Enxofre e outros venenos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta ago 07, 2009 1:02 pm

LucNun Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:Enfim...:evil:
No bairro onde morava, a pessoa que tratava da limpeza do meu predio, colocava enxofre na escadas ao lado do predio, e em toda a frontal do predio, para os caes nao urinarem, mas ao mesmo tempo punha taças de esparguete com ossos e carne para os mesmos se alimentarem...

Felizmente o cargo já lhe foi retirado e agora quem trata da limpeza é uma empresa, que obviamente não faz isso.

É apanhar o homem em flagrante delito e chamar as autoridades competentes.
Apanhá-lo em flagrante é difícil, teria de me prantar lá de manhãzinha até noite alta, sete dias por semana, coisa para que não tenho vida nem feitio. Mas as fotos falam por si e acusa-se a administração do condomínio, que é quem tem a seu cargo e a responsabilidade pela manutenção do prédio.

Aliás, no formulário do SEPNA está contemplado o desconhecimento de nomes.

Logo já segue a queixa, pois há outro prédio mais adiante onde fizeram o mesmo, tenho de ir tirar a morada.
Pois, apanha-lo em flagrante era perfeito, mas não é algo que seja facil de executar.
Há gente que possa testemunhar?
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta ago 07, 2009 1:45 pm

Nazgul93 Escreveu:...Há gente que possa testemunhar?
Gente que possa testemunhar que foi aquela pesso em particular que lá pôs o enxofre, duvido que haja. E mesmo que houvesse, já se sabe como são as pessoas na hora de testemunhar...

Mas, como disse e posso provar pelas fotos, para além de lá permanecer à vista de todos o enxofre espalhado em volta de todo o prédio e de uma coluna em plena via pública, mas próxima da entrada, a administração do prédio (que por acaso é o indivíduo em suspeita) é que será responsabilizada. Às entidades a quem o caso compete caberá investigar se a acusação é justa ou não.

De resto, essa coisa do flagrate delito tem muito que se lhe diga: nenhum prevaricador comete delitos à vista de toda a gente. Por isso mesmo é que existe a polícia, para investigar...
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sexta ago 07, 2009 11:32 pm

Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

sexta ago 07, 2009 11:39 pm

Oh LucNun que azar...
Logo tinha de ser o homezinho o administrador...

Se já fez queixa, ag é aguardar.
Só espero é que ande depressa... O veneno ainda lá está, certo?
LucNun
Membro Veterano

sexta ago 07, 2009 11:47 pm

Gypsfulvus, já tinha ido ao site e já tinha recolhido os elementos necessários. Aliás, já o conhecia, desde os tempos em que o endereço figurava na sua assinatura, mas a Fitinhas recordou-mo. Mas obrigada por tê-lo lembrado outra vez.

Fitinhas, até acaba por nem ser azar nenhum, pois eu ia indicar precisamente a administração do prédio, e se fosse outra pessoa, esta que indicasse quem na verdade tomou tal iniciativa. É como diz, agora é aguardar a actuação das autoridades.
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

sexta ago 07, 2009 11:55 pm

Por essa perspectiva, até calhou bem! :D

A ver vamos, se tem o que merece... :roll:
pompon
Membro Júnior
Registado: sábado out 11, 2003 9:01 pm

quarta ago 12, 2009 5:09 pm

Boa tarde,

Infelizmente o meu Kiko foi envenenado em tenra idade por enxofre (que eu não sabia o que era) e deixou-lhe marcas para o resto da vida, pois ficou muito frágil. Os orgãos principais ficaram afectados.

O enxofre é proibido por lei! É altamente perigoso em contacto com água ou saliva, transforma-se em ácido sulfúrico no organismo, daí a destruição dos orgãos (segundo o vet me disse).

Uma vez que tem fotos pode e deve comunicar e enviar-las para a Câmara Municipal, normalmente eles tratam do assunto, ou mais rapaidamente chame a policia para actuarem junto desse "senhor" (se assim se pode chamar).

Eu já o fiz por duas vezes mas ficou sempre o processo arquivado, pois eu fazia a denuncia e não tirei fotos, quando lá chegavam normalmente o enxofre já tinha desaparecido e não encontravam as pessoas em casa.

A Câmara pede a licença do cão em caso de denúncia e envenamento como o meu.

