Carta enviada ao Rottweiler Clube de Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

domingo ago 24, 2003 10:45 am

Viva,

Como admirador e defensor da raça Rottweiler, não posso ficar indiferente à inoperância do Rottweiler Clube de Portugal. Neste sentido, venho dar a conhecer a minha actual posição em relação ao R.C.P, atráves de carta (e-mail) enviado à Direcção do Clube.
Exmo(s). Sr(s).

Como sócio e admirador da raça Rottweiler, venho ao vosso contacto para tecer alguns comentários sobre aquilo que penso ser a situação actual do Clube e informar qual será a minha posição futura em relação ao mesmo:

No período que antecedeu as últimas eleições, fui desde o início, apoiante da lista referente à actual direcção. Acreditei que a mesma era composta por elementos credíveis e dispostos a colaborar na recuperação do Clube. A par desta minha convicção, a lista opositora, não mostrou qualquer credibilidade vendo-se envolvida em conflitos de interesses, conflitos esses, que impediram a fusão das listas numa única lista. Por vezes a vaidade e a obsessão por determinados lugares no Clube impedem que o bom senso prevaleça e que o R.C.P. saia beneficiado.

Desde sempre tenho tentado ser um sócio disponível para o Clube e atento às suas actividades ou ausência das mesmas. Com alguma frequência, de forma construtiva, tento discutir ideias e propor novas iniciativas. Estas invariavelmente, não passam do papel, mesmo quando o Clube diz com elas concordar.

Igualmente, tenho tentado ser compreensivo e “tolerante” em relação às dificuldades que o Clube aparenta ter e à forma como é gerido. Contudo, as situações reincidentes e a falta de iniciativa permanente, levam-me neste momento, a desacreditar por completo nesta direcção e no futuro do Clube.

A imagem desta direcção está desgastada e desacreditada junto dos sócios do Clube, dos criadores da raça e da opinião pública em geral.

À alguns meses atrás, em assembleia-geral do Clube, chamei a atenção para que o R.C.P., não deveria ser formado por grupos de “bons amigos” que estão dispostos a trabalhar sem método e rigor, lamentando-se constantemente que o pouco que é feito é feito com grande esforço. Este, na sua maior parte das vezes, é unicamente derivado à falta de organização. O Clube não pode ser gerido em função do dia-a-dia, deste ou daquele evento, mas sim em função de uma estratégia com objectivos claramente definidos.

O Clube continua fechado sobre si próprio, estando a cavar um fosso cada vez maior entre a direcção e os poucos sócios pagantes. Estes, como eu próprio, pagam única e exclusivamente para ajudar o R.C.P. . Invariavelmente, os resultados são nulos, os benefícios inexistentes e o serviço de fraca qualidade.

Pessoalmente, não admito mais pagar um Teste de Carácter e receber a respectiva documentação um ano após a sua realização, nem tão pouco, após o último C.A.R. (à alguns meses), onde igualmente e até ao dia de hoje nada recebi, ser literalmente ridicularizado quando questionei sobre a disponibilidade da documentação inerente. Entregar radiografias de displasia da anca para serem homologadas pelo clube e as mesmas extraviarem-se. As cartolinas de verificação de ninhada que paguei e não recebi, colocando-me em falta perante os destinatários dos meus cachorros. Recomendar pessoas a contactar o R.C.P., para às quais não é dada qualquer tipo de resposta, é no mínimo lamentável atendendo ao défice de associados. A par destas situações, a falta de consideração, transparência e arrogância por parte de alguns elementos da direcção, torna da minha parte, qualquer esforço de compreensão infrutífero.

Como sócio, com as quotas em dia, e interessado em cumprir com as normas impostas pelo Clube, exijo respeito.

A raça em Portugal, como infelizmente em outras partes do mundo, vive sob uma perseguição negativa que afecta o seu bom-nome. Consciente que tal facto não se inverte de um dia para o outro, algo deve ser feito para minimizar tal reputação. A este nível, o R.C.P. tem um papel informativo e educativo a desempenhar. Lamentavelmente nada faz (quem cala consente), como descura e ignora os contactos provenientes do proprietário final do Rottweiler. Estes, pedem ajuda, conselhos ou apoio sendo totalmente ignorados. Com esta politica, não é difícil de estranhar que o clube não tenha sócios e esteja completamente desacreditado junto dos admiradores da raça.

O site, que inicialmente pareceu uma óptima iniciativa, não tem uma identidade própria e está sistematicamente desactualizado. Até à data, mais um “projecto” feito na base da boa vontade e gratuitidade, cujo o resultado é mais um falhanço.

