duvida sobre utilização das fontes de calor

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sexta ago 14, 2009 9:05 pm

Nazgul93 Escreveu:
PedroC10 Escreveu:Estava a cerca de 2cm da madeira. Levei um valente susto quando na manha seguinte vi isso na madeira, deixo aquela parte mesmo esturricada.
Pois, eu uso as lampadas na vertical (se for uvb tubular meto na horizontal, se for compacta meto na diagonal), o gecko (presumo eu que seja) é que deve ter passado a noite em altas mocas , sala de fumos:twisted: 8)
Só tenho a dizer isto: LOL

Por acaso aquilo não deitou fumos, mas de manha cheirava-se bem o queimado. Sim, foi no terrário do gecko, do meu macho hi yellow, eu acho que ele gostou, pelo menos ainda hoje é o dia que ele abana a cabeça como se tivesse com ganda moca xD
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta ago 14, 2009 9:17 pm

PedroC10 Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:
PedroC10 Escreveu:Estava a cerca de 2cm da madeira. Levei um valente susto quando na manha seguinte vi isso na madeira, deixo aquela parte mesmo esturricada.
Pois, eu uso as lampadas na vertical (se for uvb tubular meto na horizontal, se for compacta meto na diagonal), o gecko (presumo eu que seja) é que deve ter passado a noite em altas mocas , sala de fumos:twisted: 8)
Só tenho a dizer isto: LOL

Por acaso aquilo não deitou fumos, mas de manha cheirava-se bem o queimado. Sim, foi no terrário do gecko, do meu macho hi yellow, eu acho que ele gostou, pelo menos ainda hoje é o dia que ele abana a cabeça como se tivesse com ganda moca xD
Deixa lá, eu percebo-o :twisted: :twisted:!!
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta ago 14, 2009 9:58 pm

PedroC10 Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:Pedro, para a próxima mete maior, assim esforça muito a vista 8) :twisted:
Não se consegue perceber.
Foi um erro ao passar a imagem para o imageshack, mas já tá resolvido ehehe.
Pelo menos via-se melhor que o terrário da Iguana :lol:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Nazgul93
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 11:10 pm

trustz Escreveu:
Bgamer Escreveu:a que temperatura os tapetes de aquecimento chegam?? da para utilizar nas caixas certo??

Eu tinha uns tapetes de pouco Watts numa espécie de rack com vidros, e quando deixei de utilizar o rack, mudei-o para a garagem onde alguém se lembrou de ligar os tapetes À corrente " porque sim".

Mesmo sendo tapetes de baixa potencia, estavam ligados a "nada" e aqueceram o suficiente para , num dos terrarios, pegar fogo ao papel que estava por cima.

Por isso nunca fiando.

Não tinha lido bem isto.

Após reflectir um pouco, cheguei a conclusão que:

É muito estranho o papel ter ardido, digo isto porque, o ponto de ebulição do papel é de 233ºC aproximadamente, o ponto de ebulição do plástico (termoplástico, que é o caso) é de 200ºC aproximadamente e o ponto de fusão do plástico é aos 130-140 °C aproximadamente, e dizes que o papel apenas ardeu, não referes mais nenhum dano.
Portanto, para o papel ter ardido, é preciso o tapete ter atingido os 233ºC +\-, ora, ao chegar aos 233ºC, o plático já se tinha que ter derretido todo, pois o seu ponto de fusão é aos 130-140ºC, e ai o fio que passa ao longo do tapete (resitência), ficou exposto inevitavelmente, e a temperatura do mesmo, deve ascender ás largas centenas, queimando o papel e a madeira exposta, e colocando em ebulição o próprio plástico derretido pois já tinha sido fundido, por isso, não sei, ou foi um fenômeno ou o rack ardeu todo e não deste conta Cal :wink:

Agora dava jeito o Brake, ele é que é o Man dos materiais .
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta ago 14, 2009 11:16 pm

Nazgul93 Escreveu: Não tinha lido bem isto.

É muito estranho o papel ter ardido, digo isto porque, o ponto de ebulição do papel é de 233ºC aproximadamente, o ponto de ebulição do plástico (termoplástico, que é o caso) é de 200ºC aproximadamente e o ponto de fusão do plástico é aos 130-140 °C aproximadamente, e dizes que o papel apenas ardeu, não referes mais nenhum dano.
Portanto, para o papel ter ardido, é preciso o tapete ter atingido os 233ºC +\-, ora, ao chegar aos 233ºC, o plático já se tinha que ter derretido todo, pois o seu ponto de fusão é aos 130-140ºC, e ai o fio que passa ao longo do tapete (resitência), ficou exposto inevitavelmente, e a temperatura do mesmo, deve ascender ás largas centenas, queimando o papel e a madeira exposta, e colocando em ebulição o próprio plástico derretido pois já tinha sido fundido, por isso, não sei, ou foi um fenômeno ou o rack ardeu todo e não deste conta Cal :wink:

Dava jeito o Brake, ele é que é o Man dos materiais :twisted:
Também andas com a ansia!
PedroC10
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 7:46 am

Não sabia que ficavas assim ofendido gekkos quem diria :roll: Talvez falte alguma coisa, não sei :?:

Naz, mesmo que o plástico derreta, a resistência continuava a funcionar. Tenho um grelhador eléctrico que derreteu todo o plástico à volta da resistência e continua a grelhar comida
Última edição por PedroC10 em sábado ago 15, 2009 9:34 am, editado 2 vezes no total.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Bgamer
Membro
Registado: domingo ago 31, 2008 7:37 pm

sábado ago 15, 2009 8:45 am

agora ja fiquei sem perceber nada outra vez afinal dá para usar as tais caixas de plástico economicas com tapete de aquecimento ou n :?: :?:
PedroC10
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 9:31 am

Dá sim, tens é de usar sempre um termostato para evitar que a fonte de calor aqueça demasiado.
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado ago 15, 2009 10:47 am

Nazgul93 Escreveu:
trustz Escreveu:
Bgamer Escreveu:a que temperatura os tapetes de aquecimento chegam?? da para utilizar nas caixas certo??

Eu tinha uns tapetes de pouco Watts numa espécie de rack com vidros, e quando deixei de utilizar o rack, mudei-o para a garagem onde alguém se lembrou de ligar os tapetes À corrente " porque sim".

Mesmo sendo tapetes de baixa potencia, estavam ligados a "nada" e aqueceram o suficiente para , num dos terrarios, pegar fogo ao papel que estava por cima.

Por isso nunca fiando.

Não tinha lido bem isto.

Agora dava jeito o Brake, ele é que é o Man dos materiais .

Não sei como é que o Cal tinha o cabo disposto, se por dentro da caixa, directamente sobre o papel, mas se o cabo estiver directamente sobre o papel, uma das faces do papel estará em contacto com o cabo e a outra podemos supor que está a 30º temperatura ambiente, vamos também supor que a espessura do papel é 0,0005 m=0,5mm, K=0,0003 que é uma constante do papel. Q=50W potencia do cabo, A=Area de papel=0,3 m^2 (valor assumindo que o terrario tem 55 cm por 55cm de área aquecida.)

Q=KxAx(T-Tamb)/espessura do papel

50=0,0003x0,3x(T-30)/0,0005

T=277,7º esta é a temperatura máxima que o papel poderá chegar, mas friso , que fizemos algumas suposições.

A temperatura da fase que está á temperatura ambiente pode subir muito, muito mais que 30º. tal como o papel pode ser mais fino, ou o cabo mais potente,ou até a area do papel ser maior ou menor, seja o que for o calculo está aí apresentado, agora podem substituir valores e simular a pior e a melhor das hipóteses.

Estes cabos podem atingir temperaturas impensáveis, numa das minhas experiências tentei fazer uma pedra de aquecimento homemade, envolvi uma lâmpada de 25 w normal em argila e meti tudo dentro de uma lata de coca cola, depois da lâmpada ligada, ninguém conseguia pegar na lata.
Brake
Nazgul93
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 12:07 pm

PedroC10 Escreveu:Naz, mesmo que o plástico derreta, a resistência continuava a funcionar.
Nazgul93 Escreveu:e ai o fio que passa ao longo do tapete (resitência), ficou exposto inevitavelmente, e a temperatura do mesmo, deve ascender ás largas centenas, queimando o papel e a madeira exposta, e colocando em ebulição o próprio plástico derretido pois já tinha sido fundido, por isso, não sei, ou foi um fenômeno ou o rack ardeu todo e não deste conta Cal :wink:
Foi isso que tentei salientar também Pedro, pois ao derreter o plastico, a resistência fica exposta, e uma resistência ligada...é muito mas muito quente, por isso é que acho estranho, o papel ter ardido e não ter havido mais nenhum dano, nem sequer o tapete derretido, pelo menos o Cal não referiu isso.
Bgamer Escreveu:agora ja fiquei sem perceber nada outra vez afinal dá para usar as tais caixas de plástico economicas com tapete de aquecimento ou n :?: :?:
Podes sim, mas ligado a um termostato, mas isto aplica-se a toda a fonte de aquecimento.

Mas agora fiquei com uma duvida, os tapetes e os cabos, não estão feitos de maneira a que se possa usar sem termostato? Claro que atinge temperaturas altissimas, mas ao ponto de derreter tudo, expor a resistencia etc? Não terá um ponto máximo? Mesmo sendo muito alto?
Eu sinceramente, não acredito que uma manta\tapete sem termostato chegue ao ponto de derreter ou sofrer outros danos, senao haveria muito mais queixas, principalmente pelos que nao se informam e comprar as coisas sem saber, penso que nem pode ser vendido se não cumprir essas normas de segurança (excluindo curto-circuitos ou defeitos, mas isso pode acontecer com qualquer aparelho electrico).
<strong>

PedroC10
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 12:45 pm

Pois, isso não sei..

O único tapete que tenho em casa é de 18w e e nunca o utilizei sem termostato, mas penso que mesmo ao fim de muito tempo de utilização são seria capaz de derreter o plástico em volta, não sei :?