Boa sorte! :wink:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta ago 13, 2009 12:37 am

pompon Escreveu:O enxofre é proibido por lei! É altamente perigoso em contacto com água ou saliva, transforma-se em ácido sulfúrico no organismo, daí a destruição dos orgãos (segundo o vet me disse).
Não, o enxofre não é proibido por lei. Trata-se de um fungicida fito-sanitário de venda livre, tal como centenas de pesticidas. O seu uso para fins a que se não destina é que é proibido.
Tal como o frontline não é proibido para o fim a que se destina, mas é ilegal se for usado para intoxicar cães via oral.

Existem n venenos de venda livre para determinados fins específicos. O seu uso indevido é que pode ser ilegal! Por isso se diz: Uso ilegal de venenos.

Não percebo muito bem porque se dispersam nas autoridades a contactar relativamente a situações destas...
O programa Antídoto foi criado para facilitar esta temática e tem como grupo de trabalho variadíssimas entidades que colaboram em conjunto para combater esta problemática.
Fazendo a minha associação profissional parte deste grupo de trabalho, devo dizer que em qualquer caso de suspeita de envenenamento, é o Programa Antídoto que devem contactar.
Para isso basta ligar para um número gratuito: 808 200 520 , se bem que por vezes esteja ocupado devido à afluencia de chamadas deste e de outro âmbito de carácter ambiental.

Já sucedeu por vezes, que quem recebe as chamadas não é suficientemente competente para reencaminhar a ocorrencia convenientemente. Por isso, apelaria para que tomassem nota do nome do receptor, sempre!!

De qualquer modo, a esmagadora maioria dos casos é correctamente encaminhada e todos os procedimentos legais são efectuados.

Existe um protocolo específico para estes casos (suspeita ou flagrante de uso ilegal de venenos) e deve ser seguido.
Dispersar é complicar e muitas vezes desviar do objectivo.

PS: Muito em breve estarão em circulação folhetos e cartazes para divulgação do Programa Antídoto.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
LucNun
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 8:24 am

Fang, quer isso dizer, então, que a entidade a quem se denunciar estes casos é mesmo o Programa Antídoto e que este se encarrega depois de encaminhar a denúncia para as instâncias competentes?

Pela leitura do site fiquei com a noção de que a sua área não era as ocorrências dentro das cidades. Mas posso ter interpretado erradamente, claro.

Devo dizer que que já correu uma semana sobre a queixa que fiz e o enxofre continua lá. :evil:
Última edição por LucNun em quinta ago 13, 2009 8:41 am, editado 1 vez no total.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta ago 13, 2009 8:36 am

Pôe em perigo não só "os cães e outros animais" como também pessoas, com risco maior para crianças pequenas...

Como tal e como a Kitten já disse há é que fazer queixa na GNR/PSP da área. É uma questão de saúde pública!

E estes têm a obrigação de desencadear os mecanismos todos, desde pedir a lavagem/remoção do produto, levantar o Auto, etc...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 13, 2009 8:38 am

Se mencionar Enxofre nas suas queixas, eles nem se incomodam em removê-lo porque não é propriamente uma substância venenosa mas sim só tóxica.

Mencione que é um pó químico, desconhecido por si em certezas de que possa ser veneno, o que se torna demasiado perigoso para qualquer pessoa enquanto essa mesma substância não seja identificada e removida da via pública pelas autoridades competentes.

Leo

PS nestes casos, o mínimo de blá, blá, blá, como mencionar animais, etc...funciona melhor :wink:
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LucNun
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 8:43 am

Obrigada, Leonilde. Assim farei quando repetir a queixa, pois estou a ver que foi isso mesmo que se passou: eu mencionei de facto o enxofre e eles devem ter encolhido os ombros...

Se eu tivesse feito queixa de cães, vinham a correr... :evil:
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta ago 13, 2009 8:50 am

fang Escreveu:Para isso basta ligar para um número gratuito: 808 200 520 , se bem que por vezes esteja ocupado devido à afluencia de chamadas deste e de outro âmbito de carácter ambiental.
Este número é o SOS Ambiente e Território e é de facto o indicado para apresentar queixa. Foi-me esclarecido pelo IGAOT que se deslocam à zona de ocorrência e a partir daí tomam as medidas necessárias. O que não impede que posteriormente, se solicite aos serviços camarários que procedam à limpeza.
Na minha rua já o limparam. Se esta situação voltar a ocorrer contactarei sem dúvida para o número SOS.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”