Duvidazinha (PDI/Coelho)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sábado ago 15, 2009 5:49 pm

Infelizmente a minha porquinha da india Balu morreu á dois dias...
Estou a ultrapassar essa questão, :roll: agora preocupa-me o facto do coelho com quem ela estava na gaiola precisar ou não de companhia...
Eles estavam juntos desde bebes, ambos vieram para mim com 2 meses na mesma altura...
agora de um dia para o outro ele fica "sozinho"...
Sei bem que os coelhos são animais independentes e não precisam da companhia de outros da mesma especie, mas este caso é especial, ele sempre "viveu" com a porquinha!
tenho a coelha, mas nunca os junto, nem sequer estão na mesma divisão, nem nunca juntos... ai de mim junta-los, bebes é que não!
Devo juntar-lhe outro porquinho?
Última edição por Debora20 em sábado ago 15, 2009 8:21 pm, editado 2 vezes no total.
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Luisa17
Membro Júnior
Registado: sábado ago 15, 2009 5:40 pm

sábado ago 15, 2009 6:19 pm

Olá.
Lamento muito a morte da Balu.
Espero que consigas ultrapassar esse mau momento. E compreendo porque já passei pelo mesmo...
Quanto à tua dúvida não te sei responder. :( Desculpa. :)
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

sábado ago 15, 2009 8:37 pm

ola Lamento a morte da porquinha , ja agora morreu porque ???
so varias questoes , os porquinhos e coelhos tem necessidades alimentares diferentes , e depois conheço casos de coelhos que esmagam e aleijam mesmo porquinhos com as patas .
eu nao tenho juntos , nem andam juntos .

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
Debora20
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 9:09 pm

Ela tinha um problema ja de pequena, era a mais pequena da ninhada fiquei com ela por se assim, e desde sempre o vet me disse que dum dia para o outro podia acontecer e aconteceu, tinha problemas de coração...

Eles sempre se deram bem, estavam juntos desde os 2 meses de cada um...
Ela durmia em cima do dorso dele, catavam-se um ao outro...
ele nunca foi violento para a porquinha!
é por estar habituado que faço a questão...!?
e se acham que era por ser desde bebes que se habituaram... é que se for meter la outro porquinho com ele tenho medo de ele estranhar...

é que ele adorava a balu... uma amiga minha trouxe a porquinha dela ca a casa e a reacção dele foi mesmo de sai daqui... (isto com a balu viva), soltamos os 3 no jardim e andavam a minha porquinha e o coelho juntinhos e a outra eles investiam contra ela e afastavam-na! :roll:
eles pareciam namorados...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sábado ago 15, 2009 11:04 pm

Bom,

Na minha opinão não devia juntar outro porquinho com o seu coelho. Teve sorte uma vez e poderá ser abusar da sorte. Os porquinhos e os coelhos geralmente não se entendem, são diferentes espécies, com diferentes necessidades e têm uma linguagem diferente e devem ter por companheiros animais da mesma espécie. Podem parecer "amigáveis", mas é também porque não têm mais ninguém da mesma espécie e como são sociais preferem estar com o outro do que sozinhos. Mas por principio não se deve ter. Aliás, por lei nas lojas é proibido ter animais de espécies diferentes na mesma gaiola, só que ninguém cumpre.

Como já tem a coelha, uma solução poderia ser castrar o macho e juntá-lo com a fêmea e tentar assim resolver o problema sem comprar qualquer outro animal.
Debora20
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 11:36 pm

Pois tambem ja pensei nisso, esterelizar um deles, talvez mesmo o macho, e assim ja podiam estar juntos...
Mas esterelizados eles perdem o instinto de andar sempre a tentar copular com o outro?
E o não esterelizado, neste caso a femea, que tem a mania que é dominante seria ela a tentar mandar no casal, "montando" constantemente o macho não havia problemas nisso?

Um á parte, só tenho pena de estereliza-lo porque ele é um angorá muito bom, deve pesar uns 2 quilos e pouco, orelhinhas pequenas, muito peludo... pelo menos foi o que me disseram no forum do coelho anão! :D
A femea tem quase 3 anos, fará mal estereliza-la agora?
Ela é cabeça de leão com angorá, é uma rafeirinha, com mais cabeça de leão que angora, e pesa uns 3.5 quilos!
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo ago 16, 2009 6:54 am

danhusky Escreveu:os porquinhos e coelhos tem necessidades alimentares diferentes
Exactamente o que eu ia referir... Habitando juntos como se impede um porquinho de comer a ração do coelho e vice-versa?? :roll: Já para não falar em legumes, fruta, etc... :roll:
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Debora20
Membro Veterano

domingo ago 16, 2009 9:21 am

Não se impede...
Os meus comem a mesma ração e depois complemento á parte com as vitaminas extra, principalmente a vitaminaC, para a porquinha, e fibra para o coelho.
Mas mesmo assim em termos de legumes comem praticamete a mesma coisa, couves, cenouras, tomate, broculos, pepino, couve-flor...
e uma frutinha muito de vez em quando para o coelho e laranja para a porquinha!