Um falhanço, igualmente continua a ser o actual Teste de carácter do Clube. Infelizmente, este é apenas visto como uma fonte de receita, pelo que tudo é permitido para que não faltem candidatos.

É lamentável que no último Teste de Carácter se tenha verificado exemplares aos quais foram atribuídos a classificação de excelente quando na realidade nem deveriam ter passado. Dou como exemplo cães que quando fechados no grupo procuraram sair, a par de se assustarem com a suposta ameaça do figurante. Em relação a este último para além da sua actuação não ser uniforme (por culpa própria ou não), não ficou claro, o objectivo daquela componente da prova. Não se pode e não se deveria “pedir” que um cão morda numa situação de surpresa, mas sim eventualmente numa provocação ou ataque evidente e de forma controlada pelo dono.

Este último Teste de carácter, não foi mais do que uma ligeira prova de sociabilização que por si só não dá credibilidade ao C.A.R. e como consequência à raça. A obtenção do C.A.R. deveria ser mais rigorosa e honesta, devendo a médio prazo ser modificada.

O que se pretende nos dias de hoje, dado a imagem negativa da raça é garantir a sociabilização e um controle “básico” do cão. Ao se conseguir reunir estes dois aspectos estamos a defender e credibilizar a raça. O B.H., deveria ser, a médio prazo, (um ano - cães nascidos após este período), obrigatório para a obtenção do C.A.R.. Neste período, o R.C.P. deveria promover estes eventos e criar condições de treino para os sócios (proprietários / Criadores). Estas poderiam ser garantidas através de protocolos especiais com escolas de adestramento bem como tentar junto de algumas Autarquias e não só, a “disponibilização” de alguns terrenos.

A título de exemplo, pessoalmente, após alguns contactos com um clube da região onde vivo, consegui que os mesmos me disponibilizassem três vezes por semana o seu campo de futebol onze. Será que o R.C.P. como instituição que é, não será capaz de mais e melhor? Claro que sim.

Infelizmente, a falta de iniciativa, estratégia, organização, o descrédito provocado por alguns elementos da direcção aliado a interesses ou vaidades pessoais, impedem o Clube de “respirar” e tornar-se naquilo que deve ser: O maior clube de Raça em Portugal.

Apelo à reestruturação da actual direcção, com a saída imediata do seu presidente: Sr. Fernando L. Martins e do Secretário-geral: Julie Patrícia L. Martins. O R.C.P., não é um clube familiar e de amigos, mas sim um Clube dos sócios e para os sócios.

Ao contrário do que se possa pensar, não é com satisfação ou rancor que vos dirijo esta carta, mas sim com profundo sentimento de tristeza e desilusão. A frontalidade assim me obriga bem como a necessidade da raça Rottweiler necessitar de um Clube forte, dinâmico e unido.

A terminar, não posso deixar de fazer um reconhecimento e agradecimento ao presidente do R.C.P., Sr. Fernando Lucas Martins:

Sendo um dos fundadores do Rottweiler Clube de Portugal e no passado, o principal responsável pela introdução e divulgação da raça no nosso país, seria injusto não o mencionar bem como tal facto, jamais poderá ser esquecido. Como juiz que é, de valor inquestionável, desejo-lhe a melhor sorte e que continue a dignificar o nosso pais por esse mundo fora.

Ao Vice-presidente, Sr. Johann Samson, uma palavra de apreço e admiração por ter aceite o convite do R.C.P. e pela forma como ajudou o Clube a representar-se na IFR. Alguém com quem dá prazer falar.

A raça Rottweiler é uma raça impar, necessitando de ser dignificada e defendida, por todos nós que a admiramos.

Nota: Agradeço que esta carta chegue a todos os elementos da direcção sem excepção.

Com RAÇA pela RAÇA!

Com os melhores cumprimentos

Cláudio M. Nogueira

Sócio Nr. 227
[email protected]
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo ago 24, 2003 11:34 am

Bem dito Claudio. Um clube da raça que não defende a mesma nem promove acções para a sua divulgação de uma forma positiva não está lá a fazer rigorosamente nada. Assim ou se acaba com o clube ou reorienta-se a sua actividade e objectivos.

Saudações
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 24, 2003 4:10 pm

Céus !
E voltamos ao assunto, já tantas vezes referido, da falta de organização...

Cá, entre nós, tudo se faz por carolice.
E as pessoas parecem ter medo da palavra organização.
Associam-na a autoridade policial, excesso de rigor, etc.
Big mistake !
Ninguém (e eu em especial) detesta mais o estado policial.

