos assumem que quem a quer dar sou eu? Até acho muito a minha mãe ter aguentado 8 anos com ela, visto que não é uma pessoa de gostar muito de animais, sei que aguentou este tempo todo por mim e pelo meu irmão, pois sabe que nós gostamos. Isto não passa por dá-la, foi apenas algo que disse para demonstrar o "desespero" que vai lá por casa, em relação aos mais velhos.

Claro que já pensei em levá-la ao vet., e claro que assim vai ser, mas gostava de saber se alguém teve uma experiencia parecida.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça ago 11, 2009 1:16 pm

Jetas Escreveu:Porque todos assumem que quem a quer dar sou eu? Até acho muito a minha mãe ter aguentado 8 anos com ela, visto que não é uma pessoa de gostar muito de animais, sei que aguentou este tempo todo por mim e pelo meu irmão, pois sabe que nós gostamos. Isto não passa por dá-la, foi apenas algo que disse para demonstrar o "desespero" que vai lá por casa, em relação aos mais velhos.

Claro que já pensei em levá-la ao vet., e claro que assim vai ser, mas gostava de saber se alguém teve uma experiencia parecida.
Olá Jetas

Compreendo o que disse, porque também eu toda a minha vida lidei com gatos e com uma mãe que não gosta de animais... muito menos em casa! Por isso entendo o que pode estar a acontecer em sua casa face a essa situação... :|

No entanto e para evitar que se volte a colocar a hipótese de dar essa gatinha depois de tantos anos... o melhor mesmo seria ir a um vet com ela... Aliás, pelo que me apercebi a gatinha sempre apresentou esse problema embora umas vezes mais amiude que outras...

Penso que pode estar relacionado com o facto de ser uma gata inteira, não castrada... mas também pode ser realmente alguma infecção urinária, até porque se não for bem tratada estas tendem a manifestarem-se de novo!

Por essa razão todo mundo aconselha ir ao vet e claro, eu também... talvez a sua mãe vá refilar por causa do dinheiro que vai gastar... (acontecia o mesmo comigo), mas é muito importante que vá e que lhe consiga fazer entender que é para o bem de todos e principalmente para o bem da gatinha, não vá estar a desenvolver algo mais complicado :wink:

Desejo as melhoras e gostaria que continuasse a dar noticias.
Jetas

terça ago 11, 2009 1:25 pm

O problem do vet. não é o dinheiro, até porque vou ser eu a pagar, vou ser sincero, nunca sequer pensei nessa hipotese, não por ser negligente, apenas porque não me lembrava e queria mesmo saber se alguem se tinha ja deparado com esta situação.

Obrigado a todos, por todos os concelhos. Visto ser do interesse de pelo menos um usuario do forum, vou tentar manter este topico activo, actualizando conforme o avanço da situação.
pathelen
Membro Veterano

terça ago 11, 2009 1:42 pm

Pois... eu também só falei no dinheiro porque para mim foi um problema conjunto com o facto da minha mãe não gostar de animais... queria lá ela saber de gastar dinheiro com um gato!!! :(

Mas então ainda bem... :wink:
Jetas

terça ago 11, 2009 2:34 pm

Comecei a trabalhar ha pouco tempo, e fui amealhando algum para quando fosse preciso, tipo agora. Será preciso marcar uma consulta no vet. ou basta la aparecer? Nunca vi lá muito gente dentro em espera...
pathelen
Membro Veterano

terça ago 11, 2009 2:44 pm

Tem o nro telefone?

Ligue para lá e pergunte... sempre é melhor!
Jetas

terça ago 11, 2009 2:49 pm

Tratarem-me por "você" quando tenho apenas 22 anos, é estranho. Não tenho o número, mas passo la quando for para casa hoje.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 12, 2009 5:40 pm

Jetas Escreveu:Comecei a trabalhar ha pouco tempo, e fui amealhando algum para quando fosse preciso, tipo agora. Será preciso marcar uma consulta no vet. ou basta la aparecer? Nunca vi lá muito gente dentro em espera...
Nunca levou a sua gata ao Veterinário? :o
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 12, 2009 6:07 pm

Jetas Escreveu:
A meu pai já não sabe o que há de fazer, a minha mãe já a quer dar
Boas.

O que o seu pai tem que fazer é levar a gatinha ao Vet.

A sua mãe...beeeeeeeeeeeeeem... diga-lhe só que DAR a gata não resolve o problema, à gata, mas sim só a ela (mãe) o que revela que nunca deveria ter aceite o animal porque, os animais são IMPREVISÍVEIS...! E, ao dar a gata está a despachar um "problema" que não quer ter, para cima de quem a aceitar, sabe-se lá se, com a pessoa a saber do dito problema...?! :roll: O que, pode provocar que se acontecer o mesmo na casa de quem a aceitar, depois essa pessoa faça ainda pior, como p.e. abandoná-la porque... :roll:

Leve a gatinha ao Vet.

Leo

PS- este sector está a ficar tão deprimente quanto o das adopções :| :roll:
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta ago 12, 2009 8:57 pm

e quem quer um gato com 8 anos? nem com 8 meses :evil: enfim :evil:
anjjazul
pathelen
Membro Veterano

quarta ago 12, 2009 9:03 pm

Até parece que vocês não sabem de tanta gente que por aí deve haver que nunca levou nem leva os seus animais ao vet... :?

Ora... eu imagino!!!
Responder

Voltar para “Gatos”