(é só para esclarecer a sua duvida porque não tem nada a ver com o topico... :wink: )
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

domingo ago 16, 2009 9:30 am

Debora20 Escreveu:Não se impede...
Os meus comem a mesma ração e depois complemento á parte com as vitaminas extra, principalmente a vitaminaC, para a porquinha, e fibra para o coelho.
Mas mesmo assim em termos de legumes comem praticamete a mesma coisa, couves, cenouras, tomate, broculos, pepino, couve-flor...

(é só para esclarecer a sua duvida porque não tem nada a ver com o topico... :wink: )
De facto acho que tem a ver com o tópico sim, pois se referio na hipotese de juntar outro porquinho ao coelho, á que saber como estes se alimentam estando os 2 juntos. E ainda por cima referio que comiam a mesma ração.. :roll:
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

domingo ago 16, 2009 9:45 am

Bem, vamos lá por partes...

Primeiro, quanto à questão de os coelhos terem problemas de viver sozinhos... Os coelhos são animais muito independentes e territoriais, mas a verdade é que coelhos que viveram anos acompanhados de outros coelhos podem ficar com o equivalente a uma depressão.

Agora, segunda questão: coelhos e PDIs. Estes dois, na minha opinião (que vale o que vale, mas já li bastante sobre esta questão) não deviam NUNCA viver juntos. Muita gente não sabe, mas uma bactéria que é comensal no coelho é mortal para os PDIs (e se não sabe a causa de morte da sua PDI esta é uma hipótese viável). Além disso há toda a questão da nutrição e os coelhos e PDIs não deviam comer a mesma ração. Se existem rações diferentes para ambos há-de ser por alguma coisa, não? ;)

Quanto à castração do coelho... Bem, eu optaria pela esterilização da coelha porque previne muitos problemas de saúde (e se ela já tem essa idade há grandes possibilidades de já ter tumores). Mas um coelho castrado pode continuar a ser o coelho dominante (eles mostram isso ficando por cima do outro coelho), mas se não fosse não haveria problema absolutamente nenhum, o coelho não ia ficar traumatizado se tivesse a fêmea em cima dele. É um comportamento normal de demonstração de hierarquia.
Debora20
Membro Veterano

domingo ago 16, 2009 1:11 pm

Ok, obrigada!
Então creio que vou mesmo esterelizar a femea!
Assim ficam os dois juntos!
Quanto á porquinha foi mesmo do coração... ela tinha o coraçãozito maior do que a caixa e com um sopro... :cry:
estava só á espera do dia...
Di1975
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 8:19 am

ShyFairy Escreveu:
Debora20 Escreveu:Não se impede...

De facto acho que tem a ver com o tópico sim, pois se referio na hipotese de juntar outro porquinho ao coelho, á que saber como estes se alimentam estando os 2 juntos. E ainda por cima referio que comiam a mesma ração.. :roll:
Exacto... :roll:
As rações são específicas para cada roedor, assim como as de cão não servem para gato e vice versa. Há certos componentes nas outras rações que um cavia não deve comer...
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 8:22 am

Loriath Escreveu:Muita gente não sabe, mas uma bactéria que é comensal no coelho é mortal para os PDIs (e se não sabe a causa de morte da sua PDI esta é uma hipótese viável). Além disso há toda a questão da nutrição e os coelhos e PDIs não deviam comer a mesma ração. Se existem rações diferentes para ambos há-de ser por alguma coisa, não? ;)
Felizmente ainda se encontram pessoas com bastante informação sobre porquinhos da India, isso é bom para os animais em questão. É que a maioria desconhece os pequenos GRANDES pormenores e depois há muita "desgraça"... :(
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça ago 18, 2009 11:04 am

Di1975 Escreveu:
Loriath Escreveu:Muita gente não sabe, mas uma bactéria que é comensal no coelho é mortal para os PDIs (e se não sabe a causa de morte da sua PDI esta é uma hipótese viável). Além disso há toda a questão da nutrição e os coelhos e PDIs não deviam comer a mesma ração. Se existem rações diferentes para ambos há-de ser por alguma coisa, não? ;)
Felizmente ainda se encontram pessoas com bastante informação sobre porquinhos da India, isso é bom para os animais em questão. É que a maioria desconhece os pequenos GRANDES pormenores e depois há muita "desgraça"... :(
Ora aqui está uma informação que desconhecia...

Vivo numa zona rural e sempre vi coelhos e PDI's juntos...e até PDI's juntos com ovelhas pois algumas pessoas já de idade afirmam que os PDI's afastam os ratos e ratazanas dos outros animais :o
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça ago 18, 2009 11:46 am

É verdade. O irmão da minha avó tinha porquinhos da índia somente para afastar os ratos e as ratazanas. Mas isso não significa que seja boa ideia juntar um coelho com um PDI.
Última edição por GSfanatic em terça ago 18, 2009 11:52 am, editado 2 vezes no total.
Responder

Voltar para “Exóticos”