porquinhos da india

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

quinta ago 13, 2009 2:10 pm

é asim eu tenho dois porquinhos da india com 6 meses

possulhe dar banho??

outra duvida... eles perdem muito pelo... ah alguma coisa qe eu possa fazer??

cumps
julls
Membro Júnior
Registado: domingo jul 27, 2008 9:15 pm

quinta ago 13, 2009 4:19 pm

eu dei banho a minha porquinha da india a primeira vez dp de completar um ano, eles lavam s a eles proprios mas nao ha problema em dar-lhes banho, mas eles assustam s com as torneiras, ponha os porquinhos, um d cada vez no lavatorio com aquelas coisinhas das banheiras para eles nao escorregarem e de lhes banho com um copinho, para nao ficarem assustados e use um gel d banho neutro ou um para gatinhos.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta ago 13, 2009 4:39 pm

Leia aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/race.php?id=133
Tem uma parte que fala sobre higiêne.
Não sou muito entendida sobre porquinhos da índia, mas penso que esse link poderá ajudar.
Boa sorte ;)
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta ago 13, 2009 10:42 pm

O facto de estarem a perder muito pêlo tem a ver com o calor que se faz sentir... estão a "despir" uma parte do casaco que têm :wink:

E sim, pode dar banho... água tépida, sabão neutro ou de bebé... muito cuidado para não molhar as orelhas nem deixar entrar água... retira muito bem o sabão e seca com uma toalhinha... deixe-o secar ao sol, mas não este sol intenso... :wink:

Mas também não deve abusar dos banhos...

Boa sorte!
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

sexta ago 14, 2009 12:37 am

deixe secar ao sol , como preso com molas na corda da roupa :roll: :roll: :roll:
seque o porquinho com um secador numa temperatura nao muito quente nem muito , perto , o pior dos banhos é as correntes de ar e os problemas de saude que podem vir dai , agora secar o porco ao sol , nao me parece noa ideia :lol:

Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
Kathamina
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 1:06 am

Aqui fica copy paste de algo que está descrito no link que deixei acima:
Higiene
Quanto à higiene, os próprios Porquinhos encarregam-se dela. Lambem-se individualmente como os felinos podendo mesmo ajudar-se nesta tarefa. Limpam o pêlo com a ajuda das patas e segregam um líquido branco dos olhos que os ajuda a limpar a face. No caso de ter pêlo longo deve escová-lo uma vez por semana. Caso considere mais confortável para o porquinho e não pretenda levá-lo a exposições, poderá aparar o pêlo do animal. Apenas deverá dar banho ao seu porquinho caso este se encontre muito sujo. Se optar pelo banho deve utilizar um champô próprio para roedores, a água deverá ser tépida e com muito pouca profundidade. Lembre-se que os porquinhos molhados poderão constipar-se com facilidade, correndo risco de vida, pelo que deverá enxugá-lo e secá-lo muito bem, se necessário com a ajuda de um secador numa temperatura muito baixa e com muito cuidado.
pathelen
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 4:46 pm

danhusky Escreveu:deixe secar ao sol , como preso com molas na corda da roupa :roll: :roll: :roll:
seque o porquinho com um secador numa temperatura nao muito quente nem muito , perto , o pior dos banhos é as correntes de ar e os problemas de saude que podem vir dai , agora secar o porco ao sol , nao me parece noa ideia :lol:

Daniel
Como é que acha que eles andam na natureza?

Com uma mochila e um secador às costas?! :roll:

E sim... pode pendurá-lo na corda da roupa de preferência pelas orelhas... :lol: :lol: :roll:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta ago 14, 2009 4:51 pm

pathelen Escreveu:
danhusky Escreveu:deixe secar ao sol , como preso com molas na corda da roupa :roll: :roll: :roll:

Daniel

E sim... pode pendurá-lo na corda da roupa de preferência pelas orelhas... :lol: :lol: :roll:
Quando existiam na natureza só se molhavam quando chovia, não procuravam agua para tomar banho ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
pathelen
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 4:53 pm

Native Escreveu:
pathelen Escreveu:

Daniel

Quando existiam na natureza só se molhavam quando chovia, não procuravam agua para tomar banho ;)
E qual é a diferença entre molhar com água da chuva e tomar banho?!
Kathamina
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 5:24 pm

pathelen Escreveu:
Native Escreveu:
pathelen Escreveu:

Daniel

Qual acha que será a diferença?
As duas são imposição, uma pela própria natureza e a segunda por nós.
Mas não se esqueça que pdi no ambiente selvagem nada tem a ver como os em cativeiro.
Digo eu, tal como nas ratz, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e sujeitam-se á lei da vida.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta ago 14, 2009 7:35 pm

pathelen Escreveu:
Native Escreveu:
pathelen Escreveu:

Daniel

Possivelmente porque não tendo prazer refugia-se da chuva possivelmente ficamdo apenas salpicado, e no banho fica mergulhado até aos "ombros" ensopado durante o tempo que o dono entende..acho desnessessario dar banhos a PDI a não ser que estejam imundos..porque eles tratam da própria higiene.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

sexta ago 14, 2009 10:48 pm

sim o porquinho da india selvagem ( que pouco ja tem haver com o domestico) sabe se esconder da agua da chuva , ja os nossos por serem domisticados e atenção que foram domisticados a muitos anos perderam a caracteristica de selvagem , eu dei a minha openiao , nao tenho um ou dois porquinhos , tenho 60
~desses 60 existem porcos que nunca tomaram banho e outros ja , pois gosto de apresentalos em exposições a cheirar bem , agora eu aos meus seco os bem ja que apanham pneumonias facilmente , e nao quero abusar de antibiotico , ou gosto de mais deles para nao me morrerem

Daniel .
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sexta ago 14, 2009 11:14 pm

Viva,

O melhor é deixarem os porquinhos descansados e não lhes dar banho. Se não estiver muito sujo não há vantagem nenhuma em dar banho a eles, especialmente aos de pêlo curto.

Eles não tomam banho na natureza, mas mesmo molhados pelo chuva só o pêlo do topo é que fica molhado e não levam com água e champoo até à raiz do pêlo como num banho normal. Não se pode subestimar o risco de uma constipação que pode levar a uma pneumonia no caso de um porquinho que não tenha sido bem secado. E por o animal ao Sol é claro que não é boa ideia, pois facilmente podem morrer se expostos sobre Sol e calor intenso.
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo ago 16, 2009 6:46 am

pathelen Escreveu:. deixe-o secar ao sol, mas não este sol intenso...
Será que o senso se perdeu completamente?!... :roll:
Os porquinhos da India (bem como qualquer exótico) NÃO PODEM apanhar sol! Muito menos ficar ao sol para secar!
Se se dá banho, seca-se com o secador (não direccionado para eles, obviamente) coloca-se a nossa mão entre o secador e o animal!
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo ago 16, 2009 6:50 am

julls Escreveu: use um gel d banho neutro ou um para gatinhos.
Nada de gel de banho... :roll: Quando muito shampoo Johnson's baby clássico (sem cheiros esquisitos, APENAS O CLÁSSICO!)
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Responder

Voltar para “Exóticos”