Que tipo de Guloseimas?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

DudaSeguro
Membro
Mensagens: 126
Registado: segunda jul 06, 2009 7:58 am

sexta ago 14, 2009 12:27 pm

LuMaria Escreveu:
DudaSeguro Escreveu:
LuMaria Escreveu:
DudaSeguro Escreveu:Enquanto que se formos dando comida caseira,Não contém todo os nutrientes necessários.
Ai não?... Ok :wink:
Não. A não ser que faça um prato com vários tipos de comida caseira para conter todos os nutrientes necessários. :wink:
:roll: Mamma mia...

A DudaSeguro postou isto logo no inicio
DudaSeguro Escreveu:de vez em quando,mesmo raramente,não faz mal.
O que lhe pretendi transmitir é que comida caseira não faz mal a nenhum gato desde que bem preparada e adequada à sua espécie - gato. Qual raramente qual carapuça, boa comida só faz bem. Bem melhor que latinhas, biscoitinhos e leitinhos da whiskas e sei lá que mais. Querem guloseimas boas? Pois dêm guloseimas caseiras, carne, peixe entre outros.
Sim eu percebi. Sim,é verdade,também faz bem. O que eu queria dizer é que na MINHA opinião,a ração é melhor para os patudinhos,do que comida caseira. Sim,dar de vez em quando comida caseira como goluseima não faz mal nenhum. O que eu queria dizer no meu primeiro coment...com o "Muito raramente" é que eu dou muito raramente ao Simba,não quer dizer que as outras pessoas o tenham de fazer. :roll:
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta ago 14, 2009 12:38 pm

Deixo aqui este link.
http://pat.feldman.com.br/?p=6470
Aqui fazem-se considerações interessantes sobre a alimentação que damos aos nossos gatos.
Uma delas, baseada não sei em quê, é esta:
países como os Estados Unidos e o Canadá fazem amplo uso de carne de cães e gatos eutanasiados ou mortos por doenças, nas rações. Sim, aparentemente, cães e gatos de lá estão comendo… outros cães e gatos.
E ainda este outro link:
http://www.beyondveg.com/tu-j-l/raw-coo ... d-1h.shtml

Que fala sobre os estudos que o dr Pottenger fez sobre as diferenças entre alimentar com cru ou cozinhado.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta ago 14, 2009 12:41 pm

Em português... :oops:

Editei , não era nada disto que eu queria aqui colar....

Tenho que transcrever :oops: desculpem
Estudos do Dr. Pottenger sobre Gatos.
O Dr. Pottenger não tinha como objetivo inicial o estudo da nutrição felina, mas ele ficou intrigado pela diferença na saúde dos gatos que ele estava empregando em estudos experimentais. Ele teceu uma série de comparações nutricionais. Por diversas gerações, um grupo de gatos foi alimentado com comida completamente crua (leite, carne, ossos e óleo de fígado de bacalhau). Outros grupos de gato foram alimentados com os mesmos itens parcialmente ou totalmente cozidos. O que ele descobriu é de importância definitiva para qualquer um que queira criar um animal saudável:

Gatos alimentados com dieta crua estavam completamente saudáveis, nunca requerendo atenção veterinária.
Quanto mais cozida era a comida, menos saudáveis eram os gatos que a comiam.
Os problemas de saúde evidentes nos gatos alimentados com comida cozida eram incrivelmente similares aos problemas vistos em gatos de hoje – doenças em gengivas e dentes, inflamação da bexiga urinária, desordens dermatológicas.
Passado o período de três gerações, os gatos alimentados com comida cozida tiveram sua saúde deteriorada ao ponto de não conseguirem mais se reproduzir.
Quantos esses gatos foram convertidos para uma dieta à base de alimentos crus, levou três gerações para que eles se recuperassem totalmente dos efeitos da dieta cozida. (Richard Pitcairn)
Coprofagia
A coprofagia – o ato de comer fezes – não é devida a uma doença intestinal ou mesmo a maus hábitos. Carnívoros que consomem carcaças de animais caçados ingerem as fezes junto com o animal. Fêmeas lactantes deixam limpo o ninho pela ávida lambedura das fezes dos filhotes. Fezes frescas de cavalos e gado, além de fezes de gatos, parecem ser muito apreciadas pelos cães. Fezes de herbívoros e de onívoros – e fezes de cães e gatos alimentados com rações à base de grãos – são ricas em enzimas e repletas de microorganismos. As enzimas microbianas, quando consumidas pelo cão, contribuem para a eficiência digestiva. Os micróbios são fonte de presas vivas. Em contato com os ácidos estomacais elas logo morrem e suas proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e micronutrientes podem então serem absorvidos.

