asocanes
Moderador: mcerqueira
-
Xelele
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Mas não é a Asocanes reconhecida pelo Ministério do Interior Espanhol? É ilegal?, e diga-se ilegal do ponto de vista jurídico, porque eticamente é reprovável.
Entenda-se, eu não estou a defender, nem a referida associação, nem a produção em massa de cães, nem a comodidade de comprar em lojas de animais, sou estou a reflectir que estas coisas acontecem porque no mundo dito desenvolvido dar qualidade de vida às pessoas é muitas vezes confundida com oferecer facilitismos de vária ordem.
Em conclusão, acho que neste tópico foi alcançado o objectivo: alertar para a existência deste tipo de associações.
É pena que quem compra um cão só vai ler isto depois.
Cumprimentos,
Teresa
Entenda-se, eu não estou a defender, nem a referida associação, nem a produção em massa de cães, nem a comodidade de comprar em lojas de animais, sou estou a reflectir que estas coisas acontecem porque no mundo dito desenvolvido dar qualidade de vida às pessoas é muitas vezes confundida com oferecer facilitismos de vária ordem.
Em conclusão, acho que neste tópico foi alcançado o objectivo: alertar para a existência deste tipo de associações.
É pena que quem compra um cão só vai ler isto depois.
Cumprimentos,
Teresa
-
MDogster
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
O certificado de registo no LOE (Livro de Origens Espanhol, mantido pela RSCE) é reconhecido internacionalmente. O que não é reconhecido é o "certificado" da Asocanesjofelix Escreveu:Xelele Escreveu:Apesar de ainda não ter uma opinião completamente formada, associações como a Asocanes funcionam como um SIMPLEX, na transação de cães de raça pura como é que são de raça pura se o LOE não é reconhecido internacionalmente, só na Papalvia é reconhecido
Xelele, o problema é a que a Asocanes regista como puros cães de ascendência desconhecida e cães cruzados, bastando para tal haver um vet disposto a assinar o papel (como se os vets tivessem formação e / ou conhecimentos para isso ou como se fosse POSSÍVEL comprovar a pureza de um animal de raça somente olhando para ele) e alguém disposto a pagar o custo do serviço.
Um livro de origens não é brincadeira, é um registo genealógico sério.
É uma espécie de Arquivo de Identificação canino. Agora imagine que aparece um simplex qualquer que permite obter o BI de cidadão português com uma mera declaração assinada por um médico a dizer que Fulano da Silva e Sicrana da Silva são seus pais, mesmo não o sendo... Era bestial para os emigrantes ilegais, não era?
É o mesmo com estes registos da tanga, permitem a quem não pode registar no LOE (porque os cães não são puros, porque os pais não têm pedigree, porque a cadela tem mais ninhadas do que as permitidas, etc, etc) obter um documento que cala a boca a quem não percebe nada sobre o assunto, nomeadamente os cliente de puppy-mill como a Xelele e muitos outros...
Um livro de origens não é brincadeira, é um registo genealógico sério.
É uma espécie de Arquivo de Identificação canino. Agora imagine que aparece um simplex qualquer que permite obter o BI de cidadão português com uma mera declaração assinada por um médico a dizer que Fulano da Silva e Sicrana da Silva são seus pais, mesmo não o sendo... Era bestial para os emigrantes ilegais, não era?
É o mesmo com estes registos da tanga, permitem a quem não pode registar no LOE (porque os cães não são puros, porque os pais não têm pedigree, porque a cadela tem mais ninhadas do que as permitidas, etc, etc) obter um documento que cala a boca a quem não percebe nada sobre o assunto, nomeadamente os cliente de puppy-mill como a Xelele e muitos outros...
Última edição por dinodane em quinta ago 13, 2009 12:54 pm, editado 1 vez no total.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Não sei nem me interessa, normalmente quem manda nos livros de origens é o Ministério da Agricultura e não o Ministério da Administração Interna (ou similares ...)Xelele Escreveu:Mas não é a Asocanes reconhecida pelo Ministério do Interior Espanhol?
Não sei qual é a ilegalidade de criar uma empresa para fazer pedigrees. Alguém sabe?Xelele Escreveu:É ilegal?, e diga-se ilegal do ponto de vista jurídico, porque eticamente é reprovável.
Alertar quem?Xelele Escreveu:Em conclusão, acho que neste tópico foi alcançado o objectivo: alertar para a existência deste tipo de associações.
Pois eu acho lindamente. Com a quantidade de informação existente e a facilidade com que se acede a essa informação nos nossos dias só é enganado quem se deixa enganarXelele Escreveu: É pena que quem compra um cão só vai ler isto depois.
Há vets que os têm, Dinodane, e sabe muito bem que os há.dinodane Escreveu:...(como se os vets tivessem formação e / ou conhecimentos para isso ...
Mas é claro que esses não assinam papelada para coisas manhosas como estas, nem colaboram nessas fraudes.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Não, não sei Lucnun, não reconheço a NENHUM vet no cimo da terra a capacidade de atestar a pureza de um animal somente pelas suas características exteriores. A não ser que seja daqueles que acreditam que o céu da boca preto é sinal de pureza.
