"Analisar" a ração...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

quinta ago 13, 2009 1:16 pm

Boa tarde!

Eu acho que o Fjord está a ser um bocado extremista em relação ao Dog food analisis, uma vez que eles próprios referem que as classificações das rações são baseadas nas suas opiniões, portanto não são baseadas em dados científicos.
The ratings given and comments made about the foods assessed on this site and ingredients listed are the opinion of the Editors, who are a small team of volunteers each with a long standing interest in dog nutrition. If you disagree with their opinion, you are free to ignore it (do not email us because you are upset that the product you choose has been criticised or badly rated – we do not control what the manufacturer puts in the food). Click here to see how we assess the foods.
Para além disso, há que saber filtrar tudo o que se lê na internet!
Tal como no referido site, também aqui neste forum, e em todos os foruns são dadas opiniões, que podem ser melhor ou pior fundamentadas mas, não passam de meras opiniões. Ninguém vai a um forum na internet consultar estudos científicos. Para isso existem as bibliotecas.

Relativamente á forma/metodologia como fazem as suas classificações, parece-me que seguem os mesmos parâmetros gerais de outros sites e foruns que tenho consultado, inclusivamente este, nomeadamente no que refere à digestibilidade de cereais como o milho e o trigo. Sempre li que o milho é menos mau, e o trigo é de evitar.

Gostaria então de perguntar ao Fjord porque é que discorda com isto, e em que se baseia?
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta ago 13, 2009 1:23 pm

Discordar do quê? Não percebi a sua pergunta ... Mas, lá está, você mesmo diz que o milho não é mau, vá lá ao tal sítio e veja o que dizem :roll:

Pois, aquele site é apenas o reflexo da opinião duma pessoa. O problema é quando há gente que acha que aquilo é um site fidedigno, baseado em coisas provadas e em grandes análises :roll:
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

quinta ago 13, 2009 1:39 pm

Fjord Escreveu:Discordar do quê? Não percebi a sua pergunta ... Mas, lá está, você mesmo diz que o milho não é mau, vá lá ao tal sítio e veja o que dizem :roll:

O que eu disse é que o milho é "menos mau" ou seja, é pior que o arroz e melhor que o trigo, este último de evitar.
Então, na sua opinião, o trigo é um cereal da mesma qualidade do arroz, ou "menos mau"?

Pois, aquele site é apenas o reflexo da opinião duma pessoa. O problema é quando há gente que acha que aquilo é um site fidedigno, baseado em coisas provadas e em grandes análises :roll:

Pois, aí entra a tal questão de sabermos filtrar o que lem
os na internet, e de não nos guiarmos cegamente por nada.
Como eu referi, aquilo que sei acerca de rações para animais, li na internet, em sites e fóruns. Daquilo que li, tomo por correcto aquilo que é referido na generalidade por todos, mas tenho que ter sempre consciência de que a fonte de onde retirei as coisas não é muito fidedigna!
Até os artigos científicos são muitas vezes contestados, e por vezes aquilo que se considerava uma verdade absoluta é desmoronado por uma outra teoria, quanto mais aquilo que vem escrito num site de internet!
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta ago 13, 2009 1:56 pm

marcoliv Escreveu:O que eu disse é que o milho é "menos mau" ou seja, é pior que o arroz e melhor que o trigo, este último de evitar.
Então, na sua opinião, o trigo é um cereal da mesma qualidade do arroz, ou "menos mau"?
O trigo só é mau para cães que sejam sensíveis ao glúten. Para os outros cães, o trigo é tão bom como o milho ou a cevada. A grande vantagem do arroz face aos outros cereais é que o polimento faz com que o teor de proteína diminua (sendo que é a proteina que causa reacções alérgicas), embora seja verdade que o seu amido é algo melhor em termos de digestibilidade.
marcoliv Escreveu:Pois, aí entra a tal questão de sabermos filtrar o que lemos na internet, e de não nos guiarmos cegamente por nada.
Como eu referi, aquilo que sei acerca de rações para animais, li na internet, em sites e fóruns. Daquilo que li, tomo por correcto aquilo que é referido na generalidade por todos, mas tenho que ter sempre consciência de que a fonte de onde retirei as coisas não é muito fidedigna!
Pois, cuidado com as maiorias. Por exemplo, na maioria dos sites da internet vem que a digestibilidade do milho é 56%, quando 56 é mas é o valor biológico da sua proteína, o que é muuuuuiiiiiiito diferente ...
ruixavier
Registado: terça set 30, 2008 7:32 am