Na verdade, comer cocô talvez seja a única maneira dos pets alimentados com ração ingerirem uma fonte de micronutrientes. Ao contrário dos animais herbívoros ou alimentados com grãos, excrementos de carnívoros alimentados naturalmente não têm valor nutricional, sendo predominantemente compostos de osso em pó. Nunca vi um cão demonstrar um mínimo de interesse por comer esse tipo de fezes. A solução para a indesejável coprofagia é, portanto, bastante simples – ofereça carcaças cruas ou meaty bones (ossos contendo carne), crus. (Tom Lonsdale)

Doenças dermatológicas
Embora não haja dúvidas de que pulgas, piolhos, bactérias e alergias sejam problemáticos, novas evidências sugerem que eles não são as principais causas de preocupação. Assim como acontece com outras doenças, dietas comerciais predispõem os animais a situações atípicas. Em alguns casos, os sinais de doença são diretamente resultantes da dieta. Em outros casos a dieta torna o animal mais sensível às pulgas, bactérias e alérgenos. Filhotes saudáveis de cães e de gatos criados com alimentação natural não exibem a gama e severidade de doenças de pele de seus “colegas” alimentados com dietas artificiais. Na verdade a explicação é bastante simples. Uma vez que a pele e a pelagem estejam constantemente sendo renovadas, qualquer desbalanço devido a funções debilitadas de órgãos pode ser evidenciada na forma de pele insalubre e pelagem opaca.

A pele contém grandes quantidades de colágeno que proporcionam força e elasticidade, e células imunológicas protegem contra invasores. Se a saúde deste colágeno e o sistema imune ficam prejudicados por uma dieta inadequada e por doença periodontal (de dentes e gengivas), a pele logo revela esses problemas. As bactérias podem colonizar a pele debilitada mais rapidamente. As toxinas bacterianas danificam ainda mais a pele, provocando reações alérgicas. Até as pulgas parecem preferir animais debilitados. O Dr. Tom Hungerford, o avô da profissão Veterinária na Austrália reportou que seus cães alimentados com meaty bones (ossos contendo carne) crus não “hospedavam” pulgas. (Tom Lonsdale)

Doença hepática
Já que poucas pesquisas são realizadas sobre os efeitos das rações comerciais nos fígados dos animais de estimação, as informações são virtualmente inexistentes. Não obstante, uma infinidade de doenças hepáticas que parecem estar associadas a alimentação com rações comerciais, afetam os cães e os gatos. (Um número pequeno de pets é alimentado naturalmente, mas nestes animais, doenças hepáticas parecem ser raras).

Particularmente, devemos ter em conta que o fígado é sensível ao fluxo de toxinas que emanam dos intestinos e da boca afetada por doença periodontal. Doença hepática é freqüentemente associada a distúrbios imunológicos e perda do colágeno existente entre os lóbulos hepáticos, duas prováveis conseqüências de uma dieta artificial. Na clínica veterinária convencional animais que apresentam sinais de doença hepática podem ser submetidos a uma bateria de exames caros e pouco conclusivos. O que costumo fazer é corrigir a doença periodontal do paciente, mudar a dieta dele para uma natural e monitorar a doença hepática. Quando muitos recuperaram o peso e vitalidade – como freqüentemente acontecia – víamos fortes evidências circunstanciais de que a doença hepática era uma conseqüência secundária da dieta. (Tom Lonsdale)

Câncer
Em 1997, os especialistas da World Cancer Research Fund afirmaram: “o câncer é uma doença possível de prevenir; sua incidência pode ser substancialmente reduzida com dietas adequada”. O conhecimento de rotas biológicas plausíveis apóia a conexão entre alimentação e o câncer. Por exemplo, sabemos que a persistente proliferação das células cancerígenas é freqüentemente deflagrada pelos efeitos de substâncias químicas atípicas sobre o DNA. As rações comerciais contêm uma massa de substâncias químicas estranhas que, quando cozidas juntamente, criam ainda mais químicos estranhos. (Tom Lonsdale)

Durante aula de radiologia na faculdade de Medicina Veterinária, a professora, uma especialista no assunto, discorria sobre tipos de câncer ósseo (por exemplo, osteossarcoma) em cães. Segundo a literatura, esse tipo de câncer, bastante agressivo, geralmente acomete cães de raças grandes e gigantes de meia idade. “Mas, infelizmente, temos visto cada vez mais essa doença nos ossos de filhotes de seis meses de raças grandes e gigantes.” Será que só eu acho que essa epidemia de câncer em animais cada vez mais jovens pode estar associada a dietas que bombardeiam o sistema imune do animal com lixos de todos os tipos? 
(Contribuição pessoal – estudiosa que prefere não se identificar)

Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF)
Anualmente, cerca de 06% da população de gatos sofre com a DTUIF e aproximadamente 10% dos gatos trazidos às clínicas veterinárias apresentam a doença. Na forma mais leve, a doença afeta tanto machos quanto fêmeas que passam a sofrer com aumento da freqüência de micção, sangue na urina e dificuldade de urinar. Machos sofrem risco de obstrução da uretra e incapacidade de urinar. David F. Sênior afirmou em uma conferência patrocinada pela indústria de rações para pets:

“Os gatos se tornam progressivamente apáticos, entram em coma, e finalmente morrem se ficarem sem tratamento depois de dois a quatro dias. A morte é devida à desidratação, hipercalemia (excesso de potássio circulante), acidose metabólica e acúmulo de produtos metabólicos.”

Muitos gatos sofrem por anos e alguns apresentam repetidas obstruções uretrais. Como último tratamento, pode ser indicada a amputação do pênis. Entretanto, um número alto de gatos sofre com complicações pós-cirúrgicas. Alguns cientistas postulam que os altos níveis de magnésio na dieta, a urina alcalina e as complicações no revestimento da bexiga provocam a doença. Outros culpam os cristais presentes na urina do gato acometido. Mas os cristais ocorrem na urina de gatos saudáveis também.
Alimentos secos para gatos e a alteração química das dietas estão solidamente implicados na epidemia de DTUIF. Especialistas da indústria das rações comentam que, manipulando a dieta com redução do magnésio e aumento da acidez, controla-se cristais urinários de estruvita. Mas essa mesma manobra aumenta o risco de se formarem cristais de oxalato. A única coisa que eles tentam fazer é acrescentar mais água à dieta. A indústria nem se dá o trabalho de negar a conexão entre seus produtos secos e a doença. (Tom Lonsdale)

Doença periodontal
As dietas processadas (rações) para pets são sabidamente responsáveis pela doença periodontal que acomete mais de 85% dos cães e gatos domésticos. O mau hálito é o primeiro sinal sugestivo de que doenças mais severas, como as cardíacas, hepáticas e renais poderão aparecer adiante. O que faço é tratar a doença periodontal e proporcionar ao pet uma dieta natural. A remoção das toxinas bacterianas (na boca do animal) permite que o sistema imune se recupere.

A saúde e o bem-estar humano às vezes dependem da saúde canina – por exemplo, a saúde de cães assistentes, de cães de busca e de resgate e cães de detecção de explosivos. Como sabemos, cães alimentados com ração comercial raramente são realmente saudáveis e conseqüentemente, apresentam desempenho mediano. Pesquisadores estudaram um grupo de beagles que, por alguns meses, sofreram de acúmulo progressivo de tártaro dentário e simultaneamente perderam a habilidade de detectar odores. Os dentes dos cães foram limpos e dentro de um dia a habilidade de detectar odores voltou ao normal. Imagine as conseqüências se um cão alimentado com ração cujos dentes estejam repletos de tártaro, deixasse de detectar uma bomba terrorista. (Tom Lonsdale)

Fontes bibliográficas:
Dr. Pitcairn’s Complete Guide to Natural Health for Dogs and Cats – 3rd Edition: DVM PhD Richard Pitcairn – 2005, ed. Rodale
Food Pets Die For – Ann N. Martin – 2008, ed NewSage Press
Raw Meaty Bones Promote Health – DVM Tom Lonsdale – 2001, ed. Rivetco
Work Wonders: Feed Your Dog Raw Meaty Bones – DVM Tom Lonsdale – 2005, ed. Rivetco
The Nature of Animal Healing – DVM Martin Goldstein – 1999, ed Ballantine Book
Canine Nutrition: What every owner, breeder and trainer should know – DVM Lowell Ackerman – 1999, ed. Alpine
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 14, 2009 1:03 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Logo eu leio!

mas... :lol: :lol: :lol: :lol:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 14, 2009 5:38 pm

Bom... Nicas... Em relação aos animais mortos serem processados para alimentação, nada me espanta. Não sei se é verdade ou não. Penso que a ser verdade sería mais falado. Seja como for, parece-me que na Europa não devemos ter esse problema. Também já ouvi tanto disparate ou não sobre fetos humanos e placentas que dava para escrever um livro.

Quanto à eterna discussão crú/cozinhado ambos têm vantagens e desvantagens.

Pessoalmente não sou dramática com as rações. Não as aprecio por aí além, mas não as considero um bicho papão. Vais-me desculpar mas continúo na minha, entre uma alimentação "natural" com produtos de baixa qualidade e alguma desinformação e uma boa ração, opto por uma boa ração e alimentos cozinhados.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta ago 14, 2009 6:09 pm

:lol: Concerteza!
No que diz respeito á gata eu tambem continuo a dar-lhe como base de alimentação, ração. Hill´s, que me parece ser das mais aceitaveis.
No que diz respeito ao cão é que , digo-te, mudei e em boa hora o fiz...Não tem comparação.
Só gostava que a gata aderisse mais a esta "moda" para ver se nela tambem se notava as melhorias que notei no cão.
Nota que isto não tem nada a ver com o "bicho papão" que nestes artigos fazem parecer as rações.Estou como tu , não me admiro com algumas coisas. Mas e à luz do lá vem explicado , tambem não sei se as rações , mesmo as boas, serão assim tão melhores. Mas isso é um debate para outro tópico. Rações versus natural. :lol: E tambem seria interessante um cru versus cozinhado.
Aqui neste, fala-se em guloseimas e eu, pedindo desde já desculpa a quem abriu o tópico, desviei isto tudo...
Pronto , como guloseima e no que guloseima quer dizer, a Pandora tem de vez em quando o prazer de comer um cadinho de fiambre. :D
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 14, 2009 6:13 pm

nicasxi Escreveu:Pronto , como guloseima e no que guloseima quer dizer, a Pandora tem de vez em quando o prazer de comer um cadinho de fiambre. :D
:D O famoso fiambre! Qual é o cão ou gato que se preze que não faça um sorriso enorme por um pedacinho de fiambre. É verdade, às vezes vai... mas de vez em quando.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jcmac
Membro Veterano
Mensagens: 942
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta ago 14, 2009 8:15 pm

LuMaria Escreveu: Quanto ao figado, parece-me que um bife será um bocado excessivo para um gato. A não ser que seja um bife bem pequenino :wink:
LuMaria, tendo eu em casa uma gata obesa e outra com excesso de peso controlo ao gr toda e qualquer comida que elas ingerem :wink:!

E até porque eu disse e cito:
jcmac Escreveu:De longe a longe cozo-lhe um bifinho mas tenho sempre receio de que lhe possa fazer mal.
:wink:
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta ago 14, 2009 8:45 pm

Duas das minhas gatas adoram fígado de vaca, cozido. Uma, não tem qualquer reacção gástrica...a outra, entra em diarreia de cada vez que come fígado, seja de vaca ou de galinha :| As restantes, cheiram, cheiram e nem lhe tocam

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano
Mensagens: 942
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta ago 14, 2009 8:56 pm

Leo, a minha Cd delira com fígado tanto de vaca como de galinha :P!
Quando faço para ela cozo-o só em água. Ela lambe os beicinhos de contente e come com uma sofreguidão que às vezes até vomita - para comer o vomitado logo a seguir :|!
Quando faço para nós humanos, seja de cebolada ou grelhado, é um martírio para a tirar da cozinha e tenho de ter cuidados extra com o saco do lixo - já aconteceu a malandrinha ir buscar os restos como se passasse muita fome cá em casa :roll:!
Acho que de toda a comida que lhe dou, mesmo até as latinhas de comida húmida, o fígado é aquela que ela mais gosta :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
franjinhas1
Membro
Mensagens: 136
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

sexta ago 14, 2009 9:02 pm

Bom depois de ler todas as opiniões e agora o artigo que a Nicasxi sugere, fico um pouco baralhada...

Se calhar o melhor é de facto equilibrar um pouco de ração com peixe, frango e de preferência sempre cozido.

Se a minha Baixinha aceitar é o que vou fazer.

Quero agradecer a todos a participação.

Obrigado
8) 8)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta ago 14, 2009 10:12 pm

jcmac Escreveu: Ela lambe os beicinhos de contente e come com uma sofreguidão que às
:lol: Deve ser como a minha "lateira", a siamesa :P :lol: :D Esta, até batatas cozidas...se as apanha, vira tudo :roll: Como tenho o lixo dentro do armário do lava loiça, nunca lá chegam. Mas já dei com ela a tentar abrir a porta, após eu ter colocado sobras no lixo :|

A única gata que tenho que realmente poderia comer comida caseira, é mesmo só esta :wink: . As outras são niquentas... só mesmo a ração ou as latinhas.

Por falar em latinhas e após ter lido parte do artigo que a nicaxi colocou... umas latas de patê de peixe que compro para as minhas gatas, de vez em quando encontro nelas traqueia, que penso ser de coelho :roll: Será gato? Ou será mesmo coelho? Agora começo a ficar apreensiva... E umas de coelho (também patê), de vez em quando nem lhe tocam. Elas cheiram-no muito e depois desistem mas já notei que quando isso acontece, são todas elas que não comem aquela lata de patê. Será que... :? :o Não acontece em todas as latas de patê de coelho, que é o que mais me espanta. Só mesmo em algumas :|

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monas
Mensagens: 4
Registado: segunda abr 13, 2009 5:21 pm

domingo ago 16, 2009 3:34 pm

Eu sou o Weasel ¬¬[/code]
cararoxa
Membro
Mensagens: 136
Registado: terça mar 03, 2009 2:20 pm

domingo ago 16, 2009 6:26 pm

os meus amores comem ração seca...mas há umas embalagens amarelas de doces proprias para gatos ...de vez em quando dou isso a eles...tipo dois biscoitos por dia...mas isso e so de vez em quando...agora dou uma terrina de comida por semana...tipo é fim de semana ...é dia de festa...o meu Ramiro demora comer (é um gato mt delicado) e a Perola é uma alarve...ainda tenta comer a comida do Ramiro...:P
mas nunca comem comida da nossa para evitar assaltos a cozinha...se bem que ja dei com a Perola a passear em cima da bancada...
:)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça ago 18, 2009 5:39 pm

monas Escreveu:Eu sou o Weasel ¬¬[/code]
:o

E...?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”