É por isso que os cães que conseguem obter junto de juízes caninos o seu REGISTO INICIAL só vêem a sua descendência obter registo oficial no LOP ao cabo de TRÊS GERAÇÕES avaliadas em expo como EXCELENTE, para se ver se não aparece rafeirada ou cães com características completamente diferentes da raça...
É por isso que os cães que conseguem obter junto de juízes caninos o seu REGISTO INICIAL só vêem a sua descendência obter registo oficial no LOP ao cabo de TRÊS GERAÇÕES avaliadas em expo como EXCELENTE, para se ver se não aparece rafeirada ou cães com características completamente diferentes da raça...
-
Xelele
- Membro Veterano
Dinodane,
pegando em palavras suas, fui incauta, sim senhor, mas só uma minoria valoriza assim tanto o pedigree e nem passa pela cabeça de quem gosta e respeita os animais a confusão que é adquirir um cão de raça (daí haver mercado para as lojas, criadeiros e mills).
A maioria das pessoas com quem me relaciono acha que eu estou a ficar apanhada, por de repente, começar a valorizar o registo genealógico, o cruzamento de apenas cães seleccionados, o despiste de doenças genéticas, e de ter tornado um cão em algo mais do que um animal de companhia, como se de uma obra de arte antiga se tratasse, ou algo assim valioso do género.
Acho que isto também é um bocadinho culpa aqui da arca, mas sinto-me satisfeita com tudo o que tenho aprendido convosco, no entanto fico sentida com o insistente gozo e provocação que se usa neste fórum, quando a intenção é séria. Porque tem de ser tudo humorizado e ridicularizado? (atenção, não estou a falar de si)
P.S.: Faço um apelo, não disvirtuem os tópicos, cinjam-se às vossas opiniões e experiências, não ataquem desprositadamente. Muitos foristas interessados devem-se ter cansado a certo ponto de opinar e agora aparecem sempre os mesmos com as graçolas e assim não chegámos a nenhuma conclusão.
pegando em palavras suas, fui incauta, sim senhor, mas só uma minoria valoriza assim tanto o pedigree e nem passa pela cabeça de quem gosta e respeita os animais a confusão que é adquirir um cão de raça (daí haver mercado para as lojas, criadeiros e mills).
A maioria das pessoas com quem me relaciono acha que eu estou a ficar apanhada, por de repente, começar a valorizar o registo genealógico, o cruzamento de apenas cães seleccionados, o despiste de doenças genéticas, e de ter tornado um cão em algo mais do que um animal de companhia, como se de uma obra de arte antiga se tratasse, ou algo assim valioso do género.
Acho que isto também é um bocadinho culpa aqui da arca, mas sinto-me satisfeita com tudo o que tenho aprendido convosco, no entanto fico sentida com o insistente gozo e provocação que se usa neste fórum, quando a intenção é séria. Porque tem de ser tudo humorizado e ridicularizado? (atenção, não estou a falar de si)
P.S.: Faço um apelo, não disvirtuem os tópicos, cinjam-se às vossas opiniões e experiências, não ataquem desprositadamente. Muitos foristas interessados devem-se ter cansado a certo ponto de opinar e agora aparecem sempre os mesmos com as graçolas e assim não chegámos a nenhuma conclusão.
Exactamente. Quanto à formação académica, não estou tão certa assim, mas como nem de longe sou perita em currículos académicos, fico-me por aqui.Fjord Escreveu:Há vets que têm conhecimentos porque eles próprios são criadores/juizes e estão por dentro da coisa, não por a sua formação académica prever esse tipo de coisas ...
Dinodane, só a alertei para o facto de não dever generalizar de maneira tão drástica como geralmente faz, pois na realidade não só há veterinários que são criadores e/ou juízes, como também há alguns que se interessam pelas raças e as estudam a fundo, embora não criem.
Mas numa coisa tem razão, claro: ninguém (e não só os vets) pode atestar a pureza de um animal somente pelas suas características exteriores.
-
MDogster
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Ó Bronkas, fazia algum sentido que um veterinário, no seu percurso lectivo, tivesse que estudar cada uma das raças caninas, felinas, etc?... Nunca mais acabava o curso!LucNun Escreveu:Exactamente. Quanto à formação académica, não estou tão certa assim, mas como nem de longe sou perita em currículos académicos, fico-me por aqui.Fjord Escreveu:Há vets que têm conhecimentos porque eles próprios são criadores/juizes e estão por dentro da coisa, não por a sua formação académica prever esse tipo de coisas ...
E não é esse o teor da minha resposta? Qual é a generalização que fiz nesse meu post para além da constatação de um facto?Mas numa coisa tem razão, claro: ninguém (e não só os vets) pode atestar a pureza de um animal somente pelas suas características exteriores.