quinta ago 13, 2009 3:26 pm

Boa tarde.. Sr. Fjord poderia-me, se fizer o favor, dar a sua opinião sobre a composição desta ração? Obrigado

Ingredientes:Frango(38%), Gordura de frango,Arroz integral, Milho,Trigo,Polpa de beterraba desidratada, sais minerais,óleo de girassol, óleo de salmão

Proteína 32%
matérias gordas 16%
Humidade 10%
Cinzas 10%
Celulose bruta 4%
Cálcio 1,6%
Fosforo 1%
Vitamina A 20000IU
Vitamina D3 2000IU
Vitamina E 200mg
Vitamina B1 6mg
Vitamina B2 7,5mg
Vitamina B6 6mg
Vitamina B12 0.06mg
Niacine 30mg
Biotina 0,9mg
Acido folico 0,75mg
Cloreto de Colina 900mg
Micro-elementos:
Ferro 125mg
Zinco 109mg
Magnésio 53mg
Cobre 25mg
Iodina 1mg
Cobalto 0,6mg
Selenio 0,23mg
Aminoácidos:
DL-metionina 4000mg
L-lisina 3360mg
ruixavier

quinta ago 13, 2009 3:28 pm

Boa tarde.. Sr. Fjord poderia-me, se fizer o favor, dar a sua opinião sobre a composição desta ração? Obrigado

Ingredientes:Frango(38%), Gordura de frango,Arroz integral, Milho,Trigo,Polpa de beterraba desidratada, sais minerais,óleo de girassol, óleo de salmão

Proteína 32%
matérias gordas 16%
Humidade 10%
Cinzas 10%
Celulose bruta 4%
Cálcio 1,6%
Fosforo 1%
Vitamina A 20000IU
Vitamina D3 2000IU
Vitamina E 200mg
Vitamina B1 6mg
Vitamina B2 7,5mg
Vitamina B6 6mg
Vitamina B12 0.06mg
Niacine 30mg
Biotina 0,9mg
Acido folico 0,75mg
Cloreto de Colina 900mg
Micro-elementos:
Ferro 125mg
Zinco 109mg
Magnésio 53mg
Cobre 25mg
Iodina 1mg
Cobalto 0,6mg
Selenio 0,23mg
Aminoácidos:
DL-metionina 4000mg
L-lisina 3360mg
ruixavier

quinta ago 13, 2009 3:31 pm

Esqueci-me de referir que é ração para cachorros. Obrigado
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quinta ago 13, 2009 3:48 pm

Fitinhas, só li as primeiras páginas do tópico, pois agora não tenho muito tempo...

Já escolheu a ração para a Luca?

Eu sei de uma loja que faz 10% de desconto às Marcas Hill's, Royal Canin e Eukanuba, penso serem só estas! É onde compro a ração para a minha Suki e ainda faz uma diferença no preço... Se quiser posso dizer-lhe qual é!
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta ago 14, 2009 1:31 pm

