Eu por vezes fico com a sensação de que as pessoas que aqui vêm ficam com uma impressão um bocado distorcida das coisas, como se estivessemos a defender que os cães de pedigree é que são bons e os outros não prestam para nada.
Mas não é nada disso, eu pelo menos falo por mim, a intenção é tentar esclarecer as pessoas do seguinte: já que vão gastar dinheiro na compra de um animal de raça pura em detrimento de adoptar um cão sem raça definida cuja aquisição não custa dinheiro e existem de todas as cores, tamanhos e feitios, aos menos façam-no como deve ser:
- patrocinem os criadores que trabalham pelas raças e não os meros comerciantes de cães
- percebam que uma petshop não deve vender animais de grande porte como cães e gatos e que se os vende algo falha na sua origem.
- percebam que as raças devido à criação selectiva trazem consigo uma carga genética às vezes menos boa e que é importante conhecer o historial familiar do cão
- percebam que a pureza não se vê no céu da boca nem é o vet que diz, a pureza vê-se na árvore genealógica do bicho e mais nada.
O que é pena é que raras são as pessoas a ter contacto com estas noções ANTES de comprarem os animais e assim acabam patrocinando as puppy mills e a criação de vão de escada feita sem cuidado nenhum. Enquanto houverem pessoas dispostas a comprar na loja ou no site
www.todasasraçasemaisalgumas.com este comércio não tem fim bem como a estragação de tantas raças de cães que uma pessoa tem dificuldade em ver um exemplar minimamente correcto entre tantos que existem.