Mas se a potência fosse superior (50w por exemplo), já fico na dúvida. Provavelmente é esse o motivo pelo qual as fontes de aquecimento mais fortes são em materiais que suportam temperaturas muito altas (lampadas e placas de cerâmica, IV, etc)
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

sábado ago 15, 2009 12:59 pm

Nazgul93 Escreveu:
PedroC10 Escreveu:Naz, mesmo que o plástico derreta, a resistência continuava a funcionar.
Nazgul93 Escreveu:e ai o fio que passa ao longo do tapete (resitência), ficou exposto inevitavelmente, e a temperatura do mesmo, deve ascender ás largas centenas, queimando o papel e a madeira exposta, e colocando em ebulição o próprio plástico derretido pois já tinha sido fundido, por isso, não sei, ou foi um fenômeno ou o rack ardeu todo e não deste conta Cal :wink:
Foi isso que tentei salientar também Pedro, pois ao derreter o plastico, a resistência fica exposta, e uma resistência ligada...é muito mas muito quente, por isso é que acho estranho, o papel ter ardido e não ter havido mais nenhum dano, nem sequer o tapete derretido, pelo menos o Cal não referiu isso.
Bgamer Escreveu:agora ja fiquei sem perceber nada outra vez afinal dá para usar as tais caixas de plástico economicas com tapete de aquecimento ou n :?: :?:
Podes sim, mas ligado a um termostato, mas isto aplica-se a toda a fonte de aquecimento.

Mas agora fiquei com uma duvida, os tapetes e os cabos, não estão feitos de maneira a que se possa usar sem termostato? Claro que atinge temperaturas altissimas, mas ao ponto de derreter tudo, expor a resistencia etc? Não terá um ponto máximo? Mesmo sendo muito alto?
Eu sinceramente, não acredito que uma manta\tapete sem termostato chegue ao ponto de derreter ou sofrer outros danos, senao haveria muito mais queixas, principalmente pelos que nao se informam e comprar as coisas sem saber, penso que nem pode ser vendido se não cumprir essas normas de segurança (excluindo curto-circuitos ou defeitos, mas isso pode acontecer com qualquer aparelho electrico).
eu uso eu fio de aquecimento de 20 w num terrario sem termo e sempre que meto lá a mão não me quiemo , tá quente como é obvio , mas não ao ponto de fazer alguma queimadura
<p><strong></strong></p>
Nazgul93
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 8:31 pm

vasco94 Escreveu:eu uso eu fio de aquecimento de 20 w num terrario sem termo e sempre que meto lá a mão não me quiemo , tá quente como é obvio , mas não ao ponto de fazer alguma queimadura
O que se está aqui a discutir é se o equipamento aquece ao ponto de haver fundição ou ebulição provocando danos graves nos mesmos e em outros objectos, e não se provoca queimaduras..-:roll:
Última edição por Nazgul93 em sábado ago 15, 2009 8:34 pm, editado 1 vez no total.
<strong>

vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

sábado ago 15, 2009 8:34 pm

sim eu sei , mas se não meprovocou nenhuma queimadura era porque tambem não ia afectar o material :roll: :roll:
<p><strong></strong></p>
Nazgul93
Membro Veterano

domingo ago 16, 2009 4:41 pm

Brake Escreveu:Não sei como é que o Cal tinha o cabo disposto, se por dentro da caixa, directamente sobre o papel, mas se o cabo estiver directamente sobre o papel, uma das faces do papel estará em contacto com o cabo e a outra podemos supor que está a 30º temperatura ambiente, vamos também supor que a espessura do papel é 0,0005 m=0,5mm, K=0,0003 que é uma constante do papel. Q=50W potencia do cabo, A=Area de papel=0,3 m^2 (valor assumindo que o terrario tem 55 cm por 55cm de área aquecida.)

Q=KxAx(T-Tamb)/espessura do papel

50=0,0003x0,3x(T-30)/0,0005

T=277,7º esta é a temperatura máxima que o papel poderá chegar, mas friso , que fizemos algumas suposições.

A temperatura da fase que está á temperatura ambiente pode subir muito, muito mais que 30º. tal como o papel pode ser mais fino, ou o cabo mais potente,ou até a area do papel ser maior ou menor, seja o que for o calculo está aí apresentado, agora podem substituir valores e simular a pior e a melhor das hipóteses.

Era tapete Brake, os tapetes mesmo sem termóstato, não aquecem até ao ponto de derreter, e se isso acontecesse, era por curto-circuito, e com curto-circuito, o quadro desligavasse, e ai obviamente davam por isso.

Mas imaginemos que acontecia algo que fizesse com que o tapete derretesse mesmo (130-140ºC +\-), expunha a resistência, que é mais quente, e ai sim, ardia o papel (233ºC +\-), mas ardia o papel e o resto, pois ninguém o desligou nem ele fez curto-circuito, logo continuava a aquecer e a aquecer, e se chegava aos 233ºC para arder o papel, o termoplástico ardia também pois o seu ponto é aos 200ºC, e se acontecesse isso, não "ardia" só o papel, era um incendiozito daqueles no terrario...
Ainda para mais sendo um tapete de baixa Wattagem como o Cal referiu.
Tudo isto é relativo, mas até certo ponto 8)
<strong>

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”