mas o mais provavel é que agora a carapaça esteja a arejar ou melhor panhar ar e a sair as velhas escamas da carapaça
Moderador: mcerqueira
muda total como assim? as placas sairam todas ao mesmo tempo? as minhas vao perdendo nao ao mesmo tempo, mas quaseVanesIsa Escreveu:São manchas ou estão a saltar as "escamas" da carapaça?
Uma das minhas tartarugas (a mais velha) fez uma muda total. A carapaça dela parecia que estava velha e agora ficou linda! Demorou umas 2 semanas a fazer.
No teu caso pode ser crescimento, fungo, falta de cálcio ou cálcio a mais...
Se achares que o comportamento da tartaruga se altera o ideal é ires com ela ao vet!
Mas não quer dizer que a temperatura escolhida no termostato seja a que está na agua se o termostato nao tiver potencia suficiente pode não chegar a atingir essa temperatura mesmo estando a trabalhar continuamente, a potencia do termostato deve ser escolhida de acordo com os litros de agua a aquecer, e de preferencia para além do termostato devemos ter um termometro para ir medindo as temperaturas reais da aguaVanesIsa Escreveu:jfcs, o termóstato deve ter um botão para programar a temperatura que se quer... Deve ser só rodar ou algo do género e colocar a "setinha" na temperatura correcta (25/26º)!
Vou tentar dar uma info util p/ calculo de resistencias, então cá vai: 1 kw( a potencia das resistencias vem expressa em W as famosas "velas") é a potencia necessaria p/ aumentar a temperatura de 1 Litro de agua em 1ºc em 1 hora.Native Escreveu:Mas não quer dizer que a temperatura escolhida no termostato seja a que está na agua se o termostato nao tiver potencia suficiente pode não chegar a atingir essa temperatura mesmo estando a trabalhar continuamente, a potencia do termostato deve ser escolhida de acordo com os litros de agua a aquecer, e de preferencia para além do termostato devemos ter um termometro para ir medindo as temperaturas reais da aguaVanesIsa Escreveu:jfcs, o termóstato deve ter um botão para programar a temperatura que se quer... Deve ser só rodar ou algo do género e colocar a "setinha" na temperatura correcta (25/26º)!
Ah, e correctissimo, considerando que o filtro movimenta bem a massa de agua ir lendo, ou ter um termometro no aqua, eu tenho 2, p/ ex..jorginho11 Escreveu:Vou tentar dar uma info util p/ calculo de resistencias, então cá vai: 1 kw( a potencia das resistencias vem expressa em W as famosas "velas") é a potencia necessaria p/ aumentar a temperatura de 1 Litro de agua em 1ºc em 1 hora.Native Escreveu:Mas não quer dizer que a temperatura escolhida no termostato seja a que está na agua se o termostato nao tiver potencia suficiente pode não chegar a atingir essa temperatura mesmo estando a trabalhar continuamente, a potencia do termostato deve ser escolhida de acordo com os litros de agua a aquecer, e de preferencia para além do termostato devemos ter um termometro para ir medindo as temperaturas reais da aguaVanesIsa Escreveu:jfcs, o termóstato deve ter um botão para programar a temperatura que se quer... Deve ser só rodar ou algo do género e colocar a "setinha" na temperatura correcta (25/26º)!
Teoricamente, e a titulo de exemplo, se queremos aumentar de 18ºc p/ 24ºc em 1 hora 1 litro de agua precisamos de 6.96 W mas se forem 10 Liyros ja precisamos de 69,6 W.Tudo isto numa hora. Por aqui concluiriamos que eu, por exemplo, precisaria de uma resistencia de 696 W, nada mais falso, a minha é de 100W e chega bem pois o 1º salto termico é o de 18º p/ 24º e ai ela pode estar bastante tempo ligada, depois começa a desligar por acção do termostato(como ja se disse regulavel ou de taragem fixa---normalmente 74ºF i.e. +- 25ºc) e so tem de manter a temperatura no aqua ligando pontualmente, mas depois de tantas contas e como já disse não há como ler as instruções onde referem sempre o intervalo de litros a que a resistência se adequa--- entre 60 e 80 L--- p/ex..