Nenhum vet pode garantir que um cão é puro. Nenhum. Quanto muito pode dizer que o cão aparenta ser da raça x.
Nem o juíz mais entendido pode assegurar que no meio da família de determinado cão não houve um exemplar cruzado ou até de outra raça.
Xelele, se não está a falar de mim porque dirige o seu post a mim?Porque tem de ser tudo humorizado e ridicularizado? (atenção, não estou a falar de si)
Ridicularizei-a onde? Faltei à verdade ou gozei consigo? Todos os meus posts aqui foram escritos em tom sério e não de gozo.
Sim, as raças caninas são um património da humanidade extremamente valioso, pelo menos eu considero-as a essa luz,e é para isso que os Livros de Origens servem, para preservar esse património.A maioria das pessoas com quem me relaciono acha que eu estou a ficar apanhada, por de repente, começar a valorizar o registo genealógico, o cruzamento de apenas cães seleccionados, o despiste de doenças genéticas, e de ter tornado um cão em algo mais do que um animal de companhia, como se de uma obra de arte antiga se tratasse, ou algo assim valioso do género.
-
Xelele
- Membro Veterano
Dirigi-me a si a propósito do post sobre a importância do LOP, mas entretanto meteram-se tantos pelo meio, que se perdeu a lógica. De si não tenho nada a dizer, por isso o ressalvei, já de outros não digo o mesmo.dinodane Escreveu:Xelele, se não está a falar de mim porque dirige o seu post a mim?Porque tem de ser tudo humorizado e ridicularizado? (atenção, não estou a falar de si)
Ridicularizei-a onde? Faltei à verdade ou gozei consigo? Todos os meus posts aqui foram escritos em tom sério e não de gozo.
Sim, as raças caninas são um património da humanidade extremamente valioso, pelo menos eu considero-as a essa luz,e é para isso que os Livros de Origens servem, para preservar esse património.A maioria das pessoas com quem me relaciono acha que eu estou a ficar apanhada, por de repente, começar a valorizar o registo genealógico, o cruzamento de apenas cães seleccionados, o despiste de doenças genéticas, e de ter tornado um cão em algo mais do que um animal de companhia, como se de uma obra de arte antiga se tratasse, ou algo assim valioso do género.
Não estava exactamente a referir-me a esse aspecto, MDogster, é claro que não podem!MDogster Escreveu:Ó Bronkas, fazia algum sentido que um veterinário, no seu percurso lectivo, tivesse que estudar cada uma das raças caninas, felinas, etc?... Nunca mais acabava o curso!
Mas também não acredito que não lhes sejam dadas algumas luzes a respeito, dados os problemas médicos específicos de que muitas raças sofrem. Depois, o resto depende do interesse de cada um deles.
Lucnun, a coisa não é assim tão simples e eu dei o exemplo do RI para me fazer entender melhor.
A genética é complicada. Vamos a exemplos, imagine que se cruza um labrador retriever com um golden retriever. Para além do óbvio pêlo existem outras diferenças que não são óbvias para quem não conheça bem ambas as raças. Dessa ninhada nascem cães de pêlo curto e cães de pêlo comprido, alguns até poderão corresponder perfeitamente tanto ao standard do Golden como ao standard do lab. Mas são puros? Não pois não?
A ciência ainda não conseguiu detectar um marcador genético que se possa separar no ADN do animal e que esteja associado a uma única raça e que a identifique. Se isso existisse então sim senhor, havia exame tal. Mas não há, portanto só há duas maneiras de determinar a pureza de um animal: ou há um pedigree fidedigno que identifique toda a sua árvore genalógica como pertencente a essa raça ou há a certeza de que determinado cão é filho de pais de genealogia comprovada. De outra forma SUPÕE-SE que o cão é puro... e o resto é conversa.
Quanto às doenças genéticas, não existem doenças EXCLUSIVAS a uma determinada raça, todas as raças podem sofrer delas, umas em maior grau que outras...
A genética é complicada. Vamos a exemplos, imagine que se cruza um labrador retriever com um golden retriever. Para além do óbvio pêlo existem outras diferenças que não são óbvias para quem não conheça bem ambas as raças. Dessa ninhada nascem cães de pêlo curto e cães de pêlo comprido, alguns até poderão corresponder perfeitamente tanto ao standard do Golden como ao standard do lab. Mas são puros? Não pois não?
A ciência ainda não conseguiu detectar um marcador genético que se possa separar no ADN do animal e que esteja associado a uma única raça e que a identifique. Se isso existisse então sim senhor, havia exame tal. Mas não há, portanto só há duas maneiras de determinar a pureza de um animal: ou há um pedigree fidedigno que identifique toda a sua árvore genalógica como pertencente a essa raça ou há a certeza de que determinado cão é filho de pais de genealogia comprovada. De outra forma SUPÕE-SE que o cão é puro... e o resto é conversa.
Quanto às doenças genéticas, não existem doenças EXCLUSIVAS a uma determinada raça, todas as raças podem sofrer delas, umas em maior grau que outras...