Não é preciso autoritarismo para se ser organizado (bem, talvez no princípio...).
De facto, enquanto a organização não se torna na realidade vulgar e comum, aceite por que faz parte do dia a dia, talvez seja necessário algum rigor nos métodos.
Depois é perfeitamente dispensável, assim que as pessoas assimilam o trabalho que se poupa, o esforço que não se tem de fazer,a facilidade que representa para todos os envolvidos.
O que custa é arrancar.

É antipático o papel que se desempenha.
Pe, o pessoal está habituado a entrar por aí fora numa exposição.
Como dizia a Sealords, alguns acham que é um pic-nic, um sítio giro para passear as crianças e os canitos e não tem em consideração que, para muitos, é um local de avaliação do acumular de um trabalho de criação.
Se pusermos controles à entrada, muita gente vai reclamar e ofender-se !
Mas, incidentes como os de Sintra, podiam ser evitados !

Como já disse, deve haver lugares para o público e lugares para os exibidores.
E, se fosse sempre assim, ninguém estranhava.
São as primeiras vezes que são desagradáveis.

Um bocadinho de organização e uns quantos funcionários e os problemas evocados pelo Claúdio seriam ultrapassados.

Agora viver de amdores bem intencionados - não dá.
Nunca deu.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo ago 24, 2003 4:23 pm

Olá Claudio,
Conheces bem a minha posição, e a minha 'falta de fé' em relação ao papel do RCP tal como está ( e sempre esteve até aqui)....
O teu empenho e as tuas ideias eram a unica coisa que mantinha acesa alguma esperança de que um dia 'alguém' percebesse como é importante que o Clube seja mais do que uma 'associação comercial'....
Infelizmente há muito amadorismo e desorganização no que se refere ás actividades do Clube, mas porventura demasiado profissionalismo "noutras áreas" ... Se as tuas iniciativas "Vendessem cães", quem sabe teriam mais eco!
Enfim...tantos apelos e pedidos de apoio...tantos 'convites' para quem tem ideias e quer trabalhar avançar...e afinal uma pessoa tão válida e empenhada como tu é simplesmente ignorada e marginalizada ( nas suas ideias e iniciativas)..... é triste e revoltante....

Um abraço
Paulo C.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 25, 2003 10:06 am

Raramente um clube d eraça faz algo de jeito. E não falo do RCP que não conheço mas no geral: São sempre amigos que riam esses clubes, pelo que não podemos falar em representatividade nem em amizades a mandarem no mesmo.

Se nada se faz de representativo mais tarde ou mais cedo acabam, já não seria a primeira vez.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 25, 2003 12:04 pm

Olá Claudio,

Infelizmente em Portugal não se prima pela organização :( é uma pena que o Clube de uma raça tão atacada como é o Rottweiler não desempenhe um papel mais activo e importante quer na defesa da raça, como na sua correcta divulgação, e na organização de eventos a ela ligados.

Não posso falar muito pois pouco conheço o Clube. O meu primeiro e segundo contacto por email foram há 3 meses, e nunca tive resposta. Telefonicamente nunca consegui falar com ninguem, o site está desatualizadíssimo, e finalmente consegui uma resposta por email pois queria tornar-me sócia...pedi para me enviarem por fax a proposta de sócia ao que me responderam que iam enviar por correio. Vamos ver quanto tempo demoram, ou se alguma vez chegará :(
As situações que o Claudio relata na carta são muito tristes e desmotivantes e levam-me a reflectir se valerá a pena tornar-me sócia.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 25, 2003 1:20 pm

Viva,

CasadeAvenal
Raramente um clube d eraça faz algo de jeito. E não falo do RCP que não conheço mas no geral: São sempre amigos que riam esses clubes, pelo que não podemos falar em representatividade nem em amizades a mandarem no mesmo.

Se nada se faz de representativo mais tarde ou mais cedo acabam, já não seria a primeira vez.
Infelizmente assim é, mas com o “mal dos outros”...
Naquilo que estiver ao meu alcance tudo farei para inverter a situação e para evitar que a historia se repita. Se não conseguir, pelo menos durmo tranquilo por saber que tentei.
A esperança é a ultima coisa a morrer e a raça Rottweiler como os seus proprietarios valem o esforço.

Nynf
Não posso falar muito pois pouco conheço o Clube.
Aqui começa o problema. O Clube está adormecido e indiferente ao que se passa.
...O meu primeiro e segundo contacto por email foram há 3 meses, e nunca tive resposta. Telefonicamente nunca consegui falar com ninguem, o site está desatualizadíssimo, e finalmente consegui uma resposta por email pois queria tornar-me sócia...pedi para me enviarem por fax a proposta de sócia ao que me responderam que iam enviar por correio. Vamos ver quanto tempo demoram, ou se alguma vez chegará
As situações que o Claudio relata na carta são muito tristes e desmotivantes e levam-me a reflectir se valerá a pena tornar-me sócia.
O resto do comentario, confirma o que em parte relatei na carta e que infelizmente não é um caso inédito mas sim uma constante.