Fitinhas, coloquei este link ali no subforum dos gatos mas noutro contexto, no entanto a explicação que é dada em relação aos valores percentuais e aos produtos que constituem as rações é bastante perceptivel, torna-se assim mais facil perceber os termos que tantas vezes aqui utilizam e quase parecem chinês para leigos , como eu e alguns outros... e ainda ajudar a melhor "analisar" uma ração...
http://pat.feldman.com.br/?p=6470
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta ago 14, 2009 5:47 pm

nicasxi Escreveu:Fitinhas, coloquei este link ali no subforum dos gatos mas noutro contexto, no entanto a explicação que é dada em relação aos valores percentuais e aos produtos que constituem as rações é bastante perceptivel, torna-se assim mais facil perceber os termos que tantas vezes aqui utilizam e quase parecem chinês para leigos , como eu e alguns outros... e ainda ajudar a melhor "analisar" uma ração...
Olá,
Obrigado pelo post. É o mais completo e isento que li até ao momento, culpa do Gervásio, ensina-nos efectivamente, sem interesse comercial ou publicitário a qualquer marca, a interpretar a rotulagem.
Partindo do principio de que tudo foi verificado, é impressionante e assustadora, a forma como a industria das rações nos engana ou induz em erro, principalmente na parte de carne/subprodutos animais onde é denunciado o uso de cães, gatos, etc eutanasiados usados na composição, embora façam a ressalva de que não é praticado na Europa devido à legislação vigente ... tantas leis que são ignoradas ... e andamos nós a pagar balúrdios por uma ração que não é mais que lixo biodegradável, chamem a ASAE, JÁ :?
Um abraço
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

sexta ago 14, 2009 6:03 pm

VanesIsa Escreveu:Fitinhas, só li as primeiras páginas do tópico, pois agora não tenho muito tempo...

Eu sei de uma loja que faz 10% de desconto às Marcas Hill's, Royal Canin e Eukanuba, penso serem só estas! É onde compro a ração para a minha Suki e ainda faz uma diferença no preço... Se quiser posso dizer-lhe qual é!
Claro que quero! E se souberes, os preços tb! :oops:
Brigada! :D
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta ago 14, 2009 6:05 pm

Bem, não acredito muito que animais eutanasiados sejam aproveitados, pois são mortos com venenos, o que envenenaria a ração e traria grandes e óbvios problemas. Mas acredito, isso sim, que sejam aproveitadas carcaças de animais mortos das mais variadas maneiras: atropelados, mortos em lutas com outros, abatidos a tiro, etc.

Nos Estados Unidos, os cavalos selvagens são caçados para deles se fazer comida de cão. Outros animais menos comestíveis certamente entrarão nas "receitas" das rações...

Vou ver se encontro uma lista elaborada pela Humane Society que esclarece toda essa terminologia das composições que copiei há algum tempo e guardei.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta ago 14, 2009 6:08 pm

Fitinhas Escreveu:
VanesIsa Escreveu:Fitinhas, só li as primeiras páginas do tópico, pois agora não tenho muito tempo...

Essas marcas são das mais caras do mercado. Um saco de 15 kg custa à volta de 70 euros. Dez por cento desse preço é uma quantia razoável, mas ainda continuam a ser caras... :?
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sexta ago 14, 2009 6:13 pm

Fitinhas Escreveu:

Amiga, vou enviar-lhe mp com o nome da loja, tenho a certeza que sabe qual é! :wink: Em relação aos preços não lhe sei dizer, são os preços de tabela iguais aos de qualquer loja onde depois se aplica o desconto! Sei que o saco de 3Kg que compro para a minha Suki de mini junior da Royal Canin fica a menos de 20€, contudo a ração para adulto é mais barata, ainda fica mais em conta... :wink:
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

sexta ago 14, 2009 6:30 pm

nicasxi Escreveu:Fitinhas, coloquei este link ali no subforum dos gatos mas noutro contexto, no entanto a explicação que é dada em relação aos valores percentuais e aos produtos que constituem as rações é bastante perceptivel, torna-se assim mais facil perceber os termos que tantas vezes aqui utilizam e quase parecem chinês para leigos , como eu e alguns outros... e ainda ajudar a melhor "analisar" uma ração...
:o Estou chocada Nicas!
Sempre pensei que a ração era melhor, até para os dentes... :roll:
Mas "fazer" as refeicões para a menina...epá, isso dá muito trabalho. :|
Obrigada Nicas, excelente! :wink:
Responder

Voltar para “Cães”