Vamos ver...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça ago 26, 2003 11:22 am

A questão maior que existe ( e agora mais uma vez não falo do RCP que não conheço mas de uma certa forma de estar portuguesa) é que os clubes surgem por "carolice", por alguns criadores que decidem fazer algo ou na vertente mais obscura por pessoas que esperam ganhar com isso.

Logo de inicio surgem quase sempre rivalidades. E aqui falado especificamente neste parágrafo dos Rotts, vemos a OAPR e o RCP. para quê duas entidades para o Rottweiler ?

Passando o parêntesis, e generalizando, as rivalidades fazem que desde o inicio o potencial não se atinja. Lembro-me de um certo clube de raça que foi criado pela calada por um grupelho de novatos sem falarem com os criadores mais antigos porque a clique que o criou queria vender cães ( falando rápido e grosso).

Assim, não se chega a lado nenhum. Nenhum dos clubes defensores das raças ditas perigosas fez algo pelas mesmas em termos de desmistificação. E quando digo nada, digo, coisas que cheguem ao público e não aos entusiastas das mesmas...

Voltando ao RCP e à OAPR aquando há tempos de um ataque de Rotts por acado o RCP emitiu um comunicado bem estruturado e a OAPR enviou para uma revista um texto assustador pela sua nebulosidade em que pelo que eu percebi, lendo como leigo da raça, se atiçava a fogueira da intolerância, mas isso foi porque a pessoa que o redigiu era sem dúvida alguém com dificuldades em se expressar.

Aliás, acho que falámos aqui disso.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça ago 26, 2003 12:25 pm

Como aqui já foi dito, os clubes de raça são normalmente criados por meia dúzia de amigos, numa primeira fase cheios de boas intenções. O problema é que são terreno fértil para que alguns criadores os vejam como uma óptima forma de potenciarem as suas vendas, e a partir daqui os objectivos deixam a utopia para se centrarem em questões financeiras.

Em raças de cães de utilidade, isto constitui um grave risco de descaracterização das mesmas, pela falta de exigência de critérios que assegurem a correspondência dos exemplares ao estalão da raça, nas suas vertentes de estrutura e temperamento. Acontece com o Pastor Alemão e creio que também nos Rotts se vai pelo mesmo caminho (parece que já há quem defenda também a existência de duas linhas...).

Face a esta situação, que atitude deve tomar quem não está de acordo com os critérios seguidos pelo Clube?

1. Antes do mais, lutar dentro do Clube e aproveitando os seus estatutos e regulamentos, pelos seus pontos de vista. O problema é que normalmente as assembleias são muito pouco concorridas e as direcções dificultam por várias formas a discussão de temas fundamentais.

2. Criar um clube paralelo, dividindo os criadores e dificultando a existência de critérios comuns de criação. Acresce aqui de novo a possibilidade de grupos de interesse se "apoderarem" da nova organização, pelo que teríamos "mais do mesmo"

3. Optar pelo isolamento, desenvolvendo a actividade de forma independente e regendo-se pelos princípios que considera correctos.

Claro que tratando-se de raças populares o problema é de difícil resolução, e qualquer das hipóteses aventadas poderá não ser satisfatória. Porque é que os malinois mantêm ainda as suas características funcionais intactas? Simplesmente porque o mercado desta raça está fundamentalmente orientado para o trabalho, isto é, quem os descaracterizar no aspecto psicológico pura e simplesmente NÃO VENDE!

Peço-lhes que considerem esta minha intervenção um mero desabafo generalista de alguém que se desgosta com esta situação. Na verdade, desconheço o funcionamento dos clubes de Rottweiler existentes em Portugal ou no estrangeiro, ficando-me apenas por uma grande admiração pelas qualidades físicas e psíquicas desta excelente raça, que seria imperativo conservar.

Cumprimentos

José Carlos
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 28, 2003 10:16 pm

Viva,

JCSousa
Peço-lhes que considerem esta minha intervenção um mero desabafo generalista de alguém que se desgosta com esta situação. Na verdade, desconheço o funcionamento dos clubes de Rottweiler existentes em Portugal ou no estrangeiro, ficando-me apenas por uma grande admiração pelas qualidades físicas e psíquicas desta excelente raça, que seria imperativo conservar.
Um desabafo mas um excelente desabafo a todos os niveis.
Obrigado.
Responder

Voltar